31/10/2017

Feira: Ciro Gomes ministra palestra na Uefs nesta quarta

 

O vice-presidente do PDT, Ciro Gomes, estará em Feira de Santana nesta quarta (1º), onde fará uma palestra na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), à tarde, em horário ainda não confirmado. “Não vai ter nenhum encontro político não, ele veio mais para o compromisso com as universidades”, explica o deputado Federal Félix Mendonça Jr., que acompanhará o correligionário em sua agenda na Bahia.

Antes, nesta terça - feira, 31, Ciro Gomes estará em Salvador para ministrar uma palestra na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no bairro da Graça.

Com o tema “Análise do cenário econômica brasileiro: Saídas para a crise e a contribuição da universidade pública”, o evento será realizado no Espaço Cultural Raul Chaves, às 18h30. As inscrições são feitas no local.

A palestra foi organizada pela Associação dos Estudantes do Bacharelado Interdisciplinar de Humanidades e Direito, com o apoio da Faculdade de Direito da Ufba. De acordo com o presidente do PDT na Bahia, o deputado federal Félix Mendonça Jr., ele chegará a Salvador já no final da tarde e segue direto para a palestra.

Vereador critica que “O aniversário de Feira não é feriado”

No uso da tribuna da Casa da Cidadania, na sessão desta segunda-feira (30), o vereador Isaias de Diogo (PSC) destacou a necessidade da Casa discutir os feriados existentes no município de Feira de Santana. O vereador pontuou a importância de tornar feriado o dia do aniversário de Emancipação Política do município, celebrado em 18 de setembro.

“O aniversário da cidade não é feriado em Feira de Santana. Mas, hoje é feriado do dia do comerciário, conquistado pela categoria. No Carnaval, tem feriado na cidade, mas no Micareta não é feriado. Precisamos discutir com o Sindicato dos Comerciários e demais categorias para que o dia 18 de setembro seja feriado, contemplando todas as categorias”, afirmou.

O vereador Marcos Lima (PRP), lembrando que a lei não permite a criação de novos feriados, sugeriu que o Dia de Emancipação Política do município seja incorporada a outro feriado já previsto no calendário municipal. “Apoio o discurso do colega Isaias de Diogo e sugiro que esta data seja incorporada a outra que já seja feriado no nosso município”, finalizou.

Camisa de Vênus será uma das atrações de encontro de motociclistas e de festival de rock, em Feira

Dona de sucessos como “Bete morreu”, “Eu não matei Joana D’Arc”, “Simca Chambord”, entre muitos outros, a banda de rock soteropolitana Camisa de Vênus foi anunciada como uma das atrações do Festival November´s Rock, que neste ano acontece simultaneamente ao 8º Encontro Nacional de Motociclistas de Feira de Santana.

A Camisa de Vênus, liderada pelo cantor e compositor Marcelo Nova desde a sua fundação, em 1980, vai se apresentar no dia 4 de novembro, no Parque de Exposição João Martins da Silva, onde acontecerá o festival. Também se apresentarão atrações locais e regionais, e o encontro, que acontece de 1º a 5 de novembro.

A banda é considerada um dos ícones do rock brasileiro, cujas algumas canções, criadas há mais de três décadas, são consideradas hits até hoje. Além das autorais, serão esperadas aquelas que foram imortalizadas por Raul Seixas, parceiro de Marcelo Nova em apresentações e músicas.

Os organizadores do encontro pedem que as pessoas que forem ao Parque de Exposição levem dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão distribuídos entre as entidades assistenciais de Feira de Santana. A doação não é obrigatória, mas será uma ação social coletiva da organização e do público.

O 8º Encontro Nacional de Motociclistas de Feira de Santana, o Mega Feira 2017, e a quarta edição do Festival November´s Rock tem o apoio da Prefeitura de Feira de Santana por meio da Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico.

Fisioterapia Domiciliar faz 200 atendimentos por mês em Feira de Santana

Cerca de 200 atendimentos são realizados mensalmente pelo Serviço de Fisioterapia Domiciliar, oferecido em Feira de Santana pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde. Detalhes deste bem sucedido programa foram apresentados durante o II Encontro de Fisioterapia Domiciliar, na  sexta-feira, 27. O evento foi realizado no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, na Secretaria de Saúde, e marcou a passagem do Dia do Fisioterapeuta – 13 de outubro.

A fisioterapeuta referência na rede municipal, Nádia Emília Gomes, apresentou o projeto, informando que os seis profissionais atendem pacientes das Unidades Básicas de Saúde, mediante as demandas que chegam a Divisão de Enfermagem. Eles desenvolvem atividades preventivas, reabilitadoras e funcionais. A equipe também orienta e capacita os familiares. O serviço também é levado para o Dispensário Santana e o Lar do Irmão Velho.

Cada fisioterapeuta atende em média 20 pacientes. Os atendimentos são realizados até duas vezes por semana em cada paciente. Nádia falou da evolução das pessoas assistidas – algumas delas conseguem retornar a funcionalidade total dos movimentos. Outros, a exemplo de pacientes que sofreram um AVC (Derrame Vascular Cerebral) conseguem parcialmente, sendo encaminhados para atendimento ambulatorial.

Em oito anos, foram realizados 10.046 atendimentos. Nesse período 80% dos pacientes assistidos não necessitaram de reinternamento. A secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, fez a abertura do encontro, parabenizando a equipe. Também presentes, a diretora da Rede Própria de Saúde, Joana Queiroz, e a chefe da Divisão de Enfermagem, Ana Cristina Franqueira.

Paciente em ventilação mecânica é exemplo de êxito do programa

O relato de sucesso de uma criança de seis anos de idade, que nasceu com 41 semanas de gestação e, por conta do atraso no momento do parto, veio a ter paralisia cerebral, foi apresentado no evento comemorativo pelo Dia do Fisioterapeuta. Há quatro anos, o menino é acompanhado em seu domicílio por uma fisioterapeuta da Secretaria Municipal de Saúde.

“Ao nascer o menor foi diagnosticado com hipotonia secundária a neuropatia e assimetria ventricular. Isso o levou a uma paralisia cerebral. Ele era restrito ao leito. Hoje, já vai à praia, a parques infantis e também à igreja, mesmo na condição de ventilação mecânica – respiração com auxilio de aparelhos”, relata a fisioterapeuta Gildete Abigail Souza, que o acompanha em seu domicílio.

Quase 400 beneficiários do Bolsa Família não sacaram o benefício em julho

Por mais dramáticas que sejam as dificuldades financeiras enfrentadas pelas famílias inseridas no programa social Bolsa Família, 390 beneficiários ainda não foram sacar os recursos referentes ao mês de julho e poderão perder estes benefícios. O prazo para a retirada dos valores se expira nesta terça-feira, 31. Depois os valores retornam para o Governo Federal.

O alerta para que as famílias beneficiárias do Bolsa Família fiquem sempre atentas aos prazos para o saque dos recursos está sendo feito pelo secretário de Desenvolvimento Social (Sedeso), Ildes Ferreira. Ele considera, entretanto, “algo inexplicável” justamente famílias que passam privações e sérias dificuldades financeiras não irem fazer o saque dos recursos.

O prazo dado pelo programa social do Governo Federal é de três meses para efetuar o saque. “Infelizmente, algumas pessoas não se dão ao trabalho de conferir se os recursos estão disponíveis, o que é uma situação bastante difícil de compreender”, lamenta Ildes Ferreira.

Somente em Feira de Santana, o benefício social contempla cerca de 31 mil famílias de baixo poder aquisitivo ou que estão desempregadas, enfrentando sérias dificuldades financeiras.

 

 

Fonte: BN/Ascom CMFS/Secom Pmfs/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!