19/10/2017

Paulo Afonso: FestTilápia entra na penúltima semana

 

O FestTilápia, evento que está movimentando a cena gastronômica de Paulo Afonso e de Glória, já está na penúltima semana. Desde o dia 1º/10 centenas de pessoas já degustaram os pratos mais saborosos e votaram nos seus favoritos. O evento vai até o dia 29 de outubro e conta com a participação de 13 restaurantes da região.

  •  Conheça agora a ficha técnica de alguns dos pratos participantes do festival gastronômico:

Peixe da mamã

Restaurante: Clube Paulo Afonso

Chef: Leuza Silva

Composição: tilápia recheada com camarão refogado, queijo mussarela, ervas e molho branco.

Panqueca de tilápia com queijo ao molho de mostarda

Restaurante: BR Mania (Posto Ilha)

Chef: Maria Flávia Sá

Composição: massa tradicional de panqueca recheada com tilápia ao molho branco, queijo coalho e requeijão, com cobertura de molho de mostarda.

Lâminas de tilápia ao coco verde

Restaurante: San Marino

Chef: Helena da Silva

Composição: Prato de tilápia à base de coco verde e água de coco.

O público poderá votar, pela internet, nos melhores pratos do evento. Um júri técnico também avaliará as receitas. Os chefs vencedores receberão prêmios em dinheiro, enquanto que os bares e restaurantes serão premiados com troféus e produtos da alta gastronomia. Os vencedores serão divulgados no dia 27/10.

Hemoba de Paulo Afonso ficará 3 meses sem médico

Doutor Roberto, médico do Hemoba de Paulo Afonso, tirou licença-prêmio e ficará três meses afastado da unidade. A informação foi dada esta manhã, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Paulo Afonso, pelo vereador Mário Galinho (SD).

Segundo o parlamentar, a situação se agrava pois Roberto é o único médico do Hemoba. “Eu me preocupo porque caso um paciente precise de sangue ou de um sangue específico como vai ser? Eu tenho aqui um pedido do pessoal do Hemoba para ver se conseguimos um médico pelo menos três vezes por semana”, disse Mário ao PA4, ao término da sessão.

O Hemoba, diga-se, é de responsabilidade do Estado. “A gente sabe as funções de cada órgão da saúde pública e torce para que o governo municipal tenha uma boa interlocução com os agentes do Estado porque o povo de Paulo Afonso sofrerá as consequenciais caso tenhamos aqui uma fatalidade” advertiu Galinho.

O Hemoba confirma a informação e disse que no momento está suspensa a doação de sangue. “Nós até podemos fazer a triagem, mas o médico precisa estar de plantão, pois o paciente pode passar mal no ato da doação”, completou o funcionário.

CNA lançará centro de fruticultura em Juazeiro

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) inauguram no dia 23 o Centro de Excelência em Fruticultura em Juazeiro, às 17h, no Loteamento Centro Industrial São Francisco.

A região foi escolhida para receber o Cefru por ser o maior polo de fruticultura do Brasil, referência na produção de frutas para os mercados interno e externo. Ela é responsável por 240 mil empregos diretos no campo, 98% da uva e 90% da manga exportada.

O Cefru é o primeiro de uma rede integrada de ensino, que vai disseminar conhecimento, incentivar a pesquisa e o empreendedorismo. Nesta fase inicial, o CNA/SENAR também vai implantar o Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte, em Campo Grande (MS).

Outros Centros serão construídos em diferentes regiões do país, vocacionadas para as cadeias produtivas da agropecuária, a gestão e o empreendedorismo.

Os Centros de Excelência do SENAR vão preparar profissionais para atender o elevado nível de sofisticação das operações e particularidades da agropecuária brasileira. Eles poderão operar em até três turnos, oferecendo cursos de nível médio e superior.

Pessoas de todos os estados vão poder estudar, gratuitamente, no Cefru. Um dos cursos será o Técnico em Fruticultura, voltado para planejar, executar e controlar os processos do setor, de acordo com boas práticas agrícolas e normas técnicas.

O Curso Técnico em Fruticultura, com 1.350 horas, é presencial e gratuito. O currículo modular permite que o estudante opte pelo curso completo e obtenha a habilitação técnica, ou participe das qualificações que permitem as saídas intermediárias.

Juazeiro: Juremal promove o III Festival de Doce Leite, neste final de semana

No próximo final de semana, o distrito de Juremal, a 40 km de Juazeiro, receberá entre os dias 20 e 22 de outubro, o III Festival do Doce de Leite, na Praça Manoel Gonçalves Neto. José Wilson Chaves (Chaveco), diretor de Pecuária da ADEAP, participou do Programa Geraldo José na tarde desta terça-feira (17) e disse que a proposta de organização e padronização do produto para a comercialização, surgiu da iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e da Associação de Desenvolvimento Econômico e Social de Juremal (ADESJUL), promovem conjuntamente mais um festival na localidade.

O doce de leite de Juremal é fabricado ainda de forma artesanal, produzido há cerca de um século, passado de geração a geração e representa a principal fonte de renda para várias famílias. “A realização do Festival do Doce de Leite reúne ferramentas de extrema importância para o resgate, divulgação e fortalecimento da cultura local, com a inserção de antigas tradições para as novas gerações. Além de proporcionar a abertura de outros mercados e de oportunidade de grandes negócios”, destacou José Wilson Chaves.

O III Festival do Doce de Leite terá também a presença de outros municípios da região como Uauá, Jaguarari, Senhor do Bonfim, Campo Formoso e contará ainda com vasta programação cultural. O evento é um instrumento capaz de inserir as doceiras, os produtores de leite e outros comerciantes afins, num contexto comercial mais amplo.

A comissão organizadora do festival, através dessa iniciativa vem buscando transformar o distrito em um centro de referência de resgate da culinária artesanal dos antigos moradores, promovendo a geração de emprego e renda e a melhoria da qualidade de vida. Além disso, objetiva proporcionar o desenvolvimento do turismo rural e o fortalecimento da comercialização dos produtos da agricultura familiar.

O evento conta com a parceria da ADAB, SEBRAE, IRPAA, STRJ, Banco do Nordeste, CESOL, UNEB, Polícia Militar da Bahia, CONSTESF, Câmara Municipal de Juazeiro, Governo Federal, ADAC, COOAFJUR, ACAC e UNIVASF.

Campo Alegre de Lourdes: Prefeito corta o próprio salário para enfrentar a crise

Visando reduzir despesas e não ultrapassar os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, o prefeito de Campo Alegre de Lourdes, Enilson Marcelo declarou em reunião com o secretariado que cortará parte do próprio salário. Além do seu vencimento, solicitará a redução salarial do vice-prefeito e dos secretários. “O país enfrenta uma crise e tivemos uma queda significativa na arrecadação. Além disso, a Lei de Responsabilidade Fiscal terá que ser respeitada, como também o controle de gastos com a folha da prefeitura”, afirmou o prefeito.

A equipe da prefeitura municipal irá estudar uma forma de suspender parte dos objetos de contratos de prestação de serviços e de aquisição de alguns materiais, insumos, consumos e as gratificações, contratação de hora extra ou serviço extraordinário remunerado. “Estou convencido que, ao cortar os nossos próprios salários, cumpriremos o nosso objetivo que é vencer a crise”, ressaltou.

De acordo com o prefeito, nos últimos meses o Ministério Público solicitou a vários municípios a redução de gastos, e o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro Pereira, recomendou aos prefeitos redução nas despesas para enfrentar a crise.

Em Petrolina-PE, especialistas brasileiros discutem o desenvolvimento do Nordeste

Autoridades e empresários da Indústria de todo o país especializados em desenvolvimento econômico, incentivos fiscais e promoção às exportações estarão em Petrolina, no interior de Pernambuco, no próximo dia 26, para o ‘Roadshow Investimento e Desenvolvimento do Nordeste’. O encontro, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Associação Nordeste Forte e Superintendência do desenvolvimento do Nordeste (Sudene), começa às 13h, no auditório do Senai, bairro Areia Branca, e é aberto ao público.

A ação conjunta da FIEPE e Sudene garantiu uma programação intensa no Roadshow, com palestras, workshops e parcerias. Os interessados devem entrar em contato com a coordenação do evento através do telefone: (87) 3861.0554 ou pelo email: regionalsaofrancisco@fiepe.org.br.

De acordo com o diretor regional da FIEPE Sertão do São Francisco, Albânio Nascimento, os palestrantes que virão à cidade são “atores estratégicos” e que também devem debater sobre projetos, recursos e desafios na promoção do desenvolvimento industrial do Nordeste, em especial o Sertão do estado. “Esse evento é extremamente importante para o município e cidades vizinhas porque interioriza discussões muitas vezes que só ocorrem em Brasília ou nas capitais, e, principalmente, muitas das autoridades que estarão aqui são aquelas que pensam as políticas públicas para o setor industrial, econômico e de investimentos”, salienta ele.

Pipeiros fizeram protesto em Exu, no sertão Pernambucano

Pipeiros que prestam servidores ao Exército, na “Operação Pipa” , fizeram um protesto na manhã desta quarta-feira (18) no município de Exu, no Sertão de Pernambuco. O grupo interditou um trecho da PE 222, que dá acesso à cidade. Eles atearam fogo em pneus e impediram a passagem de outros veículos.

O protesto, de acordo com os manifestantes, é por conta dos descontos no pagamento feito pelo exército. O desconto veio maior do que o de costume. “Amanhã, se não tiver resposta, vamos voltar e ficar por tempo indeterminado”, afirma Edílson Amorim.

O comando do 72 BI, em Petrolina, informou que “o pagamento dos pipeiros é feito com base em um monitoramento via GPS, instalado em cada caminhão-pipa. Com esse sistema, é possível confirmar a quantidade de entregas de água pelos prestadores de serviço. O que pode resultar em descontos é a não confirmação dessas entregas. Caso algum pipeiro constate problemas relacionados a essa questão, deve procurar a gerência da operação carro-pipa no batalhão do exército em Petrolina, para verificar os descontos”.

 

 

Fonte: PA24hs/PA4/Ascom ADEAP/BligGeraldoJosé/Ascom PMCAL/odiariodaregião/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!