01/10/2017

Feira: I Corrida Pink and Blue será neste domingo, 1º

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) entregou na manhã desta sexta-feira, 28, os kits aos participantes da I Corrida Pink and Blue, que será realizada neste domingo, 1º de outubro. A iniciativa vai marcar a abertura das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, de combate aos cânceres de mama e próstata, respectivamente.

Mais de 500 pessoas confirmaram presença no evento. As inscrições foram efetuadas mediante a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados pela SMS a instituições carentes que atuam na assistência aos portadores de câncer no município.

Mesmo quem não realizou a inscrição poderá participar da corrida, que será realizada na avenida Nóide Cerqueira. A concentração está prevista para as 7h, em frente ao Colégio Asas. Antes da largada, que terá um percurso de cinco quilômetros, o público será aquecido com uma aula de zumba.

Durante o trajeto, de ida e volta, uma ambulância convencional dará suporte aos participantes, bem como haverá pontos de hidratação com a entrega de copinhos de água mineral. Já no final da corrida vão ser servidas frutas. Enquanto isso, um Dj vai animar o público presente.

A enfermeira técnica em Saúde da Mulher, Alessandra Magalhães, afirma que “o objetivo da corrida é para chamar a atenção da sociedade para a importância da realização de exames de prevenção dos cânceres de mama e próstata. Portanto, todos podem participar e são bem-vindos”.

Em cada kit entregue, os participantes ganharam uma camisa, viseira, uma garrafinha plástica, além de um saquinho com pó colorido (zim color), que foram distribuídos nas cores rosa ou azul.

Fundação Egberto Costa assume Casarão Olhos D`água e anuncia licitação

Uma das primeiras propriedades de Feira de Santana, o Casarão Olhos D’água é um patrimônio histórico cultural do município. E como forma de preservar a cultura da nossa cidade e de ampliar o acesso da população a esse espaço, que a Fundação Cultural Egberto Tavares Costa passará a administrar o espaço.

Segundo alguns historiadores, o imóvel teria sido a primeira habitação erguida no município pelos fundadores da cidade, o casal Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandão. Para outros, o local era um ponto de encontro de tropeiros que vinham fazer negócios na região. O que é comum para todos é o reconhecimento da importância da localidade para a história de Feira de Santana.

Tombada em 12 de julho de 2016, a propriedade pertencente à Fundação Pedra passou também a ser responsabilidade do município. Esta semana por orientação do prefeito José Ronaldo de Carvalho, a Fundação de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Costa - FUNTITEC firmou um termo de convênio com a Fundação Alfredo da Costa e Almeida Pedra e passará a administrar a propriedade e irá transformá-la em um novo museu.

“A Fundação Pedra era quem cuidava do espaço, a partir de agora a FUNTITEC passa a assumir a administração do Casarão e irá realizar as intervenções necessárias para tornar o ambiente um memorial da nossa cultura. O nosso objetivo é transformar esse patrimônio no Museu do Vaqueiro, outro símbolo da nossa cidade”, afirmou o presidente da Fundação Egberto Costa, Antonio Carlos Coelho.

Ainda de acordo ao presidente será aberta uma licitação para a transformação do espaço nos próximos dias. “Não temos a data ainda definida, mas nos próximos dias estaremos abrindo uma licitação para transformar aquele prédio histórico no Museu do Vaqueiro, personagem de grande importância para a economia e cultura da nossa cidade”.

Antonio Carlos falou ainda da importância do convênio que tem validade de 15 anos. “Com esse acordo estaremos dando ao Casarão uma importância ainda maior no que diz respeito a preservação cultural e histórica da nossa cidade, o município poderá fazer as intervenções necessárias através da Fundação Egberto Costa, além de inaugurar um novo espaço de conhecimento e entretenimento cultural para o nosso município”.

O Casarão está localizado na Rua Dr. Araújo Pinho, 1331 - Olhos D'água, Feira de Santana.

Abertas inscrições para cursos de ensino técnico à distância

Estão abertas, na Casa do Trabalhador, as inscrições para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), através de Educação à Distância (EAD), oferecendo cursos com duração média de 3 a 5 meses.

O período de pré-matrículas se estenderá até o dia 22 de outubro. Até o dia 10 de outubro, o sistema de gerenciamento de vagas (Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica- Sistec), estará aberto somente para a inclusão do público prioritário do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que são os inscritos no Cadastro Único, em especial os beneficiários do Programa Bolsa Família.

As vagas são ofertadas pelo Ministério da Educação em cursos de qualificação profissional na modalidade Formação Inicial Continuada (FIC) de Ensino à Distância.

A qualificação profissional é parte de um dos eixos do Plano Progredir, um conjunto de ações coordenadas pelo MDS para gerar emprego e renda e promover a autonomia das pessoas inscritas no Cadastro Único e os beneficiários do Bolsa Família.

Educador ambiental não recomenda consumo diário de água mineral

A água mineral não deve ser consumida diariamente, por ser “extremamente ácida”. Quem afirma é o educador do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), João Dias. Ele palestrou sobre o tema “Os Recursos Hídricos de Feira de Santana” durante seminário sobre Meio Ambiente e Saneamento Básico para moradores do bairro Aviário.

De acordo com Dias, a melhor água para ser consumida é a da Embasa, cujo PH é corrigido. O evento, realizado na praça do CEU do conjunto Paulo Souto, no bairro Aviário, quinta e sexta-feira, (dias 28 e 29), foi promovido através de parceria entre o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), órgão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e a Embasa.

O objetivo do seminário, conforme os organizadores, é despertar a comunidade para a importância de preservar o meio ambiente, como forma de garantir melhor qualidade de vida e os benefícios da acessibilidade ao saneamento básico.

A assistente social Ana Emília Lima de Santana, que esteve representando a Embasa, ressaltou a importância do seminário para uma "conscientização das mudanças de hábitos na população". A coordenadora do CRAS, Cibele Alves, ao afirmar que “os participantes do seminário aprendem a amar o meio ambiente, preservando a natureza, e a amar ao próximo, não descartando resíduos em vias públicas”.

Feira: Pós-feriado, dia 13 será ponto facultativo em repartições municipais

O expediente nas repartições públicas municipais que não prestam serviços essenciais e não são sujeitas a regime de plantão será considerado facultativo no dia 13 de outubro. No dia 12, quinta-feira, é comemorado o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Entretanto, as horas não trabalhadas na sexta-feira serão compensadas com a extensão das atividades no expediente nos dias 2, 3, 4, 5, 6, 9, 10 e 11, em uma hora – já a partir da próxima semana, portanto.

Na sexta-feira funcionarão normalmente as policlínicas localizadas no Parque Ipê, George Américo, Rua Nova, Feira X, Tomba, e nos distritos de Humildes e Maria Quitéria, mais a UPA 24h, localizada na Mangabeira e o Hospital da Mulher.

A coleta do lixo domiciliar será feita normalmente, as equipes do SAMU vão estar de plantão, bem como o pessoal da SMT (Superintendência Municipal de Trânsito), para atender eventuais ocorrências.

Sesp faz limpeza geral dos viadutos

Os viadutos de competência da Prefeitura Municipal de Feira de Santana vão passar por uma limpeza geral, que incluem serviços de varrição, lavagem e retirada de publicidade irregular, sobretudo cartazes.

O viaduto do cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e João Durval foi o primeiro a receber a manutenção, que é realizada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, por meio do Departamento de Limpeza Pública. No próximo domingo, a partir das 7h, as equipes da SESP iniciarão a limpeza no Complexo Viário Dr. Miraldo Gomes, no bairro Cidade Nova.

Segundo o secretário municipal de Serviços Públicos, Justiniano França, a iniciativa tem por finalidade a conservação dos equipamentos e a redução da poluição visual, que afeta a paisagem estética, causa estresse e influência até em acidentes de trânsito.

Ele disse que a Polícia Rodoviária Federal e a Superintendência Municipal de Trânsito darão o suporte a SESP, uma vez que se faz necessária a suspensão do tráfego de veículos por algumas horas, para a execução dos serviços de limpeza nos viadutos.

 

Fonte: Secom PMFS/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!