30/09/2017

Monte Santo: Prefeitura inicia obra de recuperação de estrada

 

A prefeitura de Monte Santo continua trabalhando pela reconstrução da e requalificação da cidade. Após iniciar a requalificação em várias localidades do município, agora chegou à vez dos moradores de todo o município serem contemplados com a obra de recuperação da estrada que liga a comunidade de Formosa à Fazenda Cangalha iniciada nesta quarta-feira (27).

De acordo com o prefeito Vando, esta obra faz parte do projeto de reconstrução das estradas vicinais na cidade. “Nosso objetivo é assegurar melhores condições de trafegabilidade em todas as estradas da nossa zona rural. Estrada boa significa mais agilidade, mais segurança e mais conforto para nossa gente”, concluiu Vando.

Mutirão de Cirurgias na Região de Ribeira do Pombal, de 18 a 20/10

Mais 15 municípios serão atendidos no Mutirão de Cirurgias do Governo do Estado, realizado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Desta vez, no período de 18 a 20 de outubro, a Região de Ribeira do Pombal começa a ser atendida com a realização das pré-consultas. A unidade móvel ficará estacionada no Centro de Saúde - Rua João XIII, s/n Centro Ribeira do Pombal.

A capacidade diária de consultas será de 180 pacientes, começando a partir das 7h e encerrando quando o último paciente for atendido. Durante a ação, serão realizados os seguintes procedimentos cirúrgicos: hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia e colecistectomia. As cirurgias serão realizadas no Hospital Santa Tereza, em Ribeira do Pombal, a partir do dia 21 de outubro.

Desta vez, além de Ribeira do Pombal, serão atendidos também os pacientes dos seguintes municípios: Antas, Banzaê, Cipó, Coronel João de Sá, Adustina, Nova Soure, Novo Triunfo, Olindina, Parapiranga, Sítio do Quinto, Cícero Dantas, Fátima, Heliópolis e Ribeira do Amparo.

Recomendações para o atendimento

Para ser atendido no Mutirão, que é um programa do Governo do Estado, executado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), os pacientes devem ser cadastrados pelas Secretarias Municipais de Saúde em uma lista única, ou devem ter exames laboratoriais indicando a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas pelo programa.

No caso de cirurgia de vesícula, os pacientes precisam estar em jejum para a realização do exame de ultrassonografia (USG). Para as mulheres que farão o procedimento de histerectomia, será preciso levar o exame preventivo atual e, se ainda menstruam, devem levar também o exame Beta HCG.

Para saber se a pessoa está cadastrada para passar pela cirurgia, basta consultar a lista disponível no seguinte endereço: http://mutiraodecirurgias.saude.ba.gov.br

Também, o paciente ou responsável poderá ir até a Secretaria Municipal de Saúde de seu município, para saber se o seu nome consta na lista para a realização do procedimento.

Programa ‘Saúde + Educação: Transformando o Novo Milênio’ será retomado em Ribeira do Pombal

O programa ‘Saúde + Educação: Transformando o Novo Milênio’ será retomado pelo Ministério Público estadual em Ribeira do Pombal, a partir da segunda quinzena de novembro.

A decisão foi tomada em reunião sediada na 1ª Promotoria de Justiça de Ribeira do Pombal, no dia 27, que contou com a participação de representantes da Secretaria e do Conselho Municipal de Educação de Ribeira do Pombal.

Presidida pela promotora de Justiça Nívia Carvalho Andrade Rodrigues, a reunião deixou estabelecido que a Secretaria de Educação ficará responsável por disponibilizar quatro veículos para as visitas. As primeiras visitas estão agendadas para acontecer em novembro nos estabelecimentos de ensino da zona rural do município.

No encontro, a promotora de Justiça Nívia Carvalho Andrade Rodrigues explicou aos presentes a dinâmica do programa, que tem como finalidade acompanhar de perto os serviços de saúde e educação prestados à população, visando efetivar direitos de cidadania de crianças e adolescentes atendidos.

Nas visitas são observadas estrutura física e de pessoal das unidades, quantidade e qualidade dos equipamentos disponibilizados, conteúdo programático das aulas, materiais didáticos, entre outros aspectos.

Governo federal publica edital para projeto do Canal do Sertão que atende 44 cidades baianas

O governo federal publicou nesta quinta-feira (28) o edital para o projeto básico da 1ª etapa do Canal do Sertão Baiano – projeto que pode beneficiar 1,5 milhão de baianos de 44 municípios com abastecimento de água.

Em julho deste ano, a obra foi contemplada com ação coletiva da bancada de deputados baianos no Congresso. Em 2016, o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) também incluiu no orçamento da União recursos da ordem de R$ 15 milhões para o empreendimento.

Também chamado de Eixo Sul da Transposição do Rio São Francisco, o Canal do Sertão Baiano consiste em um sistema adutor de multiuso com captação na margem direita do Rio São Francisco, que tem a finalidade de reforçar o suprimento de água das bacias hidrográficas dos rios Salitre, Paraguaçu, Jacuípe, Curaçá-Vargem, Macururê, Tourão-Poções, Itapicuru e Vaza-Barris.

Segundo Aleluia, a obra vai viabilizar não somente o abastecimento humano, mas também oferecer segurança hídrica para gerar desenvolvimento social e econômico em áreas massacradas historicamente pela seca. 

"Quando iniciamos a articulação junto ao governo e à bancada baiana, o projeto estava abandonado, sem dotação de recursos e sem nenhuma esperança de seguir em frente. Assumimos o compromisso, conseguimos os recursos para o projeto básico e hoje esse sonho começa a virar realidade. Não se trata de uma obra eleitoreira para a próxima eleição, mas de um projeto de longo prazo que é sem dúvida a maior intervenção no interior baiano das últimas décadas”, afirmou.

O democrata aponta também que o Canal do Sertão assegura a implantação total dos 30 mil hectares do Projeto Salitre de Irrigação, e não apenas os atuais cinco mil hectares. “O legado dessa obra para a região pode ser determinante para o futuro de todo o estado”, completou.

  • Veja a lista das cidades que serão impactadas pelo projeto:

Andorinha, Antônio Gonçalves, Caém, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Capim Grosso, Filadélfia, Itiúba, Jacobina, Jaguari, Miguel Calmon, Mirangaba, Pindobaçu, Ponto Novo, Queimadas, Quixabeira, Santaluz, São Domingos, Valente, Senhor do Bonfim, Serrolândia, Candeal, Capela do Alto, Alegre, Gavião, Ichu, Mairi, Morro do Chapéu, Mundo Novo, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Piritiba, Riachão do Jacuípe, São José do Jacuípe, Tapiramutá, Saúde, Uauá, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Ourolândia, Umburanas, Várzea Nova, Sobradinho e Juazeiro.

FestTilápia 2017 é apresentado à imprensa em Paulo Afonso

Representantes de diversos veículos de comunicação, entre TV, rádios, jornais, sites e blogs estiveram presentes na apresentação do Projeto do FestTilápia 2017. Foram apresentadas as peças publicitárias como cartazes, flyers, folders, cards, outdoors, spots de rádio e TV, que serão veiculadas nas mídias regionais e nas cidades de Paulo Afonso e Glória, durante todo o mês de outubro, mês que ocorre o evento, culminando no dia 29, o seu encerramento, no Balneário Cantos das Águas, na Orla de Glória-BA.

O FestTilápia 2017, uma realização da Bahia Pesca S/A, empresa do estado da Bahia vinculada à Secretaria de Agricultura Pecuária Irrigação Pesca e Aquicultura (SEAGRI/Ba), juntamente com a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Paulo Afonso – ASCOPA, consiste num conjunto de ações mercadológicas, técnico-científico e de incentivos à produção e ao consumo de tilápia e acontecerá na região dos lagos do Rio São Francisco, mais precisamente nos municípios de Glória e Paulo Afonso, ambos na Bahia, no período de 01 a 29 de outubro de 2017.

Segundo Anttonio Almeida Júnior, Gerente Regional da Bahia Pesca, “a região se encontra em pleno crescimento na atividade de piscicultura, sendo indicada este ano como o segundo maior território produtor de tilápia do Brasil e segundo a EMBRAPA, em recente pesquisa publicada no projeto Indicadores socioeconômicos do desempenho da produção da Tilápia no Brasil, o município de Glória é o maior produtor do País”.

Nessa perspectiva, o FestTilápia 2017 pretende agregar a atividade da tilapicultura com a gastronomia, de forma a fortalecer o consumo da tilápia, estimulando um hábito alimentar extremamente saudável e agregando valor ao produto final, através da Cozinha Show Gourmet e do Festival Sabores da Tilápia, com uma série de ações de estimulo ao setor de alimentação fora do lar e para o fortalecimento do turismo gastronômico nos municípios de Paulo Afonso e de Glória, particularmente com o uso da tilápia e seus subprodutos.

O Workshop: Desafios da Tilapicultura na Região dos Lagos do Rio São Francisco cujo conteúdo técnico-científico discute temas como o acesso a tecnologias de produção, mercado, regulamentação da atividade, comercialização, bem como outros entraves para o desenvolvimento do setor, inclusive a atual escassez hídrica e o uso múltiplo do rio São Francisco, demandas urgentes para a sustentabilidade e para o desenvolvimento das atividades da pesca e da aquicultura.

Objetivando ampliar as atividades comerciais entre empresários e produtores da cadeia produtiva, o FestTilápia 2017 estará promovendo a Aqua Negócios: Feira de Negócios da Tilapicultura numa iniciativa de promover uma maior integração entre os diversos atores da Cadeia Produtiva da Tilápia cujos participantes poderão conhecer o Roteiro da Tilápia, através de Missões Empresariais e Visitas Técnicas aos produtores e às agroindústrias da cadeia produtiva.

Atividades culturais e o concurso Miss e Mister Rio São Francisco completam as atividades do Festtilápia 2017 movimentando os bares da orla fluvial de Glória que funcionam como praça de lazer e alimentação para os participantes e visitantes do festival. Além da imprensa, estiveram presentes o prefeito de Glória-BA, David Cavalcanti, representantes da Prefeitura de Paulo Afonso, da ASCOPA, da UNEB, da CODEVASF, do Banco do Brasil, do Banco do Nordeste, do SEBRAE e de outras instituições.

 

Fonte: i9 Comunicação/Ascom Sesab/Cecom MP/PA 24hs/PA4/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!