17/12/2017

Feira antecipa para dia 20, salário e 13º do servidor

 

O servidor municipal e também o comércio de Feira de Santana recebem uma boa notícia, neste final de semana: o salário do mês de dezembro e a segunda parcela do 13º salário do funcionalismo vão ser pagos na próxima quarta-feira, dia 20. O anúncio foi feito nesta sexta, 15, pelo prefeito José Ronaldo, que já autorizou as secretarias da Fazenda e Administração a preparar a antecipação da folha de pessoal.

Para o funcionário da Prefeitura, a medida favorece aos preparativos para os festejos de fim de ano, uma vez que são cinco dias antes da data oficial – a administração municipal quita os salários dos servidores, todo mês, no dia 25. A antecipação sempre acontece quando a data cai em um feriado, sábado ou domingo.

O comércio, por sua vez, vai ter um movimento antecipado nas compras de fim de ano. Vão ser injetados milhões de reais na conta dos servidores públicos, bem antes das festas de Natal, que acontecem nos dias 24 e 25. Não apenas comerciantes, mas também o segmento de serviços, devem ter um significativo incremento nos negócios.

José Ronaldo diz que dá essa notícia aos feirenses com “muito prazer”. “Não há nada mais justo. O servidor é a mola-mestra da gestão. Sem ele nada acontece. Fazemos nosso planejamento financeiro tendo os compromissos com o funcionário público como prioridade. Felizmente as contas da Prefeitura são administradas com muito zelo, com muita responsabilidade, o que permite esse benefício”, diz o prefeito.

Matrícula para 2018 na Rede Municipal de Ensino será entre 15 e 21 de fevereiro

Definidas datas de matrícula e novo calendário 2018 para as escolas da Rede Municipal de Ensino. Os alunos da casa terão sua matrícula confirmada no período entre 15 de dezembro e 19 de janeiro do próximo ano. Já os novos estudantes, que pretendam ingressar na Rede, poderão efetuar a matrícula entre os dias 15 e 21 de fevereiro. De acordo com o calendário, o ano letivo de 2018 será iniciado no dia 1º de março e segue ate o dia 27 de dezembro.

A Jornada Pedagógica dos profissionais da Educação está agendada para acontecer nos dias 27 e 28 de fevereiro. No próximo ano, o calendário das escolas municipais será dividido em três trimestres, que duram 65, 66 e 69 dias, respectivamente. São previstos 200 dias letivos e 27 dias destinados a feriados, pontos facultativos e recesso junino – 23 de junho a 02 de julho.

Rede conta com 217 escolas

A Rede Municipal de Ensino conta com 217 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, distribuídas pelos bairros e distritos de Feira de Santana. São oferecidas aproximadamente 50 mil vagas.

Para efetuar a matrícula, os estudantes, pais ou responsáveis deverão apresentar os seguintes documentos: histórico escolar (original); cópia da certidão de nascimento ou carteira de identidade; uma foto 3x4; cópia do comprovante de residência atualizado; para as crianças de Educação Infantil também é necessário apresentar cópia do cartão de vacinação atualizado. E, finalmente, para as crianças beneficiárias do Bolsa Família, deverá ser apresentada ainda cópia do cartão em nome do pai, mãe ou responsável.

No ato da matrícula, devem ser apresentados os documentos originais para fins de conferência.

O calendário escolar da Rede Municipal pode ser acessado através do link: https://www.diariooficial.feiradesantana.ba.gov.br/abrir.asp?edi=626&p=1(a partir da página 25); e as demais orientações para matrícula no link: https://www.diariooficial.feiradesantana.ba.gov.br/abrir.asp?edi=636&p=1 (a partir da página nove).

Rua Viva realiza última edição do ano neste domingo, 17

Depois de quatro meses levando aos espaços públicos da cidade de Feira de Santana atividades recreativas e de lazer, o Projeto Rua Viva: mobilidade e lazer com segurança no trânsito realiza a sua última edição do ano neste domingo, 17, mais uma vez na Avenida Fraga Maia.

O circuito entre as ruas Barra dos Bandeirantes e Casemiro de Abreu, com mais de cem metros em extensão e total segurança para quem busca saúde, diversão e bem estar, será mais uma oportunidade de interação entre as famílias feirenses, a partir de 8h.

As novidades programadas pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) para o encerramento do Rua Viva 2017 incluem neste fim de semana aulas de cross fit itinerante, sob a coordenação da professora Suzana Carvalho, e a presença do professor de swing baiano, Luciano Melo, com o projeto Axé Solidário que realiza troca de camisas por alimentos que serão doados à instituições de caridade do município.

Iniciado no mês de agosto na Avenida Getúlio Vargas, o projeto oferece à comunidade áreas especiais para a prática de jogos coletivos, uso de bike e triciclo, de skate, patins e ainda para curtir carrinhos telecomandados (de controle remoto). Outra ótima opção é relaxar passeando com animais de estimação, realizar piqueniques ou ainda fazer caminhadas.

A parceria da do Grupo Meddi, por meio do Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Feira de Santana (IHEF), e a Prefeitura Municipal de Feira de Santana (PMFS) continua e serão realizadas aferição de pressão arterial, testes rápidos para diagnóstico de anemia e de glicemia capilar.

Outro momento importante nesta edição final é a participação da Associação Protetora aos Animais de Feira de Santana (APA) através do “Miaudote”, projeto voltado às pessoas que pretendem adotar um “peludo”. Os interessados basta atender alguns requisitos como ter condições psicológicas e econômicas de cuidar do animal; portar documento original com foto e comprovante de residência e assinar termo de guarda responsável.

Segundo Maurício Carvalho, superintendente municipal de Trânsito, foram diversas atividades recreativas disponibilizadas à população desde o início do projeto, como aulas de swing baiano, fit dance, zumba e cross fit, além de ginástica funcional, exercícios de alongamento e aquecimento, sempre orientadas por profissionais de Educação Física.

Educação no trânsito

Outro ponto de destaque do projeto foi o trabalho realizado pelo Núcleo de Educação para o Trânsito da SMT com a “turminha” do Rua Viva envolvida nas sessões de cineminha e pipoca com exibição de vídeos educativos que retratam a importância e o respeito aos sinais de trânsito.

Segundo Carvalho, novamente os agentes de trânsito mirins receberão minitalões de trânsito contendo informações educativas.

“Vamos orientar as crianças, nossos futuros condutores, para alertar os pais do uso correto do cinto de segurança e da cadeirinha (poltrona de elevação), bem como a importância e respeito aos sinais de trânsito com atenção às placas, semáforos e faixas de segurança para travessia de pedestres na presença de um adulto”, explica o superintendente.

A criançada poderá se divertir e aprender mais sobre noções de trânsito na pista de 12 metros de comprimento, em formato de circuito, composta de quatro faixas e sinalização horizontal, canteiro central, minisemáforos e miniplacas de sinalização.

A música está garantida nas canções do artista Dan Silveira que anima o público no palco do Rua Viva a partir das 10h. O local possui completa infraestrutura de sanitários químicos, praça de alimentação e segurança redobrada com a presença de agentes da Guarda Municipal e de policiais militares.

‘Acreditamos que no próximo ano teremos resultados mais satisfatórios e o projeto vem cumprindo o seu papel de unir lazer e bem estar. Estamos preparando para 2018 uma moldagem mais otimizada e com muitas novidades”, afirma Carvalho.

O Rua Viva mobiliza cada vez mais pessoas através das redes sociais (Facebook e Instagram) pela hashtag #ruavivafsa.

Museu Parque do Saber Dival Pitombo completou nove anos

O Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo completou nove anos de intensa atividade nesta sexta-feira, 15. Neste período, o equipamento recebeu mais de 350 mil visitantes de Feira de Santana e de outras dezenas de municípios.

“É um grande e importante centro de ciência, onde as pessoas, principalmente estudantes, buscam e ampliam seus conhecimentos”, afirmou Antônio Carlos Coelho, presidente da Fundação Municipal da Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Costa.

Em 2017, mais de 22 mil pessoas, de 57 municípios e de Feira, visitaram o equipamento. Mas o recorde foi há dois anos, com 78 diferentes origens. “O Museu com seu planetário se tornou uma atração de importância regional”, disse o presidente.

O diretor de Difusão Científica da Fundação, Basílio Fernandez, enfatiza que o Museu Parque do Saber sediou importantes eventos científicos nacionais e internacionais, com destaque para o que teve a participação do professor da Universidade do Havaí, Klaus Keil.

“Foram nove anos de grande produtividade”, afirmou. “Com certeza estas pessoas que aqui estiveram aumentaram os seus conhecimentos na área da ciência e, a partir daí, buscaram novos horizontes”. As visitas são gratuitas.

O planetário é considerado equipamento de excelência. Iguais a ele existem apenas 30 em todo o país – existem outros 200 móveis. Basílio Fernandez diz que para se construir um museu com os mesmos padrões do feirense é necessário o investimento de cerca de R$ 15 milhões.

O diretor afirmou que o Museu ainda vai continuar com a sua missão durante muitos anos. “E as suas portas sempre continuarão abertas aos estudantes. Vida longa ao Museu Parque do Saber Dival Pitombo”.

 

Fonte: Secom PMFS/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!