30/09/2017

Bahia: Espaços Culturais da Secult celebram o mês da criança

 

Traquinagens, brincadeiras, diversão e arte foram os elementos utilizados para criar a programação de outubro dos espaços culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). Voltada especialmente para as crianças, estão previstos festivais, atividades de música, dança e teatro, além de oficinas, tudo pensado para estimular a fruição artística e o senso de pertencimento cultural nas crianças.

Em Salvador, o Espaço Xisto Bahia promove a sexta edição do Festival Xistinho. A abertura acontece na próxima segunda-feira (02) e se estende até o dia 12, quando acontecem atividades diversas atividades formativas. O Xistinho é um projeto já consolidado no calendário da cidade, que sempre contempla atividades de teatro, música, dança, além de oficinas que dialogam entre diversos campos artísticos para a primeira e segunda infâncias. A programação completa do festival está disponível no site da SecultBA.

O Centro Cultural Plataforma recebe o Erê Omô – Festival da Infância nos dias 17 e 18. O festival, cujo nome, em iorubá, significa brincadeira de criança, vem para preencher uma lacuna de ações voltadas para a infância no Subúrbio de Salvador. Em sua proposta, são realizadas atividades lúdicas, jogos e animações.

No bairro do Uruguai, o Espaço Cultural Alagados recebe atividades diversas voltadas para a formação e fruição infantil. No dia 18, às 15h, acontece uma oficina de Contação de Histórias para as crianças da comunidade. Já no dia 25, às 18h, o grupo Semente do Amanhã apresenta uma mostra de dança afro, enquanto que no dia 28, às 16h, a banda MS Evolução promove um show infantil especial. O Terça Cultural, projeto que já é tradicional da casa, promove uma mostra pensada pelas e para as crianças no dia 31, às 15h.

A peça teatral Larissa e seus amigos mágicos abre a programação infantil do Cine Teatro Solar Boa Vista, nos dias 04 e 10, às 08h. O texto conta a história de uma menina que brincava e se divertia com outras crianças até ser hipnotizada pela tecnologia. Mais adiante, nos dias 21 e 28, às 08h e às 14h, o projeto Solar da Infância pretende fortalecer o senso de cidadania, autoestima e pertencimento das novas gerações. Ainda no dia 28, a partir das 14h, acontece o musical infantil A Grande Festa, com paródias de diversos personagens animados.

O Centro de Cultura Amélio Amorim é palco mais uma vez do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (FENATIFS). Em sua décima edição, o projeto acontece de 06 a 12 de outubro, com mostras competitivas de grupos e instituições de todo o Brasil que encenam espetáculos com temas voltados para a infância e a juventude.

Atividades formativas e apresentações teatrais são destaques da programação especial do Centro de Cultura de Alagoinhas. Nos dias 10 e 11, às 9h e às 14h, o espetáculo infantil A Formiga e Cigarra retrata a clássica história de uma Cigarra que não se leva a sério, que zombava de sua amiga Formiga, por ela trabalhar em busca de seu sustento. Tudo era muito bom até a chegada do inverno. Já no dia 12, a partir das 14h, acontece a Oficina de Teatro para Crianças, a Roda de Brincadeiras Antigas e a apresentação do espetáculo Desmanchando o Conto.

Em Santo Amaro, o Teatro Dona Canô recebe nos dias 05 e 06, às 11h, 14h e 16h, o espetáculo teatral Baú de Histórias. Formado por quatro contos da literatura infantil de matrizes africana, europeia e indígena, que são contados e representados para fazer o público pensar, sentir e se identificar com outros homens de tempos e lugares diversos.

Espaço Xisto Bahia realiza sexta edição do Festival Xistinho

O Festival Xistinho – Arte, Brincadeira e Traquinagem já é um projeto consolidado nas comemorações do mês da criança. Em sua sexta edição, o Espaço Xisto Bahia – espaço cultural administrado pela SecultBA – promove uma programação rica e diversificada entre os dias 02 e 12 de outubro, que entende a criança como agente de transformação social e pretende despertar seu interesse pelo hábito do consumo cultural.

São espetáculos e oficinas destinados a crianças em contexto escolar ou que venham acompanhadas de seus familiares. Toda a programação é pensada para contemplar diversas linguagens artísticas, desde teatro e dança até artes plásticas. criando um ambiente que estimule a fruição estética dos pequenos. é pensada no estímulo da fruição estética e na formação cidadã desde a infância. As ações envolvem instituições de ensino, profissionais de educação, famílias e e artistas de diversas áreas.

  • Confira a programação completa:

02/10 – 14h30min – Abertura com a Mostra Artística

03/10 – 15h: Espetáculo musical “Saltimbancos” - APAE Salvador

04/10 – 10h: Insight: Oficina de Danças Urbanas. Oficineiro: David Lima Barros

04/10 – 15h: Mostra de Dança Infantil da FUNCEB – Danças brasileiras

05/10 –15h: Grupo Canto do Conto: História da “Lili Trancinhas” e a História “A Porquinha Chiquita”

06/10 – 09h: Oficina da Dança Materna para Gestantes e Mães com Bebês até 03 anos. (Sala Emília Biancardi). Oficineira: Juliana Oliveira

06/10 – 09h: Abertura da Exposição “Sling Maternagem e Amor”

06/10 – 09h: Oficina Recreativa “Koru Kids”. Oficineira Nilmara Lima Rocha.

07/10 –16h: Coral de Palhaços – “Desconcerto em Ri Maior”

08/10 – 16h: Coral de Palhaços – “Desconcerto em Ri Maior” 

09/10 – 15h: Coral Infantil do Neojibá

10/10 – 09h: Espetáculo Circense “O Circo de Um Homem Só”

11/10 – 09h: Espetáculo - “O Casamento do Palhaço”

12/10 – 09h: Festa do Xistinho: 

14 e 15/10 - 11h: Grupo VilaVox - Espetáculo “Passaredo, Passarinholas”

Projeto "Lugar de Criança é no Museu" traz para Salvador uma programação exclusiva e lúdica durante três meses

Tendo como cenário o Museu de Arte da Bahia (MAB), o objetivo do projeto “Lugar de Criança é no Museu” é explorar os espaços do mais antigo museu do estado e transformar em um ambiente acolhedor para o público infantil. A mostra fica aberta ao público de 3 de outubro a 3 de janeiro de 2018 na sala de exposições temporárias do MAB, de terça a sexta, das 13h às 19h, aos sábado, domingos e feriados das 14h às 18h.

A programação começa com a Mostra Lugar de Criança é no Museu, do cartunista e designer Nildão, com mais de 40 desenhos do artista que explora a fantasia, o lúdico e o fantástico através de uma abordagem bem humorada. Especialmente montada para instigar a curiosidade infantil e impulsionar a imaginação e a criatividade da criançada, a exposição conta com diferentes ambientações e convida os pequenos a explorarem os mistérios da noite na sala, em “A Noite é Uma Criança”, onde entre estrelas e planetas, a magia noturna se revela.

Animais divertidos e fantasiosos habitam a galeria “O Bicho Vai Pegar”, com cartuns que ilustram os bichos em situações curiosas e apresentam animais nunca vistos antes: um jacaré lapiseira e um passarinho torneira. A exposição abriga também um espaço dedicado a brincadeira, onde as crianças podem desenhar, colorir e explorar jogos e curiosidades, interagindo criativamente com os cartuns.

Em comemoração ao mês das crianças uma programação cultural especial acontece no auditório do MAB. Teatro, música e oficinas criativas animam as tardes de sábado, encantando a criançada com apresentações dos grupos Canela Fina, Viapalco, Núcleo Circo Único e Cabriola Cia de Teatro. As atividades acontecem nos dias 7, 14, 21 e 29 de outubro sempre a partir das 15h.

Cada oficina possui um limite de vagas que serão preenchidas mediante inscrição no dia e horário do evento por ordem de chegada. Importante atentar para a classificação indicativa de cada oficina. O acesso aos espetáculos teatrais e show musical será permitido respeitando a capacidade máxima do auditório de200 lugares.

O projeto tem a realização de Nildão Produções, Museu de Arte da Bahia e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).  O apoio financeiro, através de seleção pública pelo edital de dinamização de espaços culturais, é da Secretaria da Cultura, da Secretaria da Fazenda e do Fundo de Cultura da Bahia, todas as instituições do Governo do Estado da Bahia.

Visitas Escolares

Escolas públicas e privadas podem agendar visita guiada para crianças. A exposição foi pensada para crianças de 6 a 12 anos, mas pode ser exploradas por outras faixas etárias. As visitas são mediadas por monitores capacitados e incluem atividades lúdicos pedagógicas desenvolvidas no espaço educativo do Museu.

As visitas podem ser realizadas no turno da tarde, entre 14h e 17h. Agendamento e informações através do telefone: (71) 3117-6908. O transporte é de responsabilidade da escola, o Museu não disponibiliza transporte para os visitantes.

  • Serviço:

Lugar de Criança É no Museu

Exposição

Data: 03 de outubro a 29 de dezembro, de terça a sexta, das 13h às 19h, aos sábado, domingos e feriados das 14h às 18h.

Onde: Sala de Exposições Temporárias do Museu de Arte da Bahia (MAB)

Entrada Gratuita

Programação Cultural mês das crianças

Data: 7, 14, 21 e 28 de outubro sempre a partir das 15h.

Local:  Auditório do Museu de Arte da Bahia (MAB)

Entrada Gratuita

Visitas Escolares

 

Fonte: SecultBa/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!