07/07/2017

Neojibá do Sisal apresenta concerto inédito em Coité e Serrinha

 

Após sete meses de oficinas e ensaios, a Orquestra Regional do Sisal apresenta seu concerto inédito nesta sexta-feira, 7 de julho, em Serrinha, e no sábado, dia 8, em Conceição do Coité.

As apresentações são gratuitas e acontecem às 14h, na AABB – Associação Atlética do Banco do Brasil, em Serrinha, e no Teatro Santo Antônio, em Coité, às 19h. Além do concerto da Orquestra Regional do Sisal, o público poderá conferir a apresentação do quinteto de sopros Wood Tropicales.

Os concertos são resultado do projeto Caravanas Pedagógicas do NEOJIBA, realizado por meio da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia. A iniciativa prevê a formação e concertos de cinco Orquestras Regionais de diferentes Territórios de Identidades do estado.

Já se apresentaram neste ano as Orquestras Regionais da Costa do Descobrimento, em abril, e a do Extremo Sul, em junho. A Orquestra Regional do Sisal será a terceira, seguida pela Orquestra Regional do Piemonte da Diamantina, também em julho, e de Irecê, em agosto.

As atividades integram as comemorações dos 10 anos do programa NEOJIBA.

Com os quatro naipes de uma orquestra sinfônica (madeira, corda, metal e percussão), a Regional do Sisal é formada por cerca de 100 crianças, adolescentes e jovens dos projetos Santo Antônio de Música, de Conceição do Coité, e da Filarmônica 30 de Junho, de Serrinha.

Durante as Caravanas Pedagógicas, os músicos participaram de oficinas de técnica instrumental ministradas por multiplicadores do programa NEOJIBA e ensaiaram o repertório, que traz compositores de música erudita e popular, como Jacques Offenbach, Modest Mussorgsky e Tom Jobim.

“O trabalho foi bastante intenso nas duas cidades. Apresentamos no repertório peças de nível técnico intermediário e outras acima desta média, de modo que estimule os alunos e músicos a se superarem, com mais estudo, destacando o seu potencial. É uma oportunidade para que eles vejam que é possível tocar qualquer peça”, explica o maestro Marivaldo Junior.

Entre os integrantes da Orquestra do Sisal, estão seis crianças e jovens selecionados a partir de um edital público para compor a primeira orquestra sinfônica infantil da Bahia. A ação também faz parte das comemorações dos 10 anos do NEOJIBA, e irá reunir 100 crianças e jovens para uma residência artística e apresentações públicas em Salvador no mês de outubro.

Sobre o Wood Tropicales

O quinteto de sopros Wood Tropicales busca uma renovação musical por meio do mundo pop americano e o contraste erudito. Seu repertório é pensado de acordo com o público jovem e adolescente. Para o concerto do Sisal, o grupo preparou um repertório diversificado com obras de Malcolm Arnold, Amy Winehouse, Beyoncé e Maestro Duda.

Caravanas Pedagógicas

Iniciado em outubro de 2016, o projeto das Caravanas Pedagógicas realiza até outubro 2017 um total de 42 visitas técnicas e oficinas pedagógicas com grupos musicais e orquestrais da Bahia, além de 12 apresentações públicas. Todas as atividades contemplam diretamente mais de 1,3 mil crianças, adolescentes e jovens de projetos orquestrais, sediados em 30 municípios do Estado. Cerca de 500 jovens músicos no interior da Bahia integram as cinco Orquestras Regionais, numa média de 100 por grupo, todos pertencentes a projetos sociais e musicais baianos.

O projeto conta com o patrocínio da Cielo e Cateno, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal, Ordem e Progresso. No Território do Sisal, conta com a parceria dos projetos Santo Antônio de Música e Filarmônica 30 de Junho.

  • Serviço

Concertos da Orquestra Regional do Sisal e quinteto de sopros Wood Tropicales

Dia 7 de julho (sexta-feira), às 14h

Serrinha

AABB – Associação Atlética do Banco do Brasil

Endereço: Rua Cornélio Paes, s/n

Dia 8 de julho (sábado), às 19h

Conceição do Coité

Teatro Santo Antônio

Endereço: Rua Teodolina Francisca da Silva, s/n, Alto da Colina

Sobre a Rede de Projetos Orquestrais da Bahia

É um espaço que reúne diversas entidades que promovem o ensino e a prática musical coletiva como meio para o desenvolvimento social de crianças, adolescentes e jovens na Bahia. Atualmente, são 42 projetos, em 36 municípios e 15 Territórios de Identidade do Estado. A Rede procura criar ou potencializar ações que atendam à crescente demanda por apoio pedagógico no campo da formação musical e oferece qualificação em gestão e na criação de projetos musicais no interior do Estado.

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.

Juazeiro recebe visitas técnicas dentro do Programa ”Palmas para Juazeiro”

O setor de pecuária da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) está realizando visitas periódicas aos quintais produtivos implantados nas comunidades rurais do município dentro do programa ‘Palmas para Juazeiro’ – lançado há três anos. O trabalho de assistência aos produtores agraciados está sendo feito por técnicos da ADEAP dando orientações sobre o cultivo e manejo da palma, nas unidades que hoje servem de sementeira para serem distribuídas aos produtores de cada localidade.

O projeto que contempla os quintais produtivos de palma forrageira nas comunidades da zona rural do município tem como objetivo suprir as necessidades alimentícias dos rebanhos no período de estiagem foi implantado nos distritos de Carnaíba do Sertão, Massaroca, Abóbora, Juremal, Pinhões, Itamotinga e Junco

“Esse trabalho é de fundamental importância, pois resgata o cultivo da palma forrageira pelos pecuaristas da nossa região. Essa forrageira é considerada um alimento de grande teor energético, chegando a substituir o milho, pois é rica em sais minerais e misturada com outros volumosos e concentrados, possibilita a melhoria dos rebanhos”, informou o diretor de pecuária da ADEAP José Wilson Chaves (Chaveco).

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Maraiza Carvalho falou da importância do acompanhamento técnico nos quintais produtivos. “O governo municipal teve a preocupação de oferecer um acompanhamento técnico para garantir resultados positivos às culturas da palma. A realização desse trabalho de orientação de manejo e bons tratos é importante no sentido de evitar a perda da plantação e assim garantir o alimento para os animais”, informou. Vale destacar que a palma é da variedade Orelha de Elefante Mexicana, resistente a cochonilha do carmim.

O município ao lançar o programa se inseriu no cenário nacional como exemplo de gestão e desenvolvimento rural para todo semiárido nordestino, mostrando o caminho de como transformar a vida do produtor rural, com garantia de suporte forrageiro e novas perspectivas para o sertanejo. De acordo com o produtor da fazenda Juá, distrito do Junco, Pedro Nunes; a prefeitura está de parabéns por proporcionar o acesso à alimentação de qualidade e baixo custo aos produtores da região.

“O programa tem incentivado e auxiliado o plantio da palma em um momento de forte estiagem. Estamos imensamente felizes e satisfeitos com essa iniciativa, pois hoje temos acesso a um alimento de qualidade para os nossos rebanhos, sem falar das visitas técnicas feitas pela ADEAP que tem contribuído para manutenção dos nossos quintais”, afirmou Pedro.

Além da orientação técnica da palma, a ADEAP vem identificando localidades com pontos de água confiável para implantação de unidades demonstrativas de forragens mistas (leucena, gliricídia, sorgo e palma) para contribuir também com a alimentação dos rebanhos e com isso, diminuir custos com a compra de ração convencional.

 

Fonte: Ascom Neojibá/Ascom Adeap/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!