11/10/2017

Feira: Lei impõe multa de um SM a quem passar trote ao SAMU

 

Agora é lei. Quem passar trote para o Serviço Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Feira de Santana estará sujeito a pagar multa no valor de um salário mínimo a cada ligação feita ao órgão. A Lei, iniciativa do vereador Gilmar Amorim, foi sancionada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho e publicada no Diário Oficial Eletrônico, nesta terça-feira, 10.

A coordenadora do Samu, Maíza Macedo, acredita que a partir de agora com a operacionalização dessa lei, os números de trotes vão diminuir. “A gente espera que a população se conscientize para não mais usar o telefone indevidamente”. De janeiro a dezembro de 2016, o SAMU recebeu 9.872 trotes, enquanto que neste ano, até setembro, foram 4.600.

A secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, diz que a redução deste tipo de chamada é positiva, e a multa vai inibir ainda mais este comportamento que considera inadequado. “É uma brincadeira de extremo mau gosto que vai terminar em prejuízo financeiro para quem a pratica. Nós vamos nos empenhar para que estas pessoas sejam devidamente punidas”.

“Os números quando comparados já apresentam uma queda. Isso se deve ao trabalho de conscientização que o órgão já vem desenvolvendo, sobretudo nas escolas”, informa a coordenadora citando o projeto SAMUCA, criado para orientar as pessoas sobre a funcionalidade do serviço e quando ele deve ser acionado.

“Cada trote que chega ao SAMU resulta em atendimentos que deixam de ser prestados, impedindo que o cidadão que precisa do serviço tenha acesso a ele, bem como na ocupação da linha telefônica e também no desgaste da equipe que está recebendo as chamadas”, destaca. A média diária de chamadas recebidas é de 150 ligações.

Segundo a coordenadora do SAMU, ligações repetitivas e com informações desencontradas e fragilizadas geralmente se enquadram como trotes. O número do telefone que aparecer no BINA será repassado para a Anatel, que deverá identificar o responsável pela linha telefônica.

“Em casos de chamadas através de aparelhos públicos iremos criar estratégias para chegar até o autor, como já ocorreu e essa pessoa respondeu a um processo tendo que prestar serviço ao órgão por 90 dias”, afirma Maíza Macedo. O valor arrecadado com a aplicação das multas será revertido em benefício para o SAMU, a exemplo de compra de materiais, organização da estrutura do serviço e capacitação de pessoal.

Parque da Lagoa é "point" de comemorações em homenagem ao Dia das Crianças

O Parque da Lagoa, na avenida José Falcão da Silva, é o point garantido para diversão no Dia das Crianças, durante esta semana. O contato com a natureza e as inúmeras opções de lazer têm atraído principalmente grupos de estudantes de escolas públicas e privadas, que estão lotando o equipamento diariamente e esbanjando alegria.

Além de contato com animais, como patos, galinhas, cágados, coelhos, preás e muitos outros, a criançada também se diverte a valer no parque infantil. São balanços, gangorras, escorregadeiras, caixas de areia e muitos outros equipamentos espalhados pelo parque que vêm atraindo os visitantes.

Os pais também aproveitam para se divertir, fazendo piquenique, tirando self e conhecendo os animais que habitam o espaço público mantido pelo Governo Municipal. As caminhadas no entorno da lagoa também são outra boa opção.

No Parque da Lagoa também está instalado uma academia ao ar livre, um incentivo a mais para as pessoas se preocuparem com a saúde e praticarem ginástica, já entrando em forma para o verão.

As visitas ao Parque da Lagoa têm sido roteiro obrigatório de escolas públicas e privadas para marcar o Dia das Crianças. E o espaço atende diariamente centenas e até milhares de visitantes, com total conforto e segurança mantida com a presença da Guarda Municipal.

Escola aproveita Semana da Criança para orientar sobre o Bolsa Família

Além de muita brincadeira e palhaçada, a garotada que estuda na Escola Municipal Dr. Rubens Carvalho, no bairro Pampalona, tem um motivo a mais para comemorar o Dia das Crianças. Através de parceria com a direção da unidade escolar, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Pampalona está levando o serviço do Bolsa Móvel, para garantir o direito de acesso ao programa Bolsa Família para quem se enquadrar no perfil do benefício social.

As orientações estão sendo feitas aos alunos e principalmente responsáveis por eles, visando incluir novos beneficiários no programa social. Enquanto as crianças brincam no pula-pula e se divertem com a palhaçada do palhaço Tom, as assistentes sociais do CRAS não estão para brincadeira, orientando e cadastrando mães para receber o auxílio.

A coordenadora do CRAS Pampalona, Edmeia Oliveira de Souza, orienta as mães a se dirigirem à unidade escolar, nesta terça-feira, 10, para serem cadastradas no Bolsa Família ou tirarem dúvidas a respeito do programa, além de atualização cadastral.

A programação desenvolvida pela direção da escola foi iniciada nesta segunda-feira, 9, e prossegue até  quarta-feira, 11, véspera do feriado nacional.

A vice-diretora Vanessa Silva explica que a escola possui 540 alunos matriculados. Ela informa que nesta segunda-feira, 9, a diversão foi direcionada aos alunos da educação infantil, inclusive com distribuição de algodão doce. Já nesta terça-feira, 10, além da brincadeira na cama elástica, também a promoção de gincana cultural. E na quarta-feira, 11, as atividades serão encerradas com dia de artes, pintura de rostos e alguns alunos irão para a quadra de esporte do Sítio Novo participar de recreação.

Começa o Aberto de Futsal, com jogos à noite no Ginásio Oyama Pinto

O I Aberto de Futsal de Feira de Santana começou na noite desta segunda-feira, 9, no Ginásio Oyama Pinto. O time Mega Boys, do município de Nova Itarana, não compareceu à partida contra Akmos Futebol, no Ginásio Oyama Pinto.

Essa seria a partida que abriria o campeonato. Na sequência entraram em campo o Feras e Mustangs; Golden Boys e Feirense e por fim, o Cidade Nova enfrentou o Show Business. Todos times da casa.

Cada uma das partidas durou 40 minutos, divididas em dois tempos e com intervalo de cinco minutos.

Para Rafael Estrela, dono do Fênix, time que fará sua estreia no campeonato na noite desta terça-feira, 10, esse campeonato representa o resgate do futsal no município.

“Já considero um evento de alto nível e com grande número de equipes participando”, observou para em seguida acrescentar que “é uma iniciativa positiva. Eventos esportivos assim devem acontecer sempre”.

Nesta semana os jogos vão acontecer até quarta-feira, 11, sempre à noite. A final do campeonato de futsal está prevista para ocorrer em novembro. A equipe campeã e vice serão premiadas com troféu e medalhas.

Essa é uma realização da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Vereador critica reforma política e diz que regras visam favorecer interesses particulares

Durante pronunciamento na tribuna da Casa da Cidadania, na sessão ordinária desta terça-feira (10), o presidente do Legislativo feirense, José Carneiro Rocha (PSDB) criticou as novas regras previstas da reforma política elaborada pelo Congresso Nacional e afirmou que a medida visa atender exclusivamente interesses particulares de um “Congresso inoperante”.

“Tenho ouvido falar nessa reforma política ao longo de muitos anos e essa reforma não sai do papel. Temos um Congresso inoperante, sem compromisso com essa situação. Ouvi senadores defendendo antecipação de eleição para eleger inoperantes. Confesso que não acredito que alguém que não esteja no poder venha tirar proveito de eleição antecipada. Isso é discurso com interesses próprios”, criticou.

Para o edil, falta ação e compromisso por parte dos deputados e senadores. “Não consigo enxergar uma forma de mudar a política do nosso país. Querem acabar com as coligações em 2020, porque agora eles ainda precisam das coligações para se elegeres. Estão fazendo dos vereadores cobaias”, finalizou.

Nery convoca vereadores a se manifestarem contra reforma política

No uso da tribuna da Casa da Cidadania, o vereador Alberto Nery, parabenizando o colega Cadmiel Pereira (PSC) pelo discurso, convocou a Câmara a se mobilizar e promover manifesto contra a reforma política elaborada pelo Congresso Nacional e que será sancionada pelo presidente da República, Michel Temer. Para Nery, as novas regras implicam prejuízos para os vereadores, uma vez que serão aplicadas apenas a partir das eleições de 2020.

“Os vereadores precisam se manifestar porque a proposta vai exterminar os partidos pequenos, acabar com as coligações proporcionais. Tudo isso será colocado em prática a partir de 2020, quando estão previstas as eleições para vereador e prefeito. Mas, na eleição de 2018, para elegermos deputados estaduais, deputados federais, governador, senador e presidente, as regras não terão mudanças”, afirmou.

Em aparte, o vereador Marcos Lima (PRP) parabenizou o colega pelo pronunciamento e criticou as novas regras previstas no projeto. “Os deputados estão preocupados apenas com eles. Vários cortes e limitações foram testados na última campanha para vereador e estão fazendo o mesmo agora, implantando novas regras para o pleito de 2020, quando haverá nova eleição para vereador”, criticou.

Para o vereador Cadmiel Pereira (PSC), a reforma política detona a democracia. “Com esta reforma, os pequenos serão eximidos. Parabéns ao colega Nery pelo seu pronunciamento”, afirmou.

 

Fonte: Secom PMFS/Ascom CMFS/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!