29/11/2017

9º Rally Náutico da Bahia será realizado neste sábado

 

O Rally Náutico da Bahia chega à sua nona edição, apresentando novidades e trazendo mais desafios aos competidores. Dentre as mudanças da prova, que reúne pilotos de lanchas e de motos aquáticas, está a inserção de um perfil turístico à competição, a partir da integração da Ilha Bimbarras na rota do evento. O percurso passa a ter a largada na Bahia Marina, com parada, pela primeira vez também, na paradisíaca Ilha Bimbarras e retorno com festa de premiação no Yacht Clube da Bahia. O Rally Náutico integra o Festival Náutico, lançado pela Prefeitura de Salvador, através da Empresa Salvador Turismo (SALTUR). O evento acontece neste sábado (2), através da Bahia Marina e do Yacht Clube da Bahia, que reúnem pilotos de lanchas e motos aquáticas e as inscrições poderão ser feitas até sexta-feira (1ª), na administração da Bahia Marina ou secretaria do Yacht Clube.

A gestora da Bahia Marina e diretora de prova do Rally Náutico da Bahia, Leilane Loureiro, explica que o novo percurso desenvolvido pelo técnico David Perrone tem distância maior, possibilitando mais desafios aos competidores, com duração média de quatro horas de prova. “A competição vai abranger mais trechos em linha reta e a velocidade média mais alta. Conhecimento do equipamento de localização, concentração e habilidade serão primordiais para vencer a prova”, considera, completando que serão vencedores da prova os participantes que obtiverem o menor número de pontos perdidos.

Atividade de lazer e esporte, o Rally Náutico não é considerado uma corrida de velocidade e sim de regularidade náutica, que alia tempo e localização de forma exata. Ou seja, em todas as lanchas e jets serão instalados aparelhos de GPS - chamados data logger, que monitora os dados dos participantes. A modalidade é dividida em quatro categorias: Geral, Bahia, Aventura e Jet Ski.

Experiência de campeão

Com o título inédito do Brasil, conquistado este ano no Rally Dakar (maior competição mundial off-road), o campeão Lourival Roldan traz toda a sua experiência em rallys automobilísticos e náuticos para a Bahia e assume a comissão técnica da prova. “A expectativa é que os competidores baianos se empenhem ao máximo para fazer uma bonita competição. Assim como uma prova por terra, o rally náutico se iguala quando o competidor se desafia, conhece o equipamento que tem em mãos e encara a prova com responsabilidade e alegria”.

Inscrição e premiação

Para participar da prova, são permitidas embarcações iguais ou superiores a 18 Pés e Jet Ski RunAbout (Sentado), devidamente regulares junto ao Título de Inscrição de Embarcação (TIE) e \o Conselho Regional de Estatística (CRE), expedidos pela Marinha. Os interessados em se inscrever deverão desembolsar R$ 400 para lanchas nas categorias Geral, Bahia e Aventura e R$ 160 para Jet Ski. A premiação acontecerá a partir das 16h, no Yacht Clube da Bahia, e contará com shows da banda Maria Te Viu e dop cantor Daniel Vieira. Inscrições e mais informações através dos contatos: (71) 2105-9108/secretaria.esportes@icb.com.br (Yacht Clube da Bahia) e (71) 3320- 8888/atendimento@bahiamarina.com.br (Bahia Marina).

Tempero no Forte promove maratona gastronômica e cultura na Praia do Forte e Salvador

A exuberância, as cores e sabores das frutas tropicais, e ainda a sua versatilidade para serem utilizadas na gastronomia, foram fatores importantes para a escolha do tema do 12º Festival Tempero no Forte. O festival terá início nessa quinta-feira, 30, com o tradicional cortejo de baianas na vila da Praia do Forte, convidando moradores e visitantes a darem as boas-vindas a um dos mais importantes eventos gastronômicos do país.

Este ano participam do Tempero no Forte os restaurantes Atelier 72, Beach Stop, Donana, Feijão de Corda, Hoopa, It’s, Made in Bahia, Mediterraneus, Pizza di Roma, Polomar, Porto Forte, Restaurante do Tamar, Risoteria, Sabor da Vila, Sushi Nambá, Tango Café, Taverna Paradiso, Terra Brasil, Vinobar, Vinopizza e 7 Pizzas. Os restaurantes de hotéis e pousadas, como À Sombra do Coqueiral, do Tivoli Eco Resort, Casa de Praia, Casa do Forte, Porto da Lua, Porto Zarpa Hotel, Via dos Corais, Vila Gourmet do Sobrado da Vila e também estarão no Tempero no Forte. De Arembepe participa o Beiju Com Tudo Dentro, de Jacuípe, o Empório Jacuípe e da Lagoa de Aruá, e o restaurante Terroir do Axé. O festival gastronômico segue até o dia 10 de dezembro.

Uma das atividades mais aguardadas do Tempero no Forte é a Cozinha Show, que este ano acontece nos dias 30 de novembro e 2 de dezembro, primeiro fim de semana da maratona gastronômica. As aulas abertas a toda a comunidade ministradas por chefs convidados são gratuitas e serão realizadas na Praça da Música da vila de Praia do Forte.

O projeto tem curadoria da Chef Tereza Paim, e organização e produção da 2D Projetos Culturais e Eventos e conta com o patrocínio do Hiperideal e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e o apoio da Prefeitura de Mata de São João, Sebrae, Adega, Senac e Turisforte. Até o dia 10 de dezembro, 31 restaurantes do Litoral Norte – a maioria deles na Praia do Forte – estarão servindo os pratos criados por chefs locais, de Salvador e de outros estados utilizando frutas tropicais na receita.

Nem somente tempero e gastronomia vão estar em cena durante o 12º Festival de Cultura e Gastronomia Tempero no Forte. Arte e cultura estarão de mãos dadas, sendo uma ótima opção para turistas e visitantes, que estiveram no circuito enogastronômico do Litoral Norte baiano. Logo no dia 30, primeiro dia do evento, a abertura fica por conta da apresentação artística, cheia de fé e devoção, conduzida por um grupo Baianas da região, a partir das 19h.

O palco das apresentações artísticas e culturais será a Praça da Alegria, ao lado da Casa de Farinha, sempre das 16h às 22h, onde será montado o Mercado do Forte. Por lá, o público poderá conferir um autêntico e regional mercado de arte e artesanato, com produtos fabricados por artesãos do Litoral Norte e de Salvador, distribuídos em barracas, que comercializarão artigos diversos.

A música vai dar o tom da alegria e da diversão. Pra começar, na sexta-feira, 1º de dezembro, no Coreto da Vila, grupos culturais e de música brasileira prometem agitar, com a apresentação de artistas do Litoral Norte e de Salvador. Quem abre a programação musical, com MPB, é o músico Edno Sá, às 20h. Na sequência, Batukada, com repertório cravado no samba. No dia seguinte, sábado, 2, terá a saída do Grupo Cultural de Praia do Forte, às 19h, na entrada da Vila. Depois, às 19h30, Matheus Mathiara, cantando MPB, e para fechar, com rock e blues, às 20h30, a banda Os Suspeitos.

  • Serviço:

Tempero No Forte

Local: Vila da Praia do Forte

Data: 30 de novembro – 10 de dezembro

Horário: 19h

Bairro da Liberdade recebe Festival Zumbi dos Palmares

Como parte da programação do Novembro Negro, organizado pelo governo do estado, o Centro Cultural Desportivo ACM Brasil, no bairro da Liberdade, em Salvador, sedia, a partir das 8h desta quarta-feira, 29, o Encontro Zumbi dos Palmares. O evento é uma parceria entre a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte/ Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).

A atividade terá a participação de 400 mulheres e homens integrantes do projeto Escolinha de Esporte da Sudesb que praticam, naquele espaço, aulas de ginástica e dança de salão. Na oportunidade, serão realizados um aulão de ginástica, apresentação de dança afro e dança de salão. O evento terá, ainda, o “turbantaço” (oficina de turbante) feita pela estagiária da Sudesb, Larissa Santos Reis.

O evento também contará com presença de 15 mulheres atendidas pela Sudesb no núcleo do Nordeste de Amaralina (CSU), que apresentarão uma dança afro. Participam do Encontro Zumbi dos Palmares as secretárias estaduais da Setre, Olívia Santana, da Sepromi, Fábya Reis, e do diretor geral da Sudesb, Elias Dourado.

Este é o segundo ano que Setre-Sudesb/Sepromi são parceiros na realização de evento comemorativo ao Novembro Negro. Em 2016, foi realizado o Festival Esportivo Zumbi dos Palmares, reunindo, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, cerca de 500 alunos de projetos de iniciação esportiva que à época eram executados pela Sudesb em parceria com instituições sociais.

Governo e consulados ampliam participação em eventos para gerar negócios

Com o objetivo de fortalecer as relações com os consulados instalados na Bahia e intensificar o intercâmbio comercial, a Secretaria do Turismo do Estado (Setur) e a Assessoria Internacional do Governo reuniram, na noite desta segunda-feira (27), cônsules de países como Grécia, França, Estados Unidos e Argentina. O encontro foi realizado no Salão Internacional da Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro), que acontece até sábado (2).

Um dos temas discutidos foi a ampliação do Salão Internacional da Fenagro para outros eventos nas áreas de agropecuária e turismo, a exemplo da Bahia Farm Show. O espaço foi criado em 2014 para prospectar negócios A presença em diferentes feiras garantirá a apresentação dos potenciais das regiões do estado para investidores internacionais convidados pelos consulados.

“Acatamos a solicitação do corpo consular e vamos planejar para o próximo ano a participação em outros eventos. A divulgação deve sempre contemplar produtos das cadeias turísticas e do agronegócio, como a Rota dos Engenhos, que contempla a produção da legítima cachaça, uma das marca da Bahia no exterior”, explicou Alves.

 Para a cônsul da Gécia, Miriam Souza, as ações devem ser planejadas por um grupo de trabalho que envolva consulados, governo e organizadores dos eventos.

Voos internacionais

Segundo o subsecretário do Turismo, Benedito Braga, a boa relação com os consulados também pode beneficiar a Bahia com a captação de novos voos internacionais para o estado. “Estamos em constante esforço para ampliar a malha aérea na Bahia, e os cônsules podem nos ajudar na identificação de demanda e negociações com companhias aéreas”.

 

Fonte: A Tarde/Ascom Sudesb/Ascom Setur/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!