29/09/2017

Feira sediará encontro nacional de motociclistas em novembro

 

O 8º Encontro Nacional de Motociclistas de Feira de Santana, o Mega Feira 2017, vai acontecer entre os dias 1º e 5 de novembro, no Parque de Exposição João Martins da Silva. O lançamento do evento, e a campanha publicitária, aconteceu nesta terça-feira, 26, numa casa de eventos.

Até o ano passado o encontro foi realizado na praça do Fórum. Mas as novas dimensões obrigaram à mudança para o Parque de Exposição. Em 2016 o evento foi realizado em três dias, contra cinco em novembro. No novo espaço os participantes terão área de camping, praça de alimentação, parque infantil.

No evento também estará garantido muito rock, gênero mundialmente preferido pelos motociclistas, com a quarta edição do Festival November´s Rock, que anualmente acontece na cidade com o apoio da Prefeitura, vai acontecer no Parque de Exposição, com bandas locais e regionais.

E as expectativas de público são as melhores. “Esperamos que entre 30 e 40 mil pessoas busquem lazer no Parque de Exposição nestes cinco dias”, disse o vice-presidente da Associação dos Motociclistas de Feira, Cleber Rubem. No ano passado foram seis mil, estima-se.

Para o secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, que representou o prefeito José Ronaldo de Carvalho, o Mega Feira vai colocar o município em evidência em todos o país. “Os motociclistas serão os embaixadores de Feira”.

O presidente da AME Feira, Luiz Santana, disse que está extremamente confiante no sucesso do Mega Feira. “Com certeza mais uma vez teremos as presenças de motociclistas de várias partes do país e de alguns países vizinhos”.

O apoio da Prefeitura de Feira será por meio das secretarias de Saúde, de Serviços Públicos, Agricultura, Transporte e Trânsito, Prevenção à Violência e Comunicação Social, mais a SMT (Superintendência Municipal de Trânsito).

Em Feira de Santana existem 25 grupos de motociclistas, com a participação de centenas de pessoas. A cidade tem uma longa tradição neste setor. O Bode do Asfalto, o maior do país, com mais de 9,5 mil associados, foi fundado no município.

Técnicos iniciam trabalho do programa Criança Feliz

Técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) já estão desenvolvendo em Feira de Santana as ações visando o fortalecimento de vínculos entre cuidadores e crianças de até 3 ou 6 anos, respectivamente beneficiárias do programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A iniciativa está sendo possível através do programa Primeira Infância - Criança Feliz, sendo que os profissionais receberam o fardamento na manhã de quarta-feira, 27.

O material, básico para identificação do profissional durante o exercício da atividade, foi entregue pelo secretário da Sedeso, Ildes Ferreira, na sede da Sedeso, no bairro Kalilândia. Os cinco supervisores e 25 visitadores receberam, cada um, duas camisas, dois bonés e mais uma mochila padronizados.

Ao entregar o material, Ildes Ferreira enfatizou sobre a importância do programa visando o fortalecimento de vínculos. Observou que de imediato os técnicos deverão atender em média a 2.500 famílias de baixo poder aquisitivo, contempladas com o programa Bolsa Família. E lembrou que mulheres gestantes que também recebem o benefício social são incluídas no programa.

Os visitadores já estão desenvolvendo os trabalhos de fortalecimento de vínculos familiares nas próprias residências das famílias beneficiárias do programa social. Eles orientam como os familiares ou cuidadores devem criar as crianças em melhores condições. Promovendo um desenvolvimento saudável da sociedade.

Casa Abrigo de Feira atenderá mulheres de cidades da região

Dentro em breve, a Casa Abrigo instalada em Feira de Santana para atender mulheres em situação de risco e seus filhos menores passará a receber também o público feminino de cidades da microrregião. A novidade foi anunciada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), Ildes Ferreira, na manhã de quarta-feira, 27, durante reunião dos equipamentos públicos municipais e entidades que promovem a atenção especial, voltada exclusivamente para crianças, idosos, mulheres e população de rua.

A iniciativa, conforme o secretário Ildes Ferreira, será possível em função de parceria do Município com o Governo do Estado, ampliando assim a capacidade de suporte para atendimento às mulheres em situação de risco no seio familiar.

A reunião foi coordenada pelo chefe da Divisão Municipal de Atenção Especial da Sedeso, Roque Moraes, e contou com a participação de 25 pessoas, dentre dirigentes de órgãos municipais, Centro POP Rua, abrigos e asilos. “Estamos dialogando para que a rede funcione em sua plena capacidade e venha atender cada vez melhor seu público”, frisou Roque.

A Casa Abrigo de Feira de Santana tem capacidade para atender 20 mulheres com suas respectivas crianças. O equipamento funciona com uma equipe multidisciplinar de profissionais capacitados para garantir toda a assistência para a família em situação de risco de violência.

Além desta novidade, o secretário Ildes Ferreira também anunciou a ampliação das equipes de abordagem social. Atualmente em Feira de Santana funcionam três equipes, número que deverá ser ampliado para cinco com a parceria firmada com o Governo do Estado.

Orientação nutricional e limpeza de pele, sábado, na academia do Parque da Lagoa

Utilizada diariamente por quem pratica atividade física ao ar livre, num ambiente agradável e acolhedor, a Academia da Saúde Professor Nelson Nascimento, instalada no Parque da Lagoa Radialista Erivaldo Cerqueira, na avenida José Falcão da Silva, completou três anos no dia 15 de setembro. Neste sábado, 30, haverá uma programação no local para comemorar a sua implantação, das 8h às 11h, com aulas de zumba, swing baiano, limpeza de pele, além de orientações nutricionais.

A enfermeira Jamiley Dias, referência técnica da Academia da Saúde, destaca o número expressivo de pessoas que utiliza o equipamento público, com frequência quase diária, para promover a sua saúde.

“Toda aquela comunidade que mora no entorno, a exemplo dos bairros Baraúnas, Centenário, Milton Gomes e Sobradinho, costumam utilizar o espaço para realizar atividades físicas e promover a sua saúde”, observa.

No local são disponibilizados alguns aparelhos de ginástica ao ar livre, além de contar com um educador físico, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, que promove aulas e presta orientações. Ainda conta com os serviços da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), formada por nutricionista, educador físico, psicólogo, assistente social e também fisioterapeuta.

Feira: Reunião discute certificação do HGCA como Hospital de Ensino

A direção do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) se reuniu na manhã desta quarta-feira (27), no auditório da unidade, com representantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e da Escola Estadual de Saúde Publica para discutir critérios e metas para o credenciamento do HGCA como Hospital de Ensino (HE).

De acordo com José Carlos de Carvalho Pitangueira, diretor-geral do HGCA, o credenciamento é de interesse da atual gestão e também da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). "O HGCA é Hospital Escola credenciado ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) e conveniado com Instituições de Ensino Superior (IES). O que estamos buscando agora é a certificação para que possamos oferecer aos estudantes uma melhor estrutura de ensino", disse.

A reunião contou com a presença do reitor da UEFS, Evandro Nascimento. Segundo ele, o HGCA sendo credenciado como HE, receberá recursos do MEC que poderão ser utilizados para melhorias da unidade. "A universidade ganha muito com isso, pois os alunos dos cursos da área de saúde terão um campo de prática mais preparado, com protocolos de ensino mais representativos e mais qualificados. Além de ensino, podemos ter dentro deste programa questões relacionadas à assistência, à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico. A universidade leva suas competências de ensino, pesquisa e extensão para o espaço do HE. Então, com isso, ganharemos todos, alunos, professores, profissionais do hospital e principalmente a comunidade", afirmou.

Durante a reunião ficou definido que será formada uma comissão, instituída por membros do HGCA e da UEFS, que vai atuar para o cumprimento dos requisitos da portaria interministerial (Nº 285, de 24 de março de 2015) que redefine o Programa de Certificação de Hospitais de Ensino (HE).

Novo telhado vai ventilar mais e reduzir gastos de energia no Feiraguai

Divididas em quatro etapas, as obras de reforma do telhado do Feiraguai, um dos mais requisitados centros de comércio popular de todo o Estado, serão iniciadas na próxima segunda-feira, 2, com o deslocamento de 120 proprietários de boxes para ruas próximas do entreposto comercial.

De acordo com o cronograma apresentado pela construtora vencedora da licitação pública, com vistas a proporcionar maior conforto aos comerciantes e consumidores do Feiraguai, o espaço  será coberto com telhas termo acústicas (tipo sanduíche).

Consta da reforma do telhado a instalação de uma claraboia se estendendo por todo o corredor central. Além de impactar em economia no consumo de energia elétrica, o investimento vai deixar os corredores mais ventilados e mais bem iluminados com o aproveitamento da luz natural.

O projeto foi concebido dentro de um moderno conceito estético, de modo a não permitir que o espaço interno seja atingido com as águas da chuva, sendo que a primeira etapa será entregue até o dia 15 de novembro.

Segundo Sandro Santana, vice-presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes de Feira de Santana (AVAMFS), “os comerciantes deslocados nesta primeira fase retornarão aos sete corredores reformados, sendo que as obras serão interrompidas até dezembro, em vistas do período natalino”.

Outlet center à céu aberto

As três etapas seguintes, paulatinamente, serão reiniciadas a partir de janeiro, sempre obedecendo o deslocamento dos comerciantes dos corredores atingidos pelas obras para as ruas próximas, “onde foi criada a estrutura de um outlet center, com demarcação de boxes, iluminação adequada, e  piso coberto com paletes para dar mais conforto aos consumidores”, assegurou Santana.

As obras consumirão recursos da ordem de R$ 1,5 milhão. Deste total, R$ 1.050 milhão provém de emenda parlamentar do então senador João Durval Carneiro, através do suplente de deputado Zé Chico.

Os R$ 450 mil restantes correspondem a contrapartida de 40% da Prefeitura Municipal, que intermediou o recurso através das secretarias de Gestão e Convênios, e Turismo, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SETTDEC).

 

Fonte: Secom PMFS/Ascom HGCA/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!