12/11/2017

Anagé: sem salários, funcionários jogam lixo em frente à prefeitura

 

Funcionários que prestam serviço à prefeitura de Anagé, a 560km de Salvador, manifestaram sua revolta contra o atraso de mais de quatro meses dos salários descarregando um caminhão de lixo na frente da prefeitura, na última quinta-feira (9).

O protesto se estendeu ainda por várias ruas do Centro da cidade, que ficaram interditadas. A ação visa sensibilizar a prefeita da cidade, Elen Rite Pereira, para a situação do funcionalismo.

Parte da população pede mesmo a saída imediata da chefe do executivo. Professores, que também estão com salário atrasados, paralisaram as atividades por tempo indeterminado.

Livramento: mesmo com obras concluídas, 2ª Retran ainda não iniciou atividades

Desde o mês de agosto deste ano, as obras de construção da nova sede da 2ª Retran no Bairro Taquari, em Livramento de Nossa Senhora, foram concluídas, porém, a unidade não iniciou as atividades, sendo necessário que os moradores desta cidade e regiões circunvizinhas se desloquem até a cidade de Brumado, onde há a 18ª Ciretran, para a realização de diversos procedimentos. A nova sede, que deveria estar em pelo funcionamento, foi criada após convênio entre a prefeitura de Livramento e o Detran-BA, com o objetivo de ampliar os serviços prestados a população, oferecendo ainda instalações físicas mais confortáveis, porém, quando não se desloca até a cidade vizinha, a população é atendida na Retran situada na Avenida Dr. Nelson Leal, onde atuam poucos funcionários, em péssimas condições de trabalho, e com a disponibilidade se serviços limitados.

UESB e Embrapa lançam nova variedade de mandioca

Há mais de 30 anos, a Uesb desenvolve pesquisas e promove projetos de extensão no intuito de contribuir com a cultura de mandioca na região Sudoeste. Por meio do Laboratório de Melhoramento e Produção Vegetal, a Universidade busca, constantemente, difundir tecnologias simples e de baixo custo que possam aumentar a produtividade da raiz, bem como melhorar a qualidade de vida dos produtores.

Para isso, a Uesb mantém parcerias com algumas instituições, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O recente trabalho desenvolvido em conjunto entre as duas entidades resultou em uma ação que irá melhorar o potencial produtivo da raiz no Sudoeste baiano. “Trata-se do lançamento de uma variedade de mandioca que será muito útil para produtores da nossa região, principalmente, para os pequenos produtores rurais da agricultura familiar, que têm sofrido bastante com o problema da seca”, comentou o professor Anselmo Viana, vinculado ao Departamento de Fitotecnia e Zootecnia (DFZ).

De acordo com o docente, mais de 100 variedades foram avaliadas e algumas se mostraram com um melhor comportamento. Uma dela é a mandioca “Poti Branca”, que passará a ser recomendada e distribuída para alguns produtores da região. “Isso é algo inédito aqui para nós, pois agora temos uma variedade que passa a ser formalmente recomendada para cultivo em nosso território”, comemorou o professor.

Para Helton Fleck, analista da Embrapa, é importante que o produtor tenha contato com variedades diferentes para conseguir bons resultados. “A diversidade é que dá sustentabilidade à produção”, explicau ele. Por isso, a importância de pesquisas como essa, que foi desenvolvida em parceria com a Uesb.

O reitor da Uesb, professor Paulo Roberto Pinto Santos, destacou que o lançamento da nova variedade de mandioca é mais uma ação que demonstra que o tripé universitário na Uesb está solidificado. “Além do ensino, a nossa Universidade atua na pesquisa, em conjunto com outras instituições, e também trabalha no sentido da extensão verdadeira , que é colocar o resultado desse trabalho a serviço das pessoas, nesse caso, dos produtores locais”, ressaltou o reitor.

Conquista: Liminar da Justiça garante realização da Fenacouro

A Prefeitura de Vitória da Conquista tomou conhecimento nesta 6ª feira (10), de uma liminar da Justiça que garante a realização de mais uma edição da Fenacouro na cidade.

A Prefeitura apresentará na próxima 2ª feira (13), à Justiça, a Portaria 007/2017, que determinou que toda a área existente às margens da Av. Bartolomeu de Gusmão é de interesse público.

A administração municipal deu um passo decisivo em defesa da revitalização do Rio Verruga. Toda porção verde que vai da Av. Bartolomeu de Gusmão até o viaduto da Av. Luis Eduardo Magalhães será preservada. Nenhum alvará de construção será liberado na área que já foi demarcada.

A APP – Área de Preservação Permanente do Rio Verruga, garantida por lei federal será invocada na tentativa que o juiz, Dr. Ricardo Frederico Campos reconsidere o pedido liminar.

Semana da Juventude acontece entre 13 e 18 de novembro, em Conquista

Uma semana inteira de palestras, oficinas e apresentações artísticas. Em vários cantos da cidade, “Direitos Humanos na Era Digital” será o tema debatido pela juventude conquistense. É a Semana da Juventude realizada de 13 a 18 de novembro pela Prefeitura de Vitória da Conquista.

O evento é totalmente gratuito e acontece em escolas, praças e outros espaços públicos. O objetivo é descentralizar as ações da Juventude e estimular os jovens que já produzem conteúdos culturais no município.

Valorização da cultura

Um dos destaques da Semana é o RAPadura Xique-Chico, rapper cearense, conhecido nacionalmente por valorizar a cultura popular nordestina misturando diferentes elementos musicais nas suas composições. No dia 15, o músico ministrará a palestra com o tema central da Semana, na Praça da Juventude, e o Workshop de Rimas de Rap, no dia 16.

Jovens da zona rural também serão contemplados com espaços de workshops e oficinas. “Beleza e Estética Negra” será tema de oficina realizada no Posto de Saúde do Território Remanescente de Quilombo do Baixão no primeiro dia da programação. Já no dia 14, são os alunos da Escola Municipal José Rodrigues do Prado, do Pradoso, que recebem o projeto “Escola Espaço Diversidade”, com apresentação do grupo CIPA RAP e do grupo de dança AUDC. O projeto também estará em outras três escolas estaduais.

A Semana da Juventude será encerrada com shows na Praça Mármore Neto, popularmente conhecida como Praça do Boneco, lado oeste da cidade. Um dia antes, 17, haverá apresentações musicais na Travessa Barão do Rio Branco.

Uneb promove I Encontro de Universidade Aberta à Terceira Idade e Envelhecimento Ativo em Brumado

O I Encontro de Universidade Aberta à Terceira Idade e Envelhecimento Ativo, promovido pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias da Uneb, será realizado no dia 14 de novembro, de 14h às 19h. O encontro acontece no Campus XX, localizado na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 300, em Brumado.

A programação inclui palestras e oficinas de massoterapia e massagem relaxante, beleza e envelhecimento, nutrição e dicas para uma alimentação melhor e prevenção e saúde. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 14.

Secretário Estadual de Saúde garante que serviço de oncologia será implantado em Caetité

O Governo do Estado, através do Sistema Único de Saúde, implantará no Hospital Municipal de Caetité serviços de alta complexidade em oncologia.

O Secretário Estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, explicou que o Governo do Estado está estruturando a oncologia das regiões de Caetité e Guanambi por meio de um projeto arrojado que será implantado no hospital existente em Caetité.

Segundo o secretário, uma reunião com empresários já foi realizada a fim de definir as bases que irão dirigir a inauguração do Hospital Oncológico, que contará ainda com serviços de quimioterapia e cirurgias de câncer.

“Será uma unidade de alta complexidade em oncologia em Caetité para toda a região, abarcando Guanambi”, destacou Vilas-Boas.

 

Fonte: Bahia.ba/Ascom UESB/Achei Sudoeste/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!