10/12/2017

Feira: Ronaldo não sabia do ‘sócio chinês’ no Shopping Popular?

 

“Marido traído  é sempre o último a saber” . Assim diz o ditado popular. Se de fato desconhecia e ou foi ludibriado a respeito da  existência do sócio chinês, pelo grupo mineiro que toca as obras e por contrato irá explorar os serviços.

E fica então a pergunta: Como fica a situação, já que existe uma lei aprovada pela Câmara Municipal que estabelece que só poderá explorar e ou ocupar os espaços destinados aos lojistas exclusivamente por brasileiros natos e ou naturalizados? O prefeito irá sanciona-la? Caso não sancione então a suspeita ainda será maior.

Saiba mais do ocorrido.

Segundo relato do Blog da Feira, do jornalista Jânio Rêgo,  foi como “marido traído” que o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM) se sentiu  quando lhe confirmaram a existência de um ‘sócio chinês’ no negócio do Shopping Popular com o empresário mineiro Elias Tergilene.

Cadeiras arrastadas com força, batidas violentas de portas e uma visível irritação do Prefeito transformou o ambiente do Gabinete do Paço Municipal naquele dia. Até então, para o Prefeito, a existência de estrangeiros eram apenas ‘boatos’ que  ‘oposicionistas’ e críticos espalhavam pela internet.

Convicto disso, ele não chegou nem a cogitar um questionamento ao empresário Elias Tergilene. O empresário mineiro, em nenhum dos inúmeros contatos mantidos com ele lhe mencionou a existência de capital e interesses chineses no negócio.

A irritação do Prefeito foi ainda maior com a constatação de que assessores próximos, embora tivessem conhecimento,  lhe omitiram a verdade, alimentando a crença de que os rumores crescentes na cidade eram apenas ‘barulho de descontentes’ com a gestão.

Foi então que surgiu o inusitado projeto de lei enviado à Câmara em regime de urgência, proibindo estrangeiros de serem donos de boxes. Foi a maneira encontrada pelo Prefeito para conter o crescente desgaste e descrédito junto aos camelôs e ambulantes. Foi a tentativa de diminuir  o ‘estrago’.

Com a revelação e confirmação pública da existência do ‘sócio chinês’ , o prefeito não teve outra saída senão ‘engolir a seco’ a ‘traição’ do empresário e de assessores, não sem antes recusar atender telefonemas de Tergilene. Foi então que o empresário, por iniciativa própria veio a Feira e convocou a imprensa  para mais uma de suas explanações sobre o empreendimento. O Prefeito, dessa vez, não compareceu.

Rua Viva retorna à Avenida Fraga Maia neste domingo, 10

Após uma rápida pausa, o projeto Rua Viva: mobilidade e lazer com segurança no trânsito, retorna com força total neste domingo, 10, na Avenida Fraga Maia.

A partir de 8h, o circuito entre as ruas Barra dos Bandeirantes e Casemiro de Abreu, com mais de cem metros em extensão e total segurança para quem busca saúde, diversão e bem estar, será mais uma oportunidade de interação entre as famílias feirenses.

Áreas especiais serão criadas pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) visando oferecer à população espaços seguros para a prática de esportes e lazer, a exemplo de jogos coletivos, andar de bike e triciclo, de skate, patins e ainda curtir carrinhos telecomandados (de controle remoto), além de uma ótima opção para relaxar passeando com animais de estimação, realizar piqueniques ou fazer caminhadas.

Livre da rotina do trânsito, o Rua Viva oferece às 9h diversas atividades recreativas: aulas de dança –swing baiano, fit dance, zumba e cross fit -, ginástica funcional, exercícios de alongamento e aquecimento, sempre orientadas por professores de Educação Física, fazem parte da programação dominical.

Segundo o superintende municipal de Trânsito, Maurício Carvalho, a novidade desta edição será a distribuição para a criançada de minitalões de trânsito contendo informações educativas.

“Vamos orientar as crianças como alertar os pais para o uso correto do cinto de segurança e da cadeirinha (poltrona de elevação), importância e respeito aos sinais de trânsito com atenção às placas, semáforos e faixas de segurança para travessia de pedestres na presença de um adulto, além de divulgarmos o telefone do disk trânsito [75 3623.3580] impresso na capa”, explica Carvalho.

A turminha do Rua Viva poderá se divertir e aprender mais sobre noções de trânsito com a disputada pista de 12 metros de comprimento, em formato de circuito, composta de quatro faixas e sinalização horizontal, canteiro central, minisemáforos e miniplacas de sinalização.

Os agentes do Núcleo de Educação para o Trânsito da SMT marcam presença e ainda realizam sessões de cineminha e pipoca exibindo vídeos educativos que retratam a importância e o respeito aos sinais de trânsito.

“A proposta da Prefeitura Municipal de Feira de Santana é estimular as famílias a se apropriarem da cidade por uma opção segura e agradável para o lazer ao ar livre”, ressalta o gestor da SMT.

A música não pode faltar e as canções do artista Dan Silveira animam o público no palco do Rua Viva a partir das 10h. O local possui completa infraestrutura de sanitários químicos, praça de alimentação e segurança redobrada com a presença de agentes da Guarda Municipal e de policiais militares.

A comunidade em geral também poderá aferir a pressão arterial e/ou se submeter a testes de glicemia com técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O Rua Viva mobiliza cada vez mais pessoas através das redes sociais (Facebook e Instagram) pela hashtag #ruavivafsa.

Iluminação de Natal em Feira de Santana será inaugurada na próxima segunda-feira

A iluminação e a decoração de Natal de Feira de Santana será inaugurada na próxima segunda-feira, 11, na Praça da Matriz. Praças e trechos de ruas e avenidas serão iluminadas por milhões de microlâmpadas de baixo consumo, de LED.

O prefeito José Ronaldo de Carvalho vai acionar o interruptor que acenderá as lâmpadas todas as noites até o Dia de Reis, quando a rede será retirada, de acordo com a tradição católica.

A iluminação natalina é uma das mais ricas tradições do período que se aproxima. Há quem afirme que sem as lâmpadas o Natal fica um tanto mais triste. Desanimado.

As lâmpadas também darão efeito especial ao viaduto localizado entre as avenidas Getúlio Vargas e João Durval Carneiro, mais o Monumento ao Caminhoneiro.

O espetáculo das luzes também será visto nas árvores

De acordo com o diretor do Departamento de Iluminação Pública, José Wilton (foto), o espetáculo das luzes também serão vistos nas árvores das praças José Pedreira e da Bandeira.

Mais nas árvores do estacionamento da Prefeitura e no monumento à Maria Quitéria, na avenida Getúlio Vargas. O prédio da Prefeitura também ganhará iluminação especial neste período.

Presépio em LED

Um presépio em LED vai iluminar o cruzamento entre a Getúlio Vargas e a rua Castro Alves. Os postes da avenida Senhor dos Passos ganharão grandes e coloridos pingentes.

Fundação doa óculos para alunos de escolas municipais em bairro carente de Feira

Cinquenta alunos das escolas municipais Josenita Nery Boaventura e Monsenhor Jessé Torres Cunha, ambas no bairro Aviário, serão beneficiados com a doação de óculos de grau. A iniciativa é do Projeto Ver e Viver, da Fundação ArcelorMittal.

A iniciativa busca detectar e tratar problemas visuais em alunos. A consulta com o oftalmologista foi realizada em novembro e, após a identificação da necessidade de cada criança, elas tiveram esta quinta-feira, 7, a oportunidade de escolher os modelos de óculos na própria escola, com a ajuda de um profissional.

Ação contribui para o aprendizado das crianças

“Acredito que essa ação é muito importante e contribui significativamente para a aprendizagem das crianças. Muitas delas apresentam déficit de visão, com graus que variam entre 2 e 4, ou seja, miopia já considerada um pouco alta para a idade”, observa a professora Aylla Gracce Santos Miranda, gestora da Escola Municipal Josenita Nery.

De acordo com a professora, os óculos acabam ajudando também no desenvolvimento intelectual dos alunos. “Sem isto, com certeza eles teriam mais dificuldade em assimilar os conteúdos, prestariam menos atenção às atividades, uma vez que os problemas de visão implicam na falta de concentração”, lembra Aylla Gracce.

A entrega dos óculos acontecerá ainda no mês de dezembro. As crianças beneficiadas pela iniciativa são do grupo 4 ao 5º ano do Ensino Fundamental.

 

Fonte: BlogdaFeira/Secom PMFS/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!