13/08/2017

Feira: Projeto Aconchego é apresentado em evento na capital

 

O Projeto Aconchego, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, foi apresentado na Feira de Soluções para Saúde, realizada essa semana em Salvador. O evento teve como objetivo a apresentação de ações e projetos para o combate e tratamento da Zika, Dengue e Chikungunya.

Através do projeto mães e crianças com microcefalia recebem o acompanhamento do município desde a descoberta da doença. A Vigilância Epidemiológica tem feito o acolhimento dessas mães a partir de notificações que permitem acompanhar toda a gestação.

“É de extrema significância para o município apresentar, mais uma vez, esse projeto que tem feito a diferença na vida de mães e crianças feirenses. O reconhecimento do trabalho agrega para que ações como essas continuem a serem desenvolvidas e mais pessoas sejam beneficiadas”, ressalta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Francisca Lúcia Oliveira.

Em julho deste ano, o Projeto Aconchego foi premiado, em Brasília, durante o 33º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. “Não fazemos algo em busca de reconhecimento, mas por dever. No entanto, uma premiação é sempre um estímulo importante para a equipe”, comenta a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas.

Uefs: Colóquio Heidegger inscreve para apresentação de comunicações

Estão abertas as inscrições para submissão de trabalhos do 2º Colóquio Heidegger da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).  Podem apresentar propostas estudantes de graduação e pós-graduação e professores da área de filosofia e de áreas afins, até 28 de agosto. O resumo deve ser enviado para o e-mail: coloquioheideggeruefs2@gmail.com.

O Colóquio será realizado no período de 24 a 26 de outubro e a programação abrange conferências de convidados de renome nacional e internacional; mesas-redondas com pesquisadores com ampla produção na área da filosofia heideggeriana; comunicações para alunos bolsistas de iniciação científica e demais discentes vinculados à graduação ou pós-graduação. Além disso, serão abertas inscrições a partir de 05 de outubro, com vagas limitadas, para minicursos sobre temas relacionados ao evento. Busca-se, com tal formato, uma efetiva interlocução e produção de conhecimento, bem como o fomento à formação de novos pesquisadores na área.

Os organizadores do evento são os professores da Uefs, Caroline Vasconcelos, Charliston Pablo Nascimento, Laurenio Sombra  e  Tatiane Boechat. Com o Colóquio Heidegger pretende-se instituir uma tradição de eventos com o intuito de tornar a Uefs um polo nordestino de encontro de pesquisadores ligados ao estudo do pensamento de um dos grandes filósofos do século vinte, e criar um espaço de encontro e debate entre pesquisadores nacionais que trabalham com o pensamento heideggeriano sob suas diversas formas e correntes interpretativas. O site do evento está no endereço https://2coloquioheidegger.wixsite.com/2017

  • PROGRAMAÇÃO

Auditório do Módulo 7

24/10/2017 Terça-feira

19h – Conferência de Abertura: "Heidegger interpelado pela filosofia da alteridade".

Professor Doutor Luciano Costa Santos (UNEB)

25/10/2017 Quarta-feira

9h às 12h

Minicurso 1: “O problema do corpo no pensamento de Martin Heidegger”

Prof. Dra. Caroline Vasconcelos Ribeiro

16h às 18h30 – Primeiro ciclo de comunicações

19h Mesa Redonda

Prof. Dr. José Fábio Albuquerque (UESB)

Prof. Dr. Flávio de Oliveira Silva (UNEB)

Capacitação de manicure para prevenção de hepatites, nesta segunda

O mês de julho passou, mas as ações do "Julho Amarelo" seguem firmes em Feira de Santana. O combate as hepatites virais, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, vai reunir manicures e proprietários de salões de beleza na próxima segunda-feira, 14.

Uma palestra, alertando sobre os cuidados necessários para a prevenção da doença nesses tipos de estabelecimentos será ministrada no auditório Dr. João Batista Cerqueira, na Secretária de Saúde. O evento será iniciado às 14h.

Dentre os assuntos abordados na palestra, os participantes serão alertados sobre algumas medidas necessárias para livrar o ambiente dessas doenças e orientá-los sobre a utilização correta de materiais cortantes, bem como lixas, espátulas, toalhas, esmaltes, entre outros.

As hepatites virais são doenças graves que atacam o fígado, um dos órgãos mais importantes do ser humano. O vírus causador da doença pode ser transmitido de uma pessoa para outra, caso alguns cuidados não sejam tomados.

Operação apreende nove veículos de transporte irregular em Feira

Uma operação especial conjunta envolvendo órgãos municipais e estaduais de fiscalização do transporte e trânsito e a Polícia Militar retirou das ruas de Feira de Santana nove veículos flagrados com condutores na prática do transporte urbano irregular de passageiros, o chamado “transporte clandestino”, ou seja, sem licença.

Durante a ação ocorrida entre 16h e 23h de ontem (10), coordenada pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e Polícia Militar (CIPE/Litoral Norte - RONDESP/Leste - 64ª CIPM), seis veículos foram removidos para o pátio da SMT e mais três para o Pátio Bahia por apresentarem irregularidades, como atraso no pagamento do licenciamento anual e/ou motoristas sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), documento de porte obrigatório que atesta que o cidadão brasileiro está apto a conduzir veículos.

Todos os órgãos envolvidos atuaram dentro das suas áreas de competência notificando e adotando as medidas administrativas cabíveis, como a retenção do veículo envolvido no ato de infração por até 30 dias, aplicação de multas que variam de R$ 500 a R$ 3.500, conforme a Lei Municipal nº 3477/14, bem como a posterior cobrança de taxas de estada no pátio.

Do total de veículos removidos, dois são tipo Van, seis de passeio e uma motocicleta, além de 3 condutores autuados em flagrante e reincidentes na prática de transporte clandestino contabilizam o balanço operacional. O secretário de Transportes e Trânsito, capitão Saulo Figueiredo, afirma que a maioria das abordagens ocorreu na Rua Monsenhor Mário Pessoa, próximo ao Feiraguay, devido o local ser bastante utilizado pelos condutores de transporte irregular de passageiros para embarque e desembarque.

“Vamos atuar e coibir com efetividade e de forma intensa o transporte clandestino, pois prejudica a população pelo simples fato de o serviço não garantir os itens básicos previstos pelo Código de Trânsito Brasileiro [CTB]. Transporte clandestino é uma caixinha de surpresas indesejáveis”, alerta o secretário.

Um dos infratores, o condutor Jailton Pereira da Silva Júnior, após reação e ameaça a agentes da equipe da SMTT, foi conduzido e apresentado na delegacia pelo crime de ameaça (art. 147 do Código Penal) onde foi lavrado termo circunstanciado. A pena cominada ao crime é de detenção de um a seis meses, ou multa.

  • Confira os veículos removidos/irregularidades notificadas:

- Pátio SMT

Voyage, placa NYM 8956 (transporte irregular)

Monza, placa JMF 9113 (transporte irregular)

Ecosport, placa JPP 8034 (transporte irregular)

Fiesta, placa JSL 3406 (transporte irregular - reincidente)

Corsa, placa JOR 1772 (transporte irregular - reincidente)

Ducato, placa NXA 5429 (transporte irregular – estacionamento irregular)

- Pátio Bahia

Classic, placa JUS 9559 (transporte irregular – documentação atrasada)

Moto Honda, placa DLZ 3230 (transporte irregular – documentação atrasada)

Sprinter, placa DMU 3265 (transporte irregular – estacionamento irregular – documentação atrasada e reincidente com 03 (três) entradas no ano de 2017)

 

Fonte: Secom PMFS/Ascom UEFS/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!