16/12/2017

Feira: Após o Carnaval Zé Ronaldo decide futuro político

 

O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM) disse, na manhã desta sexta-feira (15), que tem sido positiva a pavimentação de sua eventual (porém dado como certa nos bastidores) candidatura ao Senado Federal.

“O objetivo é esse. Claro que só teremos uma definição depois do Carnaval. Enquanto isso, continuaremos conversando, o objetivo é ter o apoio de vários partidos, alcançando todas as regiões do Estado. Algumas viagens têm acontecido. Mas não posso ser candidato de mim mesmo, mas de um grupo político”, assinalou ao BNews, durante o encontro Interlegis, que reuniu vereadores e vereadoras de outros municípios no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador.

O democrata também acredita que o DEM está em um bom momento, apesar de rumores de que ele mudará de sigla para conseguir dar mais fôlego e viabilizar sua candidatura. “O partido está passando por um momento bom, tem tudo para crescer. Acredito muito nessas novas filiações e também no crescimento do partido nas zonas eleitorais”, acrescentou.

Segurança alimentar é prioridade do Governo, diz especialista

Especialista em segurança alimentar e nutricional e membro do Conselho Estadual que trata sobre a questão, Jainei Cardoso da Silva afirma que a política pública voltada para a efetivação destas ações em Feira de Santana ganha impulso pela determinação do Governo Municipal de elaborar e pôr em prática o plano de segurança alimentar e nutricional. A avaliação, realizada nesta quinta-feira, 14, durante a última reunião deste ano do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), realizada na Faculdade Uniasselvi, resulta das observações das ações promovidas durante 2017 visando a implantação de medias que resultem na garantia de direitos à alimentação de qualidade.

Para Jainei Cardoso, todas as obras realizadas em uma cidade são necessárias, mas é preciso também se priorizar a questão da segurança alimentar, como o Governo Municipal de Feira de Santana tem feito, para fazer frente ao problema crucial da desigualdade social e da consequente falta de alimentos na mesa de famílias carentes. “Quando se trata de segurança alimentar, se trata de tudo que se refere ao bem estar”.

A elaboração do projeto municipal de segurança alimentar e nutricional, conforme o secretário de Desenvolvimento Social (Sedeso), Ildes Ferreira, é um plano para Feira de Santana e não de governo. “É um plano de interesse de todos”, ressaltou o secretário.

Já o secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semman), Sérgio Carneiro, observa que a implantação do Conselho de Segurança Alimentar em Feira de Santana é uma imposição das desigualdades sociais. “Estas desigualdades nos levam a organizar conselhos como este para minimizar as desigualdades sociais”, frisou.

Enquanto isso, o secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural (Seagri), Joedilson Machado, observou que esta secretaria é parceira forte do conselho, por tratar diretamente de questões relacionadas à produção de alimentos na zona rural de Feira de Santana.

Na avaliação da presidente do Consea, Celi Rios, o empenho dos conselheiros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional tem sido fundamental para as ações avançarem visando a implantação efetiva de um plano eficaz.

E o representante da Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), Georgton Rios, avaliou que o Consea tem avançado bastante na elaboração do plano de segurança alimentar e nutricional. “É o papel de uma gestão da cidade, de oferecer o melhor para os cidadãos feirenses, não só para minimizar a fome como também discutir o que é melhor na alimentação”.

Seprev alinhada com diretrizes do policiamento comunitário

Para garantir um maior alinhamento das ações de segurança pública em sintonia com a população feirense, a Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev) participou do II Seminário de Policiamento Comunitário. O evento, promovido pela Polícia Militar, ocorreu na Assembléia Legislativa, nesta quinta-feira, 14.

A sociedade civil também participou deste evento, através de representantes dos Conselhos Comunitários de diversas cidades baianas, considerados fundamentais para o novo paradigma de prevenção à Violência.

O secretário da Seprev, Pablo Roberto Gonçalves, ressalta a importância da iniciativa visando a articulação das ações para a garantia da segurança pública. “Buscamos a estruturação dos Conselhos Comunitários e, assim, promover métodos de prevenção à violência nas comunidades, pois esta é a finalidade comprovada do Policiamento Comunitário em todo o mundo”, frisou.

Representando a Seprev, o coordenador de Projetos da secretaria, Luiz Américo Silva Soares, destacou a missão do órgão de estreitar o relacionamento entre a sociedade civil e órgãos de segurança pública. “Estivemos presentes objetivando a estruturação dos Conselhos Comunitários e assim promover métodos de prevenção à violência nos bairros e distritos de Feira de Santana”, afirmou.

O seminário foi aberto pelo comandante geral da PM na Bahia, Coronel Anselmo Brandão. Em seguida, o coronel Sebastião proferiu palestra sobre “Sensibilização do cidadão para formação, participação e capacitação no Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg)”, enquanto o major José Luis abordou sobre “Vitimização do policial dentro e fora do serviço”.

2017 foi marcado por conquistas importantes na luta contra a violência, avalia Conselho da Mulher

Uma reflexão sobre o fim da violência contra as mulheres marcou, nesta quinta-feira, 14, o encerramento das atividades do exercício de 2017 do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Feira de Santana. Durante o evento, realizado na Casa dos Conselhos, à rua Domingos Barbosa de Araújo, 611, bairro Kalilândia, a psicopedagoga Anamy Jorge Lemos proferiu palestra sobre os “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, movimento que envolveu 160 países coparticipantes.

Conforme Anamy, os 16 dias de ativismo resultaram numa mobilização mundial pelo fim da violência contra as mulheres. “E a abordagem deste tema durante a última reunião deste ano do Conselho nos remete a uma reflexão do que foi feito pela rede de proteção das mulheres durante o ano de 2017”, frisou.

Para a palestrante, este ano foi marcado por algumas importantes conquistas. “Dentre estas conquistas, a proposta da ressocialização do homem agressor, a proposta de intercâmbio para levar o modelo da rede de proteção das mulheres para outros municípios e também o fortalecimento da rede”, afirmou, lembrando que os diálogos tiveram resultados positivos e o apoio da mídia na divulgação de campanhas.

MOBILIZAÇÃO VISA TRANSFERÊNCIA DE ASSASSINO DE ADOLESCENTE PARA PRESÍDIO DE FEIRA

A presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Feira de Santana, Maria Josailma Ferreira Lima Santos, observa que apesar das importantes conquistas e da articulação de toda a rede, ainda há muito o que se fazer. E dentre as metas de articulações também está a mobilização da rede visando trazer à Bahia o suspeito de ter assassinado com requintes de crueldade a própria companheira e adolescente Yara Guimarães, então com 17 anos. O suspeito está no presídio em São Paulo e precisa ser transferido para Feira de Santana para ir a julgamento, em tempo hábil, até maio deste de 2018, ou ganhará liberdade.

Feira da Praça realiza última edição de 2017 em clima de confraternização

A última edição da Feira da Praça de 2017 acontece neste sábado (16) e domingo (17), das 11h as 21h, na Avenida Nóide Cerqueira, em Feira de Santana. A temática será natalina e o evento, aberto ao público, é uma excelente opção de lazer para família e as tão esperadas confraternizações de final de ano.

A Feira da Praça já tem tradição em trazer shows de grandes nomes da música baiana, como Armandinho, Adelmo Casé, Alexandre Peixe, Magary Lord e nessa edição vai trazer a banda Batifun. Sempre com a proposta de trazer a revitalização do espaço público e o incentivo para o comércio do pequeno empreendedor de uma forma descontraída, a Feira da Praça é um laboratório para empreendedores virtuais que os incentiva a deixarem de ser projetos caseiros e assumirem uma produção de grande porte, como já aconteceu com diversos expositores que iniciaram, de fato, seus negócios na Feira da Praça.

A Feira da Praça traz diversas opções gastronômicas, expositores de artesanato, moda, dentre outros produtos que são excelentes opções das lembrancinhas de Natal e amigo secreto, com preços acessíveis, tudo isso acompanhado de boa música e muita diversão para todas as idades.

  • Confira a programação musical da Feira da Praça:

SÁBADO (16)

17H SOUL BAIANO

19 AQUELE AXÉ

DOMINGO (17)

17H BATIFUN

19H MARCIONÍLIO (ex band Eva)

 

Fonte: BNews/Secom PMFS/AcordaCidade/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!