28/11/2017

Salvador sedia a abertura do Campeonato Brasileiro de Rally 4x4

 

Em 2018, Salvador vai sediar a abertura do Campeonato Brasileiro de Rally 4x4. O evento deverá acontecer entre os meses de janeiro e fevereiro em uma pista montada no bairro de Canabrava.

O anúncio foi feito pelo prefeito ACM Neto, pelo secretário municipal de Trabalho, Esporte e Lazer, Geraldo Júnior, e pelo presidente da Comissão Nacional de Rally 4x4, o piloto Roberto Cunha, tricampeão da categoria principal.

"Salvador está abrindo as portas para grandes competições nacionais e também internacionais. Vamos procurar cada vez mais estabelecer novas parcerias visando estimular que nossa cidade seja um dos principais destinos do esporte nas mais diversas modalidades", disse Neto, em nota enviada à imprensa.

Segundo Geraldo Júnior, a intenção é "preparar uma grande pista para receber essa competição e voltar a incluir Salvador na rota das competições automobilísticas", declarou.

Organização da Regata Jacques Vabre divulga Bahia na França

Com o filme promocional intitulado 'A Bahia é Muitos Mais', a organização da regata Jacques Vabre e o Governo do Estado divulgam, na França, as belezas naturais e culturais das zonas turísticas baianas. Produzido para ser exibido em eventos onde a Secretaria do Turismo (Setur) e a Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa) promovem os atrativos do estado, o vídeo chama a atenção dos franceses para aspectos como a hospitalidade baiana.

Durante nove minutos, o vídeo vai de Salvador ao Sertão, do Recôncavo ao Vale do São Francisco, da Chapada Diamantina a Bom Jesus da Lapa, além da Baía de Camamu, Costa do Dendê, Costa das Baleias e Costa do Descobrimento, entre outras regiões, para mostrar uma Bahia irresistível, rica em atrativos turísticos, manifestações culturais e diversidade que encanta os povos estrangeiros.

Em sua 13ª edição, este ano a Regata Jacques Vabre voltou a ligar a cidade de Le Havre, na Normandia francesa, à Baía de Todos-os-Santos. Os velejadores partiram de Le Havre no último dia 5 deste mês. Eles percorreram oito mil quilômetros para chegar a Salvador a partir do dia 13, demonstrando o dinamismo da competição transatlântica, realizada com apoio do Governo do Estado, por meio da Setur. Fonte/Ascom/Secretaria do Turismo do Estado (Setur)

CENTRO DE CONVENÇÕES NA BOCA DO RIO JÁ TEM PRIMEIRO EVENTO CONFIRMADO

Antes mesmo de sair do papel, o futuro Centro de Convenções de Salvador já começou a movimentar o mercado de grandes eventos corporativos. Na última semana, a Salvador Destination fechou a realização da primeira grande convenção no espaço, envolvendo mais de cinco mil pessoas e ocupando uma área de 3 mil metros quadrados de exposições.

Segundo a coluna Farol Econômico do Jornal Correio, será em outubro de 2019. A previsão da Prefeitura é para a conclusão da obra do novo centro de convenções no primeiro semestre do mesmo ano. “Vender Salvador neste mercado de grandes eventos é muito fácil. Faltava apenas o equipamento, que agora nós voltaremos a ter”, comemora o presidente da Salvador Destination, Paulo Gaudenzi.

Para ele, o equipamento, que poderá receber até 14 mil pessoas vai ocupar, sem prejuízos ao turismo baiano, o papel do decadente Centro de Convenções da Bahia (CCB). “Se levarmos em conta a área externa, onde eventualmente podem ser colocadas tendas, podemos contar com até 10 mil metros quadrados de área para exposições”, destaca.

Durante palestra no Fórum de Hotelaria e Turismo da Bahia, na última quarta-feira, dia 22, Paulo Gaudenzi apresentou números que mostram a falta que o CCB  vem fazendo para o setor. Gaudenzi lembrou que o equipamento foi o segundo do tipo no país, construído depois do Anhembi, em São Paulo.

Salão Internacional da Fenagro fomenta turismo e agronegócio

Com a intenção de reunir representantes do governo, cônsules instalados na Bahia e empresários, foi instalado na 30ª edição da Fenagro, no Parque de Exposições de Salvador, o Salão Internacional da Fenagro, que acontece até o próximo sábado, (3), propondo um intercâmbio no setor turístico e a prospecção de negócios na área de agropecuária,

O Salão é realizado por meio da parceria entre a Assessoria Internacional do Governo da Bahia e as secretarias estaduais do Turismo (Setur) e da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri). “Com a iniciativa, estimulamos a troca de experiências em turismo e fomentamos a entrada dos produtos agropecuários baianos no mercado internacional”, afirmou o subsecretário do Turismo, Benedito Braga, durante a instalação do Salão, na noite de domingo (26).

Ele afirmou ainda que o Estado já tem “trabalhado o cacau e a cachaça como produtos emblemáticos para o turismo. Eles são marcas da Bahia em todo o Brasil e no exterior”. A programação da primeira noite ficou por conta do consulado da Argentina, que apresentou sua tradição em turismo, e também o interesse em estreitar relações comerciais com a Bahia.

De acordo com o cônsul-geral argentino, Pablo Virasoro, o principal insumo agrícola importado do estado é o cacau, que alimenta a forte tradição dos doces argentinos. Em relação ao turismo, ele enfatizou que seu país é o principal emissor de turistas estrangeiros para a Bahia, enquanto a Argentina também é o destino mais cotado pelos baianos para viagens internacionais.

O Salão Internacional da Fenagro também contou com a presença do vice-governador da Bahia, João Leão, e dos secretários da Agricultura, Vitor Bonfim, e de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues. A Fenagro é considerada a maior feira agropecuária do Norte/ Nordeste e atrai visitantes do interior baiano e de outros estados.Nesta segunda-feira (27), o Salão Internacional abordará o tema ‘Bahia e Relações Internacionais – Agenda 2018’. Assim como a Argentina, nos próximos dias, os consulados da Finlândia, França, Grécia e Uruguai realizarão noites temáticas.

Governo celebra R$ 81 milhões em convênios com 187 municípios

Convênios e ordens de serviço voltados para diversas áreas, como saúde, esportes, agricultura e recursos hídricos, foram assinados pelo governador Rui Costa e prefeitos de 187 municípios baianos na tarde desta segunda-feira (27). No auditório da sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, mais de 300 pessoas acompanharam a assinatura dos documentos, que reúnem recursos superiores a R$ 81 milhões.

Os convênios vão garantir melhorias no abastecimento de água, agricultura familiar, desportos, desenvolvimento rural, pavimentação de estradas e ruas, ambulâncias e equipamentos de saúde, bem como a construção de 12 vilas olímpicas em batalhões da Polícia Militar. “Cada assinatura foi pensada em parceria com os prefeitos, visando sempre dar melhores condições aos baianos. Quando esse acordo é feito com a boa vontade das duas partes, tudo fica mais fácil e até mais barato”, afirmou Rui.

Signatário de um convênio que vai garantir um trator para o município, o prefeito de Central, Uilson Monteiro, ressalta que "neste momento difícil, é importante essa ligação direta com o Governo do Estado, que sempre olha para o interior da Bahia".

Saúde em foco

Além dos convênios, o evento foi marcado por uma série de entregas. O rastreamento do câncer de mama e do colo do útero ganhou uma importante aliada: a carreta do Hospital da Mulher. A unidade móvel, que vai percorrer todo o território estadual, possui dois consultórios ginecológicos e um mamógrafo.

A carreta vai disponibilizar os exames no colo do útero e na mama, a fim de detectar a doença, que nas duas partes do corpo é responsável pela morte de aproximadamente 30 mil mulheres por ano, no Brasil. Caso seja identificada alguma anormalidade, uma biópsia será realizada e, se necessário, a paciente segue para a retirada do tumor no Hospital da Mulher, no Largo de Roma, na capital.

Com o veículo, será possível realizar 160 preventivos e 80 mamografias por dia. As pacientes dos municípios pelos quais a carreta irá passar poderão conferir o resultado com agilidade, visto que os laudos são entregues em até 15 dias. “O atendimento na unidade móvel é idêntico ao oferecido em um consultório tradicional”, assegura o diretor-geral do Hospital da Mulher, Marco Antônio Andrade.

Além da carreta do Hospital da Mulher, o governador entregou 31 ambulâncias comuns e outras nove do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que irão atender a população de municípios distribuídos por diversas regiões do estado.

Governo lança campanha Empreendimento Parceiro da Alimentação Saudável

Com o objetivo de fortalecer o consumo de alimentos saudáveis e sustentáveis, bem como o processo de comercialização da agricultura familiar e da economia solidária na Bahia, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), lança a campanha Empreendimento Parceiro da Alimentação Saudável nesta quarta-feira (29).

O lançamento será realizado às 17h, no Bahia Rural Contemporânea - VIII Feira Baiana da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária (Febafes), o maior evento de valorização da agricultura familiar, economia solidária, reforma agrária e povos e comunidades tradicionais do estado. A Febafes acontece no Pavilhão de Feira do Parque de Exposições de Salvador, até 3 de dezembro, juntamente com a 30ª Fenagro.

Durante o lançamento da campanha, também será apresentado o Sistema de Informações, onde estarão disponíveis orientações para inscrição e participação na campanha. O sistema será disponibilizado no site da SDR.

Serão premiados empreendimentos da rede hoteleira, de supermercados, bares, restaurantes, empresas do ramo alimentício e chefs de cozinha que comprarem mais produtos da agricultura familiar e economia solidária durante o ano. A ideia é fortalecer a comercialização, por meio do aumento de oportunidades de mercado. A premiação acontecerá na edição 2018 do Bahia Rural Contemporânea.

A campanha tem apoio das secretarias estaduais de Turismo (Setur), Desenvolvimento Econômico (SDE) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), além da Associação Bahiana de Supermercados (Abase); Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel); Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol Bahia); União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes); Slow Food; e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

 

Fonte: A Tarde/Bahia Econômica/Secom Bahia/Ascom SDR/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!