21/10/2017

Feira: Homenagem aos 210 anos de Lucas da Feira, no MAP

 

O aniversário de 210 anos de Lucas da Feira será comemorado no próximo sábado, 21, no MAP (Mercado de Arte Popular). Bandido para muitos e herói para a mesma quantidade de pessoas, o homenageado é um dos personagens locais que dividem opiniões. Herói para muitos e bandido para mesma quantidade de pessoas, sua condição é defendida ou atacada com paixão por defensores e acusadores nestes últimos dois séculos.

Nas homenagens constam samba de roda, cantorias, declamações, exposição, forró – será aberta a todos os tipos de manifestação artística e cultural que tenham como tema Lucas da Feira. O evento está previsto para ser iniciado às 10h e a entrada é franca. Mais do que homenagens, será um dia de manifestação cultural voltada à história deste personagem que povoa a imaginação coletiva dos feirenses desde 1828, quando teria entrado na vida do crime.

Teria atacado comerciantes estabelecidos, tropeiros e boiadeiros nas suas décadas seguintes. Foi preso em 1848 e condenado à morte. No ano seguinte foi enforcado na praça do Nordestino, como é conhecida a praça Dom Pedro II, que naquela época a área era chamada de Campo da Gameleira, onde era realizada a feira do gado do povoado, no dia 25 de setembro. Teria pedido perdão pelos pecados cometidos.

O evento tem o apoio das secretarias municipais de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico – por meio do Departamento de Turismo, Comunicação e de Cultura, Esporte e Lazer.

Domingo Tem Teatro leva Espetáculo inédito "A Rádio do Seu Coração" para Feira De Santana

Atração inédita na programação do Domingo Tem Teatro! O espetáculo “A Rádio do Seu Coração” do Coletivo baiano de Circo de Salvador – BA, faz curtíssima temporada em Feira de Santana com apresentações nos domingos (22) e (29), sempre às 10h30 no Teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte – CUCA.  O Domingo Tem Teatro é um Projeto realizado há 13 anos e nessa temporada conta com o patrocínio das empresas Pererê, Atacadão São Roque, BN Mascarenhas, Vipal e do Governo do Estado da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. O Projeto acontece de março a dezembro sempre às 10h30 no Teatro do CUCA.  

A Rádio do Seu Coração

Inspirada na época de ouro do rádio no Brasil, com seus programas, apresentadores, jingles, cantores e cantoras, o espetáculo “A Rádio do seu Coração” traz cenário de dança, música ao vivo, teatro e arte circense que se entrelaçam num espetáculo emocionante e criativo, de classificação livre, sendo indicado  para crianças e adultos.  O espetáculo estreou em 2008 quando o grupo circense Fulanas Cia de Circo ganhou o Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo da Funarte. Em 2010, novamente com o apoio do Prêmio Carequinha e de Editais da FUNCEB, a montagem circulou em alguns municípios do interior da Bahia e no Nordeste. O projeto envolve uma grande pesquisa - não só na área circense como também na história da música popular brasileira – que provém num belíssimo e original trabalho. Entre os anos de 2008 e 2014, novas descobertas incrementam e dinamizam ainda mais o espetáculo que já participou de grandes festivais  e é realizado pela trupe do Coletivo baiano de Circo.

Quer se tornar um fã do Domingo Tem Teatro?

Criança ou adulto, a dica é fazer a carteirinha de SÓCIO DO DOMINGO TEM TEATRO  que é feita aos domingos no horário das 09h00 às 12h30 ou pela internet através do e-mail: domingotemteatro@gmail.com. Para fazer a carteirinha não é cobrada nenhuma mensalidade ou taxas mensais, o objetivo é incentivar o púbico a se tornar um fã do Domingo Tem Teatro, um propagador da arte e da cultura, passando a obter mais vantagens e benefícios, como descontos nos ingressos e participação nos sorteios semanais e no Especial de Final de ano com o sorteio de mais de 50 prêmios.

  • Serviço:

“A rádio do seu coração”

Local: Teatro do CUCA (Rua Conselheiro Franco, 66 – Centro – Feira de Santana – BA)

Data: Domingo (22) e (29)

Horário: 10h30

Ingressos: R$ 15,00 (Meia Promocional para adultos) – R$ 13,00  (Para sócios)  - Ingressos a venda  na bilheteria a partir das 09h |Bilheteria, Praça De Alimentação E Lazer: A partir das 9h.

Mais Informações: (75)34918992 / domingotemteatro@gmail.com

Casos de HIV crescem 26 por cento em 2017 em relação ao mesmo período do ano passado

Até setembro, em Feira de Santana, o número de pessoas que descobriu estar com o vírus HIV no organismo cresceu 26% em relação ao ano passado, quando os mesmos períodos são comparados: respectivamente, 207 e 261.

Em todo o ano passado, foram registrados 280 novos casos – faltando três meses para o final do ano, a diferença é pouco maior que 10%. Em 2017 a média mensal de novos diagnósticos no município chegou a 29, sendo que 70% são pessoas do sexo masculino, maioria entre 20 e 30 anos.

As autoridades do setor dizem que o aumento nos números de casos de HIV – que se não devidamente tratado leva à aids, que é letal, está relacionado a não prevenção durante a relação sexual: os jovens – maioria entre os infectados - não estão usando preservativo.

O tratamento é totalmente gratuito e pode ser iniciado imediatamente após o diagnóstico, assim a pessoa deseje. O coquetel de medicamentos oferecem qualidade de vida aos pacientes, que estão vivendo mais e melhor.

O Serviço de Assistência Especializado do Centro de Referência Municipal DST/HIV/aids encaminham estas pessoas para serem atendidas por uma equipe formada por infectologista, enfermeiro, assistente social, odontologia, entre outros profissionais.

No Centro de Testagem e Aconselhamento são realizados exames onde estas pessoas conhecem seus status sorológicos. No dia 1º de dezembro é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

Táxis criam aplicativo para oferecer desconto a seus clientes, em Feira

Para enfrentar a crise e inclusive a concorrência clandestina, os taxistas de Feira de Santana passaram a contar com um aplicativo para celular, através do qual os passageiros podem solicitar o serviço. O destaque para a iniciativa inovadora utilizando tecnologia informatizada está sendo a oferta de descontos de 30% sobre o valor normal da tarifa, como forma de fidelizar a clientela.

O aplicativo “Táxi FSA” pode ser baixado no celular. E através dele os usuários do transporte de passageiros acompanha a movimentação e também sabe a previsão do valor a ser pago pela corrida, com valor bem abaixo do normal.

A novidade foi apresentada ao prefeito José Ronaldo de Carvalho, na noite desta quarta-feira, 18, pelo idealizador da iniciativa, Fábio Vacarezza, durante certificação de 30 taxistas com o selo Qualy Táxi de Qualidade, fornecido através de parceria entre o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), e o sistema SEST/SENAT.

Fábio Vacarezza informou que o aplicativo já conta com cerca de 200 taxistas integrados, oferecendo o desconto para atendimento dos passageiros. “Só cadastramos táxis, sendo que o profissional tem que comprovar que ele é taxista e apresentar para nós toda a documentação de regularidade, o que garante maior segurança e tranquilidade para os usuários do serviço, que não estarão utilizando um serviço clandestino”, informou, destacando que o cadastramento pode ser solicitado através de agendamento pelo telefone (75) 3614-3657.

O prefeito José Ronaldo observou que a iniciativa vem tornar o serviço oferecido pelos taxistas mais competitivo. Ele citou como exemplo a experiência que teve visitando a cidade de São Paulo, onde boa parte dos usuários dos serviços faz opção por aplicativos idênticos para chamar um táxi, principalmente em função da segurança e preços mais em conta.

Complexo de viadutos da Cidade Nova é alvo de furto e vandalismo

O Complexo Viário Deputado Dr. Miraldo Gomes, localizado na avenida Eduardo Fróes da Mota, trecho da rotatória do bairro Cidade Nova, está sendo alvo de furto e vandalismo e até mesmo furto de material elétrico.

De acordo com o diretor do Departamento de Iluminação Pública, José Wilton, danificaram recentemente o quadro de medição de energia que alimenta o referido viaduto e furtaram o disjuntor e os cabos. Na oportunidade, ele informou que a substituição dos equipamentos será feita a partir desta sexta-feira. “Vai ser instalada uma tela de proteção com cadeado no quadro de medição de energia, para que seja dificultada a ação de vândalos”, disse.

O diretor do Departamento de Áreas Verdes, Deodato Peixinho, salientou que a ação de depredação na cidade vem ocorrendo pontualmente, “mas ali na área do Complexo Viário Dr. Miraldo Gomes, que é o ponto central da estrutura paisagística do Portal II, que se estende na José Falcão e Transnordestina, tem sido foco de maior incidência de depredação ou maldade humana, dentro das áreas verdes de Feira de Santana”.

Conforme Deodato, recentemente, na área supracitada quebraram dez palmeiras e furtaram o conjunto de bombas elétricas para irrigação, tendo como consequência a sua desativação. “Em função do não funcionamento do sistema de irrigação, as gramas não se sustentaram e as árvores que se mantiveram foram quebradas e outras até furtadas”.

O secretário da SESP, Justiniano França, lamentou a situação e disse que a revitalização do local já está sendo providenciada pela Secretaria de Serviços Públicos. Ele destacou que as ações dos vândalos ao patrimônio público atingem diretamente todos os cidadãos e contribuintes.

Escola transforma celular em ferramenta pedagógica

Estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental usaram a criatividade para resignificar o uso do celular no contexto da escola. Eles produziram vídeos abordando temas cada vez mais atuais, como homofobia, machismo, xenofobia e, também, a intolerância religiosa.

As produções foram apresentadas durante o “Educavideo: Aqui tem festival audiovisual” que premiou os melhores vídeos dirigidos pelos alunos da Escola Municipal Chico Mendes, na tarde desta quarta-feira, 18, no Teatro Ângela Oliveira, do Centro de Cultura Maestro Miro.

“A nossa proposta é resignificar o uso dos telefones, que os adolescentes usam o tempo todo. A ideia é fazê-los perceber que os celulares podem ser também ferramentas pedagógicas e de aprendizagem muito interessantes, defende a professora de Educação Física, Liamara Martfeld, que teve a iniciativa de criar o festival.

O projeto reforça duas metas que compõem o planejamento estratégico da escola, explica a diretora Anna Virgínia Félix de Araújo. "Ambas estão relacionadas à leitura, escrita e interpretação, além do ato de expressão. E, também, precisamos apresentar aos estudantes novas propostas de utilização do celular”, comenta Anna Virgínia.

“Este é o segundo ano da iniciativa. No ano passado, homenageamos os 25 anos de criação da escola. Neste ano, o nosso objetivo é discutir os preconceitos e dar voz às minorias. Acredito que a escola é o melhor lugar para incentivar o respeito às diversidades”, destacou a professora Liamara Martfeld, durante a premiação dos alunos.

Premiação

Em 1º lugar, com um prêmio de R$ 200,00 venceram os alunos do 7º ano A, com o vídeo “Preconceito pra quê?”; em 2º lugar, com o prêmio de R$ 150,00, os ganhadores foram os alunos do 7º ano C, com a produção “Sai pra lá preconceito”; e em 3º lugar, os ganhadores foram os alunos do 6º ano D, com o trabalho intitulado “Escola: lugar de gente!”.

O vídeo vencedor foi criado em tempo recorde - apenas um dia de produção e filmagem; e mais dois dedicados à edição, como explica Davi Cordier, membro do 7º ano A: “Tínhamos feito um vídeo, mas não aparecíamos nele. Quando descobrimos que esse era um critério de avaliação, refizemos tudo em três dias para conseguirmos concorrer. Estou muito feliz com o resultado e por termos saído vencedores da premiação”, comemora.

Feira de Graduação divulga projetos e atividades dos cursos da Uefs

A 1ª. Feira de Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), que tem como slogan “Conquistar, Fazer e Ser UEFS”, é um evento promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/Uefs) destinado a apresentação e difusão dos projetos e atividades desenvolvidos no âmbito da graduação por professores e estudantes, além de ser um elo com a comunidade externa que poderá conhecer as características dos cursos ofertados pela instituição.

A Feira vai ocorrer nos dias 23 (segunda-feira) e 24 (terça-feira), com uma programação diversa nos três turnos de funcionamento dos cursos de graduação da Uefs. Estão programadas visitas aos estandes dos cursos, laboratórios, exposições em museus, mostras artísticas, palestras e oficinas.

 

Fonte: Secom PMFS/SecultBa/Ascom UEFS/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!