12/10/2017

Feira: Obras do Centro POP Rua concluídas até fim do mês

 

Moradores de rua passarão a contar com uma sede própria do equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) especializado em garantir assistência ao público que vive nas vias públicas. Até o final deste mês, conforme previsão da construtora, as obras do Centro de Referência Especializada para População de Rua Elizabeth Martins (Centro Pop Rua) estarão totalmente concluídas.

Além de fazer parte da estrutura própria da Prefeitura, a nova sede do Centro Pop traz algumas vantagens importantes para o público assistido, conforme frisa o secretário de Desenvolvimento Social (Sedeso), Ildes Ferreira. “O novo prédio possui estrutura definida especialmente para atender às necessidades do público, com todo conforto necessário em local privilegiado, amplo e bem ventilado. Além disso, continuarão contando com o atendimento de profissionais altamente capacitados”, frisou.

O diretor da Construtora Lima Souza, João Carlos Lima Barreiros, inspecionou as obras na segunda-feira, 9, e assegurou que os serviços devem ser concluídos nos próximos 15 dias. “O que falta agora são pequenos arremates, colocação de algumas grades e corrimão, nova pintura e limpeza geral”, frisou.

Para garantir agilidade na conclusão das obras dentro do prazo previsto, o serviço está sendo executado, conforme informou João Lima, por oito profissionais da construção civil. “Vamos trabalhar intensamente para garantir o prazo”.

Paciente acamado vai receber em domicílio atendimento odontológico

A assistência prestada pelo Serviço de Atendimento Domiciliar (Sad) vai ganhar reforço em Feira de Santana. Através do projeto Sorriso, entre os dias 16 a 20 deste mês, os pacientes acamados vão receber em sua residência o profissional de odontologia. A iniciativa será desenvolvida em conjunto com o fonoaudiólogo, ambos da Atenção Básica.

Durante as visitas aos pacientes, o odontólogo fará a avaliação oral com limpeza e aplicação de flúor. Os usuários assistidos pelo Serviço de Atendimento Domiciliar apresentam diagnósticos diversos, que muitas vezes os deixam em situação de acamados. São portadores de sequelas por conta de um AVC (Acidente Vascular Cerebral), como disfagia (dificuldade na deglutição) e afásica (não falam); crianças portadoras de paralisia cerebral e adultos acometidos por trauma raquimedular – a exemplo de vítimas de arma de fogo ou que sofreu uma queda e ficou tetraplégico.

“Ao fazer estímulos na face, sobretudo desses pacientes, a fonoaudióloga observou uma higiene oral precária e que não favorece a reabilitação do paciente. Por isso, na próxima semana, iremos levar o profissional de odontologia até eles para realizar alguns cuidados preventivos e de educação em saúde”, afirmou a referência técnica, Mirella Ribeiro, reforçando que “essa ação tem caráter preventivo e curativo, e a ideia é que tenha continuidade”.

De acordo com a enfermeira, atualmente, 25 pessoas estão sendo assistidas em sua residência, sendo a maioria idosos. São pacientes que requer maior frequência de cuidado, recursos de saúde e acompanhamento contínuo. E apresentam dificuldades ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde.

A equipe do SAD é composta por multiprofissionais, sendo eles enfermeiro, médico, assistente social e técnico de enfermagem, além do apoio de fisioterapeuta, fonoaudiólogo e nutricionista. A iniciativa visando a desospitalização já vem sendo realizada em Feira de Santana há três anos.

Para solicitar o serviço, a demanda pode ser espontânea ou o paciente é encaminhado através da unidade de saúde. A base do Serviço de Atendimento Domiciliar funciona na rua Barão do Rio Branco, número 1.054, Centro.

Começa no Boulevard exposição de trabalhos de pequenos artesãos

Quem for ao Boulevard Shopping, no período de 10 a 15 deste mês, terá a oportunidade de conhecer os trabalhos artesanais desenvolvidos através de cursos gratuitos oferecidos à comunidade pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso). É a IV ExpoSedeso, iniciativa que visa impulsionar as vendas de pequenos artesãos, incentivando a geração de trabalho e renda.

As produções são frutos dos cursos de ofício oferecidos pelo Departamento de Cidadania, Costurarte e ainda trabalhos desenvolvidos no Projeto Feira Produtiva. Contemplam pessoas de diversas comunidades, tanto da zona urbana quanto rural, além de cooperados através da economia solidária.

São seis expositores fixos em uma das alamedas do shopping, onde os visitantes poderão conhecer os artesanatos. Os produtos não são comercializados neste local, mas os valores bem competitivos constam em cada produto, juntamente com o telefone para contato visando possibilitar a encomenda.

Nos estandes estão expostos artesanatos com materiais reciclados, principalmente garrafas pet e jeans, além de artefatos produzidos com jornais e coco seco, crochê, bolsas, vasos para flores. E ainda alimentação, como sequilhos, doces e muitos outros.

A articuladora da ExpoSedeso, Noemi Santos Dias, explica que a iniciativa proporciona maior visibilidade à produção artesanal resultado dos cursos oferecidos pela Sedeso em diversas localidades do município, agregando valor a produtos e também gerando fontes alternativas de renda.

Vereador protocola Moção de Repúdio contra Rede Globo

O vereador Edvaldo Lima (PP), em pronunciamento na tribuna da Casa da Cidadania, na sessão desta quarta-feira (11), pediu apoio aos colegas para aprovação da Moção de Repúdio contra a Rede Globo, em virtude de matéria veiculada na edição do último domingo (08) no programa “Fantástico”, intitulada “Casos recentes de ódio e intolerância têm se espalhado pelo Brasil”, que segundo o edil, ferem os direitos da família brasileira.

“Sou defensor da imprensa, mas quero que sejam imparciais na sua cobertura. A Rede Globo de televisão está tentando implantar o ódio contra as religiões nesse país. A emissora tenta colocar o ódio nos corações dos cristãos e de pessoas de religiões afrodescendentes”, afirmou.

Para o edil, “isso que aconteceu no último final de semana já não é mais novidade, e sim uma rotina que obriga os telespectadores a concordarem com tudo que é exibido e acharem que tudo é normal”. Na oportunidade, o vereador do PP teceu críticas ao músico baiano Caetano Veloso, que declarou não ver nada de anormal no que concerne à interação de uma criança com um artista nu no Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Casa da Cidadania promoveu 1º Encontro com a Imprensa

A Câmara Municipal de Feira de Santana promoveu na manhã desta quarta-feira (11), na Sala de Reuniões, no Prédio do Legislativo Feirense Vereador Dival Figueiredo (prédio anexo), o primeiro “Encontro com a Imprensa”, da gestão do presidente da Casa da Cidadania, José Carneiro Rocha (PSDB).

O evento, que contou com a presença de diversos profissionais de comunicação de Feira de Santana, teve como objetivo divulgar ações de interesse da coletividade implementadas pela Câmara, ouvir sugestões e estreitar as relações com a imprensa que cobre as atividades legislativas.

Durante o encontro, foram abordados assuntos como concurso público da Câmara, TV aberta do Legislativo feirense, implantação do cartão de ponto e destinação da verba de publicidade. Na oportunidade, o presidente José Carneiro Rocha informou que as ações já estão sendo adotadas para atender as necessidades da Casa dentro de suas possibilidades e com verdadeiro zelo e respeito à coisa pública, em prol do engrandecimento da Câmara e bem-estar dos funcionários, vereadores, visitantes e profissionais da imprensa.

 

Fonte: Secom PMFS/Ascom PMFS/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!