04/10/2017

Monte Santo: Secretaria de Assistência Social ganha carros novos

 

A prefeitura de Monte Santo continua trabalhando a favor do desenvolvimento e do progresso no município. Na semana passada, dois carros novos foram adquiridos pela Secretaria Municipal de Assistência Social para dar mais suporte ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela secretaria.

De acordo com o Secretário Municipal de Assistência Social, Aroldo Salgado, a aquisição destes novos veículos demonstra a preocupação da atual gestão com a importância de novos equipamentos para o desenvolvimento do trabalho. “Estamos promovendo a assistência social na sede e, em todos os povoados de nosso município. A aquisição destes dois veículos novos irá facilitar ainda mais o nosso trabalho. A intenção do governo da reconstrução é renovar toda a frota dos carros da administração pública”, afirmou Salgado.

Produtores rurais de Mandassaia, em Monte Santo, ganham um novo trator

A prefeitura de Monte Santo entregou mais um trator a produtores rurais do município. A entrega do equipamento que irá beneficiar os moradores de Monte Santo e de outras cidades da região sisaleira aconteceu no último sábado (30) no povoado de Mandassaia.

Durante a solenidade da entrega, o prefeito Vando, que estava acompanhado pela equipe de governo e por vereadores reafirmou o compromisso com o desenvolvimento da cidade.

“Tive a honra de entregar mais um trator em que irá beneficiar diversas famílias de nossa cidade e da região. Continuaremos trabalhando incansavelmente para levar o progresso e o desenvolvimento para todos os cantos de nosso município. Este já é o sétimo trator entregue na nossa gestão. Em breve, iremos entregar mais cinco que recebemos das mãos do governador no mês passado”, declarou Vando.

Projeto Saberes de Mestres termina com encontro de artesãos em Euclides da Cunha

Uma homenagem a mestre Zé Valdo, falecido em setembro, vai marcar o encontro de conclusão do projeto Saberes de Mestres, no próximo dia 6 de outubro, sexta-feira, às 9h, na Casa da Cultura de Euclides da Cunha, na região central do Estado.

O projeto Saberes de Mestres consiste na realização de ações de intercâmbio cultural entre as comunidades artesanais do Polo e especialistas em produção artesanal com fibra do licuri e madeira de umburana. Durante o projeto, os mestres tiveram a oportunidade de disseminar suas técnicas e aprimorar a prática entre os artesãos da região possibilitando seu desenvolvimento cultural.

O encontro aumenta de importância, do ponto de vista dos valores humanitários, devido à homenagem póstuma prestada ao Mestre José Valdo Rosa, mais conhecido por Zé Valdo, muito querido por todos nas comunidades alcançadas pelo projeto. O fim da vida do mestre que vinha repassando seus conhecimentos coincidiu, assim, com a finalização do projeto financiado pelo Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, com parceria das Secretarias da Fazenda e de Cultura da Bahia (SecultBA).

Durante o encontro, será realizado um balanço das ações do projeto, desenvolvidas desde fevereiro, com a participação de comunidades artesanais situadas no Polo da Palha do Licuri, localizado na região. O pólo é formado por três associações, entre as quais a Associação de Artesãos de Santa Brigida, da comunidade de Morada Velha e a Associação de Artesãos de Lear do Chuquê, da comunidade do Chuquê, em Jeremoabo. Também integra o Polo da Palha do Licuri, a Associação de Artesãos de Lear de Serra Branca, da comunidade de Serra Branca, no município de Euclides da Cunha, onde será realizado o último encontro do projeto. O compartilhamento dos saberes tinha como principais mestres artesãos, Zé Valdo e Zé de Rita. Os conhecimentos ancestrais foram repassados para os participantes do Projeto Saberes de Mestre.

Dentro da estrutura da SecultBA, o Projeto Saberes de Mestres contou com apoio da equipe de trabalho da Diretoria de Territorialização da Cultura (DTC), subordinada à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). Saberes de Mestres é uma produção da Associação Movimento João de Barro, em parceria com a Overbrand Designers Associados e foi selecionado no edital Territórios Culturais 2016, promovido pela SecultBA.

Para Frank Lorens, coordenador do projeto, “o principal objetivo do projeto foi preservar e valorizar a cultura tradicional do artesanato do Polo da Palha do Licuri,  através da disseminação dos saberes dos grandes mestres da região”. Segundo o coordenador, o projeto Saberes de Mestres permitiu descobrir talentos e ao mesmo tempo aprimorar a técnica entre os artesãos já experientes, de forma a torná-los mais competitivos no mercado local, nacional e internacional.

  • Serviço:

Encontro final do projeto SABERES DE MESTRES Data: 06.10.17 (sexta-feira)

Local: Casa da Cultura de Euclides da Cunha – Av. Ruy Barbosa, s/n, Centro, Euclides da Cunha, BA

Horário: 09h

Realização: Associação Movimento João de Barro / MJB

1º Festival de Cultura, Artes e História celebra os 120 anos do fim da guerra de Canudos

Em comemoração aos 120 anos do fim da Guerra de Canudos, será realizado o 1º Festival de Cultura, Artes e História do município. O evento acontecerá nos dias 4 e 5 de outubro e tem como objetivo ressaltar a história e cultura de Canudos, abordando os anos de resistência dos que lutaram por justiça social no sertão baiano.

Um dos destaques do festival será o desfile temático onde as escolas retratarão toda a história do município e de toda a guerra, com o tema “A luta, o homem e a terra”, com encenações baseadas no livro ‘Os Sertões’, de Euclides da Cunha. O Concurso “Canção Histórica de Canudos” também será um dos grandes momentos do festival. A programação inclui ainda apresentações da Filarmônica Municipal, da Banda de Pífanos, teatro, artesanatos, dança e uma grande virada cultural com artistas locais que encerrarão o evento.

Dia 5 de outubro é a data que marca o fim da guerra de Canudos e o festival busca resgatar memórias do conflito e destacar a resistência e história dos canudenses.

Guerra de Canudos. O conflito, chamado Guerra dos Canudos ocorreu entre novembro de 1896 a 5 de outubro de 1897, um confronto entre a população de fundo sócio-religioso e o Exército da República.

O beato Antônio Conselheiro liderava este movimento. Nas três primeiras tentativas das tropas governistas em combater o arraial de Canudos nenhuma foi bem sucedida. Porém, na quarta tentativa, as tropas federais massacraram os habitantes do arraial de Canudos de forma brutal. Crianças, mulheres e idosos foram mortos sem piedade. Antônio Conselheiro foi assassinado em 22 de setembro de 1897.

Entrega de habitações rurais garantem a permanência de comunidade de fundo de pasto no campo

Ter uma casa própria para morar com dignidade é o sonho de muitos brasileiros. Com Fernanda Vieira, da comunidade rural Fazenda Quina no município de Campo Formoso, não era diferente. Nesta segunda-feira (2), o sonho dela tornou-se realidade. Fernanda foi um dos beneficiários que receberam unidades habitacionais rurais. A solenidade de entrega contou com a participação do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias.

“É muito bom conquistar uma moradia num lugar tranquilo e poder permanecer no campo”, celebrou Fernanda Vieira, que está grávida de sete meses e aguarda a chegada de seu filho Bernardo. Já Damaris de Lima, presidente da Associação da Comunidade Tradicional Fundo de Pasto Fazenda Quina, salientou que “o sentimento é de vitória, felicidade e alegria em ter habitações bem estruturadas da forma como a gente sempre sonhou”.

A ação, que beneficiou 21 famílias, foi executada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da CAR, em parceria com a Caixa Econômica Federal e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur). O investimento total foi de R$ 1,2 milhão, com recursos do Programa de Habitação de Interesse Social, oriundos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), e do Programa Vida Melhor, do Governo do Estado, com o objetivo de incluir cidadãos baianos que se encontram dentro da faixa de pobreza extrema.

“A entrega dessas casas representa um passo importante. Agora é desenvolver a produção com ovinocaprinocultura, principal atividade econômica das comunidades de fundo e fecho de pasto. Com o projeto Pró-Semiárido, vamos ofertar assistência técnica e extensão rural (ATER), apoiando a produção de forragem para que os criatórios de caprinos e ovinos, tanto de leite como de corte, possam ser dinamizados. Hoje, foi entrega das casas e num futuro próximo vamos celebrar a ampliação de renda e qualidade de vida das famílias, com o aumento da produtividade”, ressaltou Wilson Dias, durante seu pronunciamento.

As habitações entregues foram construídas com a tecnologia de cisternas integradas. Amadeu Montenegro Neto, diretor de habitação da Sedur, prestigiou a solenidade e parabenizou as famílias pelas novas moradias e lembrou que “a casa é a célula inicial para o homem ficar no seu lugar, hoje essa entrega é um marco para comunidade e para o governo”.

Campo Formoso

Rose Menezes, prefeita de Campo Formoso, informou que tem se inspirado nas ações do Governo do Estado para tocar sua gestão municipal: “Nós criamos uma mini SDR e estamos multiplicando os programas na cidade por enxergar que a saída para o desenvolvimento local e do país está no investimento e na valorização do homem no campo”, disse a prefeita, destacando que com a moradia garantida, o próximo passo é trabalhar pela qualificação da base produtiva.

O secretário de Desenvolvimento Agrário e Turismo de Campo Formoso, Hélio Alves, reforçou que “nosso slogan é trabalhar para transformar e a entrega dessas casas é resultado de muito trabalho para empoderar o meio rural, sem assistencialismo, mas com condições dignas de poder morar, trabalhar e produzir”.

Técnicos da SDR/CAR, do projeto Pró-Semiárido, vereadores, representantes de cooperativas, associações, sindicato dos trabalhadores rurais (Sintraf), Elisângela Araújo, coordenadora geral do Fórum Baiano da Agricultura Familiar, entre outras autoridades, marcaram presença na entrega das casas.

 

Fonte: i9 Comunicação/SecultBa/Ascom PMC/Ascom SDR/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!