05/10/2017

Feira: Rui lidera pesquisa encomendada por Zé Ronaldo

 

O governador Rui Costa (PT) lidera uma pesquisa encomendada pelo prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (DEM), para avaliar as intenções de voto na sua cidade em 2018.

De acordo com o levantamento realizado pelo instituto Ipex Bahia, o petista aparece em primeiro, com 17%, na consulta espontânea, quando não são listados os nomes dos candidatos.

O segundo colocado é o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), que tem 9%, seguido do próprio gestor feirense, que aparece com 6%.

De acordo com informações de fontes ligadas ao Palácio de Ondina, como a soma dos dois democratas juntos é de 15%, os dados, coletados no dia 10 de setembro, não serão oficialmente divulgados, mas foram vazados em grupos de WhatsApp.

Além de Ronaldo, outro que não deverá concorrer ao comando do Executivo baiano, o senador Otto Alencar (PSD), é a opção de 2% dos entrevistados.

Feira: Estudantes participam de culminância dos Jogos Estudantis

As finais dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP) das escolas estaduais situadas no Núcleo Territorial de Educação de Feira de Santana (NTE 19) estão mobilizando a comunidade escolar até esta sexta-feira (06). São aproximadamente 1.500 estudantes disputando jogos em diversas modalidades esportivas como futsal, futebol de campo, basquete, voleibol, handebol, baleado, além de xadrez outras competições. As atividades, que acontecem no turno diurno nos Ginásio Municipal e no Colégio Estadual Santo Antônio, fortalecem a prática esportiva no currículo da Educação Básica.

A estudante do 8º ano, Grace Iglesias, 15 anos, do Instituto de Educação Gastão Guimarães, falou da importância do esporte na escola. “Com certeza toda essa mobilização atrai os estudantes para a escola, principalmente por ser algo que todos gostamos. Por causa do voleibol, tenho muito mais disposição para frequentar a escola. E esse evento que integra diversas escolas é muito bacana”, contou.

Já para o estudante do 6º ano, João Paulo Ferraz, 13, do Escola Ernestina Carneiro, o futsal se tornou uma atividade presente na sua formação. “Acho que não podemos ter uma escola sem esporte, por isso minha participação no esporte me ajuda a ser um aluno melhor. Mas é claro que o objetivo é ganhar os jogos aqui na final para representar minha escola”, afirmou.

JERP

Os Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp), projeto desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio dos 27 Núcleos Territorias de Educação, tem o objetivo de fortalecer a cultura corporal e as práticas esportivas no currículo da Educação Básica, tendo como princípios a diversidade, a ética, a integração, a socialização, a inclusão, a participação, a cooperação, o regionalismo e a emancipação.

Profissionais de 38 municípios serão qualificados no curso de Gestores de Ligas de Futebol no município de Feira

Profissionais que atuam no futebol dos Territórios de Identidade do Portão do Sertão e da Bacia do Jacuípe terão a oportunidade de participar do Curso de Qualificação de Gestores de Ligas de Futebol, que acontece de sexta-feira a domingo (6 a 8), no Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, no município de Feira de Santana. De iniciativa da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), o projeto tem como objetivo contribuir para a capacitação dos gestores esportivos envolvidos com o futebol de toda Bahia.

Com aulas teóricas gratuitas, o curso foi criado para dotar as entidades que atuam no futebol com melhor estrutura gerencial, capacitando os profissionais a desenvolver ações administrativas, gestão de projetos, marketing esportivo e relações interpessoais compatíveis com o mercado do futebol amador e profissional da atualidade.

Este será o 11º encontro dos 23 previstas no projeto, com carga horária de 16 horas, abrangendo os 417 municípios baianos. Além de dirigentes de ligas, a iniciativa é voltada também para diretores, coordenadores e secretários de esporte dos municípios baianos. Idealizado pela Sudesb, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, o projeto de qualificação tem o apoio do Ministério do Esporte, da Federação Bahiana de Futebol e da execução operacional da Federação Baiana de Desporto de Participação (FBDP).

O curso vai atender os interessados dos municípios de Água Fria, Amélia Rodrigues, Anguera, Antônio Cardoso, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Feira de Santana, Ipecaetá, Irará, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Estevão, São Gonçalo dos Campos, Tanquinho, Teodoro Sampaio, Terra Nova, Baixa Grande, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Gavião, Ipirá, Mairi, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Quixabeira, Riachão do Jacuípe, São José do Jacuípe, Serra Preta, Várzea da Roça e Várzea do Poço.

  • Confira a programação:

06 / 10 - Sexta-feira

Local: Colégio Luiz Eduardo Magalhães (ao lado da Estação Rodoviária)

18h – Credenciamento

19h – Abertura - Composição da Mesa:

19h30 às 22h – Palestra

Tema: Teoria Geral da Administração – Políticas Setoriais do Esporte, Gestão do Futebol

Palestrante: Prof. Ney Santos (Sudesb e DEF/Faced/UFBA)

07 / 10 – Sábado

08h às 10h

Tema: Formação de Equipes - Gestão de Escolinhas de Futebol e Trabalhos com Fundamentos

Palestrante: Prof. Eduardo Fontes (Preparador Físico)

10h às 12h

Tema: Direito Esportivo – Lei do Passe, Estatuto do Torcedor, Direito Federativo e de Imagem

Palestrante: Manfredo Lessa (FBF)

14h às 17h

Tema: Elaboração e Gestão de Projetos

Elementos de um Projeto e Oficina de Elaboração de Projetos Esportivos

Palestrante: Prof. Enrique Carlos (FBDP) e Wilton Brandão (SUDESB)

17h às 19h

Tema: Marketing Esportivo – Cases Relatos de vivências e projetos de sucesso

Palestrante: Marco Costa

08 / 10 – Domingo

08h às 11h

Tema: Relações Interpessoais e Ética: Relacionamento entre dirigentes, atletas, público, arbitragem, empresários e imprensa.

Palestrante: Cláudia Pedral (Terapeuta Ocupacional)

11h – Encerramento com entrega de Certificados

Vereador voltará a solicitar implantação de Delegacia do Idoso em Feira de Santana

No uso da tribuna, na sessão ordinária desta quarta-feira (04), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador Roberto Tourinho (PV) informou que solicitará audiência com o secretário Estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, para pedir novamente a instalação de uma Delegacia do Idoso em Feira de Santana, levando em consideração o grande número de anciãos vítimas de violência.

“O Jornal Folha do Estado trouxe na edição de hoje uma matéria intitulada ‘Campanha em outubro alerta contra violência ao idoso’, onde a enfermeira Isabela Sampaio afirmou que o Núcleo de Apoio à Saúde da Família- Nasf registrou, até o primeiro semestre, 20 casos de denúncias de violência e abandono contra a pessoa idosa. Segundo o Estatuto do Idoso, é considerada violência contra a pessoa idosa qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado, que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico”, relatou Tourinho.

Ainda segundo o edil, ele encaminhará ao secretário Maurício Barbosa o pedido de uma audiência, onde irá reforçar a instalação de uma Delegacia do Idoso em Feira de Santana. “Quero ratificar um pedido que fiz no passado: a instalação de uma Delegacia do Idoso para nossa cidade, a segunda maior da Bahia, maior que oito capitais brasileiras e o maior entroncamento rodoviário Norte e Nordeste do Brasil. Precisamos de uma delegacia para atender aos idosos, que são mal tratados, molestados, abandonados e até psicologicamente atingidos”, pontuou.

Para finalizar, Tourinho pediu ajuda do colega Alberto Nery (PT) e do presidente da Casa, vereador José Carneiro Rocha (PSDB) para a formação de uma comissão e o agendamento breve da audiência com o secretário. “Peço ao vereador Alberto Nery, que aqui representa o Governo do Estado, que nos ajude a firmar esta audiência com o secretário e ao presidente da Casa que forme uma comissão, com a presidente do Conselho dos Idosos, Cacilda Miranda, e outros vereadores para reforçarmos o pedido junto ao secretário”, findou.

Sarau das Minas e Exposição Coletiva movimenta o MAC

Um público, principalmente jovem, lotou o Museu de Arte Contemporânea para o Lançamento da Exposição Coletiva de Novos Talentos Femininos nas Artes Plásticas e Sarau das Minas, promovido pelo Coletivo Empoderamento de Mulheres de Feira de Santana e Região e o MAC na noite desta terca-feira, 3. Ao todo, 15 mulheres estão expondo seus trabalhos sob o tema ”A Mulher é uma Construção”. São pinturas, gravuras, fotografias, desenhos, grafite, vídeo arte, arte performática, transmídia e instalações que expressam a visão das mulheres por elas mesmas.

“O objetivo aqui é dar visibilidade a produção artística feminina, coisa que é sempre difícil para a mulher, para as artistas que estão começando. Temos aqui reunidos cerca de 50 trabalhos que revelam muito talento. Queremos que a comunidade conheça”, destacou Larissa Rodrigues, do Coletivo de Mulheres.

Um das obras que mais chamaram a atenção do público foi a Instalação interativa da artista plástica e poetisa Deisiane Barbosa, que se resumia num arquivo, um fichário onde continha alguns poemas da artista e em volta dele folhas de papeis em branco, lápis, lápis de cor, envelopes, que convidavam o público a interagir com a obra.

“Fui atraído pela folha em branco e quis logo desenhar, pontuou o técnico em Enfermagem Hebert Barbosa. Ao lado dele, a também poetisa e mestre em literatura, Mariane Barbosa, completou: “como sou ligada à literatura, pensei em escrever a partir de toda essa ambientação aqui tendo o fichário como centro, os envelopes me remetem a memórias”.

A cantora Milena de Souza Melo abriu o Sarau das Minas cantando MPB e canções autorais. Dona de uma voz marcante, ela participou do concurso nacional The Voice Brazil. “É muito importante estar aqui mostrando o nosso trabalho”, destacou.

Para o Diretor do Museu de Arte Contemporânea, Edson Machado, mais uma vez o museu cumpre o seu papel que é divulgar novos talentos. “Todo artista precisa de espaço, de apoio e o MAC abraça essa causa. Junto com o Coletivo de Mulheres já fizemos o projeto "Leia Mulher" e agora essa exposição, que com certeza impulsiona a carreira que quem está começando. Os trabalhos podem ser vistos até o final do mês".

 

Fonte: Bahia.ba/Ascom Educação/Ascom Sudesb/Ascom CMFS/Secom PMFS/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!