28/10/2017

Feira: Eventos esportivos envolvem 10 mil atletas

 

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana vem promovendo uma série de atividades esportivas, por meio do Departamento de Esportes da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, envolvendo um total de 10 mil atletas – crianças, adolescentes e adultos jovens – em diversas modalidades, inclusive portadores de necessidades especiais. 

O departamento já realizou a Olimpíada Estudantil, que teve a participação de 4.500 alunos de 80 escolas da rede pública e privada. Neste domingo, 29 acontecerá a semi-final da Super Copa de Futebol Sub 15, evento que contemplou as escolinhas de futebol do município. Os jogos acontecerão no Estádio Joia da Princesa a partir das 8h.

Também acontecerão jogos decisivos nas oitavas de final da Copa de Bairros, competição que teve início com 54 times e quase 2.000 jogadores inscritos. Restam 14 equipes, que em jogo único decidirão a vaga para a próxima fase.

Outro evento importante está acontecendo no Ginásio de Esportes do Complexo Esportivo Oyama Pinto, é o Aberto Feira de Santana de Futsal. Dos 25 times que começaram a competição, 16 se enfrentarão na próxima terça-feira e quarta-feira, para a disputa das oitavas de final.

No mês de novembro, a festa do esporte continua com os Jogos Abertos da Bahia, evento também promovido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, que contará com seleções de 24 cidades do estado. Nesse evento estarão em disputa as modalidades de Futsal, Handebol, Basquete, Vôlei, Natação e Atletismo.

A bola vai rolar nos distritos com a Copa Interdistrital. Essa copa terá a Participação dos oito distritos,  que começam a se enfrentar dia 12 de novembro.

Um evento também muito esperado será dia 24 de novembro: os Jogos Paraolímpicos de Feira de Santana, envolvendo as seleções municipal de Futsal de cegos, futsal de surdos, vôlei adaptado, corrida com atletas com Síndrome de Down,  basquete de cadeirantes e natação para portadores de necessidades especiais. Esse evento envolve as APAE de toda Bahia.

Haverá também outro grande momento do ano, com a realização da Corrida Verão,  que terá a participação de 1.000 corredores num momento democrático do esporte. A corrida envolve crianças, jovens, adultos e idosos, em provas de 2km, 5km e 10km. A competição acontecerá dia 26 de novembro. As inscrições podem ser realizadas no Departamento de Esportes, na rua Estados Unidos, 37, Kalilândia.

“É muito gratificante realizar tanto eventos, envolvendo cerca de 10 mil pessoas praticando esportes, competindo em oito eventos, praticamente simultaneamente”, comemora o diretor de Esportes da secretaria, Emerson Britto.

Já o secretário Edson Felloni Borges “o investimento do governo municipal no esporte é destaque na Bahia, tendo sido elogiado pelos mais engajados desportistas do estado”.

Feira: Projeto que queria proibir casamento entre pessoas do mesmo sexo é rejeitado

A procuradoria-geral da Câmara de Vereadores de Feira de Santana rejeitou um projeto que queria proibir o casamento entre pessoas do mesmo sexo em celebrações coletivas promovidas pela prefeitura ou feitas em templos religiosos do município. A medida foi tomada nesta quarta-feira (25).

A proposição derrubada é de autoria do vereador Edvaldo Lima, que é evangélico.  O procurador da Câmara, Ícaro Yvin, explicou que só o Congresso Nacional poderia tomar tal medida de veto às uniões entre pessoas de sexo diferente.

Yvin declarou que o artigo 22 da Constituição Federal diz que as questões do direito civil são de competência da União.

O procurador ainda afirmou que o direito de liberdade religiosa deve ser respeitado. Ainda conforme Yvin, o Supremo Tribunal Federal (STF) já reconheceu o direito a casamento homoafetivo no Brasil.

Feira: Mano Walter, Arreio de Ouro e Sela Vaqueira, no Ária Hall

Os cantores Mano Walter anima a 'Festa do Vaqueiro', no Ária Hall, em Feira de Santana. No repertório dele estarão sucessos como 'O Que Houve?', 'A Noite Nos Espera', 'Meu Cavalo É Show', 'Vai Me Amar de Novo', 'Zero Boi'. As bandas Arreio de Ouro e Sela Vaqueira também participam do evento. Os shows acontecem a partir das 21h e vão agitar os apaixonados por sofrência, forró, sertanejo e música de vaquejada.

Desapropriado terreno para acesso a plataforma de voo livre

A Prefeitura de Feira de Santana declarou de utilidade pública áreas que, somadas, medem quase dez mil metros quadrados, divididos em seis terrenos, no distrito de Maria Quitéria. Os decretos foram publicadas no diário oficial eletrônico do município, edição de terça-feira, 24.

A desapropriação, em regime de urgência, vai possibilitar a construção dos acessos à plataforma de voo livre na Serra de Santa Quitéria, bem como a construção de equipamentos públicos que darão apoio ao mirante. A plataforma será usada para decolagens de asa delta, parapentes e planadores.

Um dos mais altos morros da Bahia, o morro vai se tornar atraente para os praticantes destes esportes radicais, que poderão eleger Feira de Santana como um dos pontos para decolagens, dando visibilidade ao município neste nicho de desportistas, bem como oferecer opções para a economia do distrito, principalmente no lado comercial.

A estrada que leva à plataforma terá cerca de 4,2 quilômetros de extensão. No topo, além da plataforma, haverá um estacionamento com algumas dezenas de vagas, reservatório para a captação de água da chuva e sanitários.

Rede municipal faz doppler transcraniano em paciente de anemia falciforme

Feira de Santana é um dos raros municípios baianos que oferece na rede pública o exame de Doppler Transcraniano, que avalia o fluxo sanguíneo cerebral, identificando se há risco de AVC (Acidente Vascular Cerebral) em pacientes de anemia falciforme na faixa etária de 2 a 16 anos. A informação é da enfermeira Luciana Brito, do Centro de Referência Municipal, que funciona na Unidade Básica de Saúde do Centro Social Urbano.

Esta sexta-feira, 27, é o Dia Nacional de Sensibilização à Pessoa com Doença Falciforme, que é hereditária, com diagnóstico obtido através do Teste do Pezinho ou de exame laboratorial (eletroforese da hemoglobina). De acordo com a enfermeira, para cada 17 pessoas que nascem na Bahia, uma delas tem o traço da doença falciforme. E para cada 650 nascidos, um é portador dela.

“A Secretaria de Saúde tem assegurado o acesso dos portadores da anemia falciforme aos serviços de saúde, disponibilizando aos usuários acompanhamento adequado e especializado”, afirma Luciana Brito, referência técnica da área no município.

Doença caracterizada pela alteração genética da hemoglobina – proteína responsável em absorver e transportar o oxigênio no sangue e liberá-lo no tecido – a anemia falciforme provoca dores pelo corpo, úlceras de difícil cicatrização, insuficiência renal aguda, alteração no baço e pode levar a um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Em crianças pode haver edemas nas mãos e pés.

Em Feira de Santana, 450 pacientes falcêmicos estão sendo acompanhados pelo Centro de Referência Municipal, que funciona na Unidade Básica de Saúde, do Centro Social Urbano, onde recebem acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, composta por hematologista, clinico, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, enfermeiro. O serviço é gratuito.

Oficina de Teatro do Arte de Viver encena peça sobre conflitos familiares

Uma alusão, com boa dose de ironia, às “famílias perfeitas” retratadas nas propagandas de margarina, é o que propõe a peça montada pelos alunos do Programa Arte de Viver – oferecido à comunidade pela Fundação Cultural Egberto Costa – e que foi exibida nesta quinta-feira, 25, no Teatro Angela Oliveira, no Centro de Cultura Maestro Miro. O público era formado de usuários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)  de Humildes.

O espetáculo é escrito pelos alunos da Oficina de Teatro Adolescente, sob orientação e direção do professor Heber Fontes. A peça é assim denominada para chamar a atenção para algo “que a gente sabe que não existe”, diz Fontes. “E aqui a gente fala sobre os conflitos de uma família de verdade”, assinala. Segundo ele, a apresentação do trabalho ao público, como está sendo proposto pela Fundação, é um “momento para promover acesso à cultura e ao teatro”.

O programa Arte de Viver é um projeto cultural promovido no Maestro Miro pela Fundação Egberto Costa desde 2001 que oferece à população feirense oficinas nas mais diversas áreas artísticas/culturais.

A primeira visita de uma adolescente ao teatro

Pauline Araújo, 17, visitou o Teatro Ângela Oliveira, na tarde de quarta-feira, 25, para assistir a peça “Família de Má-rgarina”. Esta foi a primeira vez que a jovem  esteve num teatro. O palco, as cortinas e a platéia formavam um ambiente novo para ela.

“Eu estou muito feliz! Me deu vontade de participar das atividades daqui. O espaço é legal, a peça foi bem feita. Hoje eu saio daqui feliz”, disse a jovem que assistiu ao espetáculo acompanhada pela família.

Pauline e seus familiares participam das atividades do CRAS de Humildes há cinco anos e, acompanhados de cerca de 50 frequentadores do Centro, compareceram a esta apresentação em Feira de Santana.

Personagem

“Quando a gente sobe no palco e apresenta para um público diferente, isso não tem preço. A minha primeira experiência com teatro foi aqui no  Maestro Miro e o que eu vivi aqui é inesquecível”.

Gisele Portela, aluna da Oficina de Teatro e integrante do espetáculo

 

Fonte: Secom PMFS/G1/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!