12/10/2017

Cairu: Arquipélago de Tinharé com 95% de ocupação no feriado

 

No feriado prolongado de 12 de outubro, o clima da primavera que se aproxima do verão, prepara as ilhas do Arquipélago de Tinharé, pertencente ao município de Cairu, para receber turistas da Bahia e de diversas partes do Brasil. A perspectiva da secretaria de turismo é de atingir 95% de ocupação nas quatro ilhas.

O município possui mais de 400 km2 de belezas naturais. O arquipélago reúne 26 ilhas. É de lá que estão algumas das praias mais procuradas do Baixo Sul: Morro de São Paulo, Boipeba, Garapuá e Moreré são destinos de nativos e turistas em curtas e longas temporadas.

Entre os atrativos região, além das águas claras e mornas, estão as belas paisagens, esportes radicais, visitação as baleias, manguezais, trilhas e o turismo histórico na sede Cairu. Morro de São Paulo, o terceiro destino turístico recebe aproximadamente 350 mil turistas por ano. Do total 85% de turistas ficam em Morro, 15% vão para as outras praias da região, como Boipeba e Moreré.

Programação Especial

Em Morro de São Paulo, a quinta-feira (12) terá Luau na Segunda Praia, sexta-feira (13) Festa na Toca do Morcego, no sábado (14) Festa na boate Pulsar. O domingo (15), terá um Passeio Ciclístico na Ilha de Tinharé, um trajeto de 25 km que sai de Morro de São Paulo até Garapuá.

Boipeba, conhecido pela tranquilidade, terá um final de semana agitado, com a presença dos atletas que participarão do Campeonato de Surf de Boipeba, o SUB 13, que vai acontecer na Praia da Cueira. Já Moreré e Garapuá é o destino ideal para quem quer silêncio, sombra e água fresca.

Como chegar

Partindo de Salvador existem várias opções: Se for de carro, a melhor opção é utilizar o sistema ferry-boat “Salvador – Bom Despacho”, na Ilha de Itaparica, de onde é possível seguir pela rodovia BA-001, passando por Nazaré das Farinhas, até a cidade de Valença, por 105 km. Chegando a Valença existem barcos e lanchas rápidas que saem a cada uma hora. O trajeto pode durar de 30min a 1h30 mim.

Outra opção é seguir de Salvador direto para Morro, por via marítima. Em frente ao Mercado Modelo, saem vários catamarãs. A viagem é feita beirando a costa e dura em média 2h30. Existe ainda a possibilidade de fazer o trajeto semi terrestre, ou seja, metade por mar, metade por terra. A viagem dura 2h30, com três baldeações. Existem barcos particulares que fazem a linha de Morro para Boipeba, Garapuá, Moreré e Cairu.

Para os que querem uma viagem mais rápida e panorâmica, a opção é via aérea. Existem vôos diretos fretados que saem do Aeroporto Internacional Luiz Eduardo Magalhães para Morro de São Paulo e para Boipeba. A duração da viagem é de aproximadamente 30min. Apenas duas empresas operam no trajeto, por isso vale à pena fazer a reserva antecipadamente. Para os turistas que saem de São Paulo, a empresa Azul opera um voo semanal Campinas Valença, com chegadas e saídas apenas às quintas-feiras.

Bahia é o destino mais procurado em feirão da Flytour

A Bahia foi o estado campeão de vendas na terceira edição do Hiper Feirão de Viagens Flytour, realizada no Mendes Convention Center, em Santos, de 22 a 24 de setembro. No total, foram vendidas 1.967 passagens e 855 apartamentos para o estado. As quatro posições seguintes do ranking de vendas, ocupadas também por estados nordestinos – Alagoas, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte -, confirmam a região como a preferida pelos clientes do evento.

Os pacotes vendidos para a Bahia compreendem embarques de outubro de 2017 a julho de 2018. O destino baiano mais procurado foi Porto Seguro, no sul do estado, com 676 passageiros e 294 apartamentos. “Em conversa com os clientes no Hiper Feirão, percebemos que Porto Seguro é o destino da família e também tem a preferência nacional para viagens de férias, final de ano e feriados”, afirma Daniel Firmino, diretor de Produtos Nacionais & Operações da Flytour Viagens, agência que realiza o Hiper Feirão.

Na sequência do ranking baiano vieram Mata de São João e Costa do Sauipe, enquanto Salvador ficou em quarto lugar, com 211 passageiros e 92 apartamentos. A Praia do Forte ocupa a quinta colocação nas preferências (188 passageiros e 82 apartamentos).

De acordo com Firmino, a Bahia tem os destinos turísticos mais desejados pelos brasileiros neste verão. O diretor atribui grande parte do êxito do estado no evento ao “maravilhoso trabalho do poder público e privado juntos para aumentar as vendas dos destinos”.

O Hiper Feirão de Viagens de Santos recebeu, nos três dias, 29.950 visitantes. A edição contabilizou 14.060 mil passagens vendidas para embarques nacionais e internacionais nos próximos 12 meses, sendo que 60% das vendas foram de produtos nacionais e 40% de produtos internacionais. Resta conferir os resultados da primeira edição do Hiper Feirão de Viagens Flytour realizada em Campinas, de 6 a 8 de outubro, que deverão ser fornecidos até quinta-feira (12/10).

Voltado para a família, o evento é um outlet de viagens onde é possível comprar serviços e produtos com até 50% de desconto. Os visitantes têm à disposição quase 200 posições de vendas representadas por 150 agências de viagens. Os estandes reúnem atrações e entretenimento para toda família, como pocket shows, personagens internacionais, food trucks e espaço kids.

SAJ: Parada da Diversidade será realizada dia 22 de outubro

A Parada da Diversidade será realizada dia 22 de outubro em Santo Antônio de Jesus. Em contato com a Rádio Andaiá FM, a secretária de cultura, Dene Côrtes falou que o objetivo é conscientizar as pessoas, profissionais de saúde e educação para que possam receber todos de forma igual.

“O preconceito ao invés de reduzir com as democracias, politicas públicas, está se estendendo principalmente num clima de ódio”, disse.

Na noite de segunda (10), foi realizado o lançamento da campanha “Nossos corpos importam, respeitem”, no qual foram expostas imagens de pessoas de Santo Antônio de Jesus que fazem parte do LGBT e buscam a igualdade de gênero.

A secretária informou também que nesta quarta (11), acontece um seminário no Colégio Estadual com todos os professores da rede estadual. No dia 17 terá outro seminário com professores da rede municipal e profissionais de saúde.

Igrapiúna: Prefeitura vai demitir 80% dos contratados e reduz salários do Executivo

A Prefeitura de Igrapiúna publicou, no último dia 2 de outubro, o Decreto Nº 809/2017, que contempla medidas de redução de pessoal e contenção de despesas da administração municipal.

Alegando manter o equilíbrio das contas, bem como cumprir as metas estabelecidas pela LRF – Lei de Responsabilidade Fiscal, o Prefeito Leandro Ramos iniciou o processo de demissão de 80% dos servidores em regime de contrato.

De acordo com dados auditados no dia 10 de julho,  pelo TCM – Tribunal de Contas dos Municípios, Igrapiúna declarou ter gasto com despesas de pessoal, o equivalente a 58,93% de suas Receitas Correntes Líquidas. A LRF obriga os municípios a gastarem até 54% com pessoal.

Para adequar as despesas com pessoal, 40% estão sendo demitidos neste mês de outubro e mais 40% serão demitidos em novembro.

A medida reduz em 100% a ajuda de custo para servidores efetivos, comissionados e contratados.

As medidas de redução de gastos atingem também o Prefeito, o Vice-Prefeito e todos os secretários municipais que terão seus vencimentos reduzidos em 10%.

De acordo com a publicação da Prefeitura, ficam suspensas temporariamente a promoção ou progressão funcional, linear ou vertical, concessão de funções gratificadas, concessão de licença para tratar de interesses particulares, quando estas implicarem em nomeações ou contratações para substituição do servidor afastado e concessões de férias.

O decreto da Prefeitura de Igrapiúna também reduz em 50% as diárias para os servidores municipais, levando-se em consideração média mensal.

“Nenhuma despesa poderá ser contraída sem que haja a devida justificativa, e estudo de impacto orçamentário, pautado na extrema necessidade pública para execução de serviços essenciais à coletividade, sendo autorizada pelo Chefe do Executivo Municipal”, diz o Decreto.

 

Fonte: Bahia.ba/BlogdoValente/DO da PMI/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!