12/07/2017

Feira: PR diz que está à ‘disposição’ de Zé Ronaldo

 

Presidente do PR na Bahia, o deputado federal José Carlos Araújo confirmou ao bahia.ba, na manhã desta terça-feira (11), que mantém conversas com o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), para tentar atraí-lo ao partido.

O último contato feito pelo dirigente com o gestor foi nesta segunda (10), quando esteve na cidade do centro-norte do estado para a entrega de tratores. “É um flerte, não é namoro ainda”, admitiu o republicano, em conversa com a reportagem, durante a entrega do segundo viaduto integrante das obras complementares do metrô na Avenida Paralela.

Segundo o parlamentar, a sigla está disposta a negociar com Ronaldo, que pretende ser candidato ao Senado em 2018, tanto para levá-lo para a base do governador Rui Costa quanto para a legenda migrar para o grupo do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM).

“O movimento é para conversar com José Ronaldo para saber qual é a disposição dele. Aí nós vamos conversar sobre a disposição dele, e eu vou dizer a ele o que é que o PR pensa no momento. Aí vamos decidir o que fazer”, pontuou Araújo.

Perguntado especificamente se havia possibilidade de a legenda deixar a base de Rui, o deputado voltou a não descartar a hipótese. “Nós ainda estamos em 2017. Não partimos ainda para conversar sobre 2018. Nada sério. Na Bahia, política só depois do carnaval”, estimou, aos risos.

Setur atua na reativação da Câmara do Turismo do Sertão

Reunidos no Mercado de Arte Popular de Feira de Santana, gestores municipais e empresários definiram, na manhã desta terça-feira (11), a reativação da Câmara Técnica do Turismo, denominada Caminhos do Sertão, que compreende Serrinha, Canudos, Monte Santo, Uauá e Feira de Santana. A iniciativa tem apoio da Secretaria do Turismo do Estado (Setur).

Instituídas pela Lei Estadual do Turismo, as câmaras das zonas turísticas são instâncias de governança com a participação do poder público, entidades da iniciativa privada e da sociedade civil. Sua finalidade é articular o desenvolvimento do turismo. Das 13 zonas turísticas da Bahia, nove estão em atividade.

Durante a reunião, o diretor de Regulação e Certificação dos Serviços Turísticos da Setur, Divaldo Borges, falou sobre a importância das câmaras para o fortalecimento das ações que beneficiam 118 municípios mapeados por seus atrativos. Estão em andamento as ações que buscam ampliar ainda mais o cadastro das cidades turísticas.

De acordo com o representante da Setur, a câmara tem papel importante no planejamento de ações de desenvolvimento do turismo por meio de parcerias com a iniciativa privada e o setor público. “O trabalho conjunto propicia maior resultado para o plano de fortalecimento das regiões turísticas. Desde a promoção do destino até a efetivação de novos investimentos, pode-se obter maior eficácia em ações que visam a atrair turistas e incrementar o crescimento econômico”.

O encontro teve a presença do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo do município, Antônio Carlos Borges Junior; e do coordenador da Câmara Técnica e presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Feira de Santana (SindFeira), Getúlio Andrade. Gestores do Serviço Nacional do Comércio (Senac) e do Serviço Nacional da Indústria (Senai) apresentaram um panorama de ações voltadas para a qualificação e diversificação dos serviços turísticos.

Caminhos do Sertão

A zona turística agrega grande potencial para o turismo nos mais diversos segmentos. Entre os destaques estão o turismo religioso, forte em Monte Santo, que é destino de peregrinos católicos, e em Serrinha, onde é realizada, há quase 90 anos, a Procissão do Fogaréu.

Outro segmento presente na zona turística é o turismo histórico-cultural, que tem como ícone o município de Canudos, onde se desenrolaram fatos importantes da história do Brasil, como a Guerra de Canudos. Já Feira de Santana é considerada importante entreposto comercial baiano.

Entre seus atrativos estão o Observatório Astronômico Antares, os museus de Arte Contemporânea e Casa do Sertão, além da Micareta de Feira. Paraíso das águas termais em pleno sertão baiano, Caldas do Jorro, no município de Tucano, reserva aos turistas prazerosos banhos em fontes de águas termais. Com temperatura entre 35ºC e 48ºC, essas águas têm a fama de tratar e até de curar doenças.

Feira propõe a União convênio para a Universidade Aberta de Meio Ambiente

Um convênio para aquisição de material didático e de um automóvel, necessários as atividades da Universidade Aberta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Unamacs), está sendo encaminhado junto ao Ministério do Planejamento, pela Secretaria de Meio Ambiente de Feira de Santana. A proposta já se encontra no Siconv, órgão da pasta relacionada a área de convênios.

Criada recentemente, em meio as comemorações pelo Dia do Meio Ambiente, a Unamacs terá suas atividades desenvolvidas no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho. A sede da Universidade Aberta será inaugurada dentro em breve. “Será um espaço de disseminação e troca de informações, conhecimentos e experiências sobre a educação socioambiental”, diz a educadora ambiental da Semmam, Elizângela Lucena.

O material didático pleiteado através de convênio ao Governo Federal é destinado a realização de oficinas socioambientais, de compostagem, terrário, horta, minhocário e sistema de captação de energia, a serem desenvolvidas pela Unamacs. O público alvo dessas oficinas é toda a comunidade feirense, especialmente a população interessada no saber socioambiental, incluindo todas as faixas etárias. As atividades pedagógicas vão ser específicas para cada uma delas.

Feira de Santana é primeira cidade do norte e nordeste a adotar a Universidade Aberta. Uma ideia que surgiu em 1969, na Inglaterra. No Brasil, apenas as cidades de São Paulo (UMAPAZ) e Curitiba (UNILIVRE) já possuem. As demais estão situadas em Córdoba, na Argentina, em Costa Rica, assim como na Espanha e Inglaterra.

Animais do IV Portal da Marcha já se encontram no Parque João Martins da Silva

Com a presença de 200 equinos da raça campolina selecionados geneticamente, dentre vários animais ranqueados nacionalmente, criadores têm a oportunidade de fazer bons negócios no IV Portal da Marcha, que acontece no próximo fim de semana no Parque João Martins da Silva, em Feira de Santana. Os animais já se encontram no local.

Os cavalos, éguas e potros podem ser adquiridos diretamente com os proprietários, durante toda a semana, ou através do leilão da raça, que será realizado neste sábado, 15, às 19h, no Tatesal Governador João Durval, no Parque de Exposição João Martins da Silva, em Feira de Santana.

Este ano serão colocados à disposição dos interessados cerca de 30 lotes. Dentre eles, cavalos reprodutores, éguas, potros e também coberturas de animais campeões da raça Campolina. São animais vindos de oito estados brasileiros, de alguns dos principais haras do Brasil.

Os animais que serão levados ao Leilão Portal da Marcha 2017, no sábado, 15, serão apresentados pelos seus criadores já na sexta-feira, 14, a partir das 20h, em desfile no Parque de Exposição João Martins da Silva. Uma excelente oportunidade para os interessados conhecerem mais sobre os animais.

O leilão, conforme explica o presidente da Associação de Criadores de Cavalo Campolina da Bahia (ACCCBA), Nilton dos Anjos, é uma excelente oportunidade para os criadores melhorarem a qualidade genética de seus plantéis.

Coordenadores definem pauta para pré-conferências de igualdade Racial

A programação das Pré-Conferências da IV Conferência de Políticas da Igualdade Racial foi definida nesta terça-feira, 11, em reunião realizada na Casa dos Conselho. Já a conferência será promovida em Feira de Santana nos dias 27 e 28 de setembro.

Durante a reunião, os coordenadores de equipamentos vinculados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) definiram datas para a promoção das 20 pré-conferências. Serão realizadas nas áreas de abrangência dos Centros de Referência em Assistências Social (CRAS), Centros Especializados de Referência em Assistência Social (CREAS), Acessosuas e Feira Produtiva.

A presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial e Indígena, Lourdes Santana, explicou que a programação para a IV Conferência já está definida, seguindo decreto federal que estabelece como tema central.

As inscrições para participar da Conferência serão abertas no próximo dia 24 de julho, na Casa dos Conselhos. Serão gratuitas e com direito a certificação. Podem participar qualquer cidadão, além de representantes de entidades.

Saúde na Escola resulta em 1600 atendimentos no primeiro semestre

Um projeto que atende nas escolas, mas que preza pela saúde não só das crianças. O projeto Saúde na Escola realiza intervenções em escolas municipais de Feira de Santana nas quais oferece serviços de saúde como consultas, a fim de manter todos saudáveis. “Se os pais, os professores estiverem doentes, quem vai cuidar das criancinhas?”, afirma Graciete Brito, enfermeira.

De março a junho de 2017, a SMS realizou mais de 1600 atendimentos em escolas municipais. Foram atendidas tanto crianças quanto adultos. Das 335 pessoas atendidas, 115 são adultas. De 504 serviços de triagem realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, em seis escolas diferentes, foram 358 consultas de enfermagem e 146 nutricionais.

Dentre as ações realizadas nas instituições de ensino, houve consultas nutricionais e de enfermagem, pesagem, palestras, encaminhamentos e solicitações de exames, aferição de pressão arterial, temperatura e teste de glicemia capilar.

As escolas visitadas no período foram a Pré-Escola José Martins Rios, Escola Monteiro Lobato, Escola Alan Kardec, Escola Adenil Falcão, Escola João Paulo II e Escola Elizabeth Johnson.

 

Fonte: Bahia.ba/Ascom Setur/Secom PMFS/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!