14/07/2017

Juazeiro: Seca no Velho Chico expõe estátua que ficava sob a água

 

Uma das piores estiagens registradas nos últimos 100 anos no nordeste provocou uma baixa extrema no Rio São Francisco, na região de Juazeiro, norte da Bahia e fez com que a estátua de doze metros do Nego D’água, que antes era submersa, aparecesse por completo em um banco de areia.

Além de modificar a paisagem deixando exposto diversos bancos de areia e pedras, seca na região também tem afetado a economia local. Pescadores relatam que a falta de vazão por parte da barragem de Sobradinho, tem contribuído com a redução da diversidade de peixes no Velho Chico.

Com a falta de chuva na nascente do Rio São Francisco, em Minas Gerais, a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Ibama autorizaram a redução da vazão da saída de água da barragem de Sobradinho para 600 metros cúbicos por segundo, a menor registrada desde o início de operação da usina. O volume de água do reservatório atualmente é de pouco mais de 11%.

A seca no rio também tem afetado a rotina das pessoas que costumam pegar as barcas para efetuar a travessia entre Juazeiro e Petrolina. Os passageiros precisam esperar, porque as embarcações apresentam dificuldades para navegar. A profundidade no trecho de navegação reduziu para pouco mais de 5 metros, em tempos de cheia, o rio chega a atingir mais de 10 metros. Dessa forma, apenas o canal de entrada e saída permaneceu acessível.

Curaçá: Festival do Bode e do Carneiro homenageia os moradores da caatinga

A Associação dos Agropecuaristas da Fazenda Melancia realiza nos dias 21, 22 e 23 de julho de 2017 o 1º Festival do Bode e do Carneiro (Expo Curaçá). O evento tem como objetivo identificar as potencialidades e as dificuldades para a comercialização da produção de caprinos e ovinos da região e conta com o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil – BNB, organização da ADAC e apoio do SEBRAE, CESOL, IRPAA, ADAB, SESI Norte, Câmara de Vereadores de Curaçá, Cerâmica São Benedito, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Curaçá e Cataventos Mandacaru.

Na programação do Festival do Bode e do Carneiro constará uma série de palestras, exposição de animais, apresentações de quadrilhas e trio de forro “pé-de-serra”, bingos e atividades esportivas como um torneio de futebol soçaite e a corrida julina na roça. Outra novidade será a Feira da produção familiar, onde os visitantes poderão saborear diversa culinária regional produzida pelas mulheres da Comunidade.

CORRIDA JULINA NA ROÇA

A Corrida Julina na Roça é parte integrante do 1º Festival do Bode e do Carneiro e terá sua largada e chegada na Fazenda Melancia, em Curaçá- BA, totalizando um percurso de 08 km, que serão percorridos em estrada de chão na caatinga. O início do evento está previsto para ás 16 horas (Corrida Infantil do Matutinho) e ás 16:30 horas a Corrida Julina na Roça e terá duração de 02 (duas horas)

As inscrições poderão ser realizadas na Loja Arca Sport ou pelo site cronoschip, mediante realização do pagamento do valor correspondente à inscrição no prazo determinado e expressar total aceitação com o regulamento da Corrida.

Haverá medalhas de participação para todos (as) ATLETAS das provas da CORRIDA JUNINA DA ROÇA e CORRIDA DO MATUTINHO que cruzarem a linha de chegada de forma legal, que estiverem regularmente inscritos e cumprirem integralmente os itens do presente regulamento

Pilão Arcado: Vereador faz grave denúncia sobre descaso na educação

É degradante a situação da educação no município de Pilão Arcado, Bahia. As promessas de palanque durante a campanha política, em fazer algo de bom pela pasta só serviu para ludibriar eleitores que amargam com os problemas vendo seus filhos passarem por constrangimentos e dificuldades. Mas os descasos se arrastam ao longo dos nove anos – tempo em que o atual grupo liderado pelo ex-prefeito, João Porfírio (PSD), administrou o município por dois mandatos consecutivos com mão de ferro. Durante aquele período foram inúmeros os escândalos o que obrigou o Ministério Público Federal (MPF) a fazer denuncia contra o ex-gestor, e seu grupo, sendo que o processo terminou não dando em nada, o que colocou em risco a integridade da própria justiça. Com isso, quem vem sofrendo as consequências é a própria população.

Ainda na pasta da educação, a situação é tão grave que o problema já foi destaque de punição por parte do Tribunal de Contas (TCM) em um de seus pareceres em administrações anteriores. Nas redes sociais, o prefeito Afonso Mangueira (PP) está sendo denunciado pelo vereador Antonio Medeiros (PCdoB) por crime de responsabilidade referente pelo que foi detectado numa escola municipal no Povoado de Aniceto, zona rural do município. Segundo o vereador, a escola não tem água, merenda pronta, o sanitário é um buraco que coloca em risco a vida dos próprios alunos, não tem botijão de gás. Ainda assim, a escola possui aproximadamente 20 alunos mas só tem, apenas, 5 cadeira em péssimo estado de conservação. É bom lembrar que todos os meses o Ministério da Educação deposita dinheiro na conta da prefeitura para manter em bom funcionamento todas as unidades de ensino. Mas em Pilão Arcado, terra dos ‘laranjas do sertão’, ninguém sabe aonde entra esse dinheiro.

  • Confira a denuncia do vereador em sua rede social:  

Pilão Arcado, 13 de julho de 2017

Estive dia 12 de julho no Povoado Aniceto, neste município de Pilão, distante da sede a mais ou menos 135 km. Após algumas conversas, fiquei sabendo que a escola daquela localidade estava funcionando de forma precária, então me desloquei até aquele estabelecimento de ensino e constatei que a Escola possui uns 20 alunos e que na sala de aula pouco mais de 05 cadeiras, ainda assim em péssimo estado de conservação, ou seja, sem os devidos braços, como podem ver nas fotos. Estamos no mês de julho, isso mesmo, no mês de julho, a menos de 05 meses para o encerramento do ano letivo e a Secretaria de Educação não resolveu esse problema básico, já que o próprio município comprou tantas carteiras escolares, como anunciado nas mídias de grupos sociais.

Será que a maquiagem fica mesmo só na sede? Como tratam nossa educação com tanto descaso, ou será mesmo despreparo das chefias. As fotos acima são provas reais de como essa administração estão escolhendo suas prioridades, pois teve mais de meio milhão de reais (500.000,00) para bancar festas, mas parece que educação não é o forte de sua equipe. Acorda prefeito, sempre é tempo para dar rumo a nau sem bibliotecas abordo e bussulas sem norte geográfico. Finalizo esse tópico perguntando: onde estão as cadeiras, ou carteiras escolares? Sem mágoas, mas em busca da verdade. Vereador Antônio Medeiros

Governo da Bahia promete ‘regularizar situação dos motoristas’ em Sento Sé

O Governo do Estado da Bahia, através da Secretária de Educação, enviou nota para a redação do AP informando que vai regularizar o pagamento dos motoristas que está atrasado desde o dia 30 de maio. Na nota, a Secretaria não diz qual dia vai honrar com o compromisso.

  • Confira:

Em relação ao transporte escolar dos estudantes da rede estadual do município de Sento Sé, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia esclarece que adotou providências para regularizar a prestação de serviço imediatamente. Assessoria de Comunicação - Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

 

 

Fonte: Ação Popular/BlogdoGeraldoJosé/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!