09/11/2017

Chapada: Cidades recebem Exposição fotográfica sobre o Paraguaçu

 

A cidade de Marcionílio Souza, na Chapada Diamantina, está recebendo desde a última segunda-feira (6) e irá até o próximo domingo (12) a exposição fotográfica ‘De Onde Vem a Água que Você Bebe!’, no galpão localizado na praça Olegário Ferreira. Depois o mesmo evento segue para Itaetê, da próxima segunda-feira (13) até 19 de novembro, e em Andaraí, na Escola Edgard Silva, de 21 a 27 de novembro. As imagens aéreas do maior rio da Bahia, o Paraguaçu, registradas pelo fotógrafo Rui Rezende, farão parte da exposição’, que percorreu os municípios de Boa Vista do Tupim, Nova Redenção e Ibicoara.

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), um dos órgãos e autarquia responsáveis pela gestão das águas na Bahia, apoiam a exposição, com o objetivo de fortalecer o uso consciente dos recursos hídricos. Durante a exposição, as pessoas podem conhecer o trajeto do Rio Paraguaçu, que nasce na Chapada, no município de Barra da Estiva e deságua na Baía de Todos-os-Santos, suas belezas, os seus afluentes, além do cotidiano dos moradores das cidades que estão às margens do rio e também a situação de danos ambientais.

De acordo com Rui Rezende, a escolha do título surgiu por conta da expedição em busca da nascente do Paraguaçu. “Foi um total de 22 horas e 40 minutos de voo, em nove dias, registrando o rio Paraguaçu, e também a nascente que brota a água que as pessoas usam”. O secretário do Meio Ambiente, Geraldo Reis, disse que “as fotos de Rui Rezende retratam o olhar sutil e delicado de alguém sensível à preservação dos recursos naturais da Bahia. Por isso, a importância de continuarmos implantando políticas públicas para a gestão e proteção desses recursos naturais, como o Cadastro de Usuário de Água, uma forma de gerenciar e sensibilizar as pessoas sobre o uso consciente da água”.

Exposição reforça campanha

A exposição tem o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre o uso consciente da água. Além disso, reforça a campanha do Cadastro de Usuário de Água, que contempla, além da Bacia Hidrográfica do Paraguaçu, a do Recôncavo Norte e Inhambupe, e a Bacia dos Rios Verde e Jacaré. O Cadastro Estadual de Usuário de Recursos Hídricos visa conhecer os diversos usos e usuários de água de uma determinada região ou bacia, o que permitirá formar um banco de dados, e identificar os usos predominantes, quem são e onde se concentram os usuários.

O objetivo é fazer o levantamento de todos os usuários que fazem captação, lançamento, barramento ou interferências diversas. Além do cadastro realizado através da visita de técnicos, o usuário também pode se cadastrar no módulo on-line do Cadastro de Estadual de Usuários de Recursos Hídricos (CERH), no Sistema Estadual de Informações Ambientais e Recursos Hídricos (SEIA), no endereço www.sistema.seia.ba.gov.br.

Irecê: Estudantes promovem Semana de Ciências, Cultura e Tecnologia

A população de Irecê poderá participar da V Semana de Ciências, Cultura e Tecnologias promovida pela comunidade escolar do Centro Territorial de Educação Profissional de Irecê (CETEP). A programação, que conta com palestras, oficinas, mesas redondas, gincana cultural, apresentações sobre os cursos técnicos de nível médio e de qualificação profissional ofertados pelo Centro e prestação de serviços gratuitos, foi aberta na terça-feira (7) e prossegue até esta quinta-feira (9), na Praça Central da cidade.

A atividade tem como tema “A Tecnologia na Sociedade Contemporânea” e marca a culminância dos projetos realizados na unidade escolar durante todo o ano letivo. “O Cetep fica distante sete quilômetros do centro da cidade e nem todos conhecem o nosso trabalho. Por isso, escolhemos a praça da cidade, para que a população tenha acesso aos serviços, conheçam nossos cursos e tudo que realizamos no CETEP. Tivemos aferição de pressão, glicemia, tipagem sanguínea, campanhas educativas sobre o Novembro Azul e a Febre Amarela, produção de mudas de plantas, entre outras atividades com o envolvimento de todos os nossos alunos”, explicou o diretor da unidade em Irecê, Carlos Ney Nascimento.

A turma de Valterluci Amado Félix, do curso técnico em Nutrição e Dietética, levou para o estande, bolos, tortas, pães e até panqueca, todos integrais, fabricados por eles para a apresentação, comercialização e degustação da população. Os futuros técnicos aproveitaram para dar dicas de alimentação saudável e formas de aproveitar melhor os alimentos. “Distribuímos, também, a mistura de água, bicarbonato de sódio e limão, explicando como é feita esta solução, que pode ser usada para regular o intestino e melhorar o PH do estômago. Gostei do projeto. É uma forma de apresentar nosso curso, nossas habilidades e tudo que estamos aprendendo em sala de aula”, pontuou a estudante.

Para chamar a atenção da população sobre o uso consciente do dinheiro, a equipe da estudante Giovanna Pires, do curso técnico em Administração, realizou uma enquete com perguntas para saber como as pessoas administram, gastam e se economiza dinheiro. Ao final, a turma prestava orientações de como é possível gastar conscientemente e até de como investir. “Foi uma atividade muito produtiva. Conversamos com a população, aplicamos tudo que estamos aprendendo no curso e falamos sobre formas de investimentos e empreendimentos. Aproveitamos para vender alguns produtos e todos gostaram da iniciativa”, concluiu.

Governo do Estado lança projeto Escolas Culturais em Itaberaba nesta quinta-feira

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, lança, nesta quinta-feira (9), às 14h, o projeto Escolas Culturais no Colégio Modelo de Itaberaba (a 278 quilômetros de Salvador). A iniciativa, que integra o programa Educar para Transformar, objetiva promover o protagonismo estudantil, além de reconhecer e requalificar a escola como um espaço de circulação e produção da diversidade cultural do Território de Identidade onde está inserida. O lançamento contará com a presença do secretário estadual da Educação, Walter Pinheiro.

O projeto já foi implantado em Itabuna, Juazeiro, Gandu, Bom Jesus da Lapa e Feira de Santana, e envolverá 85 unidades escolares, em 85 municípios, potencializando os projetos artísticos e culturais já existentes e fomentando novas atividades. As escolas estão sendo requalificadas para o desenvolvimento de ações pedagógicas voltadas para a dança, música, audiovisual, literatura, inovação e empreendedorismo, dentre outros.

O projeto Escolas Culturais é resultado de parceria entre as secretarias da Educação, de Cultura (Secult), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e Casa Civil.

Rui inaugura Distrito de Segurança e reforma sede da PM em Itaberaba

A segurança pública da região de Itaberaba ganhará reforço com a inauguração, nesta sexta-feira (10), às 9h, do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) e um módulo do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O investimento na obra foi de R$ 1,33 milhão. A cerimônia de entrega contará com a participação do governador Rui Costa, que também entregará a primeira etapa da reforma das sedes da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT/Chapada), e da Companhia de Policiamento da Região da Chapada (CPR), ambas localizadas na Avenida Ruy Barbosa, nº 563, no centro da cidade.

Outra importante ação do governador na cidade é a autorização para a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) licitar os serviços de restauração e pavimentação de 5,24 quilômetros da Rodovia BA-046, no trecho da passagem urbana de Itaberaba. A obra, orçada em R$ 1,02 milhão, vai beneficiar 75 mil moradores da região. Durante a solenidade, que ocorre na Rua 2, na Praça Alameda das Umburanas, no centro, Rui entregará um trator com implementos e 663 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Em parceria com a prefeitura municipal, Rui participa do lançamento do Programa Expresso Saúde e inauguração da Praça da Urbis e do anúncio de autorização das obras de pavimentação nos bairros da sede municipal e de encascalhamento da estrada vicinal que liga a sede à localidade de Serra Verde.

Nova Redenção sedia Seminário Produção Intensiva de Leite a Pasto em novembro

Por conta da pastagem ser o principal alimento na dieta de bovinos, ovinos, caprinos e outros ruminantes, a disponibilidade, o manejo e a qualidade da sua forragem são fatores essenciais para o sucesso da pecuária leiteira. Visando um aprofundamento sobre o assunto, com trocas de experiências, o município de Nova Redenção, na Chapada Diamantina, receberá nesta sexta-feira (10), o ‘Seminário sobre Produção Intensiva de Leite a Pasto’.

Tendo como público-alvo produtores familiares de leite, agentes comunitários rurais, técnicos agrícolas e outros, o evento, que acontecerá das 8h às 12h, no Centro Cultural Consuedes Benevides, objetiva aumentar o conhecimento sobre a tecnologia de produção intensiva de leite a pasto para agricultores familiares e demais envolvidos na cadeia produtiva, por meio da capacitação e do treinamento. Como parte da programação, acontecerá no turno da tarde (13h às 17h), a implantação de uma Unidade de Referência de Produção de Leite em área de agricultora familiar.

Conforme Marcelo Matos, da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), órgão vinculado a SDR, que estará coordenando o seminário, “o sistema intensivo de produção utiliza o pastejo rotacionado, em que o gado vai buscar o seu alimento no pasto. Com isso, o animal está consumindo uma forragem com alto teor de proteína e energia podendo, dessa forma, expressar o seu potencial para a produção de leite, reduzindo o consumo de concentrado e, consequentemente, baixando o custo de produção”.

A preconização do manejo intensivo de pastagens aumenta a produção por animal e por área, ampliando a rentabilidade do produtor. O ‘Seminário Produção Intensiva de Leite a Pasto’ é uma realização do Governo da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e seus órgãos agregados, com o apoio da Cooperativa Agropecuária da Chapada Diamantina (Coapechad), Cooperativa de Trabalho do Estado da Bahia (Cooteba), Movimento de Luta pela Terra (MLT) e da prefeitura Municipal de Nova Redenção, administração ‘Governo da Reconstrução’, da prefeita Guilma Soares (PT).

 

Fonte: A Tarde/Ascom Educação/Ascom SSP/Jornal da Chapada/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!