06/12/2017

Cachoeira sediará pela 1ª vez o “Festival de Reggae” com oficinas

 

O 1º Festival de Reggae será sediado na cidade do recôncavo baiano de Cachoeira, nos dias 14, 15 e 16 de dezembro, com a participação de grandes artistas e profissionais engajados no cenário do Reggae, onde a força da musicalidade é construída diante de uma expressão cultural e vem contextualizar a importância da cultura afro. O evento contará com shows de grandes nomes do gênero, gastronomia, workshop de bateria, palestras sobre o empoderamento feminino, dissertações sobre a história do reggae, moda, artesanatos, literatura e muito mais.

O Festival fará referência àqueles que compõe a história do Reggae, que é entendido além de uma manifestação cultural, e sim, como parte de uma ideologia, que tem em sua essência, um projeto de revolução sócio-musical. Assim como, a promoção da união entre as gerações a partir de debates e encontros musicais, buscando fortalecer a rede produtiva do Reggae enquanto movimento artístico-cultural, com o impulsionamento de atividades voltadas aos admiradores do gênero.

A realização desse festival em Cachoeira, cidade do território recôncavo baiano, vem a reforçar tanto a história e tradição que esse movimento possui na região, como dar visibilidade as características específicas que possibilitaram o desenvolvimento de um reggae considerado exclusivo dessa região, onde a história da diáspora negra, é contada através das canções, e a música reggae transforma sofrimento em poesia, com versos carregados de musicalidade. Por considerarmos essa música enquanto uma forma de expressão e afirmação identitária, assim como também uma manifestação política e social dando voz a população negra no contexto da reafricanização.

  • SERVIÇO:

O que: 1ª Festival de Reggae

Quando: 14, 15 e 16 de dezembro de 2017

Onde: Cachoeira – Bahia

Quanto: gratuito

ATRAÇÕES

14 de dezembro de 2017, 5ª feira

20h - Banda 5 de Março

21:30h - Força Rasta

23h - Jota Araújo

00:30h - Natanael Gomes

2h - Só as Cabeças

15 de dezembro de 2017, 6ª feira

20h - Orquestra Reggae de Cachoeira

21:30h – Monte Sião

23h – Folha de Chá

00:30h – IlhaJama

2h – Reverbação

16 de dezembro de 2017, sábado

20h – Skanibais

21:30h – Renata Bastos

23h – Dissidência

00:30h - Jeremias Gomes

2h - Edy Vox

ATIVIDADES

Dia 14/12/2017

9:30 às 11:30h - Desenho criativo – o curso tem 20 vagas que propõe estimular a criatividade pra auxiliar na imaginação dos participantes. (a partir de 08 anos);

9:30 às 11:30h - Confecção e criação de bonecas de pano Abayomi – oficina com 20 vagas para confecção e criação de bonecas de pano que contextualizam a história e temas que ativam a memória afetiva e empatia entre os participantes (a partir de 08 anos);

14:30 às 16:30h - Fotografia e colagem – oficina com 20 vagas de construção de cartazes, e fanzines lúdicos (idade a partir de 06 anos);

14:30 às 16:30h - Contação e criação de estórias (O mundo mágico das Estórias) – oficina com 20 vagas, a partir dos 05 anos;

Dia: 15/12/2017

9 às 12h - Pérolas Negras – oficina com 15 vagas, apenas para o sexo feminino, a partir dos 10 anos, com atividades voltadas para o autocuidado, estética e representatividade;

9 às 12h - Grafite – oficina destinada a estudantes da Fundação Hansen Bahia, preferencialmente do sexo masculino, a partir de 10 anos, com 15 vagas, e palestra motivacional para eles.

Todos os trabalhos serão expostos em espaços no Festival.

 Santo Amaro: MPF determina demarcação de terra da comunidade quilombola de Acupe

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública contra o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária Incra (Incra) para que inicie e conclua o processo de demarcação de terra da Comunidade Quilombola de Acupe, no município de Santo Amaro (BA). Na ação, o MPF requer que o instituto adote as medidas necessárias a identificar, reconhecer, delimitar e titular a área ocupada pela população – que já foi certificada pela Fundação Palmares como remanescente de quilombo desde janeiro de 2010.

De acordo com a ação, de autoria da procuradora da República Vanessa Previtera, a omissão do Incra em demarcar as terras – o procedimento já se estende por mais de sete anos – compromete as atividades econômicas que são desenvolvidas pela comunidade, como a pesca artesanal e a mariscagem.

Afirma também que a falta de regularização das terras tem ocasionado conflitos possessórios, instalação de muros e ocupação indevida das terras e violência contra os moradores de territórios quilombolas do estado da Bahia. Além disso, o MPF aponta que o avanço da carcinicultura (criação de camarões em viveiros) na região tem provocado, por exemplo, a retirada da vegetação de mangue, a privatização desses espaços pelas fazendas e a redução do território de mariscagem, trazendo prejuízos à comunidade de Acupe.

A ação do MPF, ajuizada em 16 de novembro, contém ainda pedido liminar para que o Incra seja obrigado, no prazo de 120 dias, a iniciar Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID), sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

Espetáculo de rua Auto da Barca de Camiri abre II FESTAC dia 08 de dezembro

Primeiro espetáculo de rua da Universidade LIVRE do Teatro Vila Velha, Auto da Barca do Camiri abre o Festival Estudantil de Artes Cênicas – FESTAC no dia 08 de dezembro, às 17h, na Praça do Campo Grande. Com dramaturgia da renomada dramaturga e critica paulista Hilda Hilst, a peça marca a estreia dos artistas Vinicius Bustani e Erick Saboya na função de direção e retrata a elaboração de um processo investigativo sobre um misterioso homem que muitos declaram ter poderes milagrosos.

O FESTAC chega ao seu segundo ano querendo discutir como é criar, produzir e gerir montagens cênicas dentro das escolas secundaristas e universidades de Artes Cênicas baianas. Em 2017, o festival realizado numa parceria entre os coletivos teatrais COATO e COOXIA, e a Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (ETUFBA) ocorre entre os dias 08 e 17 de dezembro, em vários espaços culturais da cidade e ocupando ruas do centro soteropolitano.

Neste trabalho, a rua é cenário e também laboratório de pesquisa e experimentação. “Estar na rua é uma experiência única. Pensamos em como ser receptivos para transformar cada estímulo, formatando uma proposta que usasse a própria realidade como um modo de construir uma vivência estética. Inclusive a cenografia, aqui, é uma resposta ao meio, uma tentativa de pensar uma cenografia que tirasse partido desse estímulo que já existe, daquilo que é real e está”, comenta Erick, ao acrescentar que foram dois meses de intenso trabalho, o que possibilitou um processo para interferências da cidade e seus personagens.

Durante a temporada, as intervenções na rua acontecem antes mesmo do início do espetáculo. “Antes da apresentação, acontece o que chamamos de ‘ato poético’. Os atores chegam cerca de 1h antes, se dispersam e cada um escolhe um ponto no espaço para se instalar, iniciando uma performance que tem como objetivo instaurar a presença e começar a construir o personagem. Eles vão recebendo as pessoas que chegam, causado um estranhamento...”, adianta Vinicius Bustani. Depois do ‘ato poético’, os personagens se reúnem para o início da peça.

Ao todo, serão apresentados 12 espetáculos da capital e do interior do Estado (Feira de Santana, Ilhéus, Jequié e Santo Antônio de Jesus); Mesa de Debate: Gerir Resistência, sobre sustentabilidade e manutenção de festivais universitários; e um Workshop de Crítica Cultural com profissionais da Revista Barril.

O II FESTAC tem o apoio financeiro do Calendário das Artes 2017, edital da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), Governo do Estado da Bahia; e do Programa de Extensão Universitária, da Universidade Federal da Bahia (PROEXT/Ufba).

  • Serviço:

Auto da Barca do Camiri - II FESTAC

Data: Sexta-feira (08), às 17h

Local: Praça 2 de Julho, s/n - Largo do Campo Grande

Entrada gratuita

 

Fonte: Bahia Já/Ascom MPFBA/SecultBa/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!