21/07/2017

Bahia receberá Copa de Futebol amador em 2018

 

A Bahia vai sediar a segunda edição da Copa AFIA Brasil, a ser realizada pela Associação de Futebol Internacional Amador (AFIA), entre 11 e 16 de novembro de 2018. A competição, que terá jogos em Salvador e Mata de São João, vai atrair mais de 800 visitantes ao estado. Cerca de 450 serão competidores e comissões técnicas, que também trarão amigos e familiares.

Com apoio da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), o campeonato - disputado pela segunda vez no Brasil - vai reunir equipes de jogadores veteranos (35 a 65 anos) de estados como Amazonas, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília. Do exterior, devem participar portugueses, mexicanos, espanhóis e panamenhos, entre outros.

“Eventos como esse têm divulgação em vários países e em todo o Brasil e reforçam a promoção da Bahia junto a mercados emissores nacionais e internacionais”, comentou o secretário do Turismo do Estado, José Alves, em reunião com o vice-presidente da instituição, Celso Guerreiro, e o diretor do Salvador e Litoral Norte Convention & Visitors Bureau, Sergio Gomes.

A AFIA realiza torneios na Europa e América Latina. Entre os fatores que levaram a Bahia a ser escolhida para sediar o evento no Brasil estão: história, diversidade cultural e atrativos naturais. Até novembro de 2018, o estado ganhará visibilidade nas competições promovidas pela associação, com a exibição de vídeos sobre destinos turísticos baianos.

Dicas de passeios vão compor o guia do evento no Brasil, distribuído entre os participantes. Vídeos da Bahia também serão veiculados nas transmissões ao vivo dos jogos - em Salvador e Mata de São João - no site e nas mídias sociais da AFIA.

Seletivas dos jogos estudantis integram escolas e comunidades no interior

Os estudantes da rede estadual movimentando as escolas nas disputas de diferentes modalidades esportivas dos Jogos Estudantis da Rede Pública. As seletivas municipais do interior começaram em abril e seguem até agosto. Em Vitória da Conquista e em Presidente Jânio Quadros, por exemplo, as competições de Vôlei, Futsal e Baleado ajudam a integrar as escolas com a comunidade, fazendo das competições uma grande festa do esporte.

As competições com os alunos do Colégio Estadual Eraldo Tino, no município de Presidente Jânio Quadros, a 639 km de Salvador, na região Sudoeste do Estado, aconteceram, nesta quarta-feira (19), no Ginásio Municipal de Esportes Duartão. Cerca de 200 estudantes disputaram provas de Futsal, Vôlei e Baleado. “A competição aqui foi bem eletrizante. Todos empolgados e jogando com empenho. Minha equipe foi a vencedora. Consegui alcançar meu objetivo que era ser campeão”, fala Wellington Lopes da Silva, 24, 3º ano noturno, que joga Futsal.

As disputas pelo título no Vôlei também foram animadas e comemoradas, ponto a ponto, por todos que foram até o ginásio torcer pelas suas equipes. Yuri Sousa Silva, 16, 3º ano, integrante da equipe campeã no Vôlei, comemorou o título. “É sempre bom ganhar. Minha equipe quis muito vencer esta seletiva. Agora é treinar para as próximas competições. O estádio estava lotado e isto me deixou empolgado querendo ganhar”, enfatiza.

Os Jogos Estudantis da Rede Pública são promovidos pela Secretaria da Educação do Estado para incentivar os estudantes a buscarem melhores resultados na escola e a fortalecer as práticas esportivas no currículo da Educação Básica. “Estamos acompanhando as seletivas e é muito bom ver o desempenho dos estudantes a cada competição. Os jogos são nossos grandes aliados, pois incentivam os estudantes nos estudos”, conta o coordenador de Educação Física da rede estadual, José Fernandes.

Etapa estadual dos Jogos Escolares será realizada neste sábado, dia 22

Cerca de 600 estudantes atletas entre 12 e 17 anos, disputam neste sábado (22), a seletiva estadual das modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude - Etapa Bahia. A abertura oficial será às 13h, no Serviço Social da Indústria (Sesi) de Simões, local que concentra maior número de provas, mas com disputas também acontecendo na Piscina Olímpica da Bahia (Bonocô) e no Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela).

A etapa baiana é organizada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre) e tem o objetivo de selecionar atletas das redes de ensino público e privado, com faixa etária de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, para representar a Bahia na maior competição de esporte estudantil do Brasil, que são as etapas nacionais dos Jogos Escolares da Juventude a serem realizadas em Curitiba/PR em setembro (12 a 14 anos), e no mês de novembro, em Brasília (15 a 17 anos). A competição nacional é organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Participam dos jogos os alunos atletas da capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS), e também de municípios baianos como Juazeiro, Canavieiras, Paulo Afonso, Eunápolis, Porto Seguro, Feira de Santana, Jequié, Vitória da Conquista, dentre muitos outros, disputam, no Sesi de Simões Filho, as provas de atletismo, judô, xadrez, tênis de mesa, vôlei de praia e luta olímpica.

A competição de natação será realizada na Piscina Olímpica da Bahia (Bonocô) e as de ginástica rítmica no Colégio Salesiano Dom Bosco, na Paralela. A competição de badminton será realizada no dia 29 de julho, no colégio Sartre COC. Em todos os locais, as provas acontecerão entre 13h e 17h.

Além do apoio técnico, a Sudesb é responsável pela organização do evento, realizados em Salvador e em cidades da Região Metropolitana. Já para a etapa nacional, os atletas classificados têm apoio da autarquia com passagens aéreas e uniformes.

17ª edição dos Jogos da Amizade começa nesta sexta, em Ibirapuã

A 17ª Edição dos Jogos da Amizade 2017 será realizada entre os dias 21 e 23 de julho no Ginásio de Esportes Nilson Mendes de Andrade, em Ibirapuã, no sul da Bahia. Participam do torneio regional estudantes com mais de 15 anos de Ibirapuã e dez municípios vizinhos, além de mais três pertencentes ao estado vizinho de Minas Gerais.

Criado há 13 anos, o torneio surgiu com o intuito de promover a inclusão social e integração entre as comunidades. Os estudantes competirão nas modalidades de handebol e futsal, categorias masculinas e femininas. O município receberá todas as delegações, fornecendo alojamento e alimentação durante os três dias de jogos.

As delegações são formadas por atletas dos municípios de Ibirapuã, Eunápolis, Guaratinga, Posto da Mata, Itabatã, Mucuri, Medeiros Neto, Porto Seguro, Nova Viçosa, Teixeira de Freitas, Itanhém, Prado, Vila Porte, além dos três mineiros Nova Canaã, Carlos Chagas e Teófilo Otoni.

Os Jogos da Amizade são realizados pela Prefeitura Municipal de Ibirapuã, com o apoio da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho e Esporte (Setre), que investiu R$33 mil, para aquisição de material esportivo e divulgação do evento.

Serrinha sedia curso de Qualificação de Gestores de Ligas de Futebol

De 21 a 23 de julho, a cidade de Serrinha sedia o curso de Qualificação de Gestores de Ligas de Futebol. Com expectativa de reunir representantes dos 20 municípios que integram o Território do Sisal, o curso é uma realização da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, e tem por objetivo dotar as entidades com estrutura gerencial compatível com o mercado do futebol amador e profissional da atualidade.

Este é o segundo dos 23 encontros previstos pelo projeto, iniciado pela Sudesb em junho, em Salvador, quando reuniu municípios da região metropolitana. Em Serrinha, as atividades iniciam às 18h de sexta-feira (21), no Centro Juvenil Santo Alessandro (Av. Getúlio Vargas 100, Bairro Cruzeiro).

Totalmente gratuito para o público interessado, o curso se estende até o turno da manhã de domingo (23), com palestras abrangendo temas administrativos, gestão de projetos, marketing esportivo e relações interpessoais.

Mobilização

Estão sendo mobilizados, para este encontro, gestores de esporte e dirigentes de Ligas de Futebol dos municípios de Araci, Barrocas, Biritinga, Candeal, Cansanção, Conceição do Coité, Ichu, Itiúba, Lamarão, Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Retirolândia, Santaluz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia, Tucano e Valente.

O projeto tem suporte financeiro do Ministerio do Esporte e está sendo executado pela Federação Baiana de Desporto de Participação (FBDP), com apoio da Federação Baiana de Futebol.

  • Programação:

Serrinha (21 a 23 de julho) - Centro Juvenil Santo Alessandro - Bairro Cruzeiro

21/07/2017 - Sexta-feira

18h - Credenciamento

19h - Abertura -

20h às 22h - Palestra:

Tema: Teoria Geral da Administração

Palestrante: Prof. Dr. Ney Santos (Sudesb e DEF/Faced/UFBA)

22/07/2017 - Sábado

8h às 10h - Palestra:

Tema: Organização de Equipes: da Base ao Adulto

Palestrante: Prof. Hugo Aparecido (AGAPE)

10h às 10h15 - coffee break

10h15 às 12h15 - Palestra

Tema: Direito Esportivo

Palestrante: Bacharel em Direito, Manfredo Lessa (FBF)

12h15 às 14h - Almoço

14h às 17h - Palestra

Tema: Elaboração de Projetos

Palestrante: Prof. Mestrando Enrique Carlos (FBDP)

17h às 19h - Palestra

Tema: Marketing Esportivo

Palestrante: MBA em Marketing Esportivo, Marco Souza (FBF)

23/07/2017 - Domingo

8h às 11h - Palestra:

Tema: Relações Interpessoais e Ética no Esporte

Palestrante: Profa. Cláudia Sampaio

11h - Encerramento com entrega de certificados

 

Fonte: Camaçari Noticias/Ascom Educação/Ascom Sudesb/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!