19/11/2017

Bahia: Mais de 700 atletas disputarão Jogos Estudantis da Rede Pública

 

Mais de 700 estudantes da rede pública, da capital e de diversas cidades do interior, irão participar dos Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp), dentro do 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual, que acontece entre os próximos dias 21 e 23, das 8h às 18h, com entrada gratuita, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

O Jerp integra a programação do Encontro Estudantil, que reunirá mais de 4 mil estudantes expositores de projetos de arte, ciência, cultura, esporte, empreendedorismo, tecnologia e inovação, desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado, durante o ano letivo de 2016, para dinamizar o ambiente escolar e promover o protagonismo estudantil.

O Jerp envolverá competições de basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, rugby e capoeira, que serão realizadas no nível 3 da Arena Fonte Nova. Já as competições de xadrez serão no nível 6. O Jerp tem o objetivo de realizar a integração entre os estudantes da rede pública da Bahia, a partir de uma experiência fomentadora de valores, como respeito à diversidade e cooperação, bem como socializadora da diversidade cultural, advinda dos 27 Territórios de Identidade do Estado. Assim como nos demais projetos, os atletas também passaram por seletivas escolares e territoriais do Jerp.

Os estudantes da Educação Inclusiva do Colégio Estadual Vitor Soares, no bairro Ribeira, em Salvador, também participarão do Jerp, com a equipe de basquetebol formada por 24 estudantes com necessidades especiais. O jogo leva em conta exercícios educativos necessários para a aprendizagem da modalidade, privilegiando mais a participação do que o desempenho técnico dos seus componentes.

Rugby e capoeira

A novidade para este ano é a inclusão da competição do rugby, esporte coletivo de intenso contato físico, originário da Inglaterra. A modalidade terá a participação de 250 competidores, de 33 unidades escolares. O rugby proporciona a socialização dos estudantes em momento lúdico, oferecendo experiências complexas e desafiadoras, que contribuem para a afirmação de suas competências, além de promover a melhoria nas relações sociais e na saúde, podendo desenvolver a autossuperação, o autocontrole, a confiança e a criatividade, fatores importantes para educação geral de crianças e jovens.

Outra atração que os visitantes poderão checar no Jerp é o Festival de Capoeira, com a participação de 150 estudantes, incluindo os com necessidades especiais, que estarão envolvidos nas oficinas ministradas por mestres e capoeiristas conceituados. A atividade propõe, por meio da dança, da luta e do jogo, divulgar, democratizar e qualificar a inserção e manutenção desse elemento da cultura afro-brasileira no espaço escolar.

Xadrez

O jogo de xadrez, que vem estimulando o aprendizado na disciplina de Matemática nas escolas da rede estadual, levará 150 estudantes para o Festival de Xadrez. A atividade está se tornando um importante instrumento pedagógico, ajudando no desenvolvimento da relação ensino-aprendizagem, pois desenvolve habilidades cognitivas, como atenção, concentração, raciocínio lógico, memória, organização de ideias, antecipação, espírito de decisão, autocontrole, disciplina e perseverança. A programação completa do 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual pode ser acessada no Portal da Educação.

Evento discute a atenção integral à saúde do homem no HGRS

Para discutir a atenção integral à saúde do homem, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, promoverá um encontro no próximo dia 28. A ação, que faz parte da campanha Novembro Azul, será voltada para profissionais e estudantes que atuam na instituição.

Na ocasião, além de palestra e relato de experiência de quem superou o câncer de pênis, haverá verificação de pressão arterial e glicemia, orientações gerais de cuidados à saúde do homem e práticas integrativas.

O evento – a ser realizado no auditório do edifício anexo ao hospital – é uma organização da Diretoria de Enfermagem (Direnf-HGRS) e do Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador (Siast-HGRS), com apoio do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge).

  • Programação:

8h30 – Mesa de abertura

8h45 – Dinâmica/palestra 'Saúde do homem: vamos falar sobre isso?', com Sônia Ribeiro (responsável pela Área Técnica de Saúde do Homem | Secretaria da Saúde do Estado da Bahia - Sesab)

10h – Coffee Break

10h30 – Discussão sobre a temática/relato de experiência 'Superando o câncer de pênis', com o paciente Achiles Finardi

11h30 – Encerramento

Mostra Cinema Conquista apresenta mais de 45 filmes entre 19 e 24 de novembro

Em sua 12ª edição, a Mostra Cinema Conquista se estabelece, mais uma vez, como espaço privilegiado de público para ver, ouvir e falar de cinema. O evento, que neste ano acontece de 19 a 24 de novembro, hoje é um marco significativo de uma história de vivências cinematográficas em Vitória da Conquista, iniciada há mais de um século, em 1912, contribuindo para a percepção da linguagem audiovisual como um meio criativo que possibilita reflexões sobre a vida e arte.

A abertura da programação contará com a exibição do documentário “Divinas Divas”, de Leandra Leal. O longa conta a história da primeira geração de artistas transformistas do Brasil, que, nos anos 70, testemunhou o auge de uma Cinelândia repleta de cinemas e teatros. Outra personalidade confirmada nesta edição é o jornalista Paulo Markun, o antigo apresentador do programa Roda Viva, que participará de uma conferência sobre Audiovisual.

Durante a programação serão apresentados mais de 45 filmes, entre longas, médias e curtas metragens, além da realização de debates, conferências, oficinas e homenagens. Nesta edição, as exibições serão realizadas no Auditório do Instituto Educacional Euclides Dantas (IEED/Escola Normal), no Espaço Comunitário Seu Rosa, localizada no bairro Nova Cidade, e nas tendas itinerantes que percorrerão escolas municipais em diversos distritos da cidade.

Nesta edição, a Mostra Cinema Conquista também homenageia o cineasta baiano Tuna Espinheira, pela sua inestimável contribuição com trabalhos deixados ao longo dos seus 44 anos dedicados ao cinema. Nascido em Salvador, Espinheira passou parte de sua infância e início da adolescência na cidade de Poções e faleceu em 2015. Sua vida e obra serão retratadas por meio de uma exposição, assinada pelos artistas Vinícius Gil (Purki) e Carlos Rizério. A programação completa está disponível no site http://mostracinemaconquista.com.br/ .

A Mostra Cinema Conquista

Ano 12 é uma realização do Instituto Mandacaru de Inclusão Sociocultural. Conta com o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC) e do Governo da Bahia, por meio do Fundo de Cultura, através das secretarias da Fazenda (SefazBA) e de Cultura (SecultBA), apoio institucional da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Curso de Cinema e Audiovisual da Uesb, Programa Janela Indiscreta, Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia (IRDEB) e Diretoria de Audiovisual, da Fundação Cultural da Bahia (DIMAS/FUNCEB). O evento tem ainda o apoio cultural do Canal Brasil, TVE Bahia, TV Sudoeste, Sistema Uesb de Rádio e TV Educativas (SURTE) e Schin.

TCA Instrumental em mais uma edição do Segundas Concertantes

Apresentando seu projeto didático sobre música clássica, o grupo TCA Instrumental realiza nova edição do “Segundas Concertantes” no Foyer do Teatro Castro Alves, na próxima segunda-feira, 20 de novembro, das 13h30 às 14h30, aberto ao público, com entrada franca.

A execução do repertório é feita com mediação dos próprios músicos de orquestra, que falam do contexto de criação das obras, sua localização na história da música, sua importância criativa, além da descrição dos naipes e instrumentos. A iniciativa também se compromete a ocupar espaços alternativos às salas de teatro ou de concerto, no intuito de alcançar novas plateias e ir ao encontro das pessoas de forma próxima e acolhedora.

O TCA Instrumental é formado por sete músicos contratados pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA): Ana Zanata (violino), Diogo Pimentel (violino), Daniel Aly (violino), Antônio Amorim (violino), Rodolfo Lima (contrabaixo), Sandra Romero (oboé) e Stephan Sanches (trombone).

O programa abrange a descrição e a execução de peças de grandes compositores característicos dos cinco períodos históricos em que a música ocidental se desenvolveu e expandiu por todo o mundo: Barroco, Clássico, Romântico, Moderno e Contemporâneo, incluindo a música brasileira. Obras de mestres como Bach, Mozart, Tchaikovsky, Beethoven, Brahms, Stravinsky e os brasileiros Villa-Lobos e Luiz Gonzaga estão no repertório das apresentações continuadas.

  • SERVIÇO:

TCA Instrumental – “Segundas Concertantes”

Quando: 20 de novembro (segunda-feira), 13h30 às 14h30

Onde: Foyer do Teatro Castro Alves

Praça Dois de Julho, s/n – Campo Grande

Entrada gratuita (sujeita à lotação do espaço)

 

Fonte: Ascom Educação/Ascom HGRS/SecultBa/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!