13/07/2017

Itabuna: 36ª Expoita deve movimentar R$ 10 milhões

 

O prefeito Fernando Gomes recebeu, na manhã de segunda-feira (10), no Centro Administrativo Firmino Alves, a Coordenação da 36ª Expoita (Exposição Agropecuária de Itabuna), para apresentação oficial do projeto do evento, que este ano tem como tema “É da Terra. É da gente”.

A Expoita acontecerá no período de 26 de setembro a 1º de outubro, no Parque de Exposições Antonio Setenta, e apresenta-se como um grande momento para movimentação da economia local.

A Coordenação da Expoita está sob a responsabilidade dos empresários Pablo Nascimento, Carlos Alberto Dantas (Beto Dantas), Amélio Boldori e Ângelo Affonso (Pimpo).

“Esta é a nossa segunda experiência na coordenação da Expoita e temos a certeza de que o sucesso está mais uma vez garantido. Em 2015 mostramos um evento organizado e atrativo e agora será melhor ainda”, comenta Beto Dantas.

Pablo Nascimento lembra que está sendo resgatado um dos maiores eventos agropecuários da região.

Itabuna ganha mais empregos com a chegada de empresa de reciclagem de óleo de soja

Promover uma consciência ambiental e ao mesmo tempo incentivar a geração de emprego e renda. Por conta da conquista destas duas ações o prefeito Fernando Gomes tem comemorado a chegada da Retióleo, empresa paulista que atua há quase duas décadas na área de reciclagem de óleo de soja vegetal. Com foco na coleta e destino final de resíduos de óleo e gordura de fritura, a Retióleo trabalha com coletores em centenas de estabelecimentos comerciais e residenciais credenciados em toda a Grande São Paulo e Interior.

“Esta é uma empresa que trará grandes benefícios na área de sustentabilidade ambiental do nosso município, pois o óleo de cozinha é um dos grandes poluidores do meio ambiente, principalmente o nosso Rio Cachoeira. E essa empresa vindo para Itabuna, daremos um grande passo rumo às ações de despoluição do rio”, frisa o prefeito Fernando Gomes.

O Secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, John Nascimento, informa que a empresa já está atuando de forma experimental na cidade, coletando os resíduos em alguns estabelecimentos comerciais e enviando o material diretamente para São Paulo, onde o produto é processado. “A expectativa é de que até o final do ano a Retióleo esteja operando com sua unidade em Itabuna. Para isso, o prefeito Fernando Gomes determinou que será dado todo o apoio necessário para a instalação da sua unidade na cidade”, informou o Secretário.

Inicialmente serão gerados 25 empregos diretos e a expectativa é de que sejam coletados 400 mil litros/mês de óleo saturado não só em Itabuna, mas em toda região. A chegada da empresa veio de maneira estratégica, lembra Erlon Botelho, Diretor de Agricultura do Município, Departamento vinculado a Secretaria de Sustentabilidade Econômica, em função do grande déficit identificado na coleta de óleo na Bahia.

“E o mais interessante é que além da indústria de sabão, o óleo vegetal popularmente conhecido como óleo de cozinha também é utilizado para produção de massas de vidraceiro e desmoldantes (produto que facilita o processo de desenforma do concreto)”. E finaliza informando que o Secretário John Nascimento está estudando a possibilidade de criação de um projeto de lei que atende o município do ponto de vista social e ambiental. “A ideia é estabelecer a coleta dos resíduos nos estabelecimentos comerciais, mas antes de ser criado o projeto, muitos donos de restaurantes já aprovaram a ideia e dizem que sentem falta de uma iniciativa deste tipo”.

Almadina recebe projeto itinerante de cultura do FAEG

O município de Almadina será contemplado pelo projeto itinerante do Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Território Litoral Sul da Bahia (FAEG-Sul), nesta quinta-feira (13), das 9h30 às 16h, na Escola Municipal Pouso Alegre. A programação inclui intervenções dos artistas da cidade, oficinas e plenária com debates sobre os desafios para as políticas culturais no território.

As atividades começam com receptivo institucional conduzido pelo prefeito Milton Cerqueira (PTN); secretários municipais de Educação, Cultura e Esporte, Isabela Brito; Administração, Tarcísio Cardoso e Governo, Hamurabe Flores e o diretor de Cultura, Paulo Rogério Silva, eles seguem com diálogo cultural entre os parceiros do FAEG-Sul. Até o final da manhã, acontecem também as intervenções artísticas do Reisado Cristo Rei, quadrilhas Sertaneja Pouso Alegre 1980 e Shangri-la, Associação de Capoeira Filhos de Zambiacongo e Grupo de Dança Origem.

Após intervalo para almoço, a população poderá participar das oficinas sobre Sistema Municipal de Cultura, ministrada por Pawlo Cidade e Vivências Musicais, apresentada por Letto Nicolau.

Ambas já estão com inscrições abertas na Secretaria de Educação e Departamento de Almadina e pela internet através do link http://faegsul.com/oficinas/

O projeto FAEG-Sul Itinerante beneficia dez municípios do Território Litoral Sul. Já atendeu Itapé, Santa Luzia, Itapitanga e Mascote e se estende até dezembro deste ano. As próximas cidades contempladas serão São José da Vitória (10 de agosto), Maraú (14 de setembro), Pau Brasil (19 de outubro), Jussari (9 de novembro) e Itaju do Colônia (14 de dezembro).

Conta com apoio financeiro do Governo do Estado, (Edital Nº 24/Territórios Culturais), por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Almadina, Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc) e da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Proex/Uesc).

O FAEG-SUL é um espaço para discussão de Políticas Públicas de Cultura, formado por instituições públicas e privadas, produtores e grupos independentes voltados às questões específicas de interesse do setor. Discute e age em torno das questões relativas à formação para as políticas e gestão cultural, qualificação de mão de obra técnica, financiamento, captação de recursos, trocas de experiências, trabalho em rede, parcerias e suporte às iniciativas artísticas e culturais do Território Litoral Sul.

Atua com apoio dos seus membros e das instituições Núcleo de Produções Artísticas (NúProArt), Rede de Museus e Pontos de Memórias do Litoral Sul e dos pontos de cultura Associação Culto Afro Itabunense (ACAI), Sociedade Filarmônica Capitania dos Ilhéos, Literatura de Cordel para Todos, Associação Comunidade Tia Marita, Associação Filtro dos Sonhos, Câmara Temática de Cultura do Território Litoral Sul, Centro de Cultura Adonias Filho, Associação Cultural Amigos do Teatro (ACATE); Terroir Cacau, Espaço Cultural IHASE e Fundação Canto das Artes.

  • Serviço:

Projeto FAEG-SUL Itinerante no Município de Almadina

*Fórum de Agentes Empreendedores Gestores Culturais do Território Litoral Sul (FAEG-Sul).

Data: quinta-feira (13), das 9h30 às 12h e das 13h às 16h

Local:  Escola Municipal Pouso Alegre - Av. Floresta Azul, centro, Almadina-BA

Entrada gratuita.

Oficinas: Sistema Municipal de Cultura (Pawlo Cidade) e Vivências Musicais (Letto Nicolau).

Contatos/Entrevistas: Victor Aziz e Eva Lima

O 1° Cabrália Moto Show já começa a trazer resultados para a economia de Cabrália.

O encontro de motociclismo, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Stª Cruz Cabrália, vai ser realizado entre os dias 24 e 26 de agosto, vem se mostrando uma excelente iniciativa do Prefeito Agnelo Santos. Com a expectativa de reunir cerca de 1200 motos, o evento, que foi captado com a intenção de fomentar o turismo do município, já está cumprindo com o seu papel e movimentando a economia local. Alguns hotéis já estão lotados para o período, com reservas de diversos cantos do país. Agosto, que sempre foi considerado um mês de baixa temporada para o setor, já tem uma boa taxa de ocupação e a tendência é que cerca de 95% dos leitos hoteleiros estejam ocupados no período.

Além da hotelaria, é grande a expectativa dos empresários de diversos segmentos para o evento. Bares e restaurantes já dão como certo o incremento nas vendas. O comércio, por sua vez, tem expectativa de aumento no seu movimento, não apenas com o público do evento, mas pelo dinheiro deixado no município por este público.

O Secretário de Turismo de Cabrália, Guto Jones, avalia que Cabrália só tem a ganhar com um evento desse porte. “Com hotéis, bares, restaurantes e comércio em geral movimentados, o dinheiro fica nas mãos dos nossos moradores e são reinvestidos aqui, nas compras dos dia a dia. O potencial turístico de Cabrália é imensurável e, neste nosso primeiro ano à frente da Secretaria de Turismo, estamos estruturando o município para captar cada vez mais eventos como esse, elevando assim, não só a renda, mas a autoestima da população cabraliense.

Festival das Baleias em Prado: Vem ai o 1° Off Road Jubarte de Sustentabilidade

A iniciativa é do Instituto REDEMAR, em parceria com o BAHIA EXPEDITION 4×4. O objetivo, segundo os organizadores, é promover aos participantes uma visita por belas paisagens e charcos, dentro dos 84 km de maravilhosas praias, além de vivenciar uma grande aventura.

Na programação do evento está previsto que cada participante deve plantar uma muda de árvore, contribuindo com a natureza e a manutenção da beleza natural da cidade.

O espírito solidário também vai marcar presença. Para abrilhantar ainda mais o evento, no domingo, dia 10 de setembro, os jipes vão dar uma volta cidade de Prado, para promover a entrega de doações de sacos de leite em pó, que serão oferecidos pelos participantes no dia da entrega dos kits, para serem entregues em duas instituições sociais.

O Festival das Baleias está previsto para os dias 06 a 10 de Setembro. De acordo com o calendário Off Road Jubarte de Sustentabilidade, a entrega dos kits ocorrerá entre os dias 06 a 08 de Setembro, sendo estabelecido um número máximo de 80 (oitenta) viaturas. O Briefing será na noite de sexta-feira, dia 08 de Setembro, onde serão transmitidas todas as informações, colagem das testeiras e adesivos dos patrocinadores, respostas às dúvidas dos presentes e vistoria nas viaturas que pretendem participar do evento, verificando o seu estado de conservação e manutenção. Acesse o link e garanta o seu ingresso: https://goo.gl/WkTF8t

 

Fonte: RBN/A GazetaBahia/Porto News Net/Prado Noticias/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!