06/01/2018

Salvador: Circuito de Cinema acontece nos Museus Dimus

 

No próximo dia 09/01, o Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica (Pelourinho) inaugura o projeto ‘Circuito de Cinema nos Museus Dimus’ com a exibição do filme ‘Histórias Cruzadas’, às 15h. O projeto segue durante os meses de janeiro e fevereiro de 2018. A programação (abaixo) é gratuita e terá novas datas e filmes agendados nos museus Udo Knoff, Tempostal, Centro Cultural Solar Ferrão e LabDimus – todos no Pelourinho. Esta é uma ação conjunta dos museus da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac), como parte da programação de Verão.

“O Circuito de Cinema nos Museus DIMUS surge como um projeto experimental que leva a experiência do cinema ao Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, ao Museu Tempostal, ao LabDimus e ao Centro Cultural Solar Ferrão. Os filmes apresentados têm variados estilos e temáticas distintas que agradam a uma diversidade de público, sendo direcionadas a toda e qualquer pessoa que goste de uma boa sessão de cinema. Ao final da projeção será aberto um diálogo com o público, quando os presentes serão convidados à troca de experiências e debate sobre o que foi visto”, explica Cristina Melo, coordenadora do LabDimus.

  • Programação:

Filme: Histórias Cruzadas

Data: 09/01

Hora: 15h

Local: Museu Udo Knoff Azulejaria e Cerâmica - Rua Frei Vicente, 3, Pelourinho

Faixa etária recomendada: 12 anos        

Sinopse: a história se passa em Jackson, pequena cidade no estado do Mississipi, nos anos 60. Skeeter (Emma Stone) é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark (Viola Davis), a emprega da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista, o que desagrada a sociedade como um todo. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões.

Filme: O Som do Coração

Data: 19/01

Hora: 15h

Local: Museu Udo Knoff Azulejaria e Cerâmica - Rua Frei Vicente, 3, Pelourinho.

Faixa etária recomendada: 12 anos

Sinopse: o filme conta a história de Evan (Freddie Highmore), um músico talentoso que foge do orfanato e vai a Nova York em busca de seus pais. Em sua procura, ele encontra Wizard (Robin Williams), um sem-teto que vive em um teatro abandonado. Depois de descobrir seu talento, Wizard dá ao garoto o nome de August Rush e traça um plano para lucrar às custas dele. Evan não tem a menor ideia que seus pais, Lyla e Louis, também estão procurando por ele.

Filme: O Menino e o Mundo

Data: 23/01

Hora: 14h30

Local: LabDimus - Rua Gregório de Mattos, 39 – subsolo, Praça das Artes – Pelourinho

Faixa etária recomendada: 08 a 16 anos

Sinopse: com direção de Alê Abreu, o filme ganhou o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro - Melhor Filme Infantil, MAIS. Um menino mora com os pais em uma pequena cidade do campo. Diante da falta de trabalho, um dia, ele vê o pai partindo para a cidade grande. Os dias que se seguem são tristes e de memórias confusas para o garoto. Até que então ele faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.

Instalação artística “Pequeno Manifesto” permanece no MAB até o dia 20

O Museu de Arte da Bahia recebe até o dia 20 deste mês a Instalação “Pequeno Manifesto”, do artista visual e publicitário Ricardo Franco com a Curadoria de Vinicius S.A. O artista apresenta nesta mostra obras atuais e produções anteriores que se estabelecem dentro do contexto de armadilhas, instrumentos de caça camuflados que oferecem algum tipo de vantagem ou iscas para capturar algo, contextualizados por Ricardo, através da revolução na comunicação, no qual os Smartphones e computadores pessoais se tornaram uma ferramenta poderosa de controle dos indivíduos. Dessa forma, segundo o curador Vinícius, “cria-se a possibilidade de direcionamento, individualizado, do teor do conteúdo que lhes é conveniente. A partir daí, o conteúdo pode ser utilizado desde a publicidade até prováveis interferências políticas”. A entrada é gratuita.

O uso destas tecnologias, no entendimento do artista Ricardo Franco, ao mesmo tempo em que nos possibilita enormes benefícios, camuflam através de termos de uso, privacidade e linguagem, artifícios de armadilha, de persuasão e controle social que passam despercebidas diante de grande parte da população mundial. O uso de “armadilhas como artifício tem relação analógica com o consumo e os meios de comunicação. Ao se apropriar destes objetos e de outros símbolos, o artista faz o uso da linguagem de forma objetiva e direta, levando o público a pensar nestas relações de comunicação implícitas do mundo contemporâneo.”

Dentro das obras que vão ser expostas, encontra-se “arapuca” – Ricardo Franco 2011- que participou e foi premiada na Bienal de Spoleto, na Itália em 2014.

O Museu de Arte da Bahia é uma unidade vinculada ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Sobre o artista

Ricardo Franco vive e trabalha em Salvador, onde nasceu. Realizou sua primeira exposição individual em 2011. Participou de exposições coletivas em Barcelona, Paris, Finlândia, Portugal, Egito, New York,Alemanha, Itália, Shangai, entre outras. Tem trabalhos exibidos em grandes exposições coletivas em Salvador, Feira de Santana, São Paulo e Rio de Janeiro, onde seu trabalho foi premiado duas vezes no Salão de Artes. Recebeu o troféu destaque 2011 em Niterói, além de honra ao mérito de melhor tema no Salão Internacional de Arte Contemporânea em Barcelona e foi premiado na Bienal de Spoleto na Itália. Em Salvador, a sua última exposição individual ”Arte Captada” foi realizada no Galeria Mansarda do Palacete das Artes “Rodin Bahia”no ano de 2014.

  • Serviço

Instalação “Pequeno Manifesto”, de Ricardo Franco

Onde: Museu de Arte da Bahia

Quando: Até o dia 20 de janeiro de 2018

Local: Av. Sete de Setembro, 2340 – Corredor da Vitória, Salvador – BA, 40080-004

Horário de visitação: terça a sexta-feira das 13h às 18h e sábados, domingos e feriados das 14h às 18h

Palacete das Artes divulga agenda cultural das férias

Janeiro é sempre sinônimo de férias. Pensando nisso, o Palacete das Artes preparou uma agenda especial, com exposições, oficinas para crianças, música, yoga e cinema, que estará à disposição de baianos e visitantes.

No clima do verão, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) realiza neste sábado (6), às 18h, o concerto especial Sol Maior. A regência é do maestro Carlos Prazeres e a apresentação traz como solista a violinista Priscila Plata Rato, atual Spalla da Sinfônica da Bahia. Traz no repertório uma seleção de músicas que inclui desde clássicos como “Intermezzo da Cavaleria Rusticana”, do italiano Pietro Mascagni (1863-1945), “Verão” 3º movimento da célebre obra “As Quatro Estações”, do também italiano Antonio Vivaldi (1678-1471), chegando até o Rei do Baião, Luiz Gonzaga (1912-1989), com o “Xote das Meninas”, passando pelo rock do grupo britânico The Beatles, com interpretações de sucessos como “I Wanna Hold Your Hand”, e “Let it Be”, entre outras.A apresentação é gratuita, mas está sujeita à lotação do espaço.

Entre os dias 9 a 27 de janeiro, o setor educativo do Palacete vai promover diversas atividades para as crianças. Nos jardins, sempre das 15h às 17h, serão disponibilizados brinquedos como bambolês, vai e vem, pula-corda, jogo da memória, boliche, amarelinha, além de livros para leitura, giz de cera para colorir  e tintas para pintura de um painel. Nas terças e sextas, às 15h, haverá sessões de cinema para a alegria da criançada.

Durante o mês, o Palacete está arrecadando brinquedos, livros e roupas infantis. A campanha pretende beneficiar alguns projetos de instituições carentes da capital. A doação pode ser feita diretamente na recepção do museu.

O projeto Amanhecer com Yoga retorna dia 14 (domingo), das 8h30 às 9h30. As aulas são coordenadas pela professora Carla Dantas. Basta levar algo para forrar o chão.

Três exposições permanecem à disposição do público. Na Sala Contemporânea, a mostra “Sentido figurado: Silvio Robatto” apresenta o trabalho realizado pelo arquiteto e fotógrafo Silvio Robatto por mais de 50 anos através das suas lentes; em aspectos do cotidiano, festas populares e o patrimônio histórico da Bahia. Mais de 400 obras estarão à disposição do público, entre quadros e fotografias, que integram parte do acervo privado de Robatto, doado ao CMB.

No primeiro pavimento está a  vernissage da 15ª edição do Calendário do Ateliê da Fotografia, com o tema “Memória – Escritos de Luz”, de autoria do fotógrafo e artista plástico Mário Edson e curadoria do filósofo e doutor em letras e linguística José Antônio Saja. É composta por 18 registros fotográficos em tamanho 50x70cm acompanhado de uma instalação com 24 imagens em P&B nos tamanhos 70x90cm.

Já o segundo pavimento conta com a exposição “Trasparenze”, do artista italiano Marco Orlandi, que expõe pela primeira vez no Brasil. A mostra é composta por 20 quadros, com o objetivo de analisar como os corpos e outros objetos estão interligados, como interagem, penetram e dissolvem uns nos outros.

Além de conhecer o Palacete Bernardo Martins Catharino, o visitante poderá conferir peças em cerâmica no andar térreo, apreciar, nos jardins, as quatro esculturas do escultor Auguste Rodin, desfrutar de um agradável café bar e adquirir na lojinha, obras de literatura voltadas para as artes plásticas, catálogos, indumentárias, gravuras e postais.

O Palacete das Artes é um órgão vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC)/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA). Funciona de terça a sexta, das 13h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h. Mais informações no tel. 71 3117 6987.

  • SERVIÇO

Palacete das Artes (IPAC/Secult-BA)

Rua da Graça, 284/ 71 3117 6987/6997/ Assessoria: 71 9974 5858/8777 5409

Facebook: Palacete das Artes

 

Fonte: SecultBa/Ascom Ipac/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!