26/09/2017

NOB conquista Selo de Acreditação Internacional

 

O NOB (Núcleo de Oncologia da Bahia), que faz parte do Grupo Oncoclínicas, acaba de conquistar o Selo de Acreditação Internacional para Assistênca Ambulatorial da Joint Commission International (JCI), líder mundial em certificação de organizações da área de saúde. O Selo Ouro demonstra o cumprimento contínuo de padrões internacionalmente reconhecidos e é conferido às instituições que são aprovadas após um rigoroso processo de avaliação. É um reconhecimento da qualidade, que reflete o compromisso de uma organização em fornecer cuidados mais seguros aos pacientes. “A conquista da Acreditação Internacional é resultado do compromisso do NOB e da sua equipe multidisciplinar com a segurança e a qualidade da assistência ao paciente oncológico,” afirma a oncologista Gildete Lessa, diretora fundadora do Núcleo de Oncologia da Bahia, que completa 25 anos de fundação em 2017 e é a primeira clínica de oncologia do Norte – Nordeste a conquistar a Acreditação Internacional da JCI.

Durante o processo de certificação, uma auditoria especializada da Joint Commission International avaliou o cumprimento dos padrões de atendimento ambulatorial relacionados a vários aspectos, como Diretrizes Internacionais de Segurança do Paciente, gerenciamento de medicação, educação de pacientes e familiares, qualidade, prevenção e controle de infecções, governança e liderança, gerenciamento de instalações, qualificações e educação da equipe e gerenciamento de informações. “Para cumprir nossa missão, que é o acolhimento e a saúde integral do paciente oncológico, temos buscado, incessantemente, a qualificação da nossa equipe e a gestão da instituição dentro de critérios e padrões recomendados internacionalmente”, afirma a oncologista Clarissa Mathias, diretora do NOB.

Os padrões de atendimento ambulatorial da Joint Commission International são desenvolvidos em consulta com especialistas e provedores de saúde em todo o mundo, especialistas em medição de qualidade e pacientes. Os padrões são informados por literatura científica e consenso especializado para ajudar as organizações a medir, avaliar e melhorar o seu desempenho.

Sobre a JCI

A Joint Commission International (JCI) foi criada em 1997 como uma divisão da Joint Commission Resources, Inc. (JCR), uma subsidiária totalmente controlada e sem fins lucrativos da The Joint Commission. Através de programas internacionais de acreditação, consulta, publicações e educação, a JCI amplia a missão da Comissão Conjunta em todo o mundo, ajudando a melhorar a qualidade do atendimento ao paciente. A JCI auxilia organizações internacionais de cuidados de saúde, agências de saúde pública, ministérios da saúde e outros em mais de 100 países.

SOBRE O NOB

O NOB (Núcleo de Oncologia da Bahia) integra o grupo Oncoclínicas, que reúne 40 unidades de referência no tratamento oncológico no país. Fundado em 1992, o NOB tem sua sede na Avenida Ademar de Barros, 123, no bairro de Ondina, em Salvador, e conta também com unidades em Lauro de Freitas e no Hospital da Bahia, tendo como missão o acolhimento e a saúde integral do paciente oncológico. Para isso, conta com um corpo clínico formado por diversos especialistas, dentre oncologistas, hematologistas, reumatologistas, algologistas (tratamento da dor), nutricionistas e psicólogos que atuam juntos de forma multidisciplinar, com foco no atendimento humanizado e individualizado para garantir o melhor para o paciente. Sua equipe é altamente qualificada e comprometida com o aprimoramento contínuo.

A instituição conta com a parceria de um centro de referência mundial em tratamento do câncer, o Dana Farber Cancer Institute, afiliado a Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos.

SOBRE O GRUPO ONCOCLÍNICAS

Fundado em 2010, é o maior grupo especializado no tratamento do câncer na América Latina. Possui atuação em oncologia, radioterapia e hematologia em 10 estados brasileiros. Atualmente, conta com mais de 48 unidades entre clínicas e parcerias hospitalares, que oferecem tratamento individualizado, baseado em atualização científica, e com foco na segurança e o conforto do paciente.

Seu corpo clínico é composto por mais de 400 médicos, além das equipes multidisciplinares de apoio, que são responsáveis pelo cuidado integral dos pacientes. O Grupo Oncoclínicas conta ainda com parceira exclusiva no Brasil com o Dana-Farber Cancer Institute, um dos mais renomados centros de pesquisa e tratamento do câncer no mundo, afiliado a Harvard Medical School, em Boston, EUA.

Capim Grosso tem terceiro Centro de Parto Normal instalado na Bahia

Setenta partos por mês. Este é o número da capacidade de atendimento do Centro de Parto Natural (CPN) de Capim Grosso, equipamento de saúde entregue nesta segunda-feira (25 de setembro) pelo Instituto de Gestão e Humanização (IGH) nas dependências do Hospital Municipal da cidade.

A unidade tem a proposta de resgatar o valor do parto realizado naturalmente, isto é, sem necessidade de intervenção cirúrgica. Os médicos do centro são especializados em procedimentos que buscam dar o conforto necessário à paciente e garantir a segurança do nascimento.

A solenidade de inauguração contou com a presença da prefeita de Capim Grosso, Lydia Pinheiro, o superintendente do IGH, Paulo Bittencourt, o gestor da unidade hospitalar, Jarbas Ferreira, dentre outras autoridades.

“Com esta unidade de saúde, as mães e os bebês terão um atendimento especial, onde em local específico, o parto normal será valorizado, dando maior conforto para as famílias da cidade e municípios adjacentes”, declarou Paulo Bittencourt.

Hospital de Capim Grosso

A sau´de de Capim Grosso, no centro norte da Bahia, vive uma nova realidade com a reestruturac¸a~o do Hospital do munici´pio. Apo´s cinco meses desativada, a unidade hospitalar reabriu as portas em maio de 2013, totalmente reformada e equipada, com um novo conceito de atenc¸a~o a` sau´de idealizado pelo IGH. O Hospital conta com 56 leitos, sendo 04 de observac¸a~o, farma´cia pro´pria e servic¸o de alimentac¸a~o 24 horas aos pacientes internados.

Ale´m de beneficiar milhares de pessoas com atendimentos de pequena e me´dia complexidade, o Hospital passou a garantir o nascimento de Capim Grossensses, o que na~o acontecia desde o fechamento da instituic¸a~o, em 2012.

O Hospital de Capim Grosso tem capacidade para realizar 90 partos por me^s, ale´m de internac¸a~o nas Cli´nicas Me´dica, Ciru´rgica, Pedia´trica e Obste´trica.

O equipamento e´ uma unidade pro´pria do IGH, o que ratifica o compromisso da instituic¸a~o para o fortalecimento e ampliac¸a~o do acesso dos beneficia´rios da Rede SUS.

Unidades móveis da Hemoba recebem doadores de sangue em shopping e faculdade

As unidades móveis (Hemóveis) da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) atendem os interessados em fazer doação de sangue e/ou cadastro de medula óssea na entrada principal do Salvador Shopping e no Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), na Paralela. A ação acontece de terça (26) a sexta-feira (29), das 8h às 17h.

O objetivo da Hemoba é reforçar o estoque de sangue para atender todos os pedidos das unidades de saúde com segurança, além de sensibilizar a população sobre a importância de realizar doações regulares.

Nos dias de atendimento, os Hemóveis precisam interromper as atividades por uma hora para alimentação da equipe - o horário da pausa pode variar de acordo com o fluxo de doadores. O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário.

Sobre a doação de sangue

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É necessário estar descansado (ter dormido pelo menos 8h nas últimas 24h) e bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura, e portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.

  • Serviço

Hemóvel 3 – Unidade Móvel de Coleta da Fundação Hemoba

Onde: Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) – Avenida Luís Viana, Paralela

Quando: 26 a 29 de setembro (terça a sexta-feira)

Funcionamento: 8h às 17h

Hemóvel 4 – Unidade Móvel de Coleta da Fundação Hemoba

Onde: Salvador Shopping – Entrada principal – Piso G1

Quando: 26 a 29 de setembro (terça a sexta-feira)

Funcionamento: 8h às 17h

Com investimento de R$ 13,2 milhões, Rui inaugura Centro de Bioimagem do HGE

O governador Rui Costa inaugura, nesta terça-feira (26), às 9h, no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, o Centro de Diagnóstico por Imagem, resultado de Parceria Público-Privada mantido com a Rede Brasileira de Diagnóstico.

 Foram investidos R$ 13,2 milhões para construção e reforma da unidade de Bioimagem e instalação de dois equipamentos de Tomografia Computadorizada e um equipamento de Ressonância Magnética. O hospital está localizado na Avenida Vasco da Gama, na Federação.

A entrada para o evento será pela portaria principal do HGE 2.

HGRS tem 17 trabalhos aceitos no 38º Congresso Brasileiro de Pediatria

O serviço de pediatria do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, teve 17 trabalhos aceitos no 38º Congresso Brasileiro de Pediatria, que acontecerá em Fortaleza, de 10 a 14 de outubro. De autoria dos residentes da instituição e estudantes de medicina, as exibições serão divididas em 16 pôsteres e uma em tema livre.

De acordo com a residente Vanessa Catarine Abreu - que, ao lado da também residente Amanda Louise Feitosa, cuidou da organização e distribuição dos trabalhos -, a maioria deles foi composta por relatos de casos raros ou de apresentação atípica. "Fomos orientados pelos preceptores Dilton Mendonça, Leda Lúcia Ferreira, Carolina Freire, Rozana Teixeira, Helena Pimentel e Patrícia Alves. No caso dos trabalhos realizados por dr. Dilton, em parceria com a Escola Bahiana de Medicina, são trabalhos maiores de análise de custo-benefício e escolha consciente das condutas em medicina. É um estudo de grande relevância em um momento em que a medicina tem alta dependência do emprego de exames para o diagnóstico, trazendo uma reflexão sobre o uso desses recursos", explica.

Vanessa credita a aprovação de um grande número de trabalhos ao mesmo tempo à relevância dos temas para a pediatria: "isso aconteceu, provavelmente, pelo fato de serem casos que contribuem de alguma forma para o crescimento científico da especialidade. Cada trabalho foi escrito por um grupo de residentes, em uma ação conjunta".

  • Confira, abaixo, a lista de trabalhos do HGRS a serem apresentados no congresso:

1) Encefalite Anti-NMDA

2) Terapia Hiperbárica em Meningococcemia

3) Doença de Crohn - Abdome Agudo

4) Leucodistrofia

5) Neurite Óptica

6) Vasculite SNC

7) Tumor Rabdoide SNC

8) Hemorragia Digestiva

9) AVC Isquêmico

10) Corpo estranho em trato digestivo de evolução tardia

11) Hipertensão Portal

12) Endocardite

13) Percepção custo-consciência pelo residente

14) Percepção do residente sobre o papel do preceptor em atitude custo-consciência

15) Anemia Aplástica (AA) com resposta completa a Ciclosporina: relato de caso

16) Niemann-Pick tipo B: relato de caso

17) A importância da profilaxia primária no AVC Isquêmico nos pacientes com Doença Falciforme

 

Fonte: Carol Campos - Assessoria de Imprensa/Golden Assessoria/Sesab/Ascom HGRS/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!