10/12/2017

Overdose: os perigos do consumo excessivo de cafeína

 

Considerada por muitos uma “fiel companheira” para combater o cansaço, a cafeína também pode ser vilã. Quando ingerida em quantidades exageradas, a substância pode causar danos graves à saúde ou até mesmo ser fatal.

O Japão recentemente registrou sua primeira morte causado por overdose de cafeína. A vítima era um homem de 20 anos que trabalhava em um posto de gasolina no turno da madrugada.

Com base em análises, as autoridades de saúde japonesas informaram que a vítima faleceu porque ingeria grandes quantidades de bebidas ricas em cafeína para se manter acordado.

Segundo a agência de notícias Kyodo, a autópsia, realizada pela Universidade de Fukuoka, não conseguiu determinar a quantidade de cafeína ingerida, nem o período de tempo levado para que o consumo tivesse esse efeito letal.

O caso é inédito no Japão, mas não é tão raro em alguns outros lugares do mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, já foram registradas pelo menos dez mortes causadas por excesso de cafeína.

Os casos que mais chamaram a atenção ocorreram em maio e julho do ano passado e causaram preocupação no país.

As vítimas foram adolescentes: Logan Stiner, de Ohio, de 18 anos, e Lanna Hamann, do Arizona, de 16.

Os médicos que analisaram o corpo de Stiner detectaram 70 miligramas de cafeína por mililitro de sangue.

As autoridades internacionais de saúde advertem que 50 miligramas por ml de sangue já são suficientes para provocar uma morte.

Já Hamann sofreu uma parada cardíaca e faleceu depois de ingerir uma grande quantidade de bebidas energéticas durante as férias que passou no México, segundo o que relatou a mãe dela à rede americana CBS.

Os casos de morte causadas por consumo excessivo de cafeína não são muito frequentes, mas a partir de que dose esse alcaloide que estimula o sistema nervoso pode se tornar perigoso?

Doses recomendadas

Segundo a Autoridade Europeia de Segurança Alimentícia (EFSA, na sigla em inglês), uma dose entre 75 mg e 300 mg de cafeína ao dia pode ajudar a melhorar o rendimento de atividades físicas e intelectuais. Isso equivale a tomar de meia a três xícaras de café por dia.

No caso dos adolescentes, a quantidade não deveria ultrapassar os 100 miligramas por dia. Quantidades superiores a essa podem causar irritação, insônia e até complicações cardíacas.

Mas quando exatamente se pode falar em overdose de cafeína?

Excessos

De acordo com a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês), os sintomas de overdose de cafeína podem incluir o pulso acelerado ou perigosamente irregular.

Pessoas que ficam intoxicadas por essa substância podem ter os seguintes sintomas: vômito, diarreia, letargia – diminuição da atividade das funções intelectuais, acompanhada de uma sensação de desorientação.

Nos casos mais extremos, a agência adverte que a overdose de cafeína pode provocar a morte – mas ressalta que esses casos são mais raros.

Segundo a FDA, é preciso ter cautela no consumo de qualquer bebida ou comida que contenha cafeína, mas há um produto em particular que merece atenção especial.

Se trata da cafeína pura em pó, que é vendida como suplemento para atletas. Na internet, é possível adquirir um desses pacotes de 100 gramas por cerca de US$ 6 (R$ 23).

Cafeína pura vendida em pó para atletas é a forma mais perigosa de consumo da substância

Uma marca em particular, que vende esse produto online, garante que ele “ajuda a diminuir a fadiga física, a melhorar a claridade do pensamento e a capacidade de concentração, aumenta a coordenação física, reduz a sensação de cansaço e é especialmente eficaz para atividades como levantar peso”.

No entanto, a FDA alerta que esses produtos são 100% cafeína, e uma colher pequena desse pó já equivaleria a aproximadamente 28 xícaras de café.

“A cafeína pura é um estimulante poderoso e em pequena quantidade já pode causar uma overdose acidental”, adverte a entidade.

Segundo a autópsia, foi isso que aconteceu com a jovem americana Logan Stiner – e, no caso dela, a overdose foi fatal.

  • Quantidade de cafeína em bebidas e outros produtos

Uma xícara normal de café contém 260 mg de cafeína

Um quarto de litro de chá preto contém entre 30 mg e 80 mg

Uma lata de energético Red Bull tem 80 mg

Uma barra de chocolate amargo tem 20 mg

Um comprimido para enxaqueca ou gripe pode chegar a conter 130 mg.

10 EFEITOS COLATERAIS DO EXCESSO DE CAFEÍNA

No mundo de hoje, muita gente depende de cafeína para obter energia ao longo do dia. Quer seja café, refrigerante ou chocolate, a cafeína é um estimulante rapidamente absorvido pelo organismo que viaja para o cérebro, onde excita o sistema nervoso. Pode ser útil em pequenas quantidades para alívio rápido de fadiga ou de sonolência, no entanto, pode provocar efeitos secundários nocivos quando se consome cafeina em excesso. Neste artigo, vai aprender alguns deles:

1.    Ritmo cardíaco acelerado

Uma vez que a cafeína excita o sistema nervoso, pode existir mais pressão sobre o coração para manter o corpo em estado de estimulação. Ao acontecer, acelera a frequência cardíaca para acomodar o trabalho extra do organismo. Ritmo cardíaco rápido pode ser perigoso, especialmente para quem têm uma doença cardíaca ou sofre de ritmos cardíacos irregulares.

2.    Dificuldade em adormecer

A cafeína ajuda a ficar acordado e alerta, logo não é surpresa que em demasia interfira com os padrões de sono. É melhor não consumir cafeína antes de ir para a cama, já que poderá mantê-lo acordado mais tempo. Mesmo que não tenha ingerido cafeína recentemente, demasiado consumo ao longo do dia pode afectar a capacidade de adormecer à noite. Para algumas pessoas, isto produz um ciclo vicioso dado que não dormindo à noite, necessitam de mais cafeína durante o dia.

3.    Urina frequente

A cafeína é um diurético, o que significa que ajuda o corpo a drenar líquidos. Isto pode levar ao aumento da frequência urinária, especialmente quando a cafeina é ingerida através de bebidas como o café, chá ou refrigerantes.

4.    Náusea

O efeito diurético da cafeína pode causar náuseas em algumas pessoas e, em alguns casos, pode mesmo provocar vómitos. O acto de vomitar em si é raro embora possa acontecer a pessoas mais sensíveis.

5.    Dores de cabeça

As pessoas que bebem demasiada cafeína podem começar a sentir dores de cabeça devido aos efeitos colaterais da estimulação do cérebro. A dor pode ter níveis de intensidade variados e pode ser facilmente confundida com outros problemas de saúde.

6.    Ansiedade

Algumas pessoas não lidam bem com estímulos fortes no cérebro e no sistema nervoso, resultando em estados de ansiedade causados pelos efeitos da cafeína no corpo. Em casos mais severos, podem mesmo sentir sintomas de depressão associados ao excesso de cafeína.

7.    Tremores musculares

Muita gente sente tremores no corpo ou nervosismo depois de beber demasiado café, o que resulta da superestimulação do sistema nervoso. Pessoas que deixam de consumir cafeína após uma longa dependência chegam a sofrer afrontamentos e estados de humor alterados.

8.    Diminuição da densidade óssea

Ao longo do tempo, o consumo de grandes quantidades de cafeína pode diminuir a densidade de massa óssea, uma vez que a cafeína interfere com a capacidade do organismo em absorver cálcio. Em casos graves, uma pessoa com densidade de massa óssea significativamente diminuída pode desenvolver osteoporose.

9.    Caroços no peito

Pessoas que bebem cafeína em excesso podem desenvolver nódulos dolorosos no peito, conhecidos também por doença fibrocística. Em alguns casos, simplesmente reduzir a ingestão de cafeína faz com que estes caroços desapareçam.

10. Nutrição

Crianças que têm excesso de cafeína na sua alimentação, não estão a receber uma nutrição equilibrada para o seu desenvolvimento e crescimento adequado. Isto torna-se verdade quando uma criança toma bebidas cafeinadas em vez de bebidas saudáveis, como água, leite ou sumos naturais. Além disso, a cafeína pode diminuir o apetite da criança, o que aumenta a probabilidade de nutrição desadequada

 

Fonte: Ação Popular/Medicina Tradicional Chinesa/Municipios Baianos

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