12/07/2017

Enfim, licitação de centros de canoagem é concluída

 

A licitação para a construção dos centros de canoagem de Itacaré, Ubaitaba e Ubatã, lançada no dia 7 de junho, teve a empresa Saneando Projetos de Engenharia e Consultoria Ltda., como vencedora.

A companhia será contratada por R$ 3.073.137,23 para executar a construção dos três equipamentos, conforme resultado publicado na edição desta terça-feira (11) do Diário Oficial do Estado (DOE), valor próximo ao investimento previsto pelo governo.

O certame teve como critério “menor preço”. 

A homologação e adjudicação também foi divulgada na mesma edição. Na ocasião do lançamento da licitação, também foi oficializada a doação de 52 barcos pela Federação Brasileira de Canoagem – as embarcações serão distribuídas para os núcleos do projeto de iniciação esportiva: além de Itacaré, Ubaitaba e Ubatã, também haverá um na capital baiana.

Itacaré: Colégio estadual está abandonado e caindo aos pedaços

O Colégio Estadual Aurelino Leal, localizado na Praça São Miguel, em Itacaré, está em situação de total desconforto para os jovens estudantes e parece que foi abandonado pelo Governo do Estado da Bahia. Em uma situação desumana. O prédio é antigo e precisa urgentemente de uma grande reforma, ou melhor, precisa mesmo é ser reconstruído. A escola faz parte do patrimônio  arquitetônico e cultural do município.

O rendimento de professores e alunos fica prejudicado por falta de estrutura básica para o ensino e aprendizagem. Para se ter uma idéia, nessa época de fortes chuvas é preciso usar guarda-chuva em plena sala de aula, como se o prédio estivesse sem teto.

 

Cabe ao governo municipal e aos vereadores cobrar dos deputados estaduais eleitos com votos em nosso município, que encaminhem emendas para a reforma do prédio, ou reconstrução. Vale salientar que o Governador Rui Costa vem investindo bastante na Educação do estado, porém, Itacaré não vivenciou essa realidade em quase quatro anos de governo. Taboquinhas também não pode ser esquecida, pois o Colégio Estadual de Taboquinhas não tem sede própria e funciona no prédio do município.

Na tarde desta segunda-feira (10), a Prefeitura Municipal de Itacaré enviou um caminhão carregado de telhas para o Colégio Estadual Aurelino Leal, para levar dignidade aos jovens e adultos que utilizam do prédio.

Chuva deixa desabrigados em Pau Brasil, no sul da Bahia

A chuva forte que atingiu a cidade de Pau Brasil, no sul da Bahia, entre o domingo (9) e esta segunda-feira (10), deixou 11 famílias desabrigadas, conforme informações da prefeitura do município.

De acordo com informações do chefe de gabinete da prefeitura, José Fernando Silva, o rio Água Preta, que corta a cidade, transbordou e invadiu alguns imóveis do município. A pior situação foi registrada na Rua da Jega, onde há imóveis construídos às margens do rio. As pessoas que moram nesse local foram retiradas das casas e levadas para uma escola de Pau Brasil.

Alguns comerciantes tiveram prejuízos porque perderam mercadorias. As escolas estão funcionando normalmente. Conforme José Fernando, parou de chover na cidade por volta das 11h desta segunda.

O nível do rio baixou, no entanto, mas ainda não voltou ao normal e, por isso, as famílias desabrigadas ainda não voltaram para casa. O chefe de gabinete da prefeitura informou que as casas construídas às margens do rio estão eme área de risco e as famílias foram cadastradas em programa de moradia popular, mas ainda não há previsão de entrega dos imóveis.

Conforme dados o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de estudos Espaciais (Inpe), a previsão é de que a chuva continue nos próximos dias na cidade de Pau Brasil.

Na terça-feira (11) a temperatura deve variar entre 18ºC e 25ºC, com 20% de chances de chuva. Na quarta (12), a mínina é de 15ºC e a máxima de 24ªC. A possibilidade de chuva também é de 20%. O tempo deve melhorar na cidade a partir de quinta-feira (13), mesmo com as temperaturas ainda baixas, a chance de chuva é de 7%. A temperatura deve ficar entre 17ºC e 23ºC.

Itagimirim: Greve de professores completa 28 dias e impasse continua sem solução

Como antecipado pelo Bahia Notícias, os professores de Itagimirim, na Costa do Descobrimento, região de Porto Seguro, não retornaram às aulas nesta segunda-feira (10).

Já são 28 dias de paralisação, desde o início da greve em 12 de junho, e não há previsão de retorno.

Os docentes se queixam que a prefeitura cortou de 20% a 25% dos vencimentos, previstos no Plano de Carreiras da categoria.

Segundo o G1, a presidente sindicato dos professores (APLB-Bahia), em Itagimirim, Gilvana Brito, as aulas só foram afetadas durante treze dias pois a prefeita decretou férias coletivas de 22 de junho até o último dia 7.

Para tentar reaver as perdas de salários, o sindicato também já entrou com um mandado de segurança na Justiça.

Em resposta, a prefeita Devanir Brillantino disse que não houve redução de salário, mas uma readequação no plano salarial, que estaria errado desde a antiga gestão.

Guaratinga: Projeto que previa leitura da bíblia nas escolas não é sancionado

A prefeita de Guaratinga, Christine Pinto Rosa, atendeu notificação recomendatória do Ministério Público estadual e não sancionou o Projeto de Lei nº 001/2017, aprovado pela Câmara Municipal, que previa a leitura facultativa e diária da bíblia sagrada nas escolas da rede pública e privada do município.

Na recomendação, assinada pela procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado e pelo promotor de Justiça Cristiano Chaves, o MP considerou o preceito constitucional da laicidade do Estado e orientou a prefeita a se abster de sancionar o projeto de lei e qualquer outro ato normativo que contenha referências a opções ou orientações religiosas.

De acordo com a Constituição Federal é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer cultos religiosos. A resposta à notificação do Ministério Público foi encaminhada pela prefeita na última sexta-feira, dia 7.

Ibicaraí: Professores da rede municipal recebem capacitação do SEBRAE

Aconteceu entre os dias 6 e 8 de julho, no Colégio Estadual Ana Nery, um curso do Sebrae sobre o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE). O curso é fruto de uma parceria do Sebrae com a prefeitura de Ibicaraí, através da secretaria municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, e atendeu a professores do ensino fundamental 1 e 2.

O curso foi ministrado pelos consultores externos do Sebrae, Júlio César Dias, que ficou com a turma do fundamental 2, e Josane Moreno, que ficou com a turma do fundamental 1. Josane Moreno falou da importância desse curso para o profissional de educação e lembrou que dos 417 municípios baianos, menos de 50 receberam esse curso. “Fiquei muito feliz ao chegar em Ibicaraí e ser recebida pela vice-prefeita e secretária de Educação. Tivemos todo o suporte necessário do poder público municipal para que esse curso acontecesse”, disse Josane.

Júlio César falou da necessidade do profissional de educação estar capacitado. “Os Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) é composto por 9 cursos, um para cada ano do ensino fundamental. A ideia é capacitar o educador para abordar os temas conforme a faixa etária de cada estudante, aproveitando atividades lúdicas; o ambiente de aprendizagem, sensibilizando o estudante a assumir riscos calculados e a tomar decisões, além de ter um olhar observador que possa encontrar oportunidades ao seu redor, mesmo em situações desafiadoras”, explicou.

“O curso é dividido em etapas: a primeira é essa que está acontecendo com os professores e a segunda acontecerá até o final desse ano, com encontros presenciais, onde eu voltarei e visitarei as escolas onde vocês dão aulas. A ideia é que o professor aplique o que aprendeu aqui em sala de aula com o seu aluno. A fase final é fazer uma feira de jovens empreendedores, onde eles colocarão em prática o que aprenderam”, finalizou Júlio.

A vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Adriana Assis, se fez presente na abertura do curso e agradeceu a presença de professores, coordenadores e diretores presentes na ação. “Essa é a uma das propostas do nosso governo, qualificar sempre o profissional de educação. Quando recebi do Sebrae a proposta desse curso, me reuni com o prefeito Lula Brandão e tive o total apoio para trazer o curso para Ibicaraí. É uma oportunidade única e peço a todos que aproveitem ao máximo essa oportunidade”, finalizou Adriana.

Cidade do Prado vai sediar competição de meia maratona

A 1ª Meia Maratona de Prado vai acontecer no próximo domingo, dia 16. A largada será na Praça da Matriz às 07h. Os atletas estão divididos em três categorias, de acordo como trajeto a ser percorrido, 5km, 10km e 21km. O término do evento está previsto para às 11h. Premiação em dinheiro para os primeiros colocados.

A competição está sendo promovida pela Brasil Super Sports. A coordenação é de Luis Pedreira, com apoio esportivo da Prefeitura Municipal de Prado, através da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura.

A empresária Ruth, da Vital Flores, teve a iniciativa de trazer o evento para a cidade do Prado, que promete ser um sucesso de público e participação. A meta dos organizadores é reunir cerca de 200 de diferentes municípios (Nanuque-MG, Serra-ES, Guarapari-ES, Teixeira de Freitas-BA, Porto Seguro-BA, Eunápolis-BA, Itabuna-BA, Itamaraju-BA e Prado-BA).

As inscrições podem ser feitas na loja Arte da Terra (em Prado) ou através da internet (www.symla.com.br), por celular (73) 98836-1380 ou pelo email meiamaratonadoprado@gmail.com.

Um dos atrativos da Meia Maratona é vivenciar a experiência de conhecer a Primeira Praia do Brasil – berço do Descobrimento do país. Ainda tem os passeios para a vistagem de baleias jubarte.

Para maior participação da comunidade esportiva de Prado, será mantido o valor de inscrição promocional do 1º lote.

 

Fonte: BN/Itacaré Informa/G1/BN/Cecom MP/Políticos do Sul da Bahia/Magazine/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!