24/10/2017

Feira: Vereadora volta a denunciar atraso de pagamento no HEC

 

A vereadora Neinha Bastos (PTB), em pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, na sessão ordinária desta segunda-feira (23), voltou a denunciar o atraso de pagamento dos salários dos funcionários e médicos do Hospital Estadual da Criança (HEC).

A edil informou que foi novamente procurada por uma comissão de servidores da unidade para reclamar do atraso.

“Já havia denunciado nesta tribuna no mês passado que os funcionários do HEC estavam com os salários atrasados. E a situação continua do mesmo jeito. Não podemos aceitar que os profissionais saiam de suas casas para trabalhar e não recebam seus salários. Quero aqui expor minha indignação com o descaso com aqueles trabalhadores”, criticou.

Ainda no uso da tribuna, a vereadora do PTB destacou a necessidade do Poder Público dedicar mais atenção aos moradores da zona rural, que enfrentam uma série de problemas em consequência do longo período de estiagem. “Precisamos ter um olhar diferenciado pela os trabalhadores da zona rural de nosso município. Olhar com mais carinho e cuidado para esse povo sofrido. As chuvas chegaram, mas não foram suficientes para acabar com o problema da falta de água que os moradores dos distritos vêm enfrentando”, afirmou.

A edil parabenizou a Casa da Cidadania pela realização da sessão especial em comemoração ao Dia do Médico, na noite da última quarta-feira (18).

Vereador se decepciona com atendimento da UPA do HGCA

O vereador João Bililiu (PPS) criticou o atendimento prestado pelos funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e destacou a necessidade de rigor nos critérios de seleção de profissionais, visando assegurar atendimento humanizado aos pacientes que buscam atendimento na rede pública de saúde.

O edil afirmou ter sido destratado por um maqueiro de prenome Sandro, ao chegar à unidade com amigo que estava com uma perna fraturada. “Pasmem, senhoras e senhores, a prepotência, arrogância e falta de respeito com paciente é incrível. Eles acham que ali estão para prestar favores, mas eles não estão ali para fazer favores, mas sim para trabalhar e em uma função bastante delicada que é lidar com pessoas doentes e familiares desesperados”, afirmou.

O vereador, indignado, afirmou não ter se identificado e caracterizou a postura do servidor como vil e covarde. “Fiquei triste e não me identifiquei. Gostaria de dizer, a quem venha interessar, que procure selecionar ou educar aquele pessoal que tem a função de encaminhar os pacientes para dentro da unidade”, finalizou.

“ANTT pode abrir retorno enquanto não constrói viaduto do Viveiros”, informa vereador

O vereador Roberto Tourinho (PV), durante discurso na tribuna da Casa da Cidadania, nesta segunda-feira (23), informou que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) poderá abrir um retorno no Anel de Contorno para facilitar o acesso entre os Conjuntos Viveiros e Feira X, enquanto aguarda liberação de recursos para construção do viaduto.

O anuncio foi feito durante reunião com o presidente da ANTT, Jorge Bastos, em Brasília, que contou com as presenças dos vereadores Roberto Tourinho (PV) e Zé Filé (PROS), deputado estadual Targino Machado e do deputado federal Arthur Maia. De acordo com o Tourinho, uma nova reunião será realizada na próxima quarta-feira (25) para definir as providências que serão adotadas para amenizar os transtornos ocasionados pelo fechamento da via.

“Quando a BR 324 foi privatizada, a Via Bahia assumiu a responsabilidade de duplicar a rodovia e não constava no projeto a construção do viaduto do Viveiros. Por conta de problemas com relação à inadimplência da concessionária que administra a rodovia, os recursos para execução desta obra ainda não foram liberados. Nesta nova reunião, a ANTT irá buscar uma solução imediata para beneficiar as comunidades do Viveiros e Feira X até que o viaduto seja construído”, explicou.

O vereador Cadmiel Pereira (PSC) parabenizou o colega do PV e destacou a importância de união da comunidade para conquistar melhorias. “A comunidade percebe a movimentação positiva em busca de uma solução. Parabéns aos colegas vereadores e aos deputados por abrirem as portas para a solução do problema ocasionado pelo fechamento da via e pela não construção do viaduto”, parabenizou.

Festival de Violeiros mantém tradição e levanta preocupação com a renovação

O 43º Festival de Violeiros do Nordeste, realizado em Feira de Santana no sábado, 21, trouxe uma certeza: a tradição do repente e da viola na Bahia busca renovação. Mais uma vez sediado no Mercado de Arte Popular (MAP), o festival foi vencido pela dupla João Lourenço e Hipólito Moura, de Pernambuco.

Um dos maiores nomes do repente nordestino, Antônio Ribeiro da Conceição, o conhecidíssimo Bule Bule, acredita que a invasão de outras culturas entre os jovens é o principal fator para travar a renovação da arte principalmente nos estados da Bahia, Sergipe e Alagoas. “Na zona rural a juventude está mais interessada em festas com paredões e outros tipos de música”, avalia.

Para Bule Bule, o festival tem um papel fundamental para levar a tradição da viola e do repente a diante. “O festival cria um ambiente favorável em torno dessa nossa cultura e leva nossa arte para todos os cantos do estado”, acentua.

Preocupação igual tem João Ramos, presidente da Associação de Violeiros. “Temos, de fato, poucos jovens hoje no repente aqui na Bahia. Embora seja possível viver da arte, não gera grandes lucros. Tocar viola e ser repentista são paixões”, diz.

José Rodrigues Sobrinho, o Vem Vem do Nordeste, concorda com essa escassez de jovens no repente na Bahia, mas destaca que em alguns estados nordestinos essa preocupação é menor. “Pernambuco, Paraíba e Ceará já têm jovens talentosos se apresentando. É uma esperança de renovação”, explica.

DUPLAS

Sobre o 43º Festival de Violeiros do Nordeste, João Ramos, Caboquinho e Bule-Bule fizeram apresentações especiais na abertura.

O pernambucano Galego da Viola, cantou com o baiano Naldinho de Riachão e ficaram em segundo lugar; Vem-Vem do Nordeste formou dupla com o paraibano João Bezerra e ficaram na terceira colocação; os alagoanos Zenilde Batista e Noel Calisto ficaram em quarto e os baianos Antônio Queiroz e Leandro Tranquilino ficaram com a quinta colocação. 

O festival é realizado pela Associação dos Violeiros e Trovadores da Bahia, com apoio da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico. O prefeito José Ronaldo foi representado pelo presidente do Instituto de Previdência de Feira de Santana, Alcione Cedraz.

Nomeados novos titulares do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa, de Feira

Os novos membros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa de Feira de Santana foram nomeados pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho. Eles não são remunerados e o serviço é considerado relevante para o município.

Oitos são representantes de entidades governamentais e sete de entidades da sociedade civil, que forma eleitos recentemente. O mandato será de dois anos, com possibilidade de recondução por igual período. O CMDPI é um órgão consultivo, permanente e vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social.

ENTIDADES GOVERNAMENTAIS

Secretaria de Desenvolvimento Social: Cacilda Miranda da Silva

Secretaria de Saúde: Isabela Machado Sampaio Costa Soares

Secretaria de Educação: Lúcia Oliveira da Silva

Secretaria de Prevenção à Violência: Arivaldo Rangel de Oliveira

Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer: Jose Francisco Sobrinho

Secretaria de Transportes e Trânsito: Matheus Moura Rocha dos Santos

Gabinete do Prefeito: Mário Costa Borges

Procuradoria Geral do Município: Wilson Freitas Suzart

ENTIDADES DA SOCIEDADE CIVIL

Centro de Convivência Isa e Almerinda: Rita de Cassia Dias Maia

Instituições de Longa Permanência para Idosos: Associação Feirense e Assistência Social – AFAS: Janaina Cordeiro de Lima e Carvalho Santos

Pessoa Idosa residente no Município de Feira de Santana, participante de movimento ou grupo de idosos constituídos: Ana Angélica Vergne de Moraes

Sindicato/Associação de Aposentados/Associação de Moradores/ Clubes de Serviços, Grupos    ou Movimentos de Idosos com políticas e ações regulares: Serviço Social do Comércio – SESC: Ana Paula Barbosa Gonzaga e a Associação de Moradores do Caseb/Centro Social N. S. de Fátima: Tânia Regina Assis Motta.

Instituição de Ensino Superior: Centro Universitário Leonardo da Vinci – Grupo UNIASELVI: Danielly Gomes Silva Santoro

Instituições Religiosas com políticas explícitas e regulares de atendimento e promoção da Pessoa Idosa Arquidiocese de Feira de Santana – Pastoral da Pessoa Idosa: Zélia Nunes Barreto

Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Feira de Santana: Marisete Cerqueira Vitória

Torneio de Baleado é usado para conscientizar contra o câncer de mama e próstata

Conciliando prevenção e saúde, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu neste domingo, 22, a abertura do Iº Torneio Rosa and Azul de Baleado, em conscientização dos cânceres de mama e próstata. O evento que aconteceu no Ginásio Poliesportivo Oyama Pinto, é uma parceria entre a Atenção Básica da SMS e o Sapeca Bahia – organização de torneios de baleados.

A secretária de saúde, Denise Mascarenhas, destacou que o cuidado a saúde e bem-estar deve ser uma prática diária. “A união de homens e mulheres é fundamental para o combate dessas doenças”, ressalta.

A próxima rodada dos jogos acontece no dia 29, às 8h, na quadra poliesportiva do Sesc. A entrada é um quilo de alimento. Os alimentos arrecadados serão doados para o Programa Mesa Brasil – rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício.

O torneio segue até o dia 26 de novembro marcando o encerramento das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, que pela primeira vez acontecem juntas.

PROGRAMAÇÃO

As unidades da Rede Municipal de Saúde estão empenhadas nas ações referente ao Outubro Rosa e Novembro Azul desde o dia 1º de outubro, onde foi dada a largada de abertura das campanhas com a Corrida Pink and Blue. Nesta segunda-feira, 23, a Unidade de Saúde da Família de Jaguara promoveu uma caminhada com mulheres da comunidade, vestidas de azul, convidando os homens através de um apitaço para a prevenção do câncer de próstata. Após a caminhada, foi feita uma busca ativa por mulheres que não fizeram a mamografia, como também, palestras educativas.

“Nós estamos mobilizando toda a comunidade através das Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde, afim de conscientizar a população e alcançar o maior número de homens e mulheres possíveis para a prevenção e diagnóstico precoce dessas doenças”, informa Valdenice Queiroz, chefe da Atenção Básica.

A programação prossegue em todas as unidades de saúde até o mês de novembro. * Confira abaixo algumas das ações que irão acontecer essa semana:

24/10

USF PEDRA DO DESCANSO – 8h

Mutirão de preventivos, palestras, corte de cabelo, atividades lúdicas e confecção do cartão SUS.

25/10

USF LIMOEIRO - 8h30

Caminhada, palestras e café da manhã.

UBS BARAÚNAS – 13h

Solicitação para exames de mamografia, realização de preventivos, sorteios de brindes, aferição de pressão arterial e glicemia capilar.

27/10

UBS MANGABEIRA – 8h

Palestras, teste de glicemia, aferição de pressão, aplicação de flúor, testes rápidos de DST, corte de cabelos e penteados, corte e pintura de unhas, solicitação de cartão SUS, etc.

 

Fonte: Ascom CMFS/Secom PMFS/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!