30/11/2017

Monte Santo: Prefeitura realiza atividades no dezembro vermelho

 

Primeiro de dezembro é o Dia Mundial da Luta contra a Aids. Mas, a partir de agora, o último mês do ano ficará marcado pelo dezembro vermelho no Brasil. Durante todo o mês, o foco será na prevenção, assistência e promoção dos direitos humanos às pessoas vivendo com HIV/ Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. E, a prefeitura municipal de Monte Santo apoia a iniciativa.

No dia 1º, a população terá acesso a teste rápido para detecção de HIV, além de teste para sífilis e Hepatite B no Centro de Saúde. Durante todo o dia, os moradores podem ter acesso a preservativo em todos os postos de saúde do município e, durante todo o mês serão realizadas ações educativas com distribuição de preservativos em todos os postos de saúde da cidade.

Para o prefeito Vando, ações como esta trazem muitos benefícios à população. “Apesar de ter um dia específico de combate a AIDS em todo o mundo, agora contamos com ações durante o mês inteiro com o foco na saúde de nossa população. Iremos promover uma série de atividades de prevenção das doenças, faremos testes e, se alguém for diagnosticado, terá direito a toda assistência necessária”, afirmou Vando.

Monte Santo vai ganhar uma agência do INSS

Os moradores de Monte Santo que precisam de atendimento junto ao Ministério da Previdência Social não irão mais precisar sair da cidade para conseguir atendimento.

A partir de sexta-feira(1°), a população montesantense irá contar com uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social. Após muitos anos com o prédio fechado e abandonado, a prefeitura conseguiu uma parceria para a reabertura da unidade na cidade. 

Para o prefeito Vando, a inauguração desta unidade no município será importante para toda a população. "Toda vez que precisava de atendimento do INSS, nosso povo tinha que ir para outra cidade em busca de atendimento por falta de iniciativa política. Ao ser eleito, assumi compromisso com nossa população e fui em Brasília formalizar esta parceria. Esta unidade do INSS em nosso município irá beneficiar os moradores de Monte Santo e, de outras cidades vizinhas", afirmou Vando.

A agência será inaugurada nesta sexta-feira às dez horas da manhã e, irá atender todos os atendimentos realizados pelo Ministério da Previdência Social, possibilitando que os moradores de Monte Santo tenham acesso aos serviços oferecidos pelo INSS sem precisar sair da cidade.

Programa Água Doce discute implantação de projeto piloto em Uauá

O Núcleo Produtivo do Programa Água Doce Bahia, iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) realizou na última quarta-feira (22), reunião para alinhamento sobre o projeto piloto que será implantado na comunidade Testa Branca, no município de Uauá. Durante o encontro, foi apresentado o arranjo institucional dos programas PAD Bahia, do Pro Semiárido, que dá autonomia para as famílias camponesas no semiárido baiano, e da Bahia Pesca, que vai implantar o projeto unidade produtiva de peixe (tilápias) na região.

Outra ação que também faz parte do arranjo é o componente produtivo do PAD com foco na Agricultura Biossalina, que permite usar água salobra na irrigação de pequenas áreas para o cultivo de plantas que se alimentam de água salobra, a exemplo das forrageiras. De acordo com o coordenador do PAD/Bahia, João Paulo Ribeiro, “ em 2018, será feita uma visita in loco para fazer um diagnóstico da realidade local que servirá para embasar a execução do projeto".

Prefeitura de Paulo Afonso e Governo da Bahia realizam mais um Mutirão de Catarata

De 12 a 17 de dezembro deste ano, a Prefeitura de Paulo Afonso vai realizar mais uma edição do Mutirão de Catarata. A ação, que será realizada em parceria com o Governo do Estado, pretende operar cerca de mil olhos de pacientes do Município e da Microrregião, compreendendo as cidades de Rodelas, Chorrochó, Abaré, Macururé, Jeremoabo, Santa Brígida, Pedro Alexandre e Glória.

O mutirão será realizado no Hospital Municipal Aroldo Ferreira, localizado no Bairro Tancredo Neves III e atenderá a demanda das unidades de saúde, cujos pacientes já foram diagnosticados, cadastrados e aguardam pelo procedimento cirúrgico. A gestão municipal arcará com 52% das cirurgias e o restante caberá à Secretaria de Saúde do Estado.

A cirurgia de catarata é rápida e o paciente sai com todo o aparato do pós-operatório, como medicação e óculos, retornando no dia seguinte para revisão. Essa é a terceira vez que Paulo Afonso realiza o Mutirão de Catarata, sendo referência neste tipo de ação, chegando a contemplar mais de três mil pessoas com os procedimentos.

“Mais uma vez estamos proporcionando à população o acesso a esse procedimento oftalmológico, melhorando consideravelmente a vida desses pacientes. Nossa missão é cuidar cada vez mais da nossa população”, citou o secretário de Saúde, Ivaldo Sales Júnior.

No ano de 2017 foram realizados mutirões cirúrgicos de glaucoma e de cirurgias eletivas. O de glaucoma atendeu mais de 800 pessoas e o de cirurgias eletivas contemplou 855 pacientes, que foram operados de histerectomia, hérnia umbilical, inguinal, epigástrica, e colecistectomia (vesícula). Ainda durante a triagem do mutirão de cirurgias eletivas, 89 mulheres foram levadas ao Hospital da Mulher em Salvador para os procedimentos.

Paulo Afonso: Diabéticos terão distribuição gratuita de glicemia capilar e fitas reagentes

O município de Paulo Afonso poderá manter permanentemente a distribuição regular e gratuita dos medicamentos necessários a aplicação e monitoramento da glicemia capilar.

Acaba de ser aprovado por unanimidade na Casa das Leis, o Projeto de Lei nº 75\2017, que prevê distribuição gratuita de monitores de glicemia capilar e tiras reagentes para o controle e tratamento de pessoas portadoras de diabetes.

O PL de autoria do vereador José Carlos Coelho (PRB), agora será submetido a sanção do prefeito Flávio Henrique Magalhães Lima. Atualmente, estima-se que, conforme as pesquisas, 10% da população brasileira (ou de 9 a 10 milhões de pessoas) estão acometidas de diabetes.

A Organização Mundial da Saúde informa que, até 2030, o Brasil passará da oitava para a sexta posição com pessoas vítimas de diabetes.

A doença mata uma pessoa a cada oito segundos no mundo. Zé Carlos do BTN disse que, “o elevado índice da mortalidade, atualmente, representa a terceira causa mortis em todo o Brasil”.

Em Paulo Afonso, segundo o IBGE,  metade da  sua população estimada em cerca de 120 mil habitantes, sofre de diabetes.

Tribunal absolve irmão de ex-ministro Negromonte

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região absolveu anteontem o empresário Adarico Negromonte Filho, irmão do ex-ministro e atual conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, Mário Negromonte (PP-BA). Ele havia tido a condenação confirmada pela 8ª Turma da Corte, que julga recursos contra decisões do juiz federal Sérgio Moro. Ele impetrou embargos infringentes à 4ª Seção Judiciária e obteve a absolvição. Negromonte foi condenado a 3 anos e 6 meses por suposta participação em organização criminosa. As informações foram divulgadas pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. A 4ª Seção do TRF4 ainda diminuiu a pena de Jayme Alves de Oliveira Filho, conhecido como Careca, de 13 anos e 3 meses para 8 anos e 4 meses de reclusão. Ele é apontado como o transportador de propinas do doleiro Alberto Youssef.

Careca e Adarico tiveram a condenação confirmada pelo tribunal em abril deste ano. Oliveira, que transportava propina para Youssef, foi condenado por lavagem de dinheiro à pena de 13 anos, 3 meses e 15 dias. Negromonte, condenado por participação em organização criminosa, ficou com pena de 3 anos e 6 meses de reclusão em regime inicial aberto.

No recurso, Negromonte pediu a prevalência do voto do desembargador federal João Pedro Gebran Neto, que o absolvia por insuficiência de provas. A relatora do processo na 4ª Seção, desembargadora federal Cláudia Cristofani, deu provimento ao recurso, entendendo que as provas são frágeis, devendo prevalecer o princípio in dubio pro reu. "O fato de o agente haver atuado como 'mula' no transporte dos valores não pode - como numa relação, pura e simples, de causa e efeito - levar à conclusão de que ele seria integrante de organização criminosa", frisou a magistrada.

Oliveira teve confirmado o delito de lavagem de dinheiro e foi inocentado do crime de participação em organização criminosa. Ele queria a prevalência do voto do desembargador federal Leandro Paulsen, que considerava atípica sua conduta no delito de lavagem de dinheiro, sob o entendimento de que havia apenas ilações contra ele. Para a relatora, entretanto, ao contrário de Negromonte, "Jayme não era mero office-boy de Alberto Youssef, mas era convocado quando as operações demandavam mais cautela, quando envolviam cifras mais elevadas, certamente por exercer a função de policial federal".

Quanto ao segundo delito, Oliveira pedia a prevalência do voto absolvitório de Gebran. Nesse ponto, o pedido foi julgado procedente pela desembargadora. Segundo Cláudia, "o fato de Oliveira relacionar-se, quase que exclusivamente, com Alberto Youssef não revela sua pertinência ao grupo criminoso, tampouco o conhecimento de que estaria agindo vinculado à estrutura criminosa". Dessa forma, Negromonte foi absolvido e Oliveira teve a pena diminuída para 8 anos e 4 meses de reclusão.

 

Fonte: i9 Comunicação/Ascom Sema/Ascom PMPA/PA 24hs/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!