08/12/2017

Ipiaú: Colégio é transformado em centro cultural no município

 

Música, teatro e literatura. A arte agora faz parte da vida cotidiana dos alunos do Complexo Integrado de Educação de Ipiaú (CEI), no sul da Bahia. Na tarde desta quinta-feira (7), o governador Rui Costa lançou o Projeto Escolas Culturais na unidade de ensino, que é a décima a receber a iniciativa.

“A arte pode mudar a vida das pessoas e, nas escolas, em conjunto com as matérias tradicionais, potencializa o aprendizado dos estudantes. O Projeto Escolas Culturais tem esse objetivo: transformar a escola num ambiente de criação e criatividade, com teatro, musica e cinema, não apenas para quem vive no ambiente escolar, mas para toda a comunidade”, afirmou Rui.

O projeto já está em atividade nas cidades de Itabuna, Juazeiro, Gandu, Bom Jesus da Lapa, Itaberaba, Feira de Santana, Teixeira de Freitas, Guanambi e Seabra. Nesta primeira etapa, 85 escolas que possuem vocação para as atividades culturais vão se tornar centros de cultura.

Na ocasião, o secretário da Educação, Walter Pinheiro, destacou que "esta é uma mudança de perfil que estamos introduzindo na rede estadual, no que diz respeito a questões de novas ofertas, novos cursos e melhorias de infraestrutura, mas especialmente por associar essa estrutura tanto na formação das ciências como nas artes. Estamos pensando na caminhada futura de cada jovem, em como cada um se insere no mercado e na preparação dele para a vida".

Já o diretor da CEI de Ipiaú, Thompson Bacelar, ressaltou que “através da arte, esses jovens ganham mais auto confiança. É uma oportunidade de aprendizado que vai além da sala de aula. São conhecimentos que eles levam para suas casas e, sem dúvida, continuarão presentes em suas vidas por muitos e muitos anos. A arte tem um potencial infinito".

Educar para Transformar

O projeto, que faz parte do Programa Educar para Transformar, é uma iniciativa conjunta das secretarias estaduais da Educação, de Cultura (Secult), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e da Casa Civil. O objetivo é promover o protagonismo estudantil, além de reconhecer e requalificar a escola como um espaço de circulação e produção da diversidade cultural do Território de Identidade onde está inserida.

Com o projeto, as unidades escolares passam a ter como foco o fortalecimento e a dinamização do ambiente escolar, visando potencializar os projetos estruturantes artístico-culturais que desenvolvem, além de fomentar atividades voltadas para o perfil da unidade.

Os secretários de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner; de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues; de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins; e da Administração, Edelvino Góes, também acompanham Rui em Ipiaú.

Sítio do Mato: Acusado de atirar em discussão de trânsito, filho de prefeito é preso

O filho do prefeito de Sítio do Mato, Alfredo Magalhães (PDT) foi preso nesta quarta-feira (6) em Bom Jesus da Lapa. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (7) ao Bahia Notícias pela Polícia Civil local.

O acusado João Vitor Magalhães foi detido por tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo.

No dia 26 de novembro, João Vitor se envolveu em uma confusão de trânsito em Bom Jesus da Lapa. Segundo o arquiteto Wilson Magalhães, João Vitor desferiu tiros na direção dele, que atingiram o carro do arquiteto.

Conforme o delegado Marcelo Amado, o acusado tinha alegado que o arquiteto tinha causado o atropelamento do irmão de João Vitor.

Já o prefeito Alfredo Magalhães afirmou que o arquiteto tinha se negado a prestar socorro para o outro filho dele, o que levou João Vitor a sair em defesa da suposta vítima.

O acusado segue detido nesta quinta na carceragem da 24ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Corpin), em Bom Jesus da Lapa.

Curso de capacitação de Técnico e Árbitro acontece nos municípios de Wenceslau Guimarães e Gongogi

Na sexta (8) e no sábado (9) de dezembro, os municípios de Wenceslau Guimarães e Gongogi recebem o curso de atualização de Técnico e Árbitro de Futebol. Promovido pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a ação integra as atividades previstas no Programa Dimensão Social do Futebol.

As inscrições, gratuitas, seguem abertas nos dois municípios. As aulas serão ministradas pelos professores de Educação Física da Sudesb Hidelbrando Patriarca (que dará o curso em Wenceslau Guimarães) e Rui Cezar (responsável pelas aulas em Gongogi). Na programação, serão debatidos temas como normas de futebol e arbritagem aplicados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Federação Internacional de Futebol (FIFA).

Nas duas cidades, as aulas iniciam na sexta (8), a partir das 18h. Em Wenceslau Guimarães, o curso teórico acontece na Escola Municipal Ruy Barbosa, e a aula prática, no campo Apolo Cerqueira. Já em Gongogi, a parte teórica será na Câmara de Vereadores e a prática no estádio municipal Osmar Fernandes de Oliveira. Ao final, todos os participantes recebem certificados.

Voluntárias levam serviços de saúde, cidadania e lazer para Ipiaú

Emissão de documentos, serviços de saúde, cidadania e lazer. Tudo gratuito para comemorar o aniversário de Ipiaú, município do sul do estado, que completou 84 anos no último dia 2. Promovida pela Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), nesta quinta-feira (7), a Feira Ipiaú Cidadã atraiu um público estimado em 6 mil pessoas para a Praça Salvador da Mata, no centro da cidade. “Estou bem feliz. Que bom que a gente pode voltar a nossa segunda casa e oferecer esses serviços para a população”, afirmou a presidente das VSBA e primeira-dama do Estado, Aline Peixoto.

Em agenda na cidade, onde inaugurou o Ponto SAC, celebrou convênios com agricultores familiares e lançou o Projeto Escolas Culturais, o governador Rui Costa parabenizou as VSBA pela feira. "Está aí a marca da primeira-dama, que organiza essa belíssima feira com carretas de oftalmologia, mamografia, diversos exames e também a carreta da cidadania e da estética", destacou Rui.

Das 8h às 15h, a feira disponibilizou serviços de emissão de carteira de identidade (RG), CPF e carteira de trabalho, além de intermediação de mão de obra, avaliação odontológica, incluindo extração, restauração, canal e limpeza, e orientação de escovação dentária com distribuição de kits. Também foram oferecidos exames de mamografia, ultrassonografia, eletrocardiograma e raio-x, bem como consultas com clínico geral, pediatra, ginecologista, urologista e oftalmologista.

Crianças de 7 a 14 anos que apresentaram necessidade do uso de lentes corretivas durante o exame oftalmológico receberam armações de óculos. Já os idosos acima de 60 anos e diagnosticados com catarata foram encaminhados para o agendamento de cirurgias. A doméstica Alenice Rosa, 65 anos, que não estava enxergando bem, passou pela consulta e recebeu o diagnóstico de catarata. A cirurgia foi marcada para esta sexta-feira (8), no Hospital Geral de Ipiaú. “Estava enxergando tudo embaçado", disse.

O público também pôde aferir a pressão arterial, medir o índice glicêmico, obter orientação nutricional, medir a glicemia e realizar testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C. A feira ainda teve espaço para o bem-estar e cuidados pessoais, com maquiagem e serviços de cabeleireiro. A brinquedoteca divertiu a criançada com atividades lúdicas e recreativas, ações de educação para o trânsito, promovidas pelo Detran-BA, e a presença de personagens temáticos.

 

 

Fonte: BN/Ascom Sudesb/Ascom Educação/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!