14/07/2017

Feira disponibiliza tratamento bucal em paciente de câncer

 

Pessoas com diagnóstico de câncer recebem tratamento bucal (denominado estomatologia) no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Célia Pamponet, no bairro George Américo, em Feira de Santana. O serviço é disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Por mês, são 150 procedimentos, em média.

De acordo com o chefe da Divisão Odontológica, Arilson Pereira, o portador de câncer para receber o atendimento oncológico deve estar com a higiene bucal adequada. “Se o paciente não estiver com adequação do meio bucal ele é contra indicado para tratamento contra o câncer”, afirma.

O paciente não deve apresentar cavidade aberta, cárie, dente a extrair, doenças na gengiva, entre outros. “Priorizamos o atendimento a pacientes com câncer para que ele possa ser submetido adequadamente ao tratamento contra a doença”.

Serviços especializados

Outros serviços especializados são também disponibilizados à população, como tratamento periodontal (gengiva), cirurgias e atendimento a pessoas com deficiência. Os atendimentos são prestados em local anexo à Policlínica do George Américo.

Já no CEO Maria de Lourdes Suzarte, situado na Praça Tiradentes, mais conhecida como Praça do Gastão, além destes procedimentos – exceto de estomatologia – são oferecidas próteses dentárias.

O acesso da população à atenção especializada se dá por meio de encaminhamento realizado pelas Unidades Básicas de Saúde, policlínicas e PSF. A média mensal é de 300 cirurgias e 160 tratamentos de gengiva.

"Chumbinho" responde por 80 por cento das vítimas de intoxicação atendidas pelo SAMU, em Feira

O "chumbinho" - veneno usado comumente para matar ratos, de comercialização proibida, porém muito popular - é a substância utilizada com mais frequência nos casos de pacientes por intoxicação (denominada intoxicação exógena) atendidos pelo SAMU. Representam 80% de toda a demanda.

A informação é do médico Lúcio Couto, coordenador do NEP (Núcleo de Educação Permanente) do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), convidado de mais uma edição das sessões científicas promovidas pelo órgão, na noite desta quarta-feira, 12. O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. A Sessão Cientifica é realizada pelo SAMU uma vez no mês. É um evento aberto à comunidade, sempre debatendo um tema específico .

Conduzido pelo médico e professor universitário, Carlos Estrela, o encontro contou com a participação de estudantes de medicina e enfermagem, bem como de profissionais da área. Ele destacou as características da droga, os procedimentos para diagnóstico e tratamento dos casos, desde a fase pré-hospitalar.

“O tratamento varia para cada paciente e conforme a dose da substância ingerida”, afirmou o médico. O tempo de acesso ao serviço de saúde, dentre outros fatores como o peso do paciente, também têm relação direta na assistência a ser prestada. “É muito frequente a ocorrência de episódios de pacientes com diagnóstico de intoxicação exógena", assinala.

"Daí a importância de trazermos esse tema para discussão”, reforçou o médico do NEP. A comercialização do "chumbinho" é proibida. Mas, ainda assim, é facilmente encontrado, no comércio das cidades", pontuou Lúcio Couto.

Semana de Medicina discute a Aprendizagem Baseada em Problemas

A 2ª  Semana de Medicina da Universidade Estadual de Feira de Santana terá como tema "PBL - Desafios e oportunidades" e discutirá aspectos do modelo pedagógico adotado nos cursos de Medicina das universidades estaduais baiana ( Uesc, Uesb, Uneb e Uefs), bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais  para os cursos de graduação em Medicina.

O evento está programado para os dias 17, 18 e 19 de julho no Anfiteatro do campus universitário. A abertura será com a conferência: “Aprendizagem Baseada em Problemas: O modelo pedagógico”, ministrada pelo professor doutor Antônio César de Oliveira (Uefs), a partir das 8h30. Em seguida haverá a mesa redonda “Planejamento didático na Aprendizagem B. em Problemas Coordenação” com a participação das professoras doutoras Amali de Angelis Mussi (PROGRAD/Uefs), Juliana Laranjeira dos Santos (Uefs) e Hermila Tavares Vilar Guedes (Uneb).

Seminário Urbanismo na Bahia inscreve trabalhos até 21 de agosto

O UrbBA[17], em sua sétima edição, propõe o debate acerca “Urbanismo em comum: novas formulações do urbanismo enquanto tecnologia social” e busca enfrentar esses urbanismos diversos, problematizados através de três ângulos de abordagem: 1) os saberes e tecnologias que derivam da interação universidade-sociedade; 2) os bens coletivos produzidos a partir de iniciativas de moradores, movimentos e organizações; 3) a relação entre projetos coletivos e o exercício da democracia.

O Seminário é uma realização da Universidade Federal da Bahia (UFBA), através do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, do Grupo de Pesquisa Lugar Comum e do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), e da Universidade Estadual de Feira Santana, através do Colegiado de Direito.

Os interessados em apresentar trabalhos deverão seguir as instruções para submissão de artigo que estão no site https://urbba17.wixsite.com/urbba17 com prazo até 21 de agosto!

Câmara de Segurança Alimentar faz sua primeira reunião

A Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Feira de Santana (CAISAN) realiza, nesta sexta-feira, 14, a partir das 9h, o primeiro encontro de seus representantes. A reunião será na Secretaria Municipal de Educação (Seduc), na avenida Senhor dos Passos, antiga Escola Pequeno Príncipe.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Social (Sedeso), Ildes Ferreira, o CAISAN tem por objetivo a implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). Aqui em Feira de Santana vai  possibilitar a implantação do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Participam do encontro secretários e suplentes nomeados através do Decreto Municipal 10.256, de 26 de maio de 2017, além de convidados que possam participar e contribuir com a elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, trabalhando as políticas de forma mais estruturada.

Posse no Conselho de Pessoas com Deficiência será nesta sexta

Os 10 membros titulares e respectivos suplentes do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência, nomeados através de Decreto Normativo 10.286, assinado pelo prefeito José Ronaldo, tomam posse nesta sexta-feira, 14, às 8h. A solenidade será realizada na Secretaria Municipal de Educação (Seduc), na avenida Senhor dos Passos, antiga Escola Pequeno Príncipe.

Foram nomeados cinco titulares e mais respectivos suplentes representantes das organizações da sociedade civil. Dentre elas, representantes da Associação dos Pais e Alunos Excepcionais (APAE), Creuza do Carmo Lima (titular) e Leedyan Nascimento Ferreira Casaes (suplente); entidades religiosas, Mônica dos Santos Silva Moreira (titular) e Ânderson Moreira Cruz (suplente); das pessoas com deficiência, Renato Bispo Romão (titular) e Francisco de Assis da Costa (suplente); clubes de serviço (Rotary Club Nova Geração), Maria Gorette Cerqueira Carneiro (titular) e Maria Betânia Kanoedt Andrade (suplente); e entidades comunitárias Maria Betânia Kanoedt Andrade (titular) e Alexsandra Almeida Carneiro Palmeira (suplente).

O mesmo número de representantes do Poder Público. Pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedeso) estão como titular Carlos São Leão e como suplente Carlos Lacerda; pela Secretaria de Saúde estão como titular Cristiane Oliveira Lopes Bastos e como suplente Monalisa da Silva Oliveira; pela Secretaria de Educação estão como titular Rosimeire da Silva Oliveira e como suplente Maria Auxiliadora Freitas Pimenta de Araújo; pela Secretaria de Serviços Públicos o titular é Deibson de Souza Cavalcanti e como suplente Evaldo Alves Pinto; e pela Câmara Municipal estão como titular Iramar Nascimento Vieira e suplente Denivaldo Reis de Andrade.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, o presidente do Conselho será escolhido dentre os membros nomeados e o mandato será de dois anos, permitida uma única recondução.

 

Fonte: Secom PMFS/Ascom UEFS/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!