17/11/2017

Feira: Semana Global do Empreendedorismo começa dia 20

 

Coordenado pela Secretaria do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETTDEC), a Semana Global do Empreendedorismo de Feira de Santana – Uma Semana Para Mudar Sua Vida – será aberta no próximo dia 20, às 19h, no Serviço Social da Indústria (SESI), no Espaço Cultural do Jardim Cruzeiro.

Presidido pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, o evento reunirá lideranças expressivas no cenário nacional do empreendedorismo, dentre eles o superintendente do Sebrae na Bahia, Jorge Koure, o superintendente da Sudene, Marcelo Neves e o ex-prefeito de Gramado (RS), Pedro Bertolluci.

Na abertura dos trabalhos, será lançado o Plano de Desenvolvimento Estratégico de Desenvolvimento Econômico de Feira de Santana, através do Projeto Feira 2030, criado pelo prefeito José Ronaldo por meio do Decreto 10.219, de 20 de março de 2017.

O Feira 2030 é composto por um Grupo de Trabalho coordenado pelo vice-prefeito Colbert Martins, com o objetivo de acompanhar, coordenar, supervisionar, executar e propor políticas públicas para a implantação de um Programa de Desenvolvimento Sustentável no município, como mecanismo de alcançar resultados de desenvolvimento social, econômico e ambiental, através de metas aplicáveis, com indicadores quantitativos e qualitativos.

As inscrições para os interessados em participar da abeertura da Semana Global do Empreendedorismo podem ser feitas através do endereço eletrônico www.lojavirtual.ba.sebrae.com.br.

O que é o Feira Empreende?

O Programa Feira Empreende tem como finalidade incentivar o desenvolvimento de ambientes de negócios em Feira de Santana a partir de estratégias institucionais integradas. Com ele espera-se um sincronismo maior entre as instituições e entidades que atuam no desenvolvimento empresarial, com ações nas seguintes esferas:

- Políticas públicas, infraestrutura e logística;

- Novos Negócios, pesquisa e desenvolvimento;

- Desenvolvimento empresarial e de mão de obra;

- Mercado e internacionalização;

- Acesso a crédito;

- Comunicação.

Para tanto, foram criados dois grupos temáticos:

1 - Ambiente de Negócios

2 - Desenvolvimento de Negócios

Instituições e entidades integrantes

- ACEFS - Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana

- CASA DO TRABALHADOR

- CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de Feira de Santana

- CETEB - Associação Centro de Educação Tecnológico do Estado da Bahia

- CIFS - Centro das Indústrias de Feira de Santana

- CIS - Centro Industrial do Subaé

- CREDI PMFS

- DESENBAHIA

- FIEB - Federação das Indústrias do Estado da Bahia

- IEL - Instituto Euvaldo Lodi

- IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

- Instituto Pensar Feira

- SEBRAE - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empressas

- SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

- SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

- SESI - Serviço Social da Indústria

- SETTDEC - Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico

- SEDUC - Secretaria Municipal de Educação

- SICOMFS - Sindicato do Comércio de Feira de Santana

- SINDVEST - Sindicato Empresarial da Industria do Vestuário

- SIPACEB - Sindicato Intermunicipal da Industria de Panificação e Confeitaria do Estado da Bahia

- UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana

- UNI JR - Federação Baiana das Empresas Juniores

Startup Weekend vai transformar ideias em soluções reais para Feira de Santana

Movimentando o ecossistema de inovação da Bahia, o evento Startup Weekend vai proporcionar um ambiente que possibilita criar soluções de forma colaborativa e impactar localmente ou globalmente o mercado e a vida de pessoas. O evento mundial que ocorre em mais de 150 países, envolvendo quase 200 mil pessoas, acontece ao longo de três dias, de sexta-feira (24) até domingo (26) de novembro, na Faculdade Pitágoras, em Feira de Santana, organizado por oito voluntários locais.

São 54 horas para sair de uma ideia até a criação de um negócio, sendo que a limitação de tempo e recursos geram resultados fantásticos nas pessoas, que se tornam mais criativas e inovadoras. Os participantes selecionam ideias, formam equipes, recebem apoio de mentores, criam e validam seu negócio, desenvolvendo então um protótipo para apresentação diante da banca avaliadora. É o ambiente para aprender e vivenciar a experiência de criar seu negócio.

O evento é destinado a empreendedores e entusiastas que objetivam mudar a realidade por meio de projetos inovadores, exemplo de imersão numa experiência única de transformar ideias em soluções de problemas reais. Não há limitação de idade ou de formação, mas os participantes serão divididos em três categorias (de acordo com as habilidades que trazem para contribuir com os projetos): Desenvolvedor (desenvolvedores, engenheiros de software, programadores); Designer (designers de UX, UI, ilustradores); Negócios (empreendedores, administradores, marketing, relações públicas e qualquer outro perfil não-técnico que conhece sobre sua área de atuação).

Casa do Trabalhador abre inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional

Estão abertas, na Casa do Trabalhador de Feira de Santana, as inscrições para os cursos gratuitos de qualificação profissional do Plano Progredir, tendo como intermediário o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), oferecendo vagas ao público de baixa renda.

As vagas, identificadas através do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), são voltadas aos cursos de formação inicial e continuada, na modalidade Ensino à Distância (EaD), com aulas ministradas pela internet por instituições privadas de educação profissional e tecnológica.

De acordo com o secretário do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, “a iniciativa visa ampliar a oferta gratuita na área de qualificação profissional e fomentar as políticas de inclusão social e produtivas”.

Os interessados podem se inscrever no link www.mds.gov.br/progredir ou procurar diretamente a Casa do Trabalhador e efetivar a pré-matrícula que, nesta fase, deverá ser feita até o dia 30 de novembro.

A meta é promover a autonomia dos beneficiários do Bolsa Família, com prioridade às pessoas inscritas no Cadastro Único, com mais de 15 anos, e que procuram novas oportunidades de emprego e renda.

Hospital da Mulher destaca-se como campo para prática de estágios curriculares

Medicina, Biomedicina, Nutrição, Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Administração, Psicologia, Radiologia, Técnico de Laboratório e Fisioterapia estão entre as áreas acolhidas pelo Hospital Inácia Pinto dos Santos (HIPS), o Hospital da Mulher, como campo para práticas de estágios curriculares (obrigatórios) de alunos de cursos técnicos e graduação.

Considerado Hospital Escola (HE), o Hospital da Mulher, destaca-se por efetivar convênios entre instituições de ensino superior e técnico de Feira de Santana, sejam elas particulares e públicas. Nove instituições de ensino superior e mais quatro escolas técnicas contemplam, atualmente, 238 alunos e 20 bolsistas.

“Por sermos uma instituição pública, ainda garantimos a esses discentes uma oportunidade em contribuir com a construção do Sistema Único de Saúde (SUS), modelo de saúde vigente no país”, explica a coordenadora do setor de Educação Permanente, a enfermeira Anne Carolline Portugal.

Segundo a presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS), Gilberte Lucas, responsável por conveniar as instituições, o Hospital da Mulher serve como espaço de ensino, prática e aprendizagem para alunos de diversos cursos, contribuindo para o aperfeiçoamento em sua formação. A gestora pontua que a iniciativa não possui ônus para o erário e, ainda, busca proporcionar experiências de âmbito técnico-científico, promoção da atividade assistencial, gerencial, de ensino e pesquisa.

“Referência para média e alta complexidade, o HIPS contribui na promoção da formação de profissionais de saúde e áreas afins. Colabora também no acesso dos estagiários às tecnologias, numa perspectiva de inserção e integração em redes de saúde, observando as necessidades da população”, afirma Gilberte.

Estágio

Fundamental para o estudante, o estágio é o primeiro passo para a carreira profissional, possibilitando troca de ideias, experiências e conhecimentos tanto com outros estagiários quanto com os profissionais atuantes na área.

“O estágio coloca você diretamente na prática. Um verdadeiro teste do que aprendeu na faculdade, pois o estagiário conhece a postura do profissional e como ele se relaciona com o mercado de trabalho. É uma bagagem a mais que o estudante adquire”, relata a estudante de biomedicina, Caroline Barreto.

Também, as práticas executadas preparam o discente para o desempenho de suas funções com responsabilidade, ética, liderança, capacidade de comunicação e tomada de decisões.

Para a estagiária de enfermagem, Evelin Oliveira, o estágio é fundamental para a experiência do profissional e mais uma oportunidade para quem precisa entrar em contato com o mercado de trabalho, tendo a chance de utilizar a teoria estudada em sala de aula nas atividades práticas realizadas no local de trabalho.

“É a oportunidade de fazer um ‘link’ ente a teoria e a prática, adquirindo experiência. Pois, às vezes, a instituição de ensino não dá essa oportunidade, ou o oferecido é restrito”.

Instituto de Previdência prorroga cadastramento

O IPFS (Instituto de Previdência de Feira de Santana) prorrogou o recadastramento de aposentados e pensionistas até o dia 27. A prova de vida estava prevista para ser encerrada no dia 10 deste mês.

O diretor da autarquia, Alcione Cedraz, argumenta que a prorrogação está relacionada às condições físicas dos beneficiários. “Nem todos estão em condições de vir. Daí a necessidade da prorrogação”.

Ele orienta às pessoas que estão enfrentando problemas de saúde que comuniquem a situação ao IPFS que enviará a equipe de assistência social à residência do segurado ou pensionista, onde fará o cadastramento.

A entrega da documentação é anual e obrigatória. O aposentado ou pensionista deve ir à sede do IPFS e apresentar a carteira de identidade, CPF e comprovante de residência atualizado.

Mais o comprovante de estado civil, NIT/PIS/Pasep e contracheque atualizado. A não realização da atualização no prazo previsto pode levar a suspensão do benefício.

O atendimento está sendo feito na sede do Instituto de Previdência, à rua Leolinda Bacelar, 207, Kalilândia.

 

Fonte: Secom PMFS/Ascom Secti/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!