06/12/2017

Feira: Fernando Torres desiste de eleições 2018

 

O deputado federal feirense Fernando Torres (PSD) declarou nesta terça-feira (5) que ficará de fora das eleições do ano que vem. Torres descartou, inclusive, a disputa pela vaga para deputado estadual.

O parlamentar disse que o motivo de não disputar o pleito se deve ao atual cenário político. Para ele, a política nacional está “muito suja” e fatos que envolvem deputados são de “notícias de corrupção”.

Segundo o deputado, a decisão de não se candidatar foi tomada após ouvir familiares e o senador Otto Alencar, presidente e liderança maior do PSD na Bahia. Mesmo fora das eleições, Torres afirmou que não está de saída da política.

Para o ano que vem, disse que apoiará o governador Rui Costa, Otto Filho para deputado federal e um senador indicado por Otto Alencar.

Essa não é a primeira vez que o deputado manifesta desinteresse por cargos políticos. Ano passado, antes das eleições para prefeito de Feira de Santana, Torres também tinha desistido da disputa.

Fora em 2018, Torres organiza PSD para se candidatar a prefeito de Feira em 2020, diz Otto

Oficialmente fora da disputa em 2018, o deputado federal Fernando Torres se mantém como presidente do PSD em Feira de Santana e vai trabalhar para organizar o partido e atrair lideranças para reforçar a sua campanha a prefeito em 2020.

A informação foi confirmada ao Metro1, na manhã desta terça-feira (5), pelo senador Otto Alencar, comandante estadual da legenda. “Ele não quer mais [ser deputado]. A gente tem que respeitar a decisão dele. Vai continuar sendo presidente em Feira, vai buscar a filiação de pessoas e cuidar das coisas dele. Fazer algum trabalho social, com alguma fundação, visando ser candidato a prefeito de Feira”, revelou Otto.

O senador descartou também que a desistência de Torres, ex-titular de Desenvolvimento Urbano, esteja associada a um possível retorno ao primeiro escalão estadual, na reforma administrativa que o governador Rui Costa (PT) pretende fazer no início do próximo ano, em função da desincompatibilização dos secretários que serão candidatos. “Não tem nada a ver. Ele é empresário bem sucedido, dono de 20 postos de gasolina, e tem a vida dele muito centrada”, afirmou.

De acordo com o presidente do PSD, também não está condicionado um eventual apoio de Fernando Torres à candidatura do atual líder do governo na Assembleia Legislativa, Zé Neto (PT), que tentará uma cadeira na Câmara Federal em 2018. “Ele já me disse que não vai apoiar Zé Neto. Ele vai apoiar Otto Filho. Haveria uma dobradinha, ele para estadual e Otto Filho para federal. Apesar de ele não ser candidato, o compromisso está mantido, o que eu agradeço muito”, disse o senador.

Na opinião de Otto Alencar, o afastamento de Torres de mandatos eletivos não enfraquece os seus planos de assumir o Executivo feirense. “Você não precisa de cargo para fazer política. Lula está há quanto tempo sem cargo? E é o homem mais falado da política”, comparou.

Feira é finalista de prêmio concedido pelo Conselho Nacional de Assistência Social

O município de Feira de Santana está disputando com Fortaleza, capital do Ceará, o Prêmio Honra ao Mérito para Conselheiros, na categoria cidades de grande porte, promovido pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). O vencedor será anunciado durante a 11ª Conferência Nacional de Assistência Social, que ocorre no período de 5 a 8 deste mês, em Brasília.

O município feirense concorre através dos trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa de Assistência Social (Nepas), voltados para a promoção de aprendizado dos profissionais de assistência social, com palestras, rodas de conversas, encontros, seminários, capacitações e outras ações.

O prêmio é uma iniciativa do Ministério da Assistência Social em parceria com o Conselho Nacional de Assistência Social. Foi aberto para disputa entre todas as cidades brasileiras. Entretanto, chega à final sendo disputada justamente por duas cidades nordestinas, depois de terem eliminado todas as grandes cidades e capitais brasileiras com mais de 500 mil habitantes.

A escolha de Feira de Santana para a final ocorre em reconhecimento a importância do projeto sobre os estudantes e profissionais de assistência social estarem sempre se atualizando.

Atuação fiscalizadora do Conselho ajuda muito, diz secretário

Já o secretário de Desenvolvimento Social (Sedeso), Ildes Ferreira, reconhece que a assistência social avança muito na cidade em função da atuação fiscalizadora do Conselho Municipal de Assistência Social. O CMAS tem uma posição muito crítica no município de Feira de Santana, diz o titular da pasta, que é sociólogo de formação.

“Essa atuação militante, fiscalizadora, crítica, qualificada, é muito útil porque nos obriga a melhorar as ações e qualificar e eficientizar mais o trabalho. E, com isso, a política de assistência social no município ganha muito. Eu tenho muito o que agradecer a essa atuação militante do CMAS”, frisou.

Diretoria das escolas municipais é renovada em 40 por cento

Com 40% do quadro de gestores renovado, diretores e vice-diretores da Rede Municipal de Ensino, escolhidos por votação democrática, tomaram posse na tarde desta segunda-feira, 4, para o novo mandato 2017-2021. A cerimônia foi realizada no auditório da Escola Municipal Acioly da Silva Araújo.

A solenidade, presidida pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho. A secretária de Educação, Jayana Ribeiro, empossou 125  diretores e 81 vices, entre eleitos e reeleitos, em pleitos  com a participação de toda a comunidade escolar, realizado no dia 29 de setembro.

“O gestor recebe recursos, precisa saber administrá-los e prestar contas de forma correta. É muito importante que todos estejam seguindo as leis”, afirmou o prefeito José Ronaldo. “Os novos gestores, toda a ajuda que precisarem, existem pessoas na Seduc capacitadas para prestar orientações nesta jornada. Escolas bem geridas conseguem mudar para melhor”, declarou.

"Devemos honrar a função", afirma diretora

A professora Flávia Carneiro Santos Morais, diretora da Escola Municipal Professora Lídice Antunes Barros, que fica no bairro Santo Antônio Dos Prazeres, foi responsável pelo discurso de posse. “Cada um de nós escolheu se candidatar ao cargo de gestor, e apesar de enfrentarmos dificuldades, devemos honrar a nossa função. É necessário vestir a camisa da educação e fazer o nosso trabalho bem feito”, declarou.

Diretor e vice precisam garantir qualidade

A secretária de Educação, Jayana Ribeiro (foto), reforçou a importância dos diretores. “Os gestores assumem um compromisso com a educação e precisam garantir a qualidade do aprendizado dos alunos. Estes profissionais passarão por formação e serão orientados para realizar o trabalho da melhor forma”.

Por voto, dirigentes escolhem representantes no Conselho de Educação

Durante a cerimônia foram escolhidos por voto, pelos diretores e vice-diretores, três representantes deles para ocupar função no Conselho Municipal de Educação. Para membros titulares foram eleitas a diretora da Escola Municipal Eurides Franco de Lacerda, Gleice Anne Silva de Souza,e Livya Cruz Moura, do Centro Municipal de Educação Infantil Manoel Anchieta Nery de Souza. A gestora da Escola Municipal Professor Jose Raimundo Pereira De Azevedo, Adriana Mascarenhas Bullos, ficou como suplente.

Educadores debatem sobre a Educação Noturna em Feira de Santana

O Centro Noturno de Educação da Bahia (CENEB) de Feria de Santana irá sediar, nestas terça e quarta-feira (5 e 6), o IV Diálogo dos gestores e articuladores de todos os CENEB da rede estadual. Além de Feira de Santana, também os centros estão instalados nas cidades de Salvador, Jacobina, Vitória da Conquista, Conceição do Coite, Cachoeira, Senhor do Bonfim e Campo Formoso.

A atividade acontecerá, na terça, das 8h30 às 20h30, e na quarta, das 8h30 às 17h. O objetivo é dialogar sobre a educação noturna, considerando o perfil dos estudantes e a relação que a escola deve estabelecer com a realidade concreta deste alunado, que é formado, em sua maioria, por trabalhadores que se dividem entre o trabalho e os estudos. “Temos o intuito de fomentar momentos de articulações, discussões e relatos de experiências acerca dos trabalhos exitosos desenvolvidos nos CENEB, além de abrir um debate sobre a reforma do Ensino Médio Noturno”, afirmou a diretora do CENEB de Feira de Santana, Rosane Almeida.

Sobre os CENEB

A iniciativa atende, desde 2013, especialmente, a estudantes trabalhadores do Ensino Médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Profissional e Tecnológica, com a proposta pedagógica pautada em três dimensões: mundo do trabalho, ciência e tecnologia e arte e cultura.

Previsão da campanha de doação de sangue é coletar 600 bolsas

A campanha de doação de sangue “O melhor presente é aquele que vem do coração”, iniciada nesta segunda-feira, 4, pretende arrecadar até sexta-feira, 8, pelo menos, 600 bolsas de sangue – o dobro da quantidade coletada na última ação.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde, através da Seção de Capacitação Permanente, em parceria com o Hemoba. A ação está acontecendo no estacionamento da Prefeitura, na avenida Getúlio Vargas.

A coordenadora da Seção de Capacitação Permanente, Ariella Covas, justifica que a campanha visa garantir o estoque do Hemoba durante o período de final de ano, quando as doações caem.

“Convidamos a população a participar dessa iniciativa para que possamos ajudar o maior número de pessoas que necessitaram de sangue. Doar sangue representa um gesto de solidariedade e amor,” considera.

A assistente social do Hemoba, Márcia Almeida, afirmou que “o estoque está critico, sobretudo, dos tipos sanguíneos negativos, que são os mais raros”. De acordo com ela, doar sangue é um procedimento seguro e simples. São utilizados materiais descartáveis, portanto, não há risco de contaminação.

O ônibus do Hemoba está localizado no estacionamento da Prefeitura Municipal até sexta, das 8h às 17h. Os candidatos a doar sangue precisam ter entre 16 a 69 anos – menor de idade deve estar acompanhado de um responsável legal - estar em boas condições de saúde e ter se alimentado, evitando comidas gordurosas. Os doadores também devem comparecer com documento de identificação com foto.

 

Fonte: BN/Metro 1/Secom PMFS/Ascom Educação/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!