13/12/2017

Juazeiro recebe show de Dão & a Caravana Black no sábado (16)

 

O cantor e compositor Dão irá apresentar seu show Nobre Balanço em três cidades da Bahia neste mês de dezembro. As apresentações fazem parte do projeto Circuito Bahia, que somam seis shows de Dão, acompanhado de sua banda Caravana Black, no estado. Na primeira fase do projeto, a circulação contemplou as cidades de Porto Seguro, Salvador e Santo Amaro. Neste mês de dezembro será apresentado em Juazeiro, Itabuna e Vitória da Conquista.

O projeto pretende mostrar ao público dessas cidades o trabalho deste artista que valoriza através de suas composições e interpretação singulares, gêneros musicais brasileiros e afro-baianos, e que também traz influências da música contemporânea mundial.

Ao mostrar sua black music contemporânea, que contagia pela mistura de ritmos brasileiros e africanos, Dão revela porque vem despertando o interesse de amantes da música no mundo todo. Hoje considerado um pesquisador do balanço, Dão é um artista literalmente comprometido com ritmos pulsantes, que se apropria de diversas referências para compor um universo musical próprio.

Para abertura do show foi convidado o cantor juazeirense Fatel, de 20 anos, que lançou seu primeiro EP "Narciso",  em junho de 2017 e acabou de receber o prêmio do Júri Popular no XX Festival Edésio Santos da Canção, defendendo a música "Juazeiranidade", de sua autoria.

O Projeto Circuito Bahia tem o apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA,  através do Fundo de Cultura do Estado/ Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia –SEFAZ.

  • Serviço:

Show Nobre Balanço com Dão & a Caravana Black - Circuito Bahia

Local: Centro de Cultura João Gilberto  Rua José Petitinga, s/n

Data: Sábado (16)

Horário: 20h

Entrada gratuita

JUAZEIRO RECEBERÁ A EXPOSIÇÃO ITINERANTE NAVIO NEGREIRO – HANSEN BAHIA E CASTRO ALVES

Depois de Alagoinhas receber a exposição itinerante Navio Negreiro, chegou a vez da população da cidade de Juazeiro conhecer as obras do artista Hansen Bahia, que foram inspiradas no poema O Navio Negreiro, de Castro Alves. A exposição ficará no Centro de Cultura João Gilberto, na rua José Petitinga s/n, de 16 de dezembro a 2 de janeiro de 2018.

Através do Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade vinculada a Fundação Pedro Calmon/Secult a exposição Itinerante irá visitar mais 10 cidades do interior. O diretor do CMB, Rafael Fontes, reforçou o trabalho do Hansen, "por que leva a gente a fazer uma reflexão sobre esse marco. A história precisa ser pensada e discutida nos dias de hoje. Por isso, a exposição itinerante levará para as cidades oficinas, debates e discussões sobre o que foi a escravidão", reforçou.

De acordo com o curador da exposição, Ayrson Heráclico, essa obra de Hansen Bahia é única, "porque ninguém nunca ilustrou um poema inteiro". Inspiradas pelo poema O Navio Negreiro de Castro Alves, Hansen Bahia descreve em imagens a violência contra os africanos subjugados de escravos vindos nos porões dos navios.

Autor das ilustrações de O Navio Negreiro, Hansen nasceu na Alemanha e naturalizou-se baiano. Ilustrador, escultor, pintor, escritor e professor são algumas das atividades que o artista exerceu durante a vida. Através de um testamento ele doou o acervo para a cidade de Cachoeira, local onde foi criada a Fundação Hansen Bahia.

JUAZEIRO: MÉDICOS DO HR PARALISAM ATIVIDADES E JUSTIFICAM ATRASO DE SALÁRIOS

Segundo nota do Sindicato do Estado da Bahia, os médicos do Hospital Regional de Juazeiro decretaram paralisação por tempo indeterminado. A justificativa mais uma vez é o atraso no pagamento dos salários.

No ofício enviado a Secretaria de Saúde de Juazeiro, o Sindicato aponta que as reivindicações dos médicos são necessárias para “alcançar condições dignas de trabalho, tanto do ponto de vista técnico quanto no aspecto ético e de assistência à comunidade”. Até o momento a diretoria do Hospital Regional não fez nenhuma declaração sobre a greve decretada pelos médicos.

CAMPANHA ‘SEXTA SEM MOSQUITO’ IRÁ COMBATER O AEDES AEGYPTI EM JUAZEIRO

Um dia na semana para todos fazerem aquela faxina na casa, no escritório, na empresa e combater o mosquito Aedes Aegypti. É a ‘Sexta sem Mosquito’, uma campanha do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, com o apoio dos governos estaduais e municipais. Em Juazeiro, a ação de combate ao mosquito transmissor da dengue, Zica e chikungunya, teve início no último dia 8 no Mercado Municipal Joca de Souza Oliveira.

Pela manhã, comerciantes e fregueses do Mercado foram abordados pelos Agentes de Combate as Endemias que passaram orientações sobre os cuidados necessários para evitar criadouros, sobre as arboviroses (dengue, zica, chikungunya e febre amarela), e o tratamento dessas doenças, bem como realizaram busca e tratamento de possíveis criadouros do mosquito no local. Após o encerramento das atividades no mercado, as equipes utilizaram bombas costais para utilização do inseticida para o bloqueio do mosquito Aedes, e também da muriçoca.

Nesse mês de dezembro, toda sexta-feira será de combate a dengue em Juazeiro. “Apesar de o Ministério ter nos orientado a realizarmos essa ação em apenas uma sexta-feira, aqui no município vamos trabalhar as três sextas que encerram o mês de dezembro, intensificando dessa forma as ações de controle ao vetor nos mercados. Vamos realizar também, a partir dessa semana, as escolas e realizaremos panfletagem, bem como orientações e atividades lúdicas, junto aos alunos. Ao fim do dia prosseguiremos utilizando o inseticida nos locais visitados”, explicou Klynger Farias, Diretor de Vigilância em Saúde de Juazeiro.

Neste dia 15 os Agentes estarão no Mercado Arnaldo Vieira e no dia 22 no Mercado do Produtor com a campanha e com um lembrete de alerta para a população­: “Um mosquito pode prejudicar uma vida. O combate começa por você”.

Remanso: MP pede cassação de vereadores denunciados na “Operação Carro Fantasma”

O Ministério Público estadual oficiou, na última quinta-feira, 7, a Câmara Municipal de Vereadores de Remanso para que seja aberto pela Casa Legislativa processo de cassação dos mandatos de seis vereadores e dois suplentes de edis denunciados pelo MP por crimes de organização criminosa e peculato.

O pedido foi encaminhado pelo promotor de Justiça Rafael Santos Rocha ao presidente da Câmara, Alair Rodrigues Landim. As denúncias contra os parlamentares decorrem da Operação “Carro Fantasma” e foram oferecidas à Justiça no último dia 1º, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) em atuação conjunta com a 2ª Promotoria de Justiça de Remanso. As ações penais tramitam na Vara Única dos Feitos Relativos às Organizações Criminosas em Salvador.

Os vereadores José Ailton Rodrigues da Silva, Renata Lemos Rosal do Valle, Cândido Francelino de Almeida, Mailto de Franca Brito, Domingo Sávio Ferreira de Castro, Cristiano José Moura Marques e os suplentes Tomaz Neto Rodrigues da Silva e Jorge Brito Alves foram denunciados por envolvimento em um esquema que desviou quase R$ 10 milhões do erário municipal.

Segundo as denúncias, a associação criminosa funcionava por meio de emissões mensais de notas fiscais inidôneas e sublocação de veículos ‘fantasmas’, que não existiam ou não prestavam nenhum tipo de serviço público. No ofício encaminhado à Câmara, o promotor Rafael Rocha afirma que os parlamentares são acusados de cometer crime de peculato por 240 vezes.

Ministério Público firma TACs para prevenir fraudes em licitações

O Ministério Público estadual, por meio das Promotorias de justiça de Remanso e Pilão Arcado, firmou Termos de Ajustamento de Conduta com os Municípios de Remanso, Campo Alegre de Lourdes e Pilão Arcado para que realizem processos licitatórios adotando pregão exclusivamente na modalidade eletrônica, através do Comprasnet, fornecido gratuitamente pelo Governo Federal.

Os TACs foram firmados com a Prefeitura e Câmara de Vereadores de Remanso e o Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE). Também foram firmados Compromissos de Ajustamento de Conduta com as Prefeituras e Câmaras de Vereadores dos Municípios de Campo Alegre de Lourdes e de Pilão Arcado com o mesmo objetivo, buscando assegurar igualdade de condições a todos os concorrentes.

“Os compromissos firmados visam a melhoria dos controles e correções de equívocos nos processos licitatórios dos municípios, a fim de prevenir fraudes e melhorar a transparência”, afirmou o promotor de Justiça Rafael Santos Rocha.

Concurso Público

Outro Termo de Ajustamento de Conduta foi firmado pelo MP com o Município de Campo Alegre de Lourdes para lançamento de concurso público para provimento de cargos efetivos até maio de 2018. Entre outros aspectos, o Município se comprometeu a não mais efetuar qualquer contratação até que se realize o concurso público, inclusive como prestador de serviço autônomo.

O documento também prevê que não seja absorvida mão-de-obra por empresa interposta nas atividades permanentes descritas no Plano de Cargos e Salários do Município. Poderão ser efetuadas contratações temporárias de excepcional interesse público, via processo seletivo simplificado, para suprir funções essenciais até a data da homologação do concurso de forma excepcional.

PETROLINA RECEBE CARAVANA CULTURAL COM APRESENTAÇÕES  GRATUITAS EM COMBATE AO ZIKA VÍRUS

A Rural Willys mais famosa de Pernambuco estaciona nesta quinta-feira (14), às 18h, no bairro de José e Maria, em Petrolina, apresentando cultura e cidadania com programação gratuita para conscientizar a população para os riscos de transmissão do Zika vírus pela via sexual.

A caminhonete/palco do Som na Rural, dos produtores culturais Roger de Renor e Nilton Pereira, traz música, vídeos e atrações do Recife como o grupo teatral Violetas da Aurora e também a personagem Dona Camisilda. Como atração local, o grupo Samba do Véio da Ilha de Massangano, que representa uma das tradições mais famosas da região.

A ação faz parte do projeto "Caravana Cultural: Mais Fortes que a Zika", promovido pelo Fundo PositHIVo, de São Paulo, com recursos da Bayer  que, numa iniciativa pioneira  no País, financiou cinco projetos em Pernambuco que pretendem levar informações que trabalham desde a prevenção até os cuidados com a doença, principalmente posicionando o Zika Vírus como doença sexualmente transmissível (DST).

Em Petrolina, a caravana cultural marca o início de um trabalho social que será desenvolvido durante oito meses pela ONG Curumim. O trabalho irá atuar com ações de arte-educação inseridos em escolas públicas de forma lúdica e sempre voltado para orientações sobre o Zika Vírus. Uma formação de multiplicadores também fará parte do projeto, com o intuito de deixar um legado nas comunidades de baixa renda da cidade, que são algumas das mais afetadas com a patologia.

 

 

Fonte: SecultBa/Cecom MP/BlogdoGeraldoJosé//Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!