26/11/2017

Salvador: Festival Combina chama atenção de imprensa internacional

 

Com uma programação musical para diferentes gostos, o Festival Combina MPB, que será realizado entre os dias 1º e 3 de dezembro, no Wet'n Wild, em Salvador, chamou a atenção da imprensa internacional. Segundo informações obtidas pelo BNews, jornalistas de diferentes partes do mundo irão desembarcar na capital baiana para fazer a cobertura do evento.

Em contato com a reportagem, a produtora Flora Gil garantiu que profissionais de veículos de comunicação de países como Itália, Rússia e Argentina já estão confirmados para noticiar o festival para mídia internacional. Entre as atrações em destaque, que terão foco da imprensa estrangeira, estão Gilberto Gil, Anitta, Jau, Carlinhos Brown, BaianaSystem e outros.

Além destes, artistas brasileiros que conquistaram o  Grammy Latino 2017, com o cantor Tiago Iorc e a dupla Anavitória, também estão confirmados na programação.

  • Confira programação completa

ATRAÇÕES

01 DE DEZEMBRO

18h às 19h20 - Palco Melodia

Transmissão Canal Bis

PRETINHO DA SERRINHA

MARIENNE DE CASTRO

MARIA RITA

ROBERTA SA

 19h25 às 20h45 – Palco Harmonia

Transmissão Canal Bis

ALEXANDRE PIRES

PAULO MIKLOS

ARNALDO ANTUNES

 20h50 às 22h10 - Palco Melodia

Transmissão Canal Bis

OS PARALAMAS DO SUCESSO

DADO VILLA LOBOS

 22h15 às 23h35 - Palco Harmonia

Transmissão Canal Multishow

MILTON NASCIMENTO

TIAGO IORC

02 DE DEZEMBRO

18H às 19H20 - Palco Melodia

Transmissão Canal Bis

LUIZ CALDAS

LARISSA LUZ

19h25 às 20h45 – Palco Harmonia

Transmissão Canal Bis

FELIPE CORDEIRO

GABY AMARANTOS

MÁRCIO VICTOR

ÀTTØØXXÁ

20h50 às 22h10 - Palco Melodia

Transmissão Canal Bis

NANDO REIS

2 REIS

22h15 às 23h35 – Palco Harmonia

Transmissão Canal Multishow

CARLINHOS BROWN

ANAVITÓRIA

03 DE DEZEMBRO

18h às 19h20 - Palco Melodia

Transmissão Canal Bis

SINARA

SAULO

JAU

19h25 às 20h45 – Palco Harmonia

Transmissão Canal Bis

BAIANA SYSTEM

BNEGÃO

EMICIDA

 20h50 às 22h10 - Palco Melodia

Transmissão Canal Bis

JOHNNY HOOKER

DANIELA MERCURY

AS BAHIAS E A COZINHA MINEIRA

22h15 às 23h35 – Palco Harmonia

Transmissão Canal Multishow

GILBERTO GIL

ANITTA

Combina MPB

Mais de 30 artistas nacionais se apresentam em Salvador, nos dias 1, 2 e 3 de dezembro na primeira edição baiana do FESTIVAL COMBINA MPB, que acontecerá no estacionamento do Wet'n'Wild. Dividido em dois grandes palcos, Harmonia e Melodia, o festival - gratuito - irá promover encontros musicais inéditos com curadoria e produção da Expresso 2222 Produções. São 12 apresentações coletivas, combinando artistas com diferentes gêneros, influências, tradições e sotaques brasileiros.  

O Festival Combina MPB é patrocinado pelo Banco Bradesco, CCR Metrô BA, através da lei federal de incentivo à cultura, Rouanet, e pela Brahma Extra e do Governo do Estado da Bahia, através da Bahiatursa e do Fazcultura - programa da Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Apoio: SACEM, UBC e Novotel. Transportadora oficial: Avianca. Apoio: Governo do Estado da Bahia. Realização: Expresso 2222 Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal, Ordem e Progresso.

  • SERVIÇO

Festival COMBINA MPB

Dias 01, 02 e 03/12

Evento gratuito

Local: Estacionamento do Wet'n Wild - Av. Paralela, 280

Horário: 18h às 23h35

Abertura dos portões: 13h (Acesso permitido até a lotação máxima (40mil pessoas)

Classificação livre

Baile Experimento apresenta: Coro de Rua no Centro Histórico

Acontece em Salvador, nos dias 26/11 e 10/12, a ocupação sonora Baile Experimento apresenta: Coro de Rua. O projeto conecta a cidade com a cultura dos sistemas de som jamaicanos e levará para as escadarias da Barroquinha, antiga rua do Couro, a cantora e compositora baiana Lívia Nery, com a amplificação dos parceiros do Ministereo Público Sistema de Som equipados com o seu paredão Sound System. Cada edição ainda conta com convidados locais e nacionais.

Com início sempre marcado para as 15h e aberto ao público, a primeira edição (26/11) contará com as participações da cantora soteropolitana DanziLoveJah e a pernambucana Karina Buhr. Já no dia 10/12, os convidados são os representantes do rap local Vandal e Áurea Semiséria, e o carioca BNegão.

Além das atrações musicais, o projeto também inclui feira de vinil, espaço de alimentação e artesanato, além do pôr do Sol e a energia que o centro traz ao público.  Coro de Rua é uma ocupação urbana que pretende reforçar o centro da cidade como um lugar vivo, e busca amplificar esta vitalidade e suas vozes através da arte de rua e da música.

A proposta é homenagear a tradição do espaço - a eterna Rua do Couro  -  que ainda permanece no imaginário Soteropolitano, além  dos sujeitos e identidades plurais que nele transitam, vivem, e o constroem cotidianamente. Idealizado pela Noarr Cultura e Conteúdo em parceria com a Giro Planejamento Cultural o Coro de Rua conta com a  realização da prefeitura de Salvador através do Edital Arte Todo Dia Ano III, da Fundação Gregório de Mattos.

  • Um coro de vozes unindo Jamaica e Salvador

A cantora baiana Livia Nery é anfitriã das duas edições. Soteropolitana, ela realiza um laboratório de experimentação musical, onde cruza música urbana com soul e cancioneiro popular do Brasil, tendo a música jamaicana também como inspiração. Livia estará à frente do microfone cantando e recebendo participações especiais.

Na primeira edição (26.11) participam as cantoras Karina Buhr e  DanziLoveJah, A baiana Danzi se inspira nos ensinamentos de Rastafari e aponta nas suas composições para a necessidade de uma consciência social, política e espiritual libertária. Karina Buhr promete uma performance unindo os tambores ao sound system, a partir de  sua pesquisa com maracatu e ritmos populares do Nordeste. A pernambucana é um dos nomes mais atuantes da cena contemporânea brasileira e seu último trabalho lançado foi o disco Selvática, em 2016,

No dia 10/12, os convidados são ligados ao hip-hop: a artista soteropolitana Áurea Semiséria, representante original de Cajazeiras, apresenta suas rimas contundentes empoderando mulheres e sua comunidade; Vandal, nome forte da nova música baiana com sua música que fisga pela entrega em suas performances. O Mc utiliza amplas vertentes da bass music mundial como o drill e o grime, tudo isso mesclado a estilos regionais. Destaque para sua mixtape TIPOLAZVEGAZH lançada em 2015. A participação nacional fica por conta de BNegão, considerado um dos principais e mais criativos rappers do Brasil. O MC do Planet Hemp segue carreira solo desde 2003, e TransmutAção, seu terceiro disco, passeia pelo dub, percussão de terreiro, funk, rap, surf rock, samba-jazz, gafieira e ciranda. 

Sound Systems

Os Sistemas de som são a base Sonora do Coro de Rua, inspirado na tradição de rua vinda da Jamaica. Neste país, berço do reggae - que é também muito popular na nossa capital - donos de lojas de disco e deejays colocavam seus sistemas de som na rua como forma de divulgar a música produzida localmente e para o divertimento de quem não podia frequentar festas em clubes, nos anos 50.

Este costume acabou gerando uma cultura mundial, onde pessoas se aglomeram em frente ao sistema de som para sentir a pulsação dos ritmos jamaicanos e se divertir.  Semelhanças aproximam esta tradição da Bahia, que possui seus próprios sound systems em forma de trio elétrico, carros de som e carrinhos de café.

O Ministéreo Público Sistema de Som foi a primeira equipe de Sound System de Salvador, especializada em reggae, dub, ragga, dancehall e jungle. O coletivo vem ocupando as ruas, praças, bairros e casas noturnas das cidades baianas desde 2005, com o intuito de popularizar e fortalecer a Cultura de Sistema de Som. O time comandará as pick-ups e levará seu paredão de som para as duas edições do projeto.

Serviço:

O quê: Coro de Rua – ocupação sonora do centro da cidade

Quando: Dias 26/11 e 10/12, a partir das 15h

Onde: Rua do Couro, Escadaria da Barroquinha, Salvador.

Quanto: Evento aberto ao público

Atrações:

26/11 – Livia Nery (BA), DanziLoveJah (BA), Karina Buhr (PE)

10/12 – Livia Nery (BA), Aurea Semiséria (BA), Vandal (BA), BNegão (RJ)

 

Fonte: BNews/Bahia Já/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!