30/09/2017

Feira: Mundos diversos da escrita se encontram na Feira do Livro

 

De um lado, o universo encantado do cordel com a figura mítica do trovador, o repente na ponta da viola, as sextilhas e as redondilhas perfeitas. Do outro, a virtualidade que trafega nas nuvens e invade os espaços etéreos dos versos. Os escritores que vivenciam mundos paralelos, que parecem distintos, opostos, mas que na verdade coabitam os espaços de devaneio dos leitores. Tudo isso pode ser degustado com olhos, mãos, toques virtuais na mistura de encontros proporcionados pela Feira do Livro – Festival Literário e Cultural de Feira de Santana.

Durante os dias de programação do evento, entre palestras e bate-papos com leitores, escritores de diferentes estilos e gerações se encontram e vão compondo o cenário de mais uma edição da Feira. Quem tem mais tempo de caminhada, reconhece o que a nova geração traz de benefícios para o cotidiano da escrita e da leitura.

“A linguagem e os temas abordados por esses escritores mais novos faz também a gente pensar de forma diferente. A maneira como eles se expressam estimulam nossa reflexão e, deste ponto de vista, essa troca é válida”, considerou Franklin Machado, advogado e jornalista dedicado ao verso popular há 53 anos.

Sobre essa relação, Edgard Abbehusen, que acabou de lançar seu primeiro livro, afirma que é necessário buscar boas referências. “Para nós, dessa nova geração, é importante buscar aprender com eles, que faziam esse trabalho quando não tinham a internet como meio facilitador entre o leitor e o escritor. É bom que a gente busque essas referências nas gerações que vieram antes da gente pra gente conquistar o espaço com maturidade”, disse.

Edgard Abbenhusen, também autor do Fotocitando, perfil no Instragram, participou da “Conversa com Autores” na Feira do Livro, ao lado de Matheus Rocha, que tem dois livros lançados e criou o perfil Neologismos nas redes sociais.

Projeto Rua Viva retorna e movimenta a Getúlio Vargas no domingo

Após um breve intervalo por conta do período chuvoso em Feira de Santana, o projeto Rua Viva retorna neste domingo, 1º, na avenida Getúlio Vargas, com novidades para quem busca por diversão, saúde e bem estar.

Sempre das 8h às 12h, o espaço reservado é seguro, arborizado, agradável e amplo para a realização de práticas esportivas. A programação está repleta de novidades e diversas atrações preencherão a programação dominical do feirense com bons momentos entre amigos e familiares.

A partir das 9h da manhã haverá aula de alongamento ministrada pelos professores Afonso e Jorge. Logo após o aquecimento, o professor Luciano Melo promete muita agitação com sua famosa aula de swing baiano.

Os participantes também poderão contar, às 10h, com programação musical abrilhantada pela presença do músico Dan Silveira. Às 11h, aulas de ginástica funcional encerrarão as atividades do dia.

Atividades especiais

Além disso, o Núcleo de Educação para o Trânsito da SMT promove atividades especiais, a exemplo de uma oficina de noções básicas de trânsito voltada ao público infantil.

“Usaremos minisemáforos, faixas de pedestres e de sinalização”, explica Maurício Carvalho, superintendente municipal de Trânsito.

Durante a abertura da Semana Nacional do Trânsito, ocorrida no dia 19 de setembro, o prefeito José Ronaldo ressaltou, em seu discurso, sobre a importância de as crianças serem multiplicadoras, junto às famílias, de atitudes que preservam o cumprimento das obrigações e respeito às regras de trânsito.

“Existe uma mudança ocorrendo na sociedade a partir da influência dos filhos [neste caso, crianças] quanto ao papel e consciência do adulto no trânsito”, pontuou o prefeito, sugerindo na oportunidade que todos os responsáveis por órgãos de fiscalização fossem ao máximo de escolas orientarem o público infantil.

Já a animação da criançada ficará a cargo do querido Palhaço Albertão. Ainda, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizará serviços de aferição de pressão e testes de glicemia aos pais e à população em geral.

Segurança

O circuito será totalmente isolado por prepostos da SMT e a segurança do espaço monitorada por agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

O fechamento da avenida, inicialmente, ocorre em um lado da Getúlio Vargas - no sentido viaduto da Avenida Eduardo Fróes da Mota. A área de interdição é entre as ruas Paris e Saracura, e o fechamento desse trecho da Getúlio não provocará impacto no trânsito local.

Os condutores de veículos e motocicletas poderão optar por vias alternativas, a exemplo da Rua Marechal Castelo Branco, no bairro Capuchinhos, com entrada pela rua Luís Bahia. Outra opção de retorno pode ser via Rua Nova York.

“A população está convidada a participar de mais esta iniciativa da Prefeitura e da SMT. Procuramos proporcionar o encontro da população feirense com a cidade, em ambiente seguro e agradável”, afirma Carvalho.

A superintendência também está mobilizando o público em campanha de divulgação nas redes sociais (Facebook e Instagram) através da hashtag #ruavivafsa.

"Magia" abre o 10º Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana

Com a apresentação do espetáculo “Magia”, da Turma do Biribinha (AL), no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), o 10º Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana será aberto neste domingo, 1, às 10h30. Às 16h, a Cia. Pé de Chinelo (SP), se apresenta neste mesmo espaço com o espetáculo “SUNANAB”.

A programação se estenderá até o dia 12 de outubro. No dia 2, a peça “As Semeadoras Cômicas” será encenada, às 10h, no palco do Mercado de Arte Popular (MAP).

No dia 4, às 19h30, no Centro de Cultura Amélio Amorim, o Coletivo Teatral COOXIA apresenta o espetáculo “Avesso”; o Grupo Dona Zefinha (CE), com a peça “Chafurdo”, se apresenta no dia 5, às 15h, no Teatro de Arena do CUCA, onde também será encenada, às 19h30, a peça “Na Granja”, do Grupo Amarelo Cia de Teatro (SP).

Já no dia 7, o Grupo Dona Zefinha apresenta “Chafurdo” , às 10h30, no palco do MAP. Ainda no dia 7, o espetáculo “Circo Poeira”, companhia teatral de São Paulo, se apresenta às 16h30, no Centro de Cultura Amélio Amorim.

No dia 10, às 14h30, a Cia Crias da Casa (RJ), levará ao palco do Amélio Amorim a peça “Sakurá”. Fechando o Festival, no dia 12, Dia das Crianças, o espetáculo "Grãocirco", do Núcleo Circense da Cia. Cuca de Teatro (Ba), se apresentará no Teatro do CUCA.

O Festival Nacional de Teatro Infantil será lançado num café da manhã, segunda-feira, 2, das 8h às 9h, no Teatro CUCA. A iniciativa é do governo do Estado com o apoio do Departmento de Turismo da Secretaria do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETTDEC).

Educador ambiental não recomenda consumo diário de água mineral

A água mineral não deve ser consumida diariamente, por ser “extremamente ácida”. Quem afirma é o educador do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), João Dias. Ele palestrou sobre o tema “Os Recursos Hídricos de Feira de Santana” durante seminário sobre Meio Ambiente e Saneamento Básico para moradores do bairro Aviário.

De acordo com Dias, a melhor água para ser consumida é a da Embasa, cujo PH é corrigido. O evento, realizado na praça do CEU do conjunto Paulo Souto, no bairro Aviário, quinta e sexta-feira, (dias 28 e 29), foi promovido através de parceria entre o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), órgão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e a Embasa.

O objetivo do seminário, conforme os organizadores, é despertar a comunidade para a importância de preservar o meio ambiente, como forma de garantir melhor qualidade de vida e os benefícios da acessibilidade ao saneamento básico.

A assistente social Ana Emília Lima de Santana, que esteve representando a Embasa, ressaltou a importância do seminário para uma "conscientização das mudanças de hábitos na população". A coordenadora do CRAS, Cibele Alves, ao afirmar que “os participantes do seminário aprendem a amar o meio ambiente, preservando a natureza, e a amar ao próximo, não descartando resíduos em vias públicas”.

 

 

Fonte: Ascom UEFS/Secom PMFS/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!