26/10/2017

Uauá: Embasa deixa população morrendo de sede

 

Moradores do município de Uauá estão sofrendo há vários dias sem água nas torneiras. Políticos e lideranças diversas tem envidado esforços para que o problema seja solucionado, mas pelo visto a Embasa, – órgão administrado pelo Governo do Estado -, já demonstrou não ter competência para solucionar o problema.

“A única preocupação que esta empresa teve em nosso município foi a de cobrar por supostos débitos deixados por ex-gestores e mais nada, fato esse nada comprovado. Ainda assim, esta empresa vem fazendo um grande desserviço com o nosso povo. Hoje é grande a quantidade de pessoas sofrendo dentro de suas casas neste calor com seus filhos, inclusive tendo problema na hora do banho, cozinhar e fazer suas necessidades”, lamentou o morador José Wilson.

“Aqui em Uauá são poucas as pessoas que tem condições de comprar o garrafão de água mineral, mas para quem não tem dinheiro o jeito é passar sede ou beber água de poço. Já tem casos de pessoas cavando buraco no muro para extrair água para fazer serviços domésticos. A situação aqui é grave e o governo do PT só pensa na reeleição. Tudo isso como se não bastasse o descaso da administração municipal que tenta se salvar a qualquer custo das presepadas que vem aprontando. Aliás, o prefeito daqui e esse governador desastrado são aliados político e parece que vieram por encomenda para acabarem com tudo”, disparou Anailton Félix.

Ainda segundo eles, já é claro os problemas ocasionados pela falta de água nos bares, comércio e restaurantes cidade com os proprietários preocupados com a higiene e funcionamento.  Sabendo que a Embasa não tem previsão para solucionar o problema, os moradores decidiram apelar para a compra da carrada de água. “Na verdade o município entrou em colapso”, lamenta a comerciante Maria José Gonçalves de Almeida.

Deboche com a população

Na manhã de quarta (25) Zé Wilson, Dilma , Maria José, Pedrina , Simone, Neide, e outras pessoas, foram até o escritório da Embasa local e ouviram de uma funcionária a informação para que comprassem um reservatório, “mas até aí tudo bem, o que nos deixou chateado foi que a mesma afirmou que nem tão cedo a situação vai mudar. Quer dizer que somos uns idiota para ensacar fumaça e enxugar gelo se nos mandou comprar uma caixa para encher com que? O que deu para observar que o Governo do Estado só quer arrecadar sem fazer investimentos, e nesse caso é necessário a construção de uma nova adutora”, desabafou Anailton.

Caos na cidade

“O que vemos é um caos total, as pessoas sem poder trabalhar ou até mesmo sem poder fazer suas necessidades pessoais, o comércio fechando as portas e colocando a plaquinha: ‘estamos sem água’, escolas funcionando com aulas de 40 minutos e sem recreio porque não dispõem de água para fazer a merenda e manutenção dos banheiros”, informou Moisés Ribeiro. Preocupado com a situação, Moisés dá um puxão de orelhas no prefeito Lindomar Dantas (PCdoB) por não ter pulso para enfrentar o problema de frente. “Senhor Prefeito não adianta enviar ofício para direção da EMBASA para que a mesma tome providências, pois essa empresa que a todo momento só quer os lucros advindos do nosso município sem dar nenhum suporte e que a cada dia que passa vem demonstrando a sua incapacidade administrativa não irá resolver nada, pois são bem sabedores do que está acontecendo. Quanto a nós filhos desta terra o que nós resta é simplesmente nos organizar para entrar com uma representação no Ministério Público”.

Ele concluiu afirmando que já existe uma representação tramitando no MP, mas que aguarda a decisão.

Prefeito de Uauá troca seis por meia dúzia

Começa a ser desvendado o verdadeiro segredo sobre a demissão de 22 funcionários pela prefeitura de Uauá. De acordo levantamentos de alguns advogados e vereadores, está havendo um esquema pesado para tentar ludibriar o Ministério Público, Tribunal de Contas, população, partidários do PCdoB, e algumas pessoas que fazem ainda parte do próprio grupo da ‘mudança’ através do álibi de que estão cortando gastos.

No dia 19 deste mês, o prefeito Lindomar Dantas (PCdoB), baixou  um novo decreto nomeando Salomão Gonçalves Ribeiro, o popular Neto, como Coordenador Municipal de Defesa Civil, cargo este, que foi desocupado pela senhora Taise Gonçalves Martins Soares, esposa do presidente do Diretório Municipal do PCdoB, Maurílio Silva Lima. De acordo informações,  houve um entendimento entre o gestor senhor Carlos Ramalho Ribeiro de Oliveira, o popular Bilau. Ainda assim, o senhor Bilau chegou a fazer parte da própria administração através de influência dos vereadores Nilson Andrade Jerônimo de Oséas, ambos do PP.

“Não houve nada de errado com relação a admissão de Neto, uma coisa normal, o que na verdade está acontecendo é uma retaliação ao PCdoB, alijaram do processo pessoas ligadas ao ex-prefeito de Juazeiro e pré-candidato a deputado federal, Isaac Carvalho. Neste caso, provavelmente tenha o dedo de alguém ligado ao deputado federal Zé Nunes (PSD) que nunca digeriu, juntamente com seu grupo, pessoas filiadas à partidos de esquerda. Aqui em Uauá, isso é histórico desde quando o Coronel Jerônimo Ribeiro comandava a política de sua maneira. A nomeação foi correta onde foi conquistado um espaço, ainda por outro lado, mostra que a demissão dos 22 funcionários foi apenas uma maneira para tentar tirar de cena denuncias que foram apresentadas ao TCM e MP por vereadores sobre o inchaço da máquina pública para uso indevido. Como se vê, esta conversa de que a prefeitura está quebrada não passa de puro engano”, informou Epaminondas Alves, o Dondinha.

Diante da situação, quem mostra ter força dentro da prefeitura é o deputado Zé Nunes tendo ao seu lado mais um aliado político como Neto de Ioiô. Um fato comentado nos bastidores da administração, que já existe pessoas torcendo pela ascensão política de ACM Neto.

Nas redes sociais, pessoas ironizam as atrapalhadas administrativas. “O engraçado da redação (decreto) foi a pedido do exonerado, ou será que interpretei errado. Me ajudem aí colegas.” Nancy Rodrigues.

Já outra pessoa fez a seguinte insinuação: “Desta forma, o Governo demonstra que a mudança não é por motivo financeiro!”.

Quadrilha “Novo Cangaço” possui membros em Paulo Afonso e em Delmiro Gouveia; aponta PF

Um suspeito recolhido no conjunto penal de Paulo Afonso e uma dupla de alagoanos estão sendo apontados pela Polícia Federal como integrantes de uma quadrilha de assaltos a bancos e de carro forte, denominada: “Novo Cangaço” que agiu nos estados da Bahia, Pernambuco, Ceará e Alagoas. O grupo acabou sendo desarticulado e preso após mais de um ano de investigação.

Um dos alagoanos foi preso em uma casa de apostas na cidade de Delmiro Gouveia, Sertão de Alagoas, segundo a PF, a organização criminosa atuava com parte da quadrilha mantendo os reduzidos efetivos policiais dos municípios alvos sob fogo intenso e bloqueando estradas com grampos, enquanto outros integrantes explodiam caixas eletrônicos e levavam o dinheiro.

O grupo tinha 18 integrantes dos estados de Pernambuco, Alagoas, Bahia e Ceará, mas dois líderes foram mortos em confrontos com a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) no início do ano, no sítio Quixaba, a 15 quilômetros de Salgueiro, Oito integrantes estão em presídios de Pernambuco, Ceará e Bahia.

O alagoano Felipe Oliveira de Araújo está recolhido no Presídio de João Pessoa. Já Henrique Rocha da Cruz, no Presídio de Juazeiro do Norte-CE.

Segundo a PF, um dos presos é o vereador Francisco Renato Pereira Júnior, 38 anos, recolhido ao Presídio de Juazeiro do Norte (CE). Conhecido como “Junior Sedrim” e residente Barbalha (CE), o vereador foi o quarto mais votado no município, com 1.161 votos, mas já responde a ação penal por participação em duplo homicídio contra um casal no município de Santana de Mangabeira (PB).

Além dele foram presos Josiel De Almeida (recolhido ao Presídio de Paulo Afonso-BA); Denilson da Silva Antunes (Penitenciária de Petrolina); Cleiton Pereira da Silva (Presídio de Salgueiro); José Salviano Arcoverde Neto (Presídio de Arcoverde); Edilzo Vicente da Silva (Presídio de Patos-PB); Alessandro Cornélio (Presídio de Limoeiro); e Nadelson Wisard dos Santos,  Gedenildo Romão da Silva (Presídio de Juazeiro do Norte-CE).

Fest tilápia começa nesta sexta-feira no Balneário Canto das águas, em Glória

O FestTilápia 2017, começa nesta sexta-feira (27) a partir das 09 horas, prometendo três dias de muita gastronomia, música e atrações, tudo concentrado na sede do evento, o Balneário Canto das Águas, em Glória, no norte do Estado, se prepara para receber centenas de visitantes. Trata-se de uma realização do Governo do estado da Bahia, via Bahia Pesca e conta com o apoio das prefeituras de Glória e Paulo Afonso e parceiros. Em Glória, há pelo menos, 65 piscicultores produzindo mais de 17 mil toneladas de Tilápias\ano, o que faz do município o maior produtor do Brasil. O circuito gastronômico apresentará chefes renomados locais tendo como principal protagonista a tilápia.

O Coordenador do Evento, Anttonio Almeida Júnior, ressalta que: “será um evento que irá discutir os problemas e perspectivas da cadeia produtiva da Tilapicultura na região dos Lagos do Rio São Francisco, abordando temas que vão desde a produção até o consumidor final com a inclusão de pratos à base de Tilápia na gastronomia local e regional”, estão todos convidados e esperamos que todos compartilhem ótimos momentos – disse.

BANDA AS BAHIAS, WALDONYS E ERASMO CARLOS PARTICIPARÃO DA AMOSTRA CARIRI 2017

Do dia 10 a 14 de novembro, a 19ª edição da Mostra Sesc Cariri de Culturas leva para a região sul do Ceará uma programação musical com artistas de todo o País. Os palcos espalhados pelos municípios da região do Cariri vão receber 19 atrações musicais gratuitas, entre elas, os artistas Lenine e Erasmo Carlos.

Além dos dois músicos, participam do evento, segundo a produção do Sesc adiantou, mais cinco nomes: Os Paralamas do Sucesso, o forrozeiro Waldonys, o paraibano Chico Pessoa, o sanfoneiro Fábio Carneirinho e o cantor e compositor Luiz Fidélis. As datas e os locais de apresentação devem ser divulgados ainda nesta semana.

A programação Mostra Sesc Cariri traz ainda mais 12 atrações musicais que foram selecionados pela curadoria do festival. Entre as bandas e artistas, estão nomes da música independente que vêm ganhando destaque pelo País, como a banda As Bahias e a Cozinha Mineira, os cearenses do Selvagens à Procura de Lei, os baianos de Vivendo do Ócio e a brasiliense Ellen Oléria, que venceu a 1ª temporada do The Voice Brasil.

A programação da Mostra Sesc Cariri Cultural é inteiramente gratuita e aberta ao público. Os shows acontecerão em Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha.

 

Fonte: Ação Popular/PA4/PA24hs/Ascom Sesc – CE/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!