15/11/2017

Saubara realiza a Festa das Rendeiras em 19/11

 

O município de Saubara, no Recôncavo Baiano, promove a segunda edição da Festa das Rendeiras, no dia 19/11, a partir das 17h, na Casa das Rendeiras e no Espaço de Eventos de Saubara. Com o objetivo de criar ações que contribuam para a permanência e o fortalecimento da arte da renda de bilro na Bahia, o evento traz na sua programação atividades ligadas à moda e à cultura tradicional da região, bem como uma exposição fotográfica. A Festa das Rendeiras conta com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, em uma parceria entre o Instituto de Design e Inovacao (INDI), a Casa das Rendeiras e a Prefeitura de Saubara.

A festa, que vem ganhando espaço como um evento de salvaguarda da cultura artesanal da renda e cestaria, se destaca, nesta edição, com uma programação diversificada, iniciando às 16h, com a abertura da exposição 'Rendeiras de Saubara', da fotógrafa Inês Grimaux, na Casa das Rendeiras. Em seguida, às 17h, acontece a homenagem às rendeiras mais velhas da cidade e à nova geração de meninas rendeiras, através do Prêmio Guardiões do Saber, no Espaço de Eventos de Saubara. No mesmo local, às 18h, haverá o desfile “Márcia Ganem e as rendeiras de Saubara”. O evento contará, ainda, com as participações do Samba Chula de Vovô Pedro, caretas e os ternos das Flores e do Papagaio, manifestações artística-culturais que contam como a renda de bilro se entrelaça à rica cultura do Recôncavo.

A Festa das Rendeiras é um dos resultados do “Programa Design Dialógico - uma estratégia para a gestão criativa de Território”, que trata-se uma tecnologia social, criada pela designer Márcia Ganem, capitaneada pelo Instituto de Design e Inovação (INDI).O programa tem como proposta mapear, capacitar e valorizar as iniciativas culturais dos territórios que demonstrem potencial de ativação da economia criativa, voltada para o desenvolvimento sustentável de cinco territórios na Bahia – Região Metropolitana de Salvador, Baixo Sul, Litoral Sul, Recôncavo Baiano e Chapada Diamantina –, com base na identidade cultural de cada um deles.

São Gonçalo dos Campos: Prefeitura demite 60 funcionários e alega queda em arrecadação

A prefeitura de São Gonçalo dos Campos, na região de Feira de Santana, anunciou a demissão de cerca de 60 funcionários. Além disso, os servidores comissionados terão os salários reduzidos em 15%. Segundo a TV Subaé, a prefeitura alegou queda na arrecadação como causa das decisões, principalmente pela redução dos repasses do Fundef [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental] e pela retenção de verbas do INSS em dois meses deste ano. O montante não transferido representou cerca de R$ 1,3 milhão que deixaram de entrar nas contas da prefeitura. Atualmente, 989 servidores municipais estão ativos em São Gonçalo dos Campos, que tem 33 mil habitantes. De acordo com o prefeito Carlos Germano, mesmo com as demissões e reduções nos salários, não há certeza de fechar a folha de pagamento do fim do ano sem ficar no vermelho.

Bahia tem início de temporada de cruzeiros nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (15), feriado da Proclamação da República, a capital baiana recebe o primeiro navio da temporada de cruzeiros marítimos, que segue até abril de 2018. Depois de ter passado por Santa Cruz de Tenerife (Espanha), o MSC Preziosa chega a Salvador às 7h.

Os 4,3 mil passageiros que desembarcam terão receptivo especial oferecido pela Secretaria do Turismo do Estado (Setur) / Bahiatursa. Cheias de simpatia, baianas tipicamente trajadas distribuirão fitinhas do Bonfim, a lembrancinha mais famosa da Bahia. Uma fanfarra liderada pelo cantor Edd Bala também participa do receptivo dando pequena mostra de música baiana de antigos carnavais.

“O começo da temporada de cruzeiros é um dos marcos iniciais do verão para o setor turístico. Os turistas que chegam à Bahia por via marítima movimentam o comércio e a rede de bares e restaurantes, como o Mercado Modelo e o Centro Histórico”, explica o secretário do Turismo do Estado, José Alves.

A capital é o destino preferido dos cruzeiristas que visitam a Bahia e atrai mais que o dobro dos visitantes de Ilhéus, que também é rota dos cruzeiros marítimos em território baiano. De acordo com a Companhia das Docas da Bahia (Codeba), são esperados 146,8 mil desembarques em Salvador e 72,6 mil no destino da Costa do Cacau.

Ao todo, mais de 220 mil turistas chegarão ao Estado em navios de cruzeiro, número que representa um aumento de 8% no fluxo turístico neste segmento, em relação à temporada anterior. Já em Ilhéus, a primeira embarcação a aportar será o Costa Favolosa, na primeira quinzena de dezembro, após passagem por Salvador.

Governo do Estado firma cooperação com o I Encontro de Umbanda da Bahia

Foi assinado na tarde terça-feira (14), pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Cultura (SecultBA), representada pela secretária Arany Santana, e a Secretaria de Turismo (Setur), representada pelo secretário José Alves, o termo de cooperação para o apoio do I Encontro de Umbanda da Bahia (UMBAHIA). O evento, que tem como objetivo celebrar os 109 anos da umbanda, uma religião genuinamente brasileira, que inspira fé e cultura, acontece no próximo sábado, 18 de novembro, das 9h às 18h, no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador.

Também estiveram presentes no ato o diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), João Carlos Oliveira, e os dirigentes do Centro de Umbanda Mística Oxum Apará (CUMOA) e idealizadores do evento, Pai Raimundo Rosário e Mãe Taiane Macedo.

O Encontro nasceu da parceria do CUMOA com o Pai Rafael Moraes, dirigente da Tenda Umbandista Maria Senhora da Piedade e Cavaleiros de Jorge, com a participação de grandes terreiros de Umbanda da Bahia, no local haverá feiras de terreiros, apresentações artísticas, palestras e shows.

Entre os destaques do evento, a palestra “O QUE É UMBANDA? Uma religião brasileira e a sua relação com o dia-a-dia”, com Alexandre Cumino, dirigente espiritual e sacerdote da umbanda sagrada que é considerado um referencial para os adeptos da religião. Ele ainda lançará seu livro em parceria com Rodrigo Queiroz, intitulado “Caridade, Amor e Perversão”.

Diversos terreiros terão espaços para venda de produtos como artesanatos, livros, quadros e tudo inerente à Umbanda, onde toda a sua receita financeira será revertida para a sua própria instituição religiosa. Na programação artística, Ana Mametto apresenta o show Tecnomacumba, com participação de Rita Ribeiro. As inscrições custam o valor de R$ 20 ou 3kg de alimento não perecível, que serão doados às entidades contempladas.

  • Serviço

I Encontro de Umbanda da Bahia (UMBAHIA)

Data: 18 de novembro, sábado

Local: Gran Hotel Stella Maris

  • Programação:

9h – Abertura

10h – David Dias

Tema: QUEM É ZÉ PILANTRA, UM MESTRE NA UMBANDA

11h – Alexandre Cumino

Tema: O QUE É UMBANDA? Uma religião brasileira e a sua relação com o dia-a-dia

12h30 – Intervalo para almoço

14h – Alexandre Cumino e Rodrigo Queiroz

Tema: Bate-papo entre os autores sobre o livro “CARIDADE: AMOR E PERVERSÃO”

17h – Culto ecumênico

União e respeito entre as religiões

18h – Show de encerramento

Festival Samba de Beco em Beco realiza segunda edição repleta de convidados especiais

Após temporada de sucesso, o "Festival Samba de Beco em Beco" retorna ao palco do Pelourinho com muita música, alegria e samba no pé. Idealizado por Gal do Beco, em parceria com a No Tempo Produções e Eventos e Associação Tambores e Cores, o evento promoverá encontros de artistas do samba de roda, samba de raiz e suas variações. O projeto iniciou na última quarta-feira (01), e terá sua próxima edição nesta sexta (17), às 19h, no Casarão 26 (Ladeira do Passo, Nº 26 – Sede do Afoxé Filhos do Korim Efan), seguindo nos dias 02 e 16 de dezembro, tendo Gal do Beco como anfitriã e muitos convidados especiais.

Estão confirmadas nesta edição as participações de Cota Pagodeiro, Juliana Ribeiro, Turma de Casa e Grupo de Samba de Roda do Recôncavo Baiano. As próximas apresentações terão convidados como Melodia Costa, Carla Liz, Grupo Botequim, Muniz, Guiga de Ogum e Bambeia.

Em 1979, Gal do Beco trocou o solo carioca pela vida em Itapuã, em Salvador. Aqui, de barraca na praia a um bar na Vasco da Gama, seu empreendedorismo sempre esteve associado à cultura local. O bar ganhou a dimensão de um beco: o Beco de Gal, como ficou conhecido o espaço liderado por Maria das Graças Silva que, no auge de seus mais de 60 anos é consagrada na Bahia e no Brasil como referência do samba.

O "Festival Samba de Beco em Beco" conta com o patrocínio do Fundo de Cultura, através das Secretarias de Cultura e da Fazenda do Governo do Estado da Bahia e com apoio do Centro de Culturas Populares e Identitárias - CCPI. O projeto tem como objetivo viver o samba trazendo a mulher como importante símbolo étnico e cultural deste gênero, além de contribuir para o registro, ampliação, distribuição e divulgação do samba e artistas envolvidos a cada semana.

  • Serviço:

Festival Samba de Beco em Beco

Gal do Beco e Convidados

Data:17 (sexta) de Novembro de 2017 às 19h

02 (sábado) e 16 (sábado) de Dezembro de 2017 às 19h

Local: Ladeira do Passo, Nº 26 – Sede do Afoxé Filhos do Korim Efan – Pelourinho

Inscrições abertas para a Batalha de Break Street Art

Estão abertas até o dia 18 de novembro (sexta-feira), as inscrições para a Batalha de Break Street Art, que será realizada no dia 25 de novembro de 2017, a partir das 13h, no Palco das Artes no Ginásio Esportivo de Lauro de Freitas, Centro, Lauro de Freitas (BA). As inscrições são gratuitas e serão realizadas através do formulário virtual disponível no site http://bsafestival.com/palco_info no período de 13 a 18 de novembro, com resultado dia 21 de novembro. A batalha faz parte do Bahia Street Art Festival, festival de arte de rua.

A batalha será no formato 2X2. Serão selecionadas 16 duplas. Podem inscrever-se B.Boys e B.Girls de todo território baiano. Para se inscrever entre no site, baixe o formulário, preencha todos os campos e envie junto com um vídeo da dupla para os e-mails batalhadebreakstreetart@gmail.com e bahia.street.af@gmail.com .

O vídeo da dupla deve ser inserido através de link (youtube, vimeo, etc) ou plataformas de compartilhamento de arquivos (sendspace, 4shared, etc). O material poderá ser uma gravação de aparelho celular, desde que o mesmo esteja na íntegra, (sem edições e sem cortes), contendo no mínimo três session, ou seja, uma session de cada e uma da dupla.

Caso a dupla não consiga virtualizar o vídeo nas plataformas (youtube, vimeo, sendspace, 4shared, etc), é necessário enviá-lo para o e-mail batalhadebreakstreetart@gmail.com e bahia.street.af@gmail.com . Após o envio do formulário, o participante receberá uma confirmação de inscrição e estará participando de uma seleção julgadora que analisará o material visual encaminhado.

O Bahia Street Art Festival é uma realização da Na Boa Produções e tem o patrocínio da Oi e do Governo do Estado da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do estado da Bahia.

* PREMIAÇÃO:

- 1° Lugar: R$ 750,00 + Troféu + 2 ingressos Vip para o show de encerramento do Festival BSA+ Kit Oficial

- 2° Lugar: R$ 500,00 + Troféu +2 ingressos Vip para o show de encerramento do Festival BSA

- 3° Lugar: R$ 250,00 + Troféu +2 ingressos pista para o show de encerramento do Festival BSA.

 

Fonte: A Tarde/BN/Secom Bahia/SecultBa/Municipios Baianos

 

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!