18/11/2017

Paulo Afonso promove Feira do Empreendedor em dezembro

 

O secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia (Serin), recebeu em audiência Regivaldo Coriolano, secretário de Turismo, Indústria e Comércio do município de Paulo Afonso.

“Vim oficializar o convite para o secretário Josias Gomes participar da 1ª Feira do Empreendedor de Paulo Afonso, que acontecerá nos próximos dias 1 e 2 de dezembro”, informa o secretário Regivaldo Coriolano.

Segundo ele, a Feira já está com estandes prontos para receber 85 micros, pequenas, e médias empresas – sendo 60 delas instaladas na área interna do Espaço Lindinalva Cabral e 25 na área externa.

“A Feira – que estamos realizando em parceria com a Faculdade Sete de Setembro (Fasete) – deverá receber um público estimado entre 2 mil e 3 mil pessoas a cada dia”, completa o secretário de Turismo de Paulo Afonso.

Ele destaca que apresentou três reivindicações para fortalecer o turismo do município. “Solicitei o empenho de Josias Gomes junto à Secretaria de Turismo do Estado para convênios visando a recuperação de nosso Balneário, a recuperação do monumento histórico “O Touro e a Sucuri”, e da Prainha Ayrton Senna”, conclui Coriolano.

Paulo Afonso amplia projeto de videomonitoramento

O projeto de videomonitoramento desenvolvido pela Prefeitura de Paulo Afonso em parceria com COMSETRAN (Comando de Segurança e Trânsito) continua ampliando seu alcance com o objetivo de contribuir com a segurança pública, diminuindo os índices de violência urbana. O investimento disponibiliza material, recursos tecnológicos e profissionais, implementando o atendimento à comunidade por meio de vigilância eletrônica.

“Em 2017 nós implantamos o projeto em algumas escolas da Rede Municipal, e agora, estamos estendendo às principais ruas e avenidas do centro da cidade e do Bairro Tancredo Neves, haja vista a necessidade de garantir a segurança pública e a integridade física dos cidadãos”, disse o secretário Municipal de Administração, Hermes Benzota de Carvalho Jr.

O secretário informou que na segunda etapa do projeto, foram licitados 20 novos pontos que serão observados 24 horas, através de monitores instalados na sede da Guarda Municipal. São mais seis escolas dentro da ilha e nos diversos bairros, além de pontos estratégicos como a Praça das Mangueiras, avenidas Getulio Vargas e Apolônio Sales, CEAPA, CEASA, posto da Polícia Rodoviária Federal e comércio do BTN.

Com a ampliação do projeto, a Prefeitura de Paulo Afonso melhora a segurança do cidadão e evita alguns problemas que afligem a sociedade, como a violência urbana.

Curso de Técnicos e Árbitros de Futebol acontece no município de Sobradinho neste final de semana

O município de Sobradinho, distante 553 km de Salvador, vai receber, neste final de semana, o Curso de Atualização de Técnico e Árbitros de Futebol. Gratuito, as aulas itinerantes são realizadas pela equipe técnica da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre).

As atividades iniciam hoje (17), a partir das 18h, na Câmara Municipal, com aula teórica, ministrada pelo professor da Sudesb, Hidelbrando Patriarca, onde será discutido sobre as regras do futebol, de acordo com Federação Internacional de Futebol (FIFA). No sábado, a partir das 14h, as aulas de atualização para técnicos de futebol serão realizadas no estádio municipal Apolônio Sales.

As inscrições seguem até o inicio das aulas, hoje (17). Segundo os organizadores, mais de 70 pessoas do município e de cidades vizinhas já realizaram inscrição.

O Curso de atualização de Árbitros e Técnicos de Futebol faz parte do Programa Dimensão Social do Futebol da Sudesb, que busca promover a inclusão social através do esporte, por meio de copas de futebol, cursos, dentre outros.

Reservatórios do Nordeste estão no nível mais baixo de toda a história

Os níveis dos reservatórios do Nordeste que abastecem as hidrelétricas alcançaram ontem  (16) o nível mais baixo de toda a história: 4,7%, superando os 4,73% observados em 30 de novembro de 2015. Os dados são do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Só para se ter uma ideia, na crise energética de 2001 esse percentual chegou a 7,84%. É importante observar também que o reservatório da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, no norte da Bahia, responsável por 60% da geração hídrica da região, alcançou ontem 1,98% de reserva.

Transposição vai chegar a Floresta, 2ª cidade em Pernambuco

Equipes técnicas do Ministério da Integração Nacional abriram nesta sexta-feira (17) as comportas do reservatório Muquém, no eixo leste da transposição do rio São Francisco. Assim, a expectativa é de que em 30 dias cerca de 30 mil moradores de Floresta, no Sertão pernambucano, recebam a água, oito meses após a inauguração desse trecho da obra.

Apesar de cerca de 200 quilômetros de canais cortarem o Estado, até agora a única cidade atendida é Sertânia, onde 35 mil pessoas são beneficiadas. Na Paraíba, cerca de um milhão de pessoas são atendidas. Faltam obras complementares como o Ramal e a Adutora do Agreste.

Para chegar a Floresta, a água passará por 80 quilômetros. O açude Muquém vai disponibilizar a água da transposição ao Riacho Vassoura, que a conduzirá até a barragem Barra do Juá. De lá, o rio São Francisco irá perenizar o Riacho do Navio até chegar à cidade.

Sem a presença do ministro Helder Barbalho, o representante da pasta, Antônio de Pádua, secretário de infraestrutura, exaltou o senador pernambucano Fernando Bezerra Coelho, filiado recentemente ao PMDB e apoiador do governo Michel Temer. O parlamentar esteve à frente da Integração Nacional no governo Dilma Rousseff (PT), quando era do PSB e socialistas apoiavam os petistas.

O eixo leste foi entregue em março, em cerimônia com Temer em Monteiro, na Paraíba. A cerimônia demonstrou a briga pela paternidade da transposição, iniciada em 2007, no governo Lula (PT), porque dias depois o petista esteve no local fazendo um ato político para também marcar o início do funcionamento. A obra foi inaugurada com sete anos de atraso.

Há ainda o eixo norte, o maior e com mais atrasos no serviço. Nele, a água é captada em Cabrobó, no Sertão pernambucano, e levada ao Ceará, passando por Rio Grande do Norte e Paraíba. Esse trecho, porém, ficou com obras paradas por um ano, após atrasos, porque a construtora deixou a obra e a licitação foi envolvida em um imbróglio judicial.

Agrovale adquire equipamento para reduzir queima da palha da cana-de-açúcar

Uma máquina com a capacidade de produção diária de 150 fardos e recolhimento nos campos de 18 toneladas de palha de cana-de-açúcar. Este foi o equipamento adquirido pela Agrovale visando a redução da queima da palha e a incidência de fuligem nas cidades de Juazeiro – BA e Petrolina – PE.

De acordo com o gerente responsável pela mecanização e colheita da empresa, Augusto César, a máquina enfardadora foi testada e aprovada na última terça-feira (14), pelos excelentes resultados obtidos durante o recolhimento da palha em diversas áreas de produção. “Com a aquisição desta máquina e de mais uma outra unidade, que será adquirida até abril de 2018, pretendemos reduzir consideravelmente a queima da palha em nossos canaviais”.

Com o uso das máquinas, além de reduzir a queima, a Agrovale também vai solucionar um problema agronômico, que é o desenvolvimento de pragas e ineficiência de diversos tratos culturais em função da presença de palha no solo.

Augusto Cesar também lembrou que a palha tem um alto potencial energético. “Uma tonelada de palha é capaz de gerar um megawatt de energia, quase o dobro do poder calorífico do bagaço da cana. Com isso também estaremos atendendo nossa produção de bioeletricidade e fornecendo ração animal para melhoramento dos rebanhos da região”, garantiu.

Ação Social

A empresa firmou convênio com a prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB), com o objetivo de doar parte da palha recolhida pela máquina enfardadora para alimentação dos animais apreendidos e levados ao depósito do município. Os pequenos criadores cadastrados em programas sociais da cidade também serão contemplados com esta doação.

Em 2017, a Agrovale doou 600 toneladas de bagaço hidrolisado da cana-de-açúcar para as associações de produtores rurais, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária do município (Adeap). O bagaço vem servindo de suporte alimentar para os animais (caprinos, ovinos e bovinos) da zona rural, nesse período de grande estiagem.

O gerente enfatizou que a aquisição da máquina enfardadora marca uma nova etapa do projeto socioambiental da Agrovale, que teve um momento significativo em 2011 com o início da colheita crua mecanizada.

 

Fonte: Bahia Já/Ascom Setre/Ação Popular/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!