24/11/2017

Deuses brasileiros: Conheça 7 divindades da cultura indígena

 

Nós aqui já falamos a respeito de um bocado de divindades e personagens mitológicos de diversas culturas, como a egípcia e a hindu. Entretanto, nunca postamos nenhuma matéria sobre os deuses da mitologia indígena brasileira! Então, para remediar esse nosso pequeno deslize — e enriquecer o panteão de deidades do Mega —, decidimos reunir algumas das figuras mais conhecidas dos índios do nosso país. Confira:

1 – Tupã

Da cultura tupi-guarani, Tupã é considerado o senhor do relâmpago, do raio e do trovão. Ele também é o criador da terra, dos mares, dos céus e dos mundos animal e vegetal, o que, em outras palavras, significa que Tupã é o deus supremo desse grupo indígena. Foi ele quem transmitiu aos pajés o conhecimento sobre o uso medicinal das plantas e dos rituais de cura e quem ensinou aos homens como cultivar a terra, caçar e fazer artesanato.

2 – Guaraci

Também da cultura tupi-guarani, Guaraci, o deus Sol, é filho de Tupã. Ele ajudou o pai a criar todos os seres vivos e é seu guardião durante o dia. Casado com sua irmã, Jaci, Guaraci passa a ela a responsabilidade de cuidar de todas as criaturas ao longo da noite.

3 – Jaci

Como você já deve ter imaginado, Jaci — filha de Tupã e esposa de Guaraci — é a deusa Lua dos tupis-guaranis e guardiã da noite. Ela também é a divindade dos enamorados e da concepção, e é para ela que as índias pedem por proteção e pelo pronto regresso dos maridos que saíram para a caça.

4 – Anhangá

Deus das trevas e do submundo, Anhangá é uma entidade capaz de adotar a forma de diversos animais da floresta e é inimigo de Tupã. Marido de Ticê, sua aparição é vista pelos tupis-guaranis como sinal de desgraça e má sorte.

5 – Akuanduba

Divindade dos índios araras, da bacia do Xingu, Akuanduba representa a harmonia divina para esse povo e é responsável por manter a ordem no mundo através do toque de sua flauta. Aliás, é melhor não tirar esse deus do sério! Segundo a lenda, por causa da desobediência do homem, um belo dia Akuanduba resolveu lanças todos à água — e os poucos que resistiram tiveram que começar do nada para dar sequência à vida.

6 – Yorixiriamori

Da cultura ianomâmi, Yorixiriamori é um deus que encantava as mulheres com seu canto e, por conta disso, acabou despertando o ciúme nos homens. Então, os ianomâmis tentaram matar a divindade, mas ele conseguiu fugir para o céu na forma de uma ave.

7 – Yebá Bëló

Para os índios dessanas, que ocupam uma região do alto do Rio Negro na fronteira com a Colômbia, Yebá Bëló é a deusa responsável pela criação da humanidade e de todo o Universo. Ela também é conhecida como a “mulher que apareceu do nada” e teria criado homens e mulheres a partir de folhas de coca que ela mascava.

PF identifica atuação de pastores evangélicos em golpes milionários contra fiéis

A Polícia Federal identificou a participação de pastores evangélicos em golpes milionários que atingiram pelo menos 25 mil pessoas em todo o país, incluindo fiéis de igrejas.

De acordo com informações obtidas pelo blog do jornalista Fausto Macedo, eram criadas narrativas para enganar as vítimas e tirar dinheiro delas. Uma delas prometia uma comissão sobre a ‘recuperação de antigas letras do Tesouro Nacional’. Os fiéis pagavam pelo menos R$ 1 mil esperando grandes lucros que nunca chegavam. 

"A característica principal da fraude está em atingir a fé das pessoas e na sua crença em um enriquecimento rápido e legítimo, levando-as a crer, inclusive, que tal mecanismo seria um “presente de Deus aos fiéis”, ou seja, trazendo a fé religiosa para o centro da fraude. A maneira mais prática de explicar isso talvez seja a crença de que contra a fé não há fatos nem argumentos. Muitas vítimas não estão interessadas em entender, pensar ou se informar – só estão interessadas em acreditar.

E é exatamente neste ponto que a fraude tomou proporções inimagináveis e ganhou território nos mais diversos Estados da Federação", aponta o relatório do delegado Guilherme Guimarães Farias. A Operação Ouro de Ofir foi deflagrada nesta terça-feira (21).

Sidiney dos Anjos Peró, alvo de prisão temporária, é apontado como um dos líderes do esquema e responsável por organizar os pastores evangélicos com o objetivo de enganar os fiéis. Segundo os investigadores, integrantes da organização criminosa usavam grupos no WhatsApp para ludibriar as vítimas e usavam frases como “vocês tem que acreditar”, “vocês foram os escolhidos“ e “aguardem que a benção virá” para estimular a participação das pessoas.

9 MOVIMENTOS ESPIRITUAIS QUE EXISTEM NO MUNDO E QUE VOCÊ TALVEZ DESCONHEÇA

1 – Raelismo

Fundado pelo piloto de testes francês Claude Verilhon — também conhecido como Rael — em 1974, o Raelismo se baseia na crença de que todas as formas de vida que existem no nosso planeta, incluindo os seres humanos, foram criadas há milhares de anos por cientistas alienígenas.

2 – Onda Pana

A Onda Pana consiste em um movimento espiritual que combina elementos do budismo, cristianismo e conceitos pagãos fundado no Japão em 1977 — e cujos seguidores acreditam que várias questões que afetam o mundo moderno, como é o caso do aquecimento global e das mudanças climáticas, são provocadas pela emissão de ondas eletromagnéticas.

3 – Igreja de Todos os Mundos

A Igreja de Todos os Mundos é um movimento neo-pagão criado pelo casal de norte-americanos Oberon e Morning Glory Zell-Ravenhart em 1962. Ele surgiu a partir de um grupo de amigos que se inspiraram em uma religião de mesmo nome descrita na obra de ficção científica Stranger in a Strange Land — título em português Um Estranho Numa Terra Estranha —, de Robert A. Heinlein, que conta a história de um humano criado por habitantes de Marte e seu ao planeta Terra.

4 – Pessoas Cósmicas dos Poderes da Luz

O movimento conhecido como Pessoas Cósmicas dos Poderes da Luz foi criado nos anos 90 por um homem chamado Ivo Banda, da República Tcheca. O fundador também é conhecido pelo nome de Astar — e esse cara diz ter tido vários encontros com seres de civilizações alienígenas, encontros esses que o levaram a desenvolver sua “religião”, focada em combater tecnologias modernas e ideias do mal e em espalhar o amor e vibrações positivas.

5 – Aghori

Este sinistro movimento surgiu no século 14, a partir de uma ramificação da Ordem Kapalika, do hinduísmo indiano, e hoje é condenada por conta de seus controversos — e abomináveis — rituais. Isso porque dizem que os seguidores do Aghori vivem nos locais usados para a cremação e decomposição dos mortos, onde meditam sobre os cadáveres, espalham as cinzas dos que foram cremados sobre a pele, usam os crânios como utensílios e ingerem carne humana como parte de sua prática.

6 – Igreja do Subgênio

Estabelecida pelo escritor e produtor cinematográfico Ivan Stang nos anos 70, a Igreja do Subgênio consiste em um movimento satírico que tem como figura central — ou “profeta”, por assim dizer — um suposto vendedor norte-americano chamado J.R. “Bob” Dobbs. A Igreja do Subgênio conta com vários milhares de seguidos nos EUA, e se baseia na crítica às verdades absolutas e na adoção de um estilo de vida mais interpretativo.

7 – Discordialismo

Também conhecido como “Religião do Caos”, o Discordialismo foi criado entre o finalzinho dos anos 50 e início dos 60 pela dupla de hippies Greg Hill e Kerry Thornley. O movimento se baseia na ideia de que a ordem e desordem são ilusões estabelecidas tanto pelo Universo como pelo nosso sistema nervoso — e que uma pode não pode ser considerada como mais verdadeira ou correta do que a outra.

8 – Sociedade Etérea

Proposto pelo praticante de ioga australiano George King — que teria tido encontros com seres alienígenas na década de 50 —, o movimento conhecido como Sociedade Etérea está baseado em filosofias pregadas por algumas religiões terrenas, como o hinduísmo, budismo e cristianismo, bem como em ideias (supostamente) transmitidas por inteligências superavançadas oriundas de outros planetas.

9 – Templo da Verdadeira Luz Interior

Sediado em Manhattan, Nova York, o Templo da Verdadeira Luz Interior é um movimento espiritual cujos seguidores acreditam que todas as religiões do mundo estão baseadas em experiências psicodélicas — e que substâncias psicoativas como o LSD, a mescalina (obtida a partir do cacto peiote) e a psilocibina (extraída de cogumelos alucinógenos), são os verdadeiros corpos de “Deus”.

7 LUGARES INCRÍVEIS QUE VOCÊ NÃO VAI ACREDITAR QUE FICAM NA TERRA

1. Shanay-Timpishka, o rio em ebulição

Na Amazônia peruana, está localizado o incrível rio Shanay-Timpishka. Com pouco mais de 6 quilômetros de extensão, ele tem águas que chegam a 91 graus Celsius! É o suficiente para cozinhar vivo qualquer animal que se aventure a dar um mergulho. Ainda não se sabe exatamente o que deixa as águas tão quentes: normalmente isso acontece próximo a vulcões, mas o mais perto do Shanay-Timpishka se encontra a mais de 700 quilômetros de distância.

2. Movile, a caverna com atmosfera de enxofre

Na Romênia, uma caverna ficou sem ligação com o mundo exterior por 5,5 milhões de anos, criando uma atmosfera completamente diferente de qualquer outro lugar: o ar tem um fortíssimo cheiro sulfúrico, resultado de anos de podridão de animais que conseguiram se adaptar ao local. Existem 33 espécies lá dentro que não existem em nenhum outro lugar do planeta, que “respiram” o ar tóxico da caverna.

3. Muro petrificador, onde a água transforma os objetos em pedra

Na cidade de Knaresborough, na Inglaterra, essa parede petrificadora tem o dom de transformar objetos comuns em estátuas curiosas. Basta deixar algo por lá – ursinhos de pelúcia são a preferência da galera – para vê-lo petrificar. O processo dura de 3 a 5 meses, e muita gente acreditava que era um lugar amaldiçoado. Os cientistas mostraram que a quantidade de minerais na água que escorre nesse poço é superelevada, por isso os objetos se modificam.

4. Karachay, o lago mais radioativo da Terra

Quem quiser se matar de uma maneira bizarra pode apenas ficar às margens do lago Karachay, na Rússia. Permanecer ali por 1 hora é suficiente para ir a óbito, já que ele é extremamente radioativo. O lago foi usado pela antiga União Soviética como descarte de resíduos nucleares durante muito tempo. Anos depois, em 1967, suas águas secaram, e a poeira radioativa foi espalhada por mais de 1,5 mil quilômetros!

5. Grüner See, o parque que fica alagado a cada primavera

O Grüner See é um belo parque para você passear na Áustria: cheio de trilhas e banquinhos para curtir uma agradável tarde de folga. Isso, é claro, se não for durante a primavera. O parque se localiza perto das montanhas Hochschwab, que ficam cobertas de neve durante o inverno. Quando o calor aumenta, a neve derrete e faz o lago do parque Grüner See dobrar de tamanho, “engolindo” tudo nas proximidades durante alguns meses.

6. O Farol de Maracaibo, onde as tempestades de raios nunca acabam

Você gosta de ver raios e relâmpagos? Então corra para o rio Catatumbo, na Venezuela. Por lá, sempre a partir das 19 horas, acontece um espetáculo como nenhum outro no planeta: uma intensa chuva de descargas elétricas. Isso ocorre em ao menos 260 noites por ano, mas ninguém sabe exatamente o motivo. A principal teoria diz que a forma das montanhas faz com que os ventos quentes colidam com o ar fio dos Andes, misturando-se com o vapor água do rio e do metano de um campo de petróleo nas proximidades, criando o fenômeno bizarro.

7. Ijen, o vulcão com lava azul

Uma mina de enxofre construída em um vulcão revelou algo incrível: uma “lava” azul. Na verdade, apesar de ser descrito como tendo a lava na cor azulada, a realidade não é exatamente essa: o Ijen, na Indonésia, expele enxofre derretido e tóxico, mas com uma magnífica coloração azul fluorescente.

Megacurioso.com/

 

Fonte: Megacurioso.com/BN/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!