12/11/2017

Diversidade musical marca terceira edição do Afro Fashion Day

 

Hip hop, rhythm and blues, funk e pagodão não faltarão na trilha sonora do Afro Fashion Day (AFD), projeto do Correio, para celebrar o mês da Consciência Negra. É o que prometem a Banda Rua 06 e os djs Jack Nascimento, da festa Batekoo, e Raiz, que se apresentarão no evento que ocorre dia 18, das 9h às 20h, no Porto Salvador, no Comércio. Eles ficarão de 13h às 18h no 1º piso, animando o público na praça de alimentação, antes de Mauro Telefunksoul entrar em cena para embalar o desfile, às 19h.

“Um projeto que dá visibilidade para o povo preto é muito importante. É uma celebração da consciência negra!”, ressalta Jack, que participa pela primeira vez do AFD. Ele é um dos responsáveis pelo movimento cultural e artístico Batekoo, em Salvador. “É resistência preta, onde as pessoas vão para ser livres e transparecer as essências delas, sem medo de julgamentos”. Para o som, o DJ promete: “Não vai faltar Beyoncé, Tássia Reis, Rincon Sapiência e La Fúria”. Ele toca das 13h às 13h40.

Na sequência, a Banda Rua 06 fará até 15h30, um pocket show autoral. Nid Iceberg e Lucas Garcez criaram a dupla há um ano e ressaltam que estar no Afro será uma oportunidade para dar visibilidade à dupla. “Lançamos o primeiro single em setembro. Somos do R&B, soul music. Temos essa pegada de black music. O Afro Fashion Day se conecta diretamente com nosso estilo musical”. Eles estarão acompanhados do DJ Marinho, que vai comandar as pickups enquanto eles apresentam as composições.

Experiente no ramo da moda, o DJ Raiz já foi modelo na adolescência. Convidado para desfilar ao lado dos músicos Rafa Dias, do Attoxxa, e Luã Faya, do Clube do Ragga, ele revelou que participar do AFD o fará voltar no tempo. “Gostei do convite. E, para Salvador, é importante ter esse movimento”. Raiz vai tocar de 17h às 18h e arrasar nas batidas afro. “Passo pelo afrohouse, kizomba, kuduro, dance hall, funk e samba”, conta o DJ com 15 anos de profissão.

After do Afro

Para quem quiser esticar a comemoração, o promoter Uran Rodrigues, um dos convidados para o desfile, assina o baile O Pente, na boate XYZ Salvador, no Rio Vermelho. Para a terceira edição da festa, marcada para às 22h, estão escalados o DJs Raiz, que irá da passarela do Afro direto para o comando das pickups, o digital influencer John Drops e o djs Maurício, conhecido como “Fresh Prince da Bahia” e Tia Carol, ambos do Batekoo. “É uma festa de Black Music em que celebramos a boa música. E aproveitamos a semana da consciência negra, na noite pós-AFD, para fazer essa edição especial”, disse o idealizador.

Serviço

O Afro Fashion Day 2017 traz produções de 40 marcas baianas de acessórios, turbantes, roupas e calçados.  Serão cerca de 100 pessoas na passarela, entre convidados, modelos de e vencedores das seletivas de bairro. A entrada é 1 kg de alimento não-perecível (para o Mesa Brasil Sesc) e está sujeita à lotação do espaço. O Afro Fashion Day é realizado pelo Correio, com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e patrocínio da Avon.

Afro Fashion Day se consolida como vitrine para modelos iniciantes

Mais do que um evento de moda, o Afro Fashion Day (AFD), iniciativa do CORREIO para celebrar o mês da Consciência Negra, promove oportunidade para os profissionais do ramo, desde os estilistas e designers das marcas baianas aos modelos veteranos e iniciantes. Chegando na sua terceira edição no dia 18 de novembro, das 9h às 20h, no Porto Salvador, no Comércio, o projeto é reconhecido pela capacidade de revelar grandes nomes, como foi o caso da vencedora do concurso Super Model of the Word, da Ford Models, em 2016, Ana Flávia Santos, e os gêmeos Juan e Raul Santos, de 20 anos, que participaram em 2015. Juan atualmente mora em São Paulo e viaja hoje para a Índia.

“O Afro Fashion Day foi um impulso! A partir da passarela na Cruz Caída (Pelourinho), eu e meu irmão Raul ganhamos visibilidade e pudemos viajar para fora do Brasil. O AFD serviu como vitrine para os scouters (olheiros) conhecerem nosso trabalho”, conta o modelo baiano. “Vou começar uma nova temporada de trabalho lá na Ásia”, revela o jovem, que já saiu em capa de revista internacional, gravou um comercial do McDonalds para a televisão e morou nas Filipinas com o irmão. Ele lamentou não estar em Salvador neste mês para prestigiar o projeto que, neste ano, traz como tema os quatro elementos da natureza: água, ar, fogo e terra. “Vou acompanhar de longe, pela internet”, garantiu o belo que saiu da comunidade de Novo Marotinho, em Salvador, para ganhar o mundo. 

O modelo atualmente está na agência Oxygen Models e considera o Afro Fashion Day um marco para o país e para quem trabalha na área, sobretudo para quem está no começo da carreira. “O evento ajuda na identificação dos ‘new faces’ (novatos). É importante mostrar o caminho. E, ao mesmo tempo, o AFD apoia e dá visibilidade para os modelos que já estão na ativa e pegam trabalhos com marcas interessantes”, completa. É o caso de Amanda Santana, 28, da agência Bi Produções. Ela já desfilou em Nova Iorque e em Paris, para marcas como Osklen, Ellus e Agnès B.

Em 2005, Amanda participou do concurso da Elite Model e sua carreira deslanchou. “Pouco tempo depois, com 18 anos, fui para São Paulo. Participei da São Paulo Fashion Week, fui para os Estados Unidos pela agência IMG, fiz catálogos e desfiles importantes. Trabalhei até para Isabel Toledo, a estilista que desenha as peças de roupa de Michelle Obama”, conta a modelo, que participa do Afro pelo segundo ano consecutivo. “Acho o evento o máximo porque só tem negros. A população negra é destacada, representada e respeitada. Raros são os desfiles que dão tanto espaço para nós”.

Para Marlon Junio, gestor da The Agent Model Bahia, com sedes em Salvador, São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba, e que trabalha para descobrir, desenvolver, orientar e lançar modelos para os mercados nacional e internacional, o Afro Fashion Day é "um grande evento que traz uma visibilidade incrível para todos envolvidos com moda. E, principalmente, possibilita descobrir novas promessas. Eu, particularmente, considero a maior vitrine de moda de Salvador...”. Ele é sócio do scouter Vinny Vasconcellus, responsável pela revelação da moradora de Mussurunga, Ana Flávia Santos, 20, que venceu o concurso Super Model of the Word, da Ford Models, em 2016. Ela foi a primeira mulher negra a ganhar a competição e hoje, a top que é fã de Beyoncé e Rihanna, exibe a beleza dos seus 1,79m em passarelas pelo mundo.

O Afro Fashion Day terá 100 pessoas na passarela, sendo 88 modelos das agências One Models, PJT Models, Model Club Agency, Suellen Massena, Merci Models, Bi Produções, Raí Silva Assessoria de Modelo, Mega Model Bahia e Xtreme, oito pessoas não-agenciadas escolhidas através das seletivas que aconteceram nos bairros da Liberdade, Bonfim, Itapuã, Cajazeiras e Plataforma, e os convidados: o promoter Uran Rodrigues, Rafa Dias, do Attoxxa, DJ Raiz e Luã Faya, do Clube do Ragga. O desfile está agendado para 19h, mas a programação vai acontecer o dia todo e conta com exposição, loja colaborativa, bate-papos e manifestações culturais.

Tia Má será a mestre de cerimônias do Afro Fashion Day

Sucesso no Brasil como Tia Má, a jornalista e youtuber Maíra Azevedo garantiu sua presença no Afro Fashion Day 2017. Ela aceitou o chamado para ser a mestre de cerimônias do projeto, criado pelo CORREIO para celebrar o Mês da Consciência Negra.

"Eu achei ótimo! Primeiro porque acredito que o AFD resgata aquela estética do Black is Beautiful, de falar de empoderamento por meio da estética. É onde a população negra vai à rua para se ver bela, se reconhecer nas roupas, nos adereços. Então, quando fui convidada, eu me senti inclusive prestigiada", comemora a baiana.

"O MC é a voz do evento. Eu vou falar representando a beleza negra em um dia em que a gente esquece as nossas dores para celebrar a nossa força. E eu acho que isso é o que tem de mais mágico. É a gente, apesar do racismo, seguir sorrindo", completa.

Com o tema Os Quatro Elementos da Natureza, o Afro Fashion Day  vai rolar dia 18, no Porto Salvador Eventos (Comércio). Ele tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e patrocínio da Avon.

Festival Combina MPB anuncia grade com Gil, Anitta e outros

O Festival Combina MPB divulgou nesta sexta-feira (10) a sua grade de programação. O evento acontece nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro e será gratuito. Entre os artistas anunciados estão nomes como Paralamas do Sucesso, Milton Nascimento, Gilberto Gil e Anitta.

O mote do festival é unir grandes nomes da MPB com artistas que tocam outros ritmos. Capitaneado pela empresária Flora Gil, com produção local da GeGe, o evento deve acontecer no Parque de Exposições, na Arena Fonte Nova ou no Centro Administrativo. A definição deve acontecer em breve.

 

 

Fonte: Correio/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!