10/11/2017

Morro de São Paulo recebe Torneio de Beach Rúgbi

 

Mais de 80 atletas estão previstos para desembarcar em Morro de São Paulo para participar da 5ª edição do Torneio Internacional de Rúgbi. As competições acontecem nos dias 18 e 19 de novembro, na Segunda Praia, a partir das 14h e vai até as 19h.

O evento vai proporcionar aos participantes e turistas uma experiência que mistura esporte e diversão. São 8 equipes com times da Argentina e do Brasil. Entre as equipes da Argentina estão San Cirano, Husares, Banco Hipotecario e San Cirano B. A participação das equipes nacionais são fortes, times representando Porto Seguro (Toruks), Vitória da Conquista (Ymbores), Morro de São Paulo (Urubus) e Salvador (La Furia), além de um grupo de jogadores de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

O evento é uma realização da Associação Europeia do Beach Rufby (EBRA), em parceria com a Prefeitura Municipal de Cairu, e conta com o apoio do Consulado Argentino na Bahia e da Câmara Empresarial de Comércio Argentina - Bahia e Gatorade.

MP-BA quer suspensão de taxa de entrada de Morro de São Paulo e Barra Grande

O Ministério Público estadual, por meio da procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado e do promotor de Justiça Paulo Modesto, ingressou com duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (Adins), com pedido de cautelar, para que sejam suspensos os efeitos dos dispositivos legais que instituem tarifas pelo uso do patrimônio do Arquipélago Tupa, localizado em Morro de São Paulo, no Município de Cairu, e por cobranças realizadas na entrada e no porto da localidade turística de Barra Grande, no Município de Maraú.

Em uma das ações, o Ministério Público pede à Justiça que determine a imediata suspensão dos efeitos dos artigos 2º, 3º e 4º da Lei Complementar nº515/17, e, por arrastamento, todos os demais dispositivos desta Lei, bem como do Decreto nº 2.513/17, do Município de Cairu, por afrontar dispositivos das Constituições Federal e Estadual, tendo em vista que a municipalidade não presta, direta ou indiretamente, serviço público específico ou divisível para os turistas que visitam o local, pagando valor em dinheiro, inclusive de forma antecipada nos terminais rodoviários e marítimos. “A preservação do meio ambiente é um dever da Municipalidade, que deve ser garantido pelo Poder Público a toda e qualquer pessoa que esteja em seu território, seja ela residente ou domiciliada no Município, seja ela visitante. Dessa forma, é uma atividade que não pode jamais se sujeitar a taxação, devendo ser financiada com a receita dos impostos municipais”, registram a PGJ e o promotor de Justiça. Segundo a ação, o Município continua a incidir no mesmo vício de inconstitucionalidade das normas já impugnadas e declaradas inconstitucionais pela Justiça em sucessivas decisões.

O mesmo vem ocorrendo com todas as pessoas que visitam Barra Grande. Os visitantes têm que necessariamente efetuar pagamento de taxa ao Município de Marau, sem qualquer prestação direta de serviço, o que, segundo a ação, “afronta o princípio da liberdade de tráfego e ofende a direta manifestação do poder constituinte estadual e federal”. Por isso, o MP solicita à Justiça que determine a inconstitucionalidade dos arts. 1º, 2º, 3º, da Lei Municipal nº021/10, com as alterações promovidas pela Lei nº 099/2015, do Município de Maraú e, por arrastamento, os efeitos dos demais dispositivos do mesmo diploma legal.

Rastreamento do câncer de mama chega a Taperoá na segunda-feira

O município de Taperoá, no sul da Bahia, recebe o Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama a partir de segunda-feira (13). A meta estimada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) é atender 919 mulheres, na faixa etária de 50 a 69 anos, até o dia 21. O programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

A unidade móvel, equipada com o mamógrafo, ficará estacionada na Avenida Beira Mar. Para ser atendida, a paciente deverá levar documento de identidade, Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. O atendimento terá inicio às 7h e prossegue até as 18h. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico, será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia.

O Saúde sem Fronteiras é um programa da Sesab que tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

Centro de Cultura de Valença celebra 31 anos com muita arte

Nesta sexta-feira (10), Valença, no baixo sul do estado, tem comemoração em dobro. Além do aniversário da cidade, serão celebrados os 31 anos do Centro de Cultura Olívia Barradas – espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult). A partir das 19h, haverá atividades das mais diversas linguagens com convidados especiais e entrada gratuita.

Iniciando as celebrações, será aberta a exposição ‘Valença: Centro de Cultura’, reunindo oito artistas visuais Nem Cardim, realizada a Ocupação Cultural, com performances, poesia, música e dança. O evento é promovido pela Secult, Biblioteca Municipal Ruy Barbosa, Instituto Federal da Bahia (Ifba), Secretaria Municipal de Governo e Cultura de Valença.

Na opinião do coordenador do Centro de Cultura Olivia Barradas, Otávio Mota, “as sementes que plantadas ao longo do tempo dão para ser traçado uma história importante no segmento da cultura, quer em Valença e territorialmente. Nossos sonhos continuam latentes, possibilitando assim novas colheitas e novos frutos que venham somar em todos os segmentos artísticos culturais e sua diversidade”.

O Centro de Cultura Olívia Barradas, coordenado por Otávio Mota, foi inaugurado em 10 de novembro de 1986, e tem como destaque a programação artístico-cultural de dança, linguagem que mais realiza apresentações no espaço e que mobiliza o maior público, teatro, circo e artes visuais. Saiba mais sobre a programação no site da Secult.

Dom Macedo Costa: Prefeitura oferece aulas de canto gratuitas para a comunidade

As talentosas vozes macedenses agora têm a oportunidade de receberem aprimoramento, com educação musical de qualidade. A Prefeitura de Dom Macedo Costa, através da Secretaria Municipal de Cultura, oferece aulas de canto para a comunidade, ministradas pela professora Thaise Silva. São oito turmas semanais, contemplando em torno de 100 alunos matriculados, de todas as idades. Essa é a primeira vez que o ensino de canto é ofertado no município, por meio de instituição pública e gratuita.

Na opinião do munícipe e cantor Sillver Lima, que matriculou sua filha Adriele, de 9 anos, nas aulas de canto, a oferta desse curso tem sido algo excelente: “Muita gente tem o dom, porém a pessoa precisa se aperfeiçoar e aqui antes não havia essa oportunidade, quem quisesse tinha que procurar em outra cidade. Técnica vocal a gente aprende ou com aulas ou com experiência, mas o correto mesmo é com aulas. Por isso coloquei a minha filha aqui no curso, para que ela já possa crescer sabendo as técnicas, e que possa seguir carreira na música”, declara satisfeito Sillver.

Pres. Tancredo Neves: Câmara de vereadores aprova lei que reduz o salário dos servidores públicos

Na noite da última quarta-feira(08), durante uma sessão da Câmara Municipal de Vereadores do município de Presidente Tancredo Neves-Ba, foi aprovado por unanimidade, os Projetos de Lei Complementar 03/2017 e Projetos de Lei Complementar nº 02/2017.

Os projetos de leis reduz o salário dos servidores públicos municipais, modificando para menos o plano de carreira e segundo o SINDFUP, os referidos Projetos de Leis alteram a estrutura das carreiras administrativa, principalmente dos servidores da SAÚDE, ofendendo os princípios constitucionais da irredutibilidade salarial direito adquirido e a segurança jurídica, além de outros direitos sociais, fruto de históricas lutas dos servidores públicos deste município.

Um verdadeiro absurdo, um retrocesso na história do município, se o objetivo é fechar as contas e economizar ao máximo o dinheiro, porque os vereadores que recebem o salário mensal de R$6.000(SEIS MIL REAIS) sem fazer absolutamente nada, agora querem reduzir o salário do trabalhador?

Por que não reduz os próprios salários, senhores vereadores? Por que não reduzem o salário do Prefeito, que ganha quase R$15.000 por mês? Não, ai não pode né?

Esse virou o assunto mais comentado nas redes sociais no município, a população demostrando sua total indignação com os políticos que foram eleitos para legislar, fiscalizar o poder público, o que não vem fazendo os vereadores do município, afinal, muitos estão sendo beneficiados não é mesmo?

Últimos preparativos para a 6ª etapa do Campeonato Baiano de Futevôlei, em Ilhéus

Neste final de semana, dias 11 e 12 de novembro, o Campeonato Baiano de Futevôlei promete movimentar as areias na praia da Avenida Soares Lopes, em Ilhéus. Ao todo, 100 atletas estarão presentes na 6ª etapa do estadual, com 50 duplas disputando a tabela que terá chave única com todas as duplas se enfrentando, sendo que as quatro que apresentarem o melhor resultado, se encontrarão na semifinal. Para a etapa de Ilhéus, são aguardadas pelo menos 700 visitantes – entre desportistas, árbitros, comissões técnicas - durante os confrontos.

Segundo os organizadores, uma moderna arena esportiva, composta por duas quadras com arquibancadas para o público já está sendo montada na praia, ao lado da Catedral de São Sebastião. O espaço receberá atletas nas categorias Masculino B com 24 duplas; Feminino com 8 duplas e Masculino Master com 8 duplas. De acordo com Federação das Associações de Futevôlei do Estado da Bahia (FAFEB), a dupla que realizar mais pontos nas etapas acumuladas será a campeã.

A programação

Sexta (10), será o sorteio que definirão a ordem das duplas. Já a programação oficial começa no sábado (11), às 8 horas com a série B. No domingo (12), as disputas iniciam às 9h com as categorias Master, profissional e feminino, indo até às 16 horas. Para este evento, são esperados alguns nomes do futevôlei brasileiro, a exemplo do atleta de Morro de São Paulo, Charles Sena dos Santos (Neguinho), primeiro lugar do ranking estadual. Também o Mateus Caniggia, 10 vezes campeão baiano. Outra estrela esperada é Marcelo Ramiro (Marcelinho), brasiliense, cinco vezes campeão mundial. A dupla Robert Silva Almeida (Reca) e Raphael Rocha dos Santos (Sopha), estarão representando Ilhéus no campeonato.

O diretor de Esportes da Prefeitura de Ilhéus, Danilo Rabat, ressaltou a importância do município sediar um evento deste porte. “Temos a oportunidade de ver os atletas atuarem profissionalmente aqui, em nossa cidade”. Danilo comemora o fato de Ilhéus receber grandes eventos nestes meses, afirmando que o município se consolida no cenário esportivo não apenas estadual, mas nacional. “O futevôlei vem crescendo dentro de Ilhéus e os eventos servem também para divulgar ainda mais o esporte”, avalia.

Ilhéus ganha Feira de Saúde nos dias 13 e 14

Visando contribuir com a melhoria do atendimento à saúde da população, a Fundação José Silveira (FJS), com a apoio da Prefeitura de Ilhéus, realiza nos dias 13 e 14 de novembro, uma Feira de Saúde. Serão disponibilizados à população do município e da região, consultas gratuitas em diferentes especialidades médicas, exames e orientações para uma vida saudável. A ação tem início na segunda-feira (13), na Igreja Batista Lindinópolis, bairro Conquista e na terça-feira (14), no Basílio, em frente ao Colégio Estadual, contando com as Unidades Móveis de Saúde da FJS e uma equipe multidisciplinar.

De acordo com a coordenadora da FJS, Edna Nazaré, a comunidade contará com as consultas gratuitas em diferentes especialidades médicas, como atendimentos clínicos, pediatria, exames preventivos, ginecológicos, ultrassonografia e promoção em saúde bucal. “Além disso, estaremos disponibilizando à população, a realização de exames de ultrassonografia, preventivo ginecológico, teste de glicemia, aferição de pressão arterial e orientações para prevenção do câncer de mama e próstata”, assegurou.

Requisitos

A coordenação ainda informa que, para a realização da ultrassonografia, será necessária a requisição médica. Os atendimentos serão feitos por ordem de chegada e as vagas são limitadas. Os serviços serão prestados das 8 às 16 horas, por ordem de chagada e para ser atendido é preciso apresentar RG, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

 

Fonte: A Tarde/Cecom MP/Sesab/SecultBa/BlogdoValente/Itabaina Agora/Jornal BahiaOnline/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!