18/11/2017

Feira: Circuito Cultural Belgo Bekaert encerra temporada 2017

 

A sétima edição do Circuito Cultural Belgo Bekaert será encerrada com oito apresentações do espetáculo “Flicts” em quatro escolas públicas municipais de Feira de Santana.  As apresentações vão acontecer entre os dias 21 a 24 de novembro na Escola Fada Madrinha da Instituição Caminho do Amor, Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim, Escola Municipal Theodolo Bastos de Carvalho e Escola Municipal Professora Josenita Nery Boaventura.

A montagem é uma adaptação do livro infantil "Flicts", do escritor, desenhista e cartunista Ziraldo. Flicts é uma cor muito triste e solitária. Como ninguém sabe que cor ele é, Flicts é excluído do grupo das cores primárias e secundárias. Mesmo viajando o mundo, ele não encontra seu lugar, seus iguais, nenhum amigo sequer. Porém, uma artista plástica está pintando um quadro sobre o universo e o destino de Flicts pode mudar depois de uma grande revelação feita por um dos astronautas que pisaram na Lua.

Com atrações direcionadas ao público infanto-juvenil, o Circuito Cultural Belgo Bekaert  é realizado em Feira de Santana desde 2011 e já levou cerca de 65 mil espectadores às 278 apresentações realizadas em teatros, praças e escolas da cidade.

O Circuito Cultural é promovido pela empresa Belgo Bekaert Arames por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem como proposta oferecer uma programação cultural regular à comunidade e democratizar a cultura como fonte de conhecimento e desenvolvimento.

A iniciativa  conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Jornal Folha do Estado, Hotel Classe Apart e produção da Lima Produções Culturais. Além de Feira de Santana, o programa está presente em outras quatro cidades brasileiras - Contagem e Vespasiano (MG), Osasco e Hortolândia (SP).

A programação e mais informações sobre o Circuito Cultural Belgo Bekaert podem ser conferidas na página  https://www.facebook.com/circuitoculturalbelgobekaert.

  • Confira a programação do Circuito Cultural Belgo Bekaert em Feira de Santana:

Espetáculo: Flicts

21 de novembro 

10h e 14h - Escola Fada Madrinha da Instituição Caminho do Amor

22 de novembro 

09h e 14h30 – Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim

23 de novembro

10h e 15h - Escola Municipal Theodolo Bastos de Carvalho

24 de novembro 

10h e 15h – Escola Municipal Professora Josenita Nery Boaventura

Feira recebe novo show de Nando Reis

Com nova turnê baseada no disco de inéditas intitulado como "Jardim-Pomar, o cantor e compositor Nando Reis se apresenta na casa de shows Ária Hall, em Feira de Santana. O evento acontece no dia 1 de dezembro, a partir das 21h. No espetáculo, ele deve apresentar canções do novo álbum, como "Só Posso Dizer”, “Azul de Presunto”, “Pra Onde Foi” e “Inimitável”. Além disso, o artista não vai deixar de lado os clássicos da carreira, como “Os Cegos do Castelo”, “Sou Dela”, “All Star”, “O Segundo Sol”, “Relicário” e “Marvin.

Homem tem até dia 24 para examinar próstata através do Novembro Azul da Fundação Hospitalar

O primeiro passo é se dirigir ao Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC). Ali, o cidadão terá acesso ao primeiro atendimento (triagem para exames laboratoriais) e será encaminhado para a realização de dosagem do PSA (conhecido por Antígeno Prostático Específico) - exame de sangue simples feito em laboratório que detecta alteração na próstata -, além de aferição de pressão e teste de glicemia.

O benefício é proporcionado pela campanha Novembro Azul, realizada pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS), com o objetivo de conscientizar a sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Com uma programação voltada para homens a partir de 45 anos, o CMPC também oferece, do dia 13 ao dia 24 deste mês, ultrassom da próstata, consulta com médico urologista e ainda palestras que abordarão sobre o tema. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, pois cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

O encerramento das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul ocorre no próximo dia 25 (sábado) na Lagoa do Geladinho com uma programação especial.

No Brasil, a doença é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens, com taxa de incidência maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Exames no Hospital da Mulher, ultrassom de próstata no CMDI

“Recebendo o resultado, o paciente retorna ao Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez para se consultar e marcar o ultrassom da próstata. Após este exame, encaminharemos para o urologista”, explica a coordenadora da unidade, Kênia Lasse (foto). Segundo ela, os exames dos pacientes serão totalmente realizados no laboratório do Hospital da Mulher, e ultrassonografia de próstata através do Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) Dr. Eugênio Laurine.

Uma advertência importante: é desnecessário um novo exame para casos de pacientes-homens que já foram submetidos ao procedimento nos últimos doze meses.

Aposentado Manuel Modesto de Medeiro, 71 anos, paciente do CMPC desde a primeira campanha em 2013: “Faço meus exames desde os 45 anos porque confio na medicina. Não sinto nada, nunca fui operado. É um exame tranquilo”.

Antônio Lima Oliveira, 70 anos: “A maior alegria é chegar ao consultório do médico e ele falar que você não tem nada. Que o homem não tenha preconceito, porque é um exame muito importante e através dele que a gente percebe como está a nossa saúde”, afirma o aposentado.

Meta é “obter resultados” em casos positivos

“Hoje, o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez é uma unidade de referência na promoção dessas ações e busca sempre atender o maior número possível de homens e, principalmente, dar resultados durante o tratamento em casos positivos detectados”, diz a presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS), Gilberte Lucas (foto). Ela observa que a campanha Novembro Azul) é “fundamental para estimular o homem a realizar periodicamente seus exames. “É importante realizarmos ações educativas com foco na conscientização e prevenção ao câncer, principalmente para fortalecer a consciência no homem para realização de exames. Também estimulamos os que aqui comparecem a colaborarem com a conscientização de outros homens ainda não sensibilizados”. 

CMPC diagnosticou 42 casos de câncer de próstata no 1º semestre

Somente no primeiro semestre, o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez apurou 42 casos com diagnóstico para CA de próstata. Foram realizados mais de 1500 atendimentos, entre consultas e exames com urologista (503), oncologista (60), dermatologista (60), além de ultrassonografias de próstrata (234), de abdómen total (1251) e do aparelho urinário (48) e biópsias de próstata (112). O CMPC exerce papel fundamental na saúde pública do município com a realização de exames especializados para detecção e prevenção, tratamento, encaminhamentos e, principalmente, acompanhamentos de câncer de próstata.

Seprev transfere know-how para Guarda Municipal de São Gonçalo

Antenada com a política de intercâmbio para a consolidação de serviços eficientes voltados para a segurança da comunidade regional em face de estar implantada em uma cidade metropolitana, a Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev) de Feira de Santana está transferindo know-how para a Guarda Municipal do vizinho município de São Gonçalo dos Campos.

Através de prepostos da Guarda Municipal de Feira de Santana, os guardas são-gonçalenses passaram por capacitação, visando se tornarem multiplicadores e operadores de armas de Tecnologia não Letal. A iniciativa é fruto de parceria entre a Seprev e a instituição de segurança municipal da cidade vizinha.

O secretário da Seprev, Pablo Roberto Silva Gonçalves, ressalta a importância da iniciativa visando o fortalecimento das instituições de segurança e garantir melhor qualidade na prestação de serviços à população. E observa que o intercâmbio também tem sido estimulado com frequência pela secretaria visando a capacitação contínua dos profissionais que compõem a Guarda Municipal de Feira de Santana, a mais antiga em operação no país.

Nesta etapa do intercâmbio de conhecimento foram capacitados a operar o dispositivo incapacitante 20 servidores municipais de São Gonçalo dos Campos, de um total de 65 agentes daquela cidade. Outras turmas deverão ser formadas ainda durante o decorrer deste mês.

A capacitação foi ministrada pelo guarda municipal classe especial Jucemir Araújo dos Santos e o inspetor Reginaldo da Conceição Pinto. Teve como conteúdo a Legislação sobre Arma não Letal, sua operacionalização, cuidados ao usar o equipamento, instruções técnicas de manuseio e as partes da arma não letal.

Além de apresentarem os tipos de armas não letais, os dois representantes da Guarda Municipal de Feira de Santana ainda deram demonstrações práticas sobre o comportamento dos guardas junto a população com adoção de medidas de segurança.

O comandante da Guarda Municipal de São Gonçalo, Márcio Machado, enfatizou a importância da Seprev, através da Guarda Municipal de Feira de Santana em promover a capacitação dos guardas daquela cidade. Ele observou que a iniciativa visa colaborar com a segurança dos munícipes e da equipe que irá utilizar o equipamento de segurança no dia a dia das atividades da Guarda.

 

Fonte: Carol Campos - Assessoria de Imprensa/G1/Secom PMFS/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!