09/07/2017

Lençóis: TSE, enfim, decide que Marcão é o prefeito

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), concedeu liminar na ação cautelar que garante a posse de Marcos Airton Alves Araújo (PRB), conhecido como Marcão, como prefeito do município de Lençõis, na Chapada Diamantina.

No pleito de 2016, Marcão teve 2.411 votos, mas teve a candidatura considerada inapta após ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa. O candidato respondia na Justiça por fraude, além de ter as contas rejeitadas pela Câmara Municipal de Lençois, no período em que foi prefeito da cidade, entre 2009 e 2012.

Mucugê: prefeitura é acusada de privar alimentação a estudantes universitários

Vinte universitários do município de Mucugê, na Chapada Diamantina, acusam a prefeitura de limitar, na última quinta-feira (6), o consumo de alimentos enviados à ‘Casa de Estudantes’, em Salvador, onde eles estão abrigados durante o período de graduação.

Segundo eles, a suspensão aconteceu até que as notas dos boletins das faculdades sejam entregues. A Associação de Casas de Estudantes da Bahia acusou a secretária de Educação, Márcia Salles, de ser a responsável pela decisão desastrosa.

De acordo com informações do Jornal da Chapada, sacos de arroz, feijão, e outros itens foram trancados em um banheiro do imóvel, com um lacre improvisado e a informação de que o local só poderia ser aberto após autorização.

Ainda conforme o Jornal da Chapada, a secretária Salles teria feito ameaças através de um grupo no aplicativo de mensagens. Sem se identificar, um estudante rebateu a medida e disse que “nem todos tem o acesso a essas notas, pois algumas faculdades não fecharam ainda… Enquanto a gente não entrega as notas, eles querem nos punir sem alimentação”.

Os universitários afirmam também que as datas de entrega dos mantimentos foram alteradas e, por conta disso, eles passaram um período sem alimentos. “Quando trouxeram os alimentos, trancaram num banheiro”, disse por mensagem instantânea ao Jornal da Chapada um estudante que não quis se identificar.

Ao Jornal da Chapada, a secretária que a quantidade dos alimentos é referente a duração de dois meses de uso e sempre é enviado ao fim desse período. “Fazemos a reposição a cada dois meses, pois os materiais vêm direto dos fornecedores da prefeitura”, disse. Conforme a secretária, “o prazo de reposição das compras deles seria no domingo, dia 10, quando eles deveriam entregar, à parte, as notas, o que é parte corriqueira do processo da residência. Isso para controle da secretaria”.

MEC autoriza Faculdade Irecê a lançar vestibular para cursos de engenharias

O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta quinta-feira (6), duas portarias que autorizam a Faculdade Irecê (FAI) a abrir dois novos cursos superiores presenciais em Irecê.

As Portarias 674 e 676 autorizam a FAI a abrir processo seletivo para o preenchimento de 100 vagas anuais para cada um dos novos cursos de Engenharia Civil e Agronomia - chamado de Engenharia Agronômica pela instituição.

Segundo a direção da instituição de ensino, os vestibulares deverão ser abertos "em breve", com previsão de início das aulas no início do mês de setembro. Ambos os cursos serão oferecidos na modalidade Bacharelado.

Preparação

A FAI vem passando por um processo de preparação que visa a ampliação de suas atividades na região de Irecê. Em fevereiro, uma comissão do MEC esteve na cidade para avaliar a estrutura física, corpo docente e o projeto pedagógico do bacharelado de agronomia.

"Há grandes chances da portaria (que autoriza o curso) ser emitida antes do início do segundo semestre", afirmou o diretor Marcos Batista na ocasião. Para ele, os benefícios do curso na região serão muitos. "(O curso) deverá proporcionar grandes avanços no setor agropecuário da região, através de projetos de iniciação científica, pesquisa e extensão, além de fortalecer a economia local", garantiu Marcos.

Curso de Direito

Um dos cursos superiores mais aguardados pela população da região de Irecê, o bacharelado em Direito é outro item previsto no projeto de expansão da FAI. Segundo o professor Hebert Durães, que será o coordenador do futuro curso, a autorização do MEC deve vir durante o segundo semestre de 2017.

"Estamos aguardando o MEC prosseguir com os trâmites, mas já está tudo praticamente certo para a aprovação. Resta aguardar", garante Hebert.

Jacobina recebe mais uma edição do Empretec

Empreendedores de Jacobina, Centro-Norte baiano, já estão se preparando para o seminário Empretec, que acontece no município de 17 a 22 de julho. O programa busca estimular e desenvolver características de comportamentos individuais do empreendedor, fazendo com que sua visão sobre negócios seja ampla e duradoura, permitindo destaque no mercado, com ações como estabelecimento de metas, planejamento, persistência, comprometimento e buscas de informações.

O seminário é uma realização do Sebrae em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Jacobina (Acija), Câmara Dirigentes de Lojista (CDL) de Jacobina e do Sindicato Patronal de Jacobina e Região (Sindpat). O investimento é de R$ 875 e pode ser dividido no cartão de crédito. As vagas são limitadas.

Proprietário de uma agência de publicidade, o publicitário Mateus Carvalho, costuma recomendar o Empretec para os amigos e clientes. “Fiz o seminário há cinco anos e até hoje indico aos amigos e parceiros. Para descrever o que vivi, sempre costumo usar a palavra oportunidade. E já que vai acontecer mais uma edição esse ano, agarrem essa chance e preparem-se para ampliar seus conhecimentos sobre gestão”, recomenda o empresário, que agora está montando uma hamburgueria na cidade.

“O Empretec é uma oportunidade para quem deseja abrir um negócio ou ampliar seu empreendimento. Como essência, o participante vivenciará mudanças no seu comportamento empreendedor, e assim poderá colocar em prática essas atitudes”, destaca Geronilson Ferreira, gerente regional do Sebrae em Jacobina.

Outras informações podem ser obtidas através do telefone (74) 3621-4342.

 

Fonte: BNews/Cultura&Realidade/Agencia Sebrae de Noticias/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!