07/12/2017

HRSAJ é hospital referência em residência de Ortopedia e Traumatologia

 

Único hospital da Bahia a ter 100% de aprovação de residentes na prova que confere o título de especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT), o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), sediado na região do Recôncavo, já recebeu mais de vinte residentes de diversos estados do Brasil.

Credenciado ao Ministério de Educação e Cultura (MEC), o hospital oferta residência médica nas especialidades de Cirurgia Geral e Clínica Médica, com duração de dois anos, além da residência de Ortopedia e Traumatologia, que por sua vez é concluída em três anos. Ao longo da especialização, os médicos residentes realizam atividades práticas e teóricas relacionadas a temas como Centro Cirúrgico, Pronto Socorro e Enfermaria. Anualmente, seis residentes são recebidos nas três especialidades.

Para o diretor de ensino e pesquisa e coordenador da Comissão de Residência Médica (COREME) da unidade, Laudelino Souza Filho, a oferta de especialização é extremamente positiva também para o centro de formação. “Toda vez que você oferece formação e ensino, você requalifica o hospital. Então isso funciona como uma troca, porque os nossos médicos se atualizam e todo o corpo técnico do hospital evolui”, conclui.

Ortopedia 100%

Ex-residente em ortopedia e hoje preceptor da residência médica em Ortopedia do HRSAJ, o médico especialista Gabriel Prado destaca a dimensão da especialização. “A residência é forte, tem residentes que vêm aqui para conhecer e ficam impressionados porque o volume cirúrgico que a gente tem é muito grande”, revela.

Ao final da especialização ortopédica, os residentes passam por uma prova para que recebam o título de especialista. O R3 em ortopedia – denominação dada ao residente do terceiro ano da especialização – é submetido à prova da SBOT, que é realizada anualmente em Campinas, São Paulo. Todos os residentes do Hospital Regional foram aprovados pela SBOT nos últimos três anos.

Para o coordenador da residência ortopédica, Carlos Alberto, a aprovação esta ligada a importância que a gestão dá à melhoria contínua dos processos de trabalho. “Nossa unidade investe em aperfeiçoamento profissional e tecnológico. Fazemos prótese total de quadril, que são poucos serviços da Bahia que fazem. Nós temos profissionais altamente especializados, todo o suporte de ponta, desde material instrumental a equipamentos avançados de imagem, como tomografia e radiografia, além do suporte da UTI”, complementa.

Além de ofertar residências médicas, o HRSAJ atua como um centro de formação ao receber alunos de universidades públicas – como a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – e cursos técnicos, através de programas de estágios supervisionados nas áreas de medicina, enfermagem, nutrição e psicologia.

Como pleitear uma vaga

Médicos de todo Brasil podem se inscrever no processo seletivo, que é divulgado do site da Sesab, no endereço www.saude.ba.gov.br/. Para pleitear uma das vagas disponibilizadas para cada especialidade, o candidato realiza prova escrita com local, data e horário disponibilizados em edital. Os candidatos selecionados são devidamente matriculados e dão inicio às atividades do curso de especialização na área pleiteada.

Bahiafarma e Setre celebram parceria para captação de mão-de-obra

A Bahiafarma e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre) assinaram, nesta terça-feira (05), um termo de cooperação técnica para facilitar a captação de mão-de-obra para a unidade produtiva do laboratório público baiano, localizada na região metropolitana de Salvador. Pelo acordo, a Bahiafarma se compromete a encaminhar a oferta de vagas para a intermediação dessa mão-de-obra à Setre, por meio do SineBahia, disponibilizando o perfil técnico, habilidades e competências necessárias.

“A geração de emprego tem sido uma prioridade da gestão do governador Rui Costa e a atração de investimentos, como a fábrica de insulina que será instalada pela Bahiafarma, é mais uma dessas iniciativas”, destaca a titular da Setre, Olívia Santana. “Com esse acordo, vamos aproveitar a expertise do SineBahia na seleção de candidatos para as vagas que serão geradas por empreendimentos como esse.”

De acordo com o diretor-presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias, o laboratório tem se consolidado em “um dos vetores da criação de empregos na área de desenvolvimento tecnológico” no Estado. “Temos necessidade de atrair colaboradores, sobretudo para a área de produção, e este acordo vem suprir essa demanda de forma exitosa”, availa. “Temos todo o interesse em dar prioridade a trabalhadores jovens e da própria região em que estamos instalados.”

Também presente ao evento, o diretor Administrativo-Financeiro da Bahiafarma, Paulo Costa, salientou que o acordo deve dar mais agilidade ao laboratório na contratação de mão-de-obra. “O SineBahia é um programa de sucesso do governo e certamente vai colaborar para que a Bahiafarma siga cumprindo sua trajetória de crescimento”, disse.

Bahiafarma

A Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma) é um laboratório farmacêutico público que tem como objetivo desenvolver e fornecer produtos, serviços e inovação tecnológica para a saúde pública do País. Integra a administração pública indireta do Poder Executivo do Estado da Bahia, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Tem como metas minimizar a dependência do Estado da Bahia da importação de produtos e tecnologia, atuando de forma competitiva e econômica para o Sistema Único de Saúde (SUS).

I Mostra de Humanização e Saúde do Trabalhador do SUS Bahia reconhecerá 26 experiências exitosas

A Superintendência de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, por meio da Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, torna pública a lista dos autores e unidades do SUS-BA cujas experiências foram selecionadas para apresentação na I Mostra de Humanização e Saúde do Trabalhador do SUS-BA, nos dias 11 e 12 de dezembro de 2017, no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador e polos de videoconferência em diversos baianos. O evento é uma oportunidade de compartilhar experiências, ampliando e potencializando ações para a consolidação da política de Humanização e Saúde do Trabalhador no estado da Bahia.

Até o momento, estão inscritos 162 ouvintes, entre gestores, trabalhadores e usuários do SUS Bahia, distribuídos entre os pólos de Salvador e municípios. Ao todo foram recebidos 65 trabalhos, sendo 25 na categoria Humanização, 27 na categoria Promoção da Sáude do Trabalhador e 13 para articulação entre ambas as áreas. Destes, foram selecionadas 26 experiências para serem apresentadas e reconhecidas como experiências exitosas no evento.

Salienta-SE que, os autores das experiências selecionadas para comunicação oral, farão a apresentação em Salvador, no Instituto Anísio Teixeira. Os horários de apresentação dos trabalhos serão comunicados aos autores pelo e-mail cadastrado no ato da inscrição. Para confecção dos slides para a sessão de painéis e/ou apresentação oral, seguir orientações do edital. Lembramos que não está previsto fala dos autores durante o painel. Os autores devem enviar os slides a serem apresentados até 07/12/2017 para o e-mail: sesab.dgtes@saude.ba.gov.br.

Vale ressaltar que aqueles que não tiveram seus trabalhos selecionados, continuam inscritos como ouvintes no evento. Na oportunidade, a Diretoria parabeniza a todos os que submeteram trabalhos, incentivando-os a continuar fazendo a diferença para o fortalecimento das pautas de humanização e saúde do trabalhador no SUS Bahia.

Pediatria do Hospital do Subúrbio recebe visita do Assembleia de Carinho

Os pacientes da enfermaria e UTI pediátricas do Hospital do Subúrbio (HS) receberam, na manhã da terça-feira (5), a visita do grupo Assembleia de Carinho, projeto social da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), que levou descontração e realizou entrega de brinquedos para as 33 crianças e adolescentes ali internados. A equipe gestora do HS recepcionou o presidente do grupo, que estava acompanhado por Papai e Mamãe Noel. O momento foi marcado por orações, agradecimentos e músicas cantadas em conjunto por todos que estavam reunidos no refeitório do HS para a entrega dos presentes e um lanche especial.

A diretora-geral do HS, Lícia Cavalcanti, ressaltou a atividade do grupo. “A vida no hospital não é de muitas alegrias, mas momentos como esse proporcionam esperança, fé e dias melhores. Precisamos valorizar atitudes como a do Assembleia de Carinho, que trazem alegria e enobrecem as ações de cuidado para com o próximo”.

A acompanhante Rosita dos Santos aproveitou a ocasião para agradecer à equipe do Hospital do Subúrbio pelo atendimento e acolhimento recebidos desde que sua filha Rosikely Santos da Silva, 16 anos, foi internada. Do grupo, a garota ganhou de presente um jogo educativo, conversou com Papai Noel e falou sobre o que achou da manhã. “Gostei muito. Foi muito bom”. Outras acompanhantes falaram da sua satisfação com a assistência prestada pelo HS.

A empresária social Joana Arcoverde, que teve a ideia de unir o Assembleia de Carinho e o HS, passou uma mensagem de esperança para quem estava presente, além de agradecer a oportunidade de conhecer o projeto de PPP do hospital. “Temos sempre que ter fé e esperança, isso faz com que acreditemos que as coisas são possíveis de serem realizadas”.

Professora da Uefs recebe menção honrosa do prêmio de inovação para o SUS

A professora Juliana de Oliveira Freitas Miranda, do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), recebeu menção honrosa do Prêmio de Incentivo em Ciência, Tecnologia e Inovação para o SUS 2017, promovido pelo Ministério da Saúde. O trabalho apresentado, tese de doutorado realizado na Universidade Federal da Bahia (Ufba), sobre o tema “Acurácia e reprodutibilidade de um escore pediátrico de alerta precoce de deterioração clínica”, foi um dos 32 finalistas dos 522 inscritos.

O objetivo geral da tese foi validar um instrumento denominado Brighton Paediatric Early Warning Score para o contexto brasileiro (BPEWS-Br). Este escore, conforme explica Juliana Miranda, é baseado em critérios clínicos e visa auxiliar profissionais de saúde na identificação de sinais de deterioração clínica em crianças hospitalizadas.

O escore foi desenvolvido por um enfermeiro da Universidade de Brighton – Inglaterra, e já havia sido validado em alguns contextos internacionais. “O autor foi bastante colaborativo, me autorizou a adaptar a ferramenta e validá-la para uso no Brasil, inclusive colaborou com algumas etapas do estudo e participou das publicações”, revelou a professora Juliana Miranda.

A ideia, relata, surgiu da experiência como enfermeira e docente na atenção à criança hospitalizada há mais de dez anos. “Neste processo fui percebendo a importância do papel das enfermeiras no reconhecimento precoce de sinais de piora clínica na criança hospitalizada, a fim de atuar de forma efetiva na prestação dos cuidados, prevenir complicações e minimizar o risco de morte, reduzindo também sequelas e custos com tratamento”.

O recebimento da menção honrosa, acredita Juliana Miranda, se deve ao fato de que a utilização destas ferramentas no contexto hospitalar pediátrico do Sistema Único de Saúde pode otimizar a prática do enfermeiro na avaliação de crianças em deterioração clínica, colaborar com a educação continuada de equipes de saúde no processo de reconhecimento da gravidade e agilizar o atendimento às urgências e emergências. O resultado são melhorias na qualidade da assistência prestada à criança em processo de adoecimento.

“Acredito que este prêmio serve de incentivo para fortalecimento da minha vida como professora e pesquisadora da saúde da criança”, disse. A partir da tese, ressalta Juliana, um novo projeto já foi construído e se encontra em avaliação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Uefs.

“Nosso objetivo é aprimorar nosso escore e implantá-lo nos hospitais da nossa cidade. Para isso, já contamos com o apoio da rede hospitalar pediátrica pública e privada de Feira de Santana”.

 

 

Fonte: Ascom Sesab/Ascom Bahiafarma/Ascom UEFS/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!